Antologia SOTURNOS Vol. 3

Lêticia Lopes

Resenhas - Antologia SOTURNOS Vol. 3

Priscila 07/11/2019

Amei!!!
Amo terror, mas Poema.... Normalmente dispenso.... Porem ameiiii este livro, saber um pouquinho de cada um que escreveu os poemas achei maravilhoso!!! to doida pra ler outros da editora!!!

site: https://www.instagram.com/p/B4anRa-jOV5/

Jon O'Brien 23/04/2019

SOTURNOS volume 3
Você é do tipo que gosta de poemas? Não, mais especificamente você é do tipo de gosta de poemas sombrios, soturnos? Desde 2016, a Círculo Soturnos faz uma vez por ano a seleção e publicação da antologias Soturnos, que conta com escritores já da casa e novos escritores. A publicação é gratuita e o autor ainda recebe um exemplar. Melhor negócio, não é? Nesta resenha, apresentarei o livro e a proposta de publicação do Grupo.

Todos os anos, o Grupo Editorial Soturnos abre uma seleção para que autores do país inteiro possam mostrar seus poemas macabros e malditos, que podem ou não ter uma crítica à nossa sociedade atual. Soturnos volume 3 é, como o próprio nome já diz, a terceira seleção da antologia, lançado no ano de 2018 na loja on-line da Editora.

A edição do livro é bastante comum. Apesar de não haver páginas amareladas, o leitor facilmente consegue se adaptar à leitura, e os poemas contidos no livro, rimados ou não, são muitas vezes surpreendentes. O Grupo Editorial Soturnos permitiu que cada autor enviasse até três poemas para a análise, mas nem todos decidiram enviar essa quantidade. Por isso, encontramos autores que publicaram apenas um poema, ou então dois ou três.

Os poemas não são necessariamente de terror. Há algumas temáticas predominantes no livro, e terror é uma delas, mas não correspondem à totalidade dos textos da antologia. Temos textos de diferentes vertentes, como poemas de terror, de horror, de suspense, inclusive, e de problemas atuais na nossa sociedade, poemas críticos mesmo.

Alguns dos autores possuem livros solo, como a Karin Poetiza, que escreveu Há um Demônio Atrás da Porta, e Rumanesk, autora do livro A Valsa das Almas, ambos livros da editora. Outros autores da antologia também têm livros publicados, alguns sendo pela Círculo Soturnos, que não se reserva à publicação de antologias, por outras editoras ou de forma independente.

Acredito que cada um dos autores apresentados na coletânea tem uma ou mais particularidades, que o distingue dos demais. Lana Insana, por exemplo, poetisa cujos textos em Soturnos gostei muito, escreve horror misturado ao erotismo. Eu não gostei tanto de alguns poemas do livro por conta da temática, mas isso não significa que são ruins. Apenas que meus gostos não coincidiram ao que era apresentado.

Em Soturnos volume 3, eu fui aceito com três poemas ao mesmo tempo melancólicos e cáusticos. Fim do Mundo é uma crítica à era na qual vivemos, no modo como usamos o planeja a nosso bel-prazer até que os nossos recursos diminuíram. Mostra como causamos o nosso próprio fim e como o merecemos. Relicário mostra em representatividade a dor de perder alguém. Na ocasião, eu pedi a uma amiga para me dar uma ideia sobre o que escrever, e então ela falou do genocídio dos negros e eu decidi fazer o poema. Ela é um poema mais melancólico, pois fala da nossa ansiedade (ou de qualquer outro problema psicológico que você queira pôr no lugar), uma ansiedade que provoca a falta de sono e, consequentemente, dias extensos sem dormir.

Se você é um escritor de poemas e quer participar da próxima edição de Soturnos, fique atento às redes sociais da editora, pois o edital pode sair a qualquer momento. É importante seguir todas as regras porque imagino que muitos poemas bons estão sendo recusados, nessa e em outras antologias, pela formatação incorreta. Isso conta muito.

Enfim, espero que tenha gostado da resenha. Obrigado por ler a até mais.

Abaixo, links úteis:

site: https://redipeblog.wordpress.com/2019/04/23/resenha-soturnos-vol-3-antologia-da-circulo-soturnos/