O Lado Obscuro Tarryn Fisher

Resenhas - O Lado Obscuro

Cami @leiturizar 15/05/2022

Me surpreendeu
Tudo fica estranho quando Senna acorda num quarto no meio do nada e percebe que foi sequestrada. Então levanta da cama ainda grogue e começa a andar pela casa quando percebe que não está sozinha mas Isaac, que a ajudou nos momentos mais difíceis da sua vida, está amordaçado e amarrado num dos quartos da casa. Eles precisarão arrumar um jeito de conseguir fugir mas para isso precisarão mergulhar fundo no passado de Senna para descobrir quem pode estar por trás de tudo isso.

Com uma narrativa fluida e comovente acompanhamos o passado e presente de Senna, assim como também a vontade do casal de sobrevier em meio ao frio. Sofremos e torcemos para que eles consigam se resolver em meio ao confinamento obrigatório.

Senna é uma mulher forte, uma sobrevivente, mas ao mesmo tempo quer passar longe de seu passado que tanto lhe causou dor. Já Isaac é aquele amor que todos nós desejamos, é compreensivo e está sempre tentando ajudar.

Mais do que o confinamento, o frio e o instinto de sobrevivência O Lado Obscuro fala sobre o amor da sua vida e o amor para sua vida, além do poder das escolhas e do amadurecimento. Um livro visceral que vai tocar o seu coração de formas inimagináveis.

Mila.Maluka 12/05/2021

O Lado Obscuro
Acordar e perceber que não está em seu quarto, em sua casa, tudo diferente. Uma incrível história que põe sua vida à prova da sobrevivência até descobrir quem armou contra você! Final tenso e agoniante.
Marcela.Sanchez 01/06/2021minha estante
Comecei a ler esse hoje...

Mila.Maluka 02/06/2021minha estante
É tensoooooo!!!

Ket 10/05/2020

Meu primeiro contato com a autora e fui atraída pela parte da sinopse que prometia suspense. Nesse livro vamos conhecer Senna, uma escritora que é sequestrada e não sabe o motivo para tal ato. O suspense aumenta quando ela descobre que alguém do seu passado, um homem chamado Isaac, também está preso com ela.

O livro é dividido em três partes. A primeira, e minha favorita, vai contar o choque inicial dos dois, as tentativas de fuga, a busca por racionalização e entendimento. O ambiente é angustiante e a falta de respostas torna tudo pior. A segunda parte, a que menos gostei, volta ao passado e nos conta como Senna e Isaac se conheceram. Nesse ponto, me senti totalmente desconectada de Senna, que acabei considerando um personagem egoísta e mesquinho em natureza. Achei muito difícil criar qualquer laço com ela. A terceira parte vem para revelar finalmente quem é o vilão e as razões por trás do sequestro. O motivo é um pouco questionável e não sei se fui convencida, mas isso vai da interpretação de cada um.

Indico o livro para quem gosta de suspense atrelado ao drama (esse é o mais acentuado na história) e personagens de moral questionável. Cabe ao leitor decidir se o lado obscuro da personagem principal é perdoável ou não... Acredito que a história crie vários questionamentos nesse sentido!

Simone de Cássia 13/08/2020

Que livro chato!! Sem noção é pouco!! A protagonista é uma egoísta que se vitimiza e acha que o mundo tem que ter pena dela. O protagonista é um idiota que deita no chão pra chata pisar em cima. O vilão foi escolhido no jogo de dados e tenta empurrar o seu motivo (que motivo, pelamordedeus???) pela nossa goela abaixo. Ridículo! Se fosse pelo ritmo dele eu teria abandonado logo na primeira parte... não fiz isso porque queria poder detonar com propriedade... Perda de tempo total. Lado obscuro foi onde a autora sentou pra escrever e nem viu o que tava escrevendo, só pode!
Riva 13/08/2020minha estante
Tendo uma crise de riso sem fim!!!!
Adorei a conclusão!!!!!!

Juliana 13/08/2020minha estante
O livro pode ser péssimo mas rendeu uma ótima e bem humorada crítica. Parabéns!

Livrendo 26/07/2023

Super indico
Senna é uma escritora renomada que se tornou conhecida mundialmente e consequentemente enriqueceu. Só que para ela, nada disso importa por conta de tudo o que já passou. Sendo assim, ela prefere ficar isolada e tranquila em sua casa que apenas poucas pessoas sabiam a localização.

