Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Lucíola

By a lady 16/04/2024

Uma história de conversão.
Eu ainda não tinha lido nada parecido com Lucíola, e de cara foi um dos melhores livros de literatura brasileira que já li.

A história de Lúcia é extremamente tocante, e certamente eu irei contra a maré ao escrever tudo isso, pois pelo pouco que vi nas resenhas por aí, notei uma visão extremamente rasa das pessoas, que não enxergam além da visão ideológica.

Essa história, acima de tudo, é uma história de conversão. Lúcia, ou melhor, Maria da Glória, abandona a sua vida de prostituição ao se apaixonar profundamente por Paulo. Durante toda a leitura, notamos a sua mudança gradativa e é lindo de ver!

No entanto, é triste a situação em que ela se encontra. Ao conhecer sua história, sabemos que ela nunca quis ter a vida que levava, que desde o início ela foi forçada, ainda criança, em meio às dificuldades, a vender-se para salvar a vida da família. Portanto, eu não entendo o porquê tantas pessoas vangloriam o fato de Lúcia "fazer o que os homens fazem". Pra mim, no mínimo, é algo irracional de se pensar. Por que é motivo de orgulho ela se igualar a homens da pior espécie e ter seu corpo profanado por estes mesmos homens?

É verdade que Lúcia foi humilhada e desprezada pela sociedade, mas o grande ponto é: Ela morreu Lúcia e renasceu Maria. Deus, Nosso Senhor, perdoou todos os seus pecados, mas a sociedade não. Esse livro escancara a hipocrisia e o ódio no coração dos pecadores.

A mudança não ocorre apenas em Lúcia, mas também em Paulo. No fim, ambos alcançaram o ápice do amor entre homem e mulher. É uma pena que ambos não tenham se casado, e eu entendi que isso se deu muito pelo fato dela não se ver como um ser humano digno, mesmo não sendo verdade e mesmo tendo seus pecados redimidos. Isso só ressalta o fato de que a promiscuidade pode destruir a vida de uma mulher.

No mais, eu amei esse livro! Devorei em três dias e posso facilmente dizer que está entre os meus preferidos.

hemily 16/04/2024

Antes ter seco e morto o coração a senti-lo viver torturado
Para ser realista, não sou a maior fã da vertente do romantismo brasileira, preferindo movimentos como o realismo e etc. Porém foi uma leitura deveras interessante e que não esperava apreciar tanto quanto apreciei.

?Mas a senhora lê e eu vivia; no livro da vida não se volta, quando se quer, a página já lida, para melhor entendê-la; nem pode-se fazer a pausa necessária à reflexão. Os acontecimentos nos tomam e nos arrebatam às vezes tão rapidamente que nem deixam volver um olhar ao caminho percorrido.?

?? Eu?... Que idéia! Para que amar? O que há de real e de melhor na vida é o prazer, e esse dispensa o coração. O prazer que se dá e recebe é calmo e doce, sem inquietação e sem receios. Não conhece o ciúme que desenterra o passado, como dizem que os abutres desenterram os corpos para roerem as entranhas. Quando eu lhe ofereço um beijo meu, que importa ao senhor que mil outros tenham tocado o lábio que o provoca? A água lavou a boca, como o copo que serviu ao festim; e o vinho não é menos bom, nem menos generoso, no cálice usado, do que no cálice novo. O amor!... O amor para uma mulher como eu seria a mais terrível punição que Deus poderia infligir-lhe! Mas o verdadeiro amor d'alma; e não a paixão sensual de Margarida, que nem sequer teve o mérito da fidelidade. Se alguma vez essa mulher se prostituiu mais do que nunca, e se mostrou cortesã depravada, sem brio e sem pudor, foi quando se animou profanar o amor com as torpes carícias que tantos haviam comprado?

[by Me] 14/04/2024

A ousadia de uma mulher
A protagonista Lucíola é vanguardista para o momento em que esta obra de José de Alencar foi escrita. Ali, nós já percebemos a subjugação feminina quando a Lucíola abre mão de sua felicidade para contemplar sua irmã. Ela é uma mulher forte e determinada, mesmo quando se sente desprotegida e julgada.
Amei este livro, eu li no início da década 1990, e desde então, eu vejo Lucíolas em todos os lugares.

