Lucíola

José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Edmar Lima (@literalgia) 01/04/2020

Lucíola
Seguindo com a meta de leituras de romances românticos brasileiros, termino agora a obra de José de Alencar, "Lucíola". Tendo lido recentemente "Iracema", do mesmo autor, é impossível não notar a diferença da narrativa de um livro para o outro. Tudo muda: o vocabulário, o cenário, o tipo de personagens, o tema. Apenas a questão do amor impossível continua, embora nessa obra o amor não seja tão impossível, mas sim, mal visto e complexo. Lucíola é uma personagem forte, autêntica e ao mesmo tempo sensível e pura. Ela tem seu caminho cruzado por Paulo, narrador da trama, um rapaz que desde à primeira vista percebe em Lucíola o amor de sua vida. O relacionamento dos dois é bastante conturbado, ainda mais por Lucíola ser uma prostituta. A mesma sociedade que a procura à noite e a admira por sua beleza, a exclui e a humilha na manhã seguinte.
"Lucíola" é uma obra que me trouxe reflexões sobre a figura da mulher na sociedade e muitos dos pensamentos da personagem são cabíveis no mundo atual. A história da protagonista é triste e nos perturba por sabermos que existem outras tantas Lucíolas por aí, que tem seus corpos objetificados e são abusadas, fisica e psicologicamente pelas pessoas ao seu redor. Essa história me lembra um pouco "Madame Bovary", outro livro em que a mulher é tida como "louca" apenas por fazer o que os homens faziam na mesma época.
Com certeza lerei outros livros de Alencar, principalmente os que trazem personagens femininas como figura central da narrativa, o que me chama bastante atenção!
Fabiana.Felippe 18/04/2020minha estante
Interessante observação Edmar. Lucíola é um dos meus livros favoritos ?

Afegc 27/07/2020minha estante
Você foi exatamente cirúrgico na análise do romance. Parabéns, gostei bastante da sua planificação acerca da obra em questão.

Edmar Lima (@literalgia) 31/07/2020minha estante
Muito obrigado pelos comentários positivos sobre a minha resenha! Fico extremamente feliz que tenham apreciado meu ponto de vista!

Carolina 01/09/2020minha estante
Que coincidência! Também tô na meta de literatura brasileira, acabei de ler Iracema e já começo com Lucíola! ??

Edmar Lima (@literalgia) 01/09/2020minha estante
Que legal! Aposto que vai gostar! Há uma grande diferença na escrita, mas a essência do Alencar continua na obra! Boa leitura! :)

Manoel Eloi 14/01/2021minha estante
Leia os outros dois romance s

Leia os outros dois romances urbanos de Alencar que compõem essa trilogia, são eles: "Senhora" e "Diva".

Edmar Lima (@literalgia) 14/01/2021minha estante
Pretendo ler, com certeza! ;)

Kimera 28/03/2022minha estante
Também era a minha meta e nunca vi tanta reviravolta! Eu adorei sua resenha!

Cris 10/04/2022minha estante
Também estou lendo esse livro e gostei de sua resenha. Leia 'Senhora' você irá amar.

Bruno 16/05/2022minha estante
Acabei de ler Lucíola, achei melhor que A Escrava Isaura e pior que Helena. Seguimos na meta de ler os clássicos da literatura brasileira. O próximo será Vidas Secas.

João 05/02/2023minha estante
????

Michela Wakami 08/11/2022

Que história profunda e realista, escrita através de cartas a uma misteriosa personagem, a senhora G.M., que transforma as cartas em um livro.
Um romance que contém muitas tristezas e sacrifícios.

Thauany 28/10/2022

Amei, porém com ressalvas
Eu amo literatura brasileira e adoro a escrita do José de Alencar mas sempre temos que lembrar o momento que a obra foi escrita porque em várias partes existem cenas problemáticas de relacionamento abusivo mútua, mas em uma obra 1800 não dá pra exigir muita coisa.
E por fim o capítulo que a Lucia conta a história dela é de partir o coração de qualquer um ?

soek 30/04/2022

o romantismo é doidera
- Eu compreendo-a perfeitamente. É uma moça [...] ainda jovem no corpo, mas velha n'alma. Quando se atira a esses excessos de depravação [...] atordoa-se, embriaga-se e esquece um momento; depois vem a reação, o nojo das torpezas em que rojou, a irritabilidade de desejos que a devoram e que não pode satisfazer; nestas ocasiões tem suas veleidades de arrependimento; a consciência solta ainda num grito fraco; a cortesã revolta-se contra si mesma. Isso passa no dia seguinte. Eis o que é Lúcia; daqui a algum tempo o hábito fará dela o mesmo que tem feito das outras: envelhecerá o corpo, como já envelheceu a alma.