Porém, a sua realidade muda totalmente quando ela acorda sozinha em um quarto totalmente desconhecido, em uma casa cercada pela neve e sem fazer a menor ideia de como havia chegado até ali.

Ao começar a investigar a casa na qual estava trancada, Senna percebe que o local em si remete e muito ao local de uma de suas histórias.

Será um fã fanático que a sequestrou?

Entretanto, a nossa autora percebe que a situação é um pouco mais complicada ao se deparar com uma outra pessoa, alguém que teve um papel extremamente importante em seu passado.

O Doutor Isaac conheceu Senna em um dos piores dias de sua vida. Ele a ajudou e por conta disso foram se tornando cada vez mais próximos. Só que a escritora possui um certo problema com laços e intimidade, e por conta disso, a mesma optou por se afastar. Eles ficaram muito tempo sem se ver, até o instante em que ela o encontra em um dos quartos da casa.

Dentro do local havia tudo o que eles precisavam: água, comida, eletricidade... Porém, tudo era limitado, quanto mais tempo eles ficassem ali, menos suprimentos teriam. Por Isso, precisam descobrir o mais rápido possível o motivo de estarem ali e acharem uma maneira de deixar aquele lugar que de certa maneira trazia a fraqueza de ambos a tona.

---------------------------------------------------------------

Acredito que na literatura há diversos tipos de escritores e o jeito de cada um deles escrever os caracterizam de alguma forma. Tarryn Fisher é aquele tipo de autora que retrata a realidade e o ser humano do jeito que ele realmente é em sua essência. Sendo assim, em suas histórias não existe a mocinha perfeita, nem o príncipe encantado e muito menos o viveram felizes para sempre óbvio.

A Senna é uma mulher sofrida, reclusa, complexa e ao mesmo tempo tão vulnerável, que nos desperta uma empatia tão grande e aquela vontade de acolher entre os braços, porque é bem nítido que o que ela mais sente é o medo de se magoar novamente.

Já Isaac, por outro lado, é incrível desde o primeiro momento. Solicito, compreensivo, companheiro e amigo. Ele faz de um tudo pela Senna.

Na própria sinopse do livro diz que esse é o livro mais visceral de uma autora que para mim já é visceral e bom, de fato ele o é.

Em O Lado Obscuro nós sentimos na pele os sentimentos e as situações nas quais os personagens são submetidos. E eis aqui um sério problema para pessoas que sofrem com gatilhos.

Esse livro não é para qualquer um. Ele é composto por uma narrativa forte e intensa. De fato, ele é um livro obscuro que vai falar sobre abandonos, perdas, abusos, sobre o luto e até mesmo sobre a morte. Sendo assim, apesar da narrativa viciante da Tarryn, é muito difícil lê-lo de uma vez.

Vocês não tem ideia do quanto eu chorei e sofri lendo essa história. Acredito que o pior para mim foi que acabei percebendo que em minha mente eu tenho muitas questões semelhantes com as de Senna e Deus, como doeu em mim ler tudo isso.

O livro é dividido em três partes. A primeira é aquela que nos apresenta o enredo inicial da história e as personagens. A segunda parte nos leva até o passado que eles viveram e a terceira e pior parte é a última, aquela que nos traz de volta para a realidade em busca da conclusão do mistério inicial.

O livro é narrado em primeira pessoa de forma intensa, dolorosa e real. Acho interessante frisar que em alguns momentos achei a narrativa um pouco lenta, mas isso sem dúvidas ocorreu por conta da personalidade de Senna. Entretanto, vale ressaltar que isso não afeta em nada no dinamismo da trama.

A capa está bem significativa, um mergulho na escuridão que Senna sente dentro de si. A edição como sempre está perfeita e a revisão excelente.

O Lado Obscuro é um livro que merece ser lido. Ele irá te tocar e fazer você repensar e muito na sua vida e sobretudo em suas atitudes.

PS1. Eis aqui o motivo da minha ressaca literária de meses.

PS2. Gostaria de pedir desculpas a Faro pela demora em escrever essa resenha, mas acredito que os motivos foram elucidados na mesma.

PS3. Vou deixar aqui um trecho bem tocante e interessante que acredito que descreve bem o que se passa na cabeça de pessoas que apresentam problemas de lidar com tudo o que sentem.