MariPimposa 11/04/2024

Lucia é Jesus Paulo é Judas
Estou estudando o romantismo e tive que ler o livro para a escola.

Não irei falar de uma visão técnica e sim minha interpretação.

A sociedade machista é bem visível na obra, onde Lúcia é tratada como impura por ser uma prostituta, indigna de um final feliz, totalmente submissa a Paulo.
PAULO É MALUCO, homem esquisito, paranoico; coloca honra, imagem social acima de seu amor.

Tem aquele enredo narrativo simples de casal feliz > problemática > clímax > desfecho
Achei a leitura difícil porque é uma escrita histórica, com termos antigos e linguagem rebuscada. Demorei muito pra ler, achei cansativo.

não leria se não fosse obrigada ?

Helena 10/04/2024

Não esperava gostar tanto mas aconteceu
Ficha técnica
? Lucíola
? José de Alencar
? ficção
? +14( mais pelo que fica subentendido e pelo vocabulário)

quotes
"Nesta hora não se mente. Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que minha vida se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter nesse mundo. Vou te amar enfim por toda a eternidade. "
-Maria da Glória

resenha

Não esperava gostar tanto assim de um livro do José de Alencar, já que já li Iracema dele e ODIEI (facilmente o pior livro que eu li na vida).
A escrita dele nesse livro é entendivel e até chega a ser apreciável.
O início começa BEM chatinho mas a partir do meio, eu comecei a ficar genuinamente investida na história.
O Paulo não é tão agradável assim mas ainda dá de gostar dele.
A Lúcia(melhor dizendo Maria da Glória) é facilmente minha personagem favorita e uma que eu vou levar pra vida toda!
O final é destroçante, me deixou genuinamente atordoada.

?Nota: 8,5/10
?Estrelas:?????
????

Karl Marx 09/04/2024

Bom...é antiga mas atual
Eu não sei nem como explicar, minha relação é de amor e ódio com esse livro. A forma como retrata a hipocrisia da sociedade, principalmente dos homens, que desprezavam Lucia no dia mas a procuravam pela noite, que compravam para usar do corpo dela. A misoginia, machismo, eletismos e modalidades que até hoje prevalecem mais em um molde diferente e quase imperceptível. Termino assim dizendo que é um livro bom, mas não como um romance mas como uma crítica social muito antiga mas atual.

Haha 03/04/2024

Lúcia
Único romance em que Alencar não conseguiu salvar o final do último e trágico destino humano, a obra conta a história de uma cortesã. Lúcia, não sendo bem vista pela sociedade, mas, sim, apenas como um objeto de prazer masculino, é impossibilitada de se apaixonar e amar o único homem a quem seu coração escolheu: Paulo.
Apesar da tragédia final e do estilo linguístico de difícil compreensão, o enredo é surpreendente e emocionante, contendo uma carga altíssima de sentimentalismo e, ainda, retratando a imagem de uma época movida pela invisibilidade da figura feminina e dos preconceitos sociais que reverberam até os dias atuais. Portanto, é uma leitura ideal para passar o tempo.