Sem palavras pra esse livro, passei raiva em muitas partes, mas pra um romance antigo as ações até que tinham uma explicação. Mas achei muito incrível descobrir o porquê por trás das ações da Lúcia, ou Maria.
E tem muitos outros pontos que achei ridículos mas não vou comentar pra não me extressar...

Everton 01/12/2021

Surpreendeu-me
Conhecendo algumas obras do Romantismo, esperava de Lucíola mais uma narrativa "senso comum", criada para emocionar e despedaçar os corações apaixonados. No entanto, me deparei com uma obra complexa, em cuja a mulher é identificada com uma personalidade forte, ciente do que quer, mas que precisa, no caso desta obra, se submeter à prostituição para receber maiores status sociais e financeiros.
Isso não significa que a obra não queira emocionar, te fazendo segurar algumas lágrimas, especialmente nos capítulos finais, mas faz isso em prol de um desenvolvimento bem sustentado e de um encadeamento narrativo quase perfeito (digo quase, pois um certo fato não me pareceu muito claro e deu a entender que Alencar utilizou-se de tal artifício, sem explicá-lo). No mais, a leitura começa um pouco complicada, mas logo captamos o estilo da linguagem e, tendo em vista que a obra é bem curtinha, vale muito a pena conhecer a história de Lúcia

Tomás Quirino 14/04/2010

"Lucíola" é um livro que pode causar certo estranhamento. O vocabulário do século 19, que usa de palavras rebuscadas, os valores morais vigentes na época, a forma como o texto se desenvolve, o linguajar bastante romântico, tudo isto pode parecer bastante estranho. Porém, ainda assim, ou talvez justamente por isso, é uma bela história. O sofrimento de Lúcia durante toda sua vida e o retrato que é feito da alta sociedade carioca são os pontos altos deste romance. O desfecho revela um certo moralismo exacerbado, mas para a época em que foi escrito, "Lucíola" pode ser considerado um tanto revolucionário.

Vale a pena ser lido pois é um clássico da nossa literatura, e ajuda-nos a conhecer uma sociedade brasileira que não conhecemos, mas sem ela não existiríamos. Se esta história fosse escrita nos dias de hoje, com certeza o desenrolar da trama e o final seriam completamente diferentes. Mas isto é só mais uma prova de que as coisas, afinal, mudam.
Caroline.Demantova 22/06/2016minha estante
Li este livro para fins de pesquisa histórica e confesso que esse livro me surpreendeu. Nunca me empolguei com livros escritos no período, salvo Contos Consagrados de Machado de Assis, que gostei, mas achei o livro interessante e fiquei com vontade de chegar até o final para descobrir o que aconteceria com a personagem. É bem parecido com "A Dama das Camélias" de Alexandre Dumas, o qual li há muito tempo e do qual também gostei.

Caroline.Demantova 22/06/2016minha estante

Andressa.Silva01 28/06/2020

Na escola, sentia um certo receio de ler clássicos, mas estou tentando deixar de lado e lendo Lucíola vi o quanto está obra é magnífica.

Carine 14/12/2020

Leitura de Lucíola
No início da leitura conhecemos o Paulo, jovem pernambucano que chegou à cidade do Rio de Janeiro a pouco tempo, o mesmo ainda não está completamente estabelecido e conta apenas com ?amizades e contatos? para organizar sua vida.

Logo no primeiro capítulo conhecemos Lúcia, uma das mais famosas e requisitadas cortesãs da corte do Rio de Janeiro na época.

Paulo se apaixona por lúcia quase que à primeira vista e fica fascinado com a dualidade apresentada nessa mulher. Lúcia tem um comportamento que beira sempre os extremismos, doce e recatada para devassa e orgulhosa num piscar de olhos.

Eles iniciam um romance conturbado, marcado de maus entendidos e fofocas de amantes outrora dispensados por Lúcia.

Infelizmente esse livro não tem um final feliz, é algo agridoce até certo ponto, mas um pouco decepcionante para mim...