As pessoas mentem. Usam você e mentem, e, enquanto fazem isso, não se cansam de dizer o quanto são leais e que nunca deixarão você. Ninguém pode prometer uma coisa dessas, porque a vida tem tudo a ver com as estações, e as estações mudam. Eu odeio mudança. Você não pode contar com promessas; só pode contar com a certeza de que elas serão quebradas. Mas, antes que isso aconteça, e antes que você aprenda a lição, as estupidas e inúteis promessas fazem você se sentir bem. Você escolhe acreditar nelas, porque precisa disso. Você desfruta de um verão ensolarado onde tudo é lindo e não há sinal de nuvens no céu - apenas calor, calor, calor. Você acredita que as pessoas vão permanecer na sua vida porque os humanos são assim: têm a tendencia de ficar juntos quando a vida é boa. Eu chamo esses momentos de doces verões. Eu já tive doces verões suficientes na vida para saber que as pessoas irão abandonar você assim que o inverno chegar… quando a vida congela, e você treme dos pés à cabeça e se cobre de toda a proteção possível apenas para sobreviver. A princípio, a gente nem se dá conta. O frio nos deixa entorpecidos demais para vermos com clareza. Então, quando percebemos o que está acontecendo, a neve já está começando derreter, e nos damos conta de que passamos o inverno sozinhos. Isso me deixa louca, furiosa. Furiosa o suficiente para abandonar as pessoas antes que ela me abandonem. Foi o que fiz com Nick. E foi o que tentei fazer com Isaac. A diferença é que ele não foi embora. Ele ficou durante todo o inverno.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

AnnaVictoriaGuerra 01/03/2024

História bastante envolvente. Eu amei a leitura, cheia de reviravoltas e muito suspense, além de conter um romance de leve. Já quero ler outras obras da autora ??

Claudia Cordeiro 22/08/2021

N gostei nada da personagem principal. Ela não é forte. Achei fraca. Esquisita. Ou introvertida demais, ou com algum transtorno. O livro se estende demais. Se tivesse lido esse antes do outro dela, talvez n tivesse lido o Invisível, que é espetacular.

Jaque @blogmalucadoslivros 21/09/2021

O Lado Obscuro
Já imaginou acordar um dia e perceber que não está em seu quarto e sim, em uma casa estranha em meio a uma tempestade de neve? Com certeza isso não poderia ficar pior... Ou pode?

A PREMISSA:
Senna é uma escritora que já passou por muitas situações difíceis em sua vida. Por isso é uma pessoa muito reservada e sempre foi bastante introvertida. Mas em um dos seus piores momentos na vida ela teve o apoio de Isaac; um médico cirurgião que mostrou a ela que ainda existia alguém no mundo em que podia confiar.

Agora, Senna acordou em uma casa estranha no meio de uma tempestade de neve. Logo percebe que foi sequestrada, e Isaac foi também. Porém eles já estavam afastados há algum tempo e nada se encaixa nesta história.

O tempo está esgotando, os dois precisam descobrir quem os sequestrou e porquê? Por que Isaac também foi sequestrado?

O QUE EU ACHEI:
Se você já conhece a escrita da autora sabe que a Tarryn têm uma maneira singular de criar Thrillers envolventes que prendem a gente logo de cara e com O lado Obscuro não foi diferente.

Senna é uma personagem sofrida, senti muita empatia por tudo que ela sofreu, mas ao mesmo tempo não consegui gostar da personagem. Ela era diferente de tudo e por isso cativava as pessoas ao seu redor, e isso traz um brilho para a história e para quem se encantava por ela mas não me convenceu, no fim só achei ela introvertida e com manias estranhas.

A trama é narrada sob o ponto de vista de Senna e alterna entre o passado e o presente. Achei interessante pois assim consegui criar algumas teorias de o porquê alguém teria sequestrado os dois.

Eu adoro ser enganada com desfechos surpreendentes, mas infelizmente o final foi frustrante pra mim. Sim, eu gostei da obra no geral, mas esperava mais.