Stefane.Oliveira 01/04/2024

Em lugar de Lúcia - diga-se Lúcifer
Li esse livro para um trabalho de escola para o tema romantismo e com certeza não foi uma experiência fácil. Foi uma leitura bem complicada do inicio ao meio, a escrita antiga foi uma coisa que me incomodou bastante, visto que esse foi o livro mais antigo que já li.
Muito difícil de falar sobre um livro de época, pois se passa em um tempo em que falar sobre determinados assunto eram um grande tabu, muito mais que hoje em dia. Vejo Paulo como um homem que para aqueles tempos consegue ser bem mais ´´mente aberta`` do que outros em sua volta, ele é o único homem que realmente consegue ver Lúcia com pureza e não só como uma mulher dos prazeres. Particularmente não gosto como Lúcia se culpa por ela ter sido uma ´´mulher da vida``, mas obvio é um livro de uma época que se pensava muito isso e até hoje muitos pensam dessa maneira, Paulo também tem muitos pontos negativos nesse relacionamento, é visivel como ele não confia em Lúcia e tende a achar que ela sempre tem outro amante, o que me incomoda em muitas partes.
O final dele achei interessante, e já esperava que iria acontecer dessa forma, Lúcia se culpava muito por ter tido a vida que teve, perdendo a sua pureza, não se perdoaria por isso, achava que mulheres como ela não eram dignas suficientes de amor não podendo sentir esse sentimento, acho que com sua morte ela conseguiria talvez encontrar essa pureza que tanto significava para ela (obvio que eu não acho que morte seja uma forma legal de lidar como consequência para devidas atitudes, mas nesse livro consigo ver isso como um bom encaixe).

Ivana M. 31/03/2024

Romance Clássico
"Lucíola" é uma obra magistral escrita por José de Alencar, um dos maiores expoentes da literatura brasileira do século XIX. Publicado em 1862, o romance apresenta uma narrativa envolvente que mescla elementos de romance de costumes, crítica social e uma profunda reflexão sobre os valores morais da sociedade da época.

A trama gira em torno do protagonista Paulo, um jovem advogado que se vê encantado por Lúcia, uma cortesã conhecida como Lucíola. O conflito central do romance surge da tensão entre os desejos do coração e as convenções sociais. Paulo é confrontado com o dilema entre seus sentimentos sinceros por Lucíola e a pressão social que o impede de se relacionar com uma mulher considerada fora dos padrões aceitáveis pela alta sociedade.

Alencar habilmente retrata os personagens e seus conflitos internos, criando figuras complexas e profundamente humanas. Lucíola é apresentada não como uma simples figura sedutora, mas como uma mulher marcada por suas experiências e pelas injustiças sociais que enfrentou. Sua relação com Paulo é permeada por uma tensão emocional cativante, enquanto ambos lutam para conciliar seus sentimentos com as expectativas da sociedade.

Além do aspecto romântico, "Lucíola" também oferece uma crítica perspicaz aos valores e preconceitos da sociedade brasileira do século XIX. Alencar aborda questões como hipocrisia, moralidade e a condição da mulher na sociedade patriarcal da época, oferecendo uma visão profunda e multifacetada da realidade social brasileira.

A linguagem elegante e envolvente de Alencar contribui para a imersão do leitor na atmosfera da história, enquanto suas descrições vívidas e detalhadas transportam o leitor para o Rio de Janeiro do século XIX.

Em resumo, "Lucíola" é uma obra-prima da literatura brasileira que continua a cativar leitores com sua narrativa envolvente, personagens complexos e reflexões profundas sobre amor, sociedade e moralidade. É uma leitura indispensável para aqueles que desejam explorar as complexidades do romance brasileiro do século XIX e as questões universais que ele aborda.

Pandora 29/03/2024

"O amor é inexaurível e remoça, como a primavera..."
Bem, essa leitura está no ranking das mais complicadas que eu já li devido a escrita dela. Apesar disso, é um livro bom e interessante.

Felipe1503 27/03/2024

Primeiro?
Se não me engano foi o primeiro livro que li de José de Alencar. E posso dizer que comecei com uma boa leitura.

carol 22/03/2024

Demorei 10 dias pra lembrar como fazia o capeta dessa resenha só pra falar q só tem gente chata aí q odio
clara3680 22/03/2024minha estante
mulher mds eu tentei uma vez nem deu

Mary Maia 22/03/2024

Se joguem
"Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida só se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo. Vou te amar enfim por toda a eternidade" (...)

Mais um romance urbano do José de Alencar com leitura obrigatória. Clássico da literatura é clássico da literatura e não tem erro. Leitura certa.

Ray 16/03/2024

Eu até gostei dele, da história dele. É um romance antigo, e meio complicado de ler e de se entender, porem, a história é interessante. Só não gostei de como foi o final dele.