Sofri muito com a caracterização da Lúcia que ocorre na metade final do livro, porém após realizar algumas pesquisas consegui me sentir mais conformada com o final que o autor José de Alencar deu a ela. O contexto histórico de fato não o permitia mais!

Sinto que houve um grande crescimento no personagem de Paulo, ele após sua vivencia com Lúcia se torna menos preconceituoso e percebe que algumas mulheres tem suas escolhas reduzidas ou até mesmo tiradas a força suas mãos.

O livro não ganhou 5 estrelas pois me fere pessoalmente ver a figura feminina tão marcada e oprimida pelos conceitos arcaicos de "moral" da época, onde basicamente uma prostituta por mais que ?redimida? não poderia ter um final feliz em hipótese alguma. Entretanto posso dizer que esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida, mesmo que o final tenha me desagrado.

Mateus 28/06/2010

Ler livros para fazer um trabalho de escola não é uma coisa muito boa. Me sinto pressionado, como se estivesse sendo obrigado a ler. Com Lucíola aconteceu exatamente isso.

Lucíola é um livro que em minha plena consciência não leria. Mas para fazer um trabalho de literatura, tive que ler. Na minha opinião, ele deveria se chamar "Brigando com Lúcia", ou então "Os Devaneios de Lúcia", pois o livro inteiro se trata apenas das brigas de Paulo e Lúcia, e as loucuras de Lúcia, à cada hora querendo uma coisa diferente. Tudo bem que o livro foi escrito há muito e muito tempo, e que as coisas eram muito diferentes de hoje em dia, mas certos acontecimentos do livro são extremamente bobos e sem-graça, me levando a compará-lo com uma novela mexicana. Claro, o livro é cheio de metáforas e coisas mais, mas ele não poderia ser um pouco mais claro?

A pergunta que não quer calar: por que esse livro se chama Lucíola? Sinceramente, nada do que disserem vai me levar a acreditar que é um simples nome aleatório. Não tem nada a ver com os acontecimentos do livro, então qual será a razão desse nome? Isso vai ficar desconhecido.

Na minha opinião, para um livro ser bom, ele deve nos tocar, nos emocionar. Mas como um livro com uma linguagem tão morta quanto esse poderia me emocionar? O que realmente o salvou foi seu final. No final muita coisa acontece, aumentando um pouco a ação do livro. Fora isso, o livro é extremamente ruim. É por isso que cada vez mais desanimo de ler literatura brasileira.
Mateus 05/08/2010minha estante
Segundo minha professora de literatura, Lúciola é o nome que Lúcia usa como prostituta. Mas em nenhum momento do livro é falado isso. Vai entender...

Kelly SB 05/08/2010minha estante
bom, pelo que eu entendi e comparei entre o livro e o título, acredito que Lucíola seja uma 'mescla' entre o bem e o mal.. tipo, anjo e demônio, 'Luci' de Lúcifer e 'ola' de Aureola.. e a personagem Lúcia me passou isso, não uma dupla personalidade, mas uma pessoa que ao mesmo tempo é boa e 'má'.. {?}

bom, acho que foi isso que o José de Alencar tentou passar com esse título.. =]

Mateus 07/08/2010minha estante
Adorei sua opinião Kelly, concordo com vc!
A Lúcia é uma mistura de bem e mal, então Lucíola com certeza deve ser a mistura desses dois opostos.

Frannie Black 24/11/2010minha estante
Concordo com vc!
Minha opinião: Chatérrimo!

Tati Trindade 13/12/2010minha estante
Concordo inteiramente contigo, principalmente com a parte do desânimo para com a literatura brasileira. Acho tudo um poço de chatice. =\

Tati Trindade 19/12/2010minha estante
Reuni as suas cartas e fiz um livro.
Eis o destino que lhes dou; quanto ao título, não me foi difícil achar.
O nome da moça, cujo perfil o senhor desenhou com tanto esmero, lembrou-me o
nome de um inseto.
Lucíola é o lampiro noturno que brilha de uma luz tão viva no seio da treva e à beira
dos charcos. Não será a imagem verdadeira da mulher que no abismo da perdição conserva
a pureza d?alma?
Deixem que raivem os moralistas.
A sua história não tem pretensões a vestal. É musa cristã: vai trilhando o pó com os
olhos no céu. Podem as urzes do caminho dilacerar-lhe a roupagem: veste-a a virtude.
Demais, se o livro cair nas mãos de alguma das poucas mulheres que lêem neste país,
ela verá estátuas e quadros de mitologia, a que não falta nem o véu da graça, nem a folha de
figueira, símbolos do pudor no Olimpo e no Paraíso terrestre.
Novembro de 1861.
G. M.

tá aí a explicação para quem se interessar =)
aqui está a fonte. Tem um trecho inteiro da senhora GM e a parte que ela destina ao Paulo, especificamente.