Continuo amando as obras da autora, mas O lado Obscuro não é um dos melhores dela. Mesmo assim recomendo que leiam, Tarryn Fisher é sempre uma caixinha de surpresa.

site: https://www.instagram.com/p/CTx5sjtr66S/

BArbara835 11/04/2021

O Lado Obscuro
Se me pedissem para resumir o livro em uma palavra, eu escolheria Melancólico. É uma história melancólica, com personagens melancólicos e um final bastante agridoce.
O livro começa com bastante mistério, somos jogados na história, sem conhecer nenhum dos protagonistas e sem entender o contexto. Conforme as páginas vão passando e com algumas explicações acerca do passado dos personagens, nós passamos a (tentar) entender um pouco do que está acontecendo.
Senna não é uma protagonista fácil de gostar. Ela é complexa, para resumir. Mas é justamente isso que a torna interessante. Ela nem sempre é agradável, mas sua personalidade nos prende.
A maior parte do livro gira em torno de Senna e Isaac. Podia ser desinteressante, mas a autora soube escrever de modo que ficássemos curiosos em saber como aquilo aconteceu, quem estava por trás daquilo e como a história acabaria.
Admito que fiquei supresa com a identidade de quem os sequestrou. Não havia suspeitado do(a) personagem em nenhum momento. Porém, me incomodou um pouco o motivo. Senti falta de algo mais elaborado.
O livro em si é muito bom, personagens multifacetados e com a histório nada óbvia. Li bastante rápido e fiquei bem interessada pelo estilo da autora.
Pra quem gosta de mistério, eu super indico!

Coisas de Mineira 24/05/2020

O Lado Obscuro, da minha já querida Tarryn Fisher, é um livro forte. Um livro que faz a gente pensar. Contém uma história muito forte, e que provavelmente não agrade àqueles que preferem leituras de gênero mais leve. Aqui se é tratado vários assuntos, entre eles: Vida, Morte, Dor, Abuso, Traumas, Abandono, Sequestro, Prisão, Dor, Câncer, Mutilação, Solidão, Amor… E muito mais.

“Uma pessoa pode atacar você e usar o seu corpo, bater nele, trata-lo como se fosse lixo; no entanto, o que muito mais do que a agressão física em si é a escuridão que esse ataque espalha dentro de você.”

Tarryn Fisher tem um dom. Ainda bem que essa mulher resolveu que além de maravilhosa, ela também seria autora. Eu sou muito satisfeita em ter conhecido suas obras, e por ter podido me deleitar em obras bem construídas, e sempre com aquelas lições implícitas. Fisher não se importa de cutucar a ferida. E ela gosta de arrancar a casca quando o machucado tá cicatrizando também. Não perdoa… Você irá perceber isso em O Lado Obscuro, se ainda não havia percebido em outros de seus livros.

Em uma história de partir seu coração, iremos conhecer Senna Richards, que acorda na manhã de seu aniversário de 30 anos em um local que não reconhece. E a partir daí, Fisher começa com seu fluxo de informações, onde durante muitas páginas, não conseguiremos compreender direito o que está acontecendo. Nem a gente, nem Senna.

O Lado Obscuro não é um livro fácil de resenhar, porque acredito que essa história “bate” nos conteúdos internos de cada leitor de uma forma. Também porque qualquer deslize que eu cometa, eu possa vir a roubar um pouco da sua experiência em lê-lo. Ah! Se você poderá sofrer com essa leitura uma vez que tenha dificuldade com temas como, sequestro e estupro, talvez não seja uma obra para sua apreciação. Ele é sim um livro com muitos gatilhos. Então tome cuidado, e só continue lendo se estiver tudo bem para você.

“Quando você permite que uma pessoa entre na sua casa para verificar se há um bicho-papão escondido, você também está inconscientemente deixando essa pessoa entrar na sua vida.”

Iremos, página a página, descobrir que é necessário que Senna desvende algumas verdades. Pistas até que existem muitas. Mas, respostas… Essas ela não tem. Conforme vamos percebendo, nem a gente! Começamos a mergulhar na mente da autora, e nas dificuldades da protagonista. Senna está presa em uma casa, que aparentemente tem tudo o que ela precisa para sobreviver. Mas, ela é uma prisioneira. Senna não sabe nem onde está muito menos como foi levada até ali.

Juntamente com Senna, outra pessoa também está aprisionada nessa casa. Porém, diferentemente de Senna, essa pessoa está amarrada. Então… Esse alguém foi uma pessoa muito importante do/no passado de Senna. Alguém anteriormente lhe prestou socorro, cuidado e foi alívio em uma fase tenebrosa da vida da escritora. Até não ser mais.

“Você pode perseguir o corpo de uma mulher, mas esse predador estava perseguindo a minha mente.”

Agora, Senna e Isaac precisam ficar atentos a toda e qualquer pista nessa casa. Porque ao que parece, as respostas do por que eles estão ali, não será entregue “de bandeja”. E uma das coisas mais complicadas nisso tudo, é que Senna é uma mulher cheia de reservas e traumas. Ela não se abre muito ao mundo. Sofreu abuso e abandono. Tudo nela tem “cara” de dor. Uma mulher coberta de cicatrizes por dentro e por fora. Marcas no corpo, e na alma. Embora Isaac a conheça melhor que praticamente todo mundo.

Assim, sofremos igualmente a cada página com Isaac e Senna, em buscas de respostas. Quem teria sido capaz de fazer isso com eles? Quem conheceria a autora tão bem, que lhe confinaria ‘sabe Deus onde’, com uma das poucas pessoas que conseguiram se aproximar dela? E qual o motivo, portanto, de estarem ali, isolados, e contando meses após meses talvez desejando até a morte, do que continuar por ali?

“A espera pela morte é a pior forma de tortura que uma pessoa pode imaginar.”

Essa narrativa, sobretudo, perpassa diversos momentos da vida dos aprisionados. Iremos conhecer uma Senna devastada e cheia de feridas. Iremos conhecer um Doutor Isaac Asterholder que está sempre no lugar certo, nas horas necessárias. E iremos tentando formar um grande quebra cabeças com todas as peças que despontam ao passar das páginas. A verdade é que não conseguimos concluir muita coisa desse mistério todo, até que Fisher decida que devamos descobrir.

“- A pessoa que fez isso, seja lá quem for, é louca. Tentar encontrar sentido nas intenções de um louco também é loucura.”

Concluo assim, certa de que Fisher é uma escritora brilhante (e FASCINANTE!). Alguém capaz de tocar o íntimo do seu leitor apenas com palavras. Suas histórias são sempre pungentes. Estão sempre nos mostrando em quais lados estão às coisas boas do mundo, pois ela expõe o pior do ser humano. Finalizo aqui sim, porém sedenta em ler sua próxima obra. E vida longa a Tarryn Fisher. Suas obras merecem um lugar ao sol, mesmo que sempre esteja escrevendo o lado sombrio, O Lado Obscuro do mundo.

Será que o que acontece na casa/cabana abandonada no meio do nada, cercado de neve e abismo, ficará pra sempre somente lá?

Tarryn Fisher nasceu em Johanesburgo, na África do Sul. Quando tinha 13 anos, ela e seus pais emigraram para os Estados Unidos. Viveu na Flórida, se formou em Psicologia, teve dois filhos e escreveu seu primeiro romance. Depois disso, juntou a família toda e eles se estabeleceram em Seattle, Washington. Um dos lemas de Tarryn é: “Eu sou uma escritora e palavras são minhas armas”. Nós acreditamos!

“- Qual a diferença? – perguntei. – Entre o amor da sua vida e a sua alma gêmea?
– Um você escolhe, e o outro não.”

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/o-lado-obscuro/

Saulors 14/04/2021

Eu criei um péssimo hábito de não abandonar um livro quando o acho simplesmente intragável, e com isso acabo lendo tranqueiras como essa até o final e passando raiva.
Não existe um elemento nesse livro que eu tenha gostado, os personagens são horríveis, nunca vi uma construção de personagem tão ruim, se a intenção da autora era fazer com que criassemos empatia ou admiração pelo sofrimento que eles passaram, ela falhou miseravelmente.
Tudo me soou forçado, da escrita até a conclusão do livro e do tal "mistério". Enfim, que me sirva de lição.

Thay (@estantedathayy) 09/12/2021

Livro louco
História maluca com um final péssimo. Vilão mais aleatório que já li, motivos? Pra que né. Leitura arrastada e chata. Não vale a pena

Deyse 17/09/2020

O que é verdade
#O #Lado #Obscuro #Tarryn
#Fisher
" uma pessoa jamais consegue deixar de considerar importante como parte de si mesma, a verdade é para mente ,mentiras são para o coração.. então vamos continuar mentindo.
O amor não desite nem abandona, ele suporta todas as provocações.
As pessoas mentem o tempo todo , mas o que é verdade?