Foi o que meu professor confirmou também, apesar de eu ter vasculhado o livro e não ter encontrado essa carta, pelo menos não nessa edição dos clássicos comentados.

Daniel 20/03/2013minha estante
O nome original de Lucíola é MARIA DA GLÓRIA, que se relaciona com Maria, Mãe de Jesus. Quando ela torna-se uma mulher da vida, adota o nome de LÚCIA, que se relaciona com Lúcifer.

Lu s2 12/10/2013minha estante
Acho engraçado esse povo que desdenha a própria literatura, quando a ed original de Romeu e Julieta (aclamado por mt de vcs) é tão chata quanto os classicos brasileiros... E o mais ironico é que as pessoas se deixam comprar por uma literatura barata e futil (apesar de ser mt divertido, n tem nenhum ganho cultural), triste

Adriana.Palmira 25/05/2015minha estante
Lucíola, é um nome de um vaga-lume que vive no pântano. E por isso o nome Lucíola pois o pântano em que ela vivia era a prostituição mais nunca perdendo a pureza de sua alma tal como o vaga-lume que brilha.

Everton Vidal 20/06/2021

Mesmo com algumas limitações típicas do período, é um romance de análise e crítica social, com um pé na estética realista. O assunto é prostituição e preconceito, a hipocrisia social sobre um tema que ao mesmo tempo fomenta e discrimina. Lúcia, a protagonista, descrita como um anjo de alma pura, apesar dos pecados do corpo, é uma síntese dessa ambiguidade. Apesar das idealizações, o retrato de Alencar é incisivo e ousado, revelando muito da corrupção da aristocracia social brasileira do fim do século XIX, controlada pelo dinheiro e submersa em futilidades.

rodrigo963 12/12/2021

Desafio do mês - autor nordestino (dezembro/2021)
Lucíola é um livro de romance entre Lúcia e Paulo, sendo Lúcia uma cortesã na antiga capital imperial do Brasil. A partir das visões de Paulo, narrador do livro, vamos acompanhar sua relação de amor e conflito com Lúcia, descrevendo toda uma trajetória de vida. Assim, Paulo vai evidenciar o estilo de vida de Lúcia, seus amantes e os luxos na corte, ao tempo de ressaltar o seu relacionamento e os demônios da protagonista. Na parte final do livro, serão revelados os motivos de Lúcia ?ser uma cortesã?, sendo destacado todo um processo de regeneração e pureza.
O livro contém um estilo próprio, sendo uma linguagem de época.

Alexia.Cristina 10/07/2021

Lúciola, uma mulher inesquecível
Este é o segundo livro da literatura clássica brasileira que terminei de ler este ano. Uma obra linda Lucíola do grande autor José de Alencar. Adorei ler este livro e super indico, me encantou muito principalmente pela narrativa carregada de detalhes psicólogicos dos personagens. Gostei também da linguagem, clara, cheia de graça e romantista com os arranjos da língua portuguesa.

Lúciola (por fim Maria da Glória) é uma mulher que vive em meio ao luxo da sociedade brasileira de época e para conseguir o seu ganha pão e sobreviver acabou tendo que fazer muitas escolhas difíceis, muitas vezes entregando o seu corpo e se perdendo de sua alma. A trama se desenrola de forma interessante, deixando o leitor cuirioso para saber o andamento da história.... De fato apreciei muito o caminho que Lúciola percore do decorrer dos acontecimentos, as situações acabam levando ela a escolher outros caminhos desenvolvendo o amor próprio que ainda resta buscando a redenção de sua vida.

Jana C. 18/08/2020

Termineiiiii!
Não sei se amo ou odeio Lúcia kkkkk, um romance um pouco sofrido ao meu ver! Confesso que me prendi mais a parte final, que não vou relatar aqui pois não quero dar spoilers, claro! É um bom livro, um clássico!

Thalyta52 27/04/2023

Prepare o lencinho!
Ele se amam, eles encontram desafios e eles lentamente contra a alta sociedade, elas também são amantes e vão levar este amor até o leite de morte! No fim, é e não é o que você espera, chorei litros mas amei!