O Naturalista

O Naturalista Andrew Mayne

Resenhas - O Naturalista

Ivana M Amaral 16/01/2021

Achei um pouco repetitivo...
Descobrimos o Dan Brown das ciências ??? e o nome dele é Andrew Mayne.???
Se teve uma coisa que me impressionou nesse livro foi a quantidade de pesquisa que Mayne teve que fazer para conseguir chegar às conclusões científicas que o protagonista descobre sobre os crimes cometidos na região de Hudson Creek. ?

Fui atrás e o autor, além de escrever livros, também é mágico, produtor de filmes e designer. Eita homem ocupado ??
Infelizmente, eu não consigo recomendar esse livro por três motivos pessoais:?
1- Tem MUITO "tecniquês". Ele entra em muitos detalhes sobre ciência, DNA e sistemas matemáticos que eu não senti necessidade de ir tão a fundo?
2- Particularmente, eu não me identifiquei com a forma do autor descrever cenas de romance. Não me convenceu, sabe? ??
3- Senti que a investigação foi meio repetitiva?
De qualquer forma, é uma opinião minha e pode ser que fãs de ciência amem esse livro justamente por isso.

bruna1753 27/07/2022

eu gostei muito do livro, não sei se foi pela parte de não botar fé no início, ou se foi porque não tô acostumada com esse tipo de leitura e acabei ficando surpreendida. tinham sim muitas descrições científicas, mas meio que eu achei interessante? não sei, acabou que não atrapalhou em nada minha experiência de leitura.

eu só esperava mesmo um final mais detalhado e misterioso, não sei, acho que eu tava muito imersa no tópico "terror".

Erica 16/05/2019

Uma aventura investigativa bem Sessão da tarde
Quando eu comecei a ler esse livro eu pensei que era uma história voltada para estudantes de biologia tamanha quantidade de termos da área usado pelo protagonista nos primeiros capítulos, tudo bem que o cara é biólogo mas fica chato ler coisas muito didáticas das quais tu não é expert, mas fui surpreendida no desenrolar com uma trama mais instigante, pois devido a um corpo de uma jovem que é encontrado em uma floresta local, o professor Theo Cray se vê envolvido em um caso criminal já que a vítima era sua aluna, porem o principal assassino suspeito é um Urso, será?

Diante desse fato o livro se torna praticamente uma aventura investigativa porque é importante para o Theo saber o que aconteceu de verdade porque baseado em seus estudos científicos, simplesmente o desfecho que a polícia encontra para o caso não corresponde a realidade dos fatos, mas para isso ele precisa provar o seu ponto porque além de tudo ele também é considerado um suspeito.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo Theo e no decorrer da história ele vai descobrindo muitos fatos intrigantes que envolve de certa forma o caso e esses acontecimentos vai abrindo um leque de possibilidades para o leitor porque fica muito óbvio que algo muito errado está acontecendo na região e talvez a culpa não seja dos “Ursinhos” não tão carinhosos, afinal é bem conveniente colocar a culpa de um crime na natureza.

Eu achei a escrita do autor boa, fluída e ágil, porem a história contém furos e exageros, em muitos momentos o protagonista é bastante ingênuo e burro, a polícia é totalmente relapsa e nem disfarça, o tal namorado que estava com a vítima no início praticamente evapora do livro e a forma como os corpos são encontrados pelo Theo é surreal demais, eu vou dar 2,5 porque foi um bom entretenimento e eu consegui aprender tudo o que NãO se deve fazer em uma investigação por conta e risco.

O final? As últimas 50 pags acontecem umas coisas bem irrealistas, não tem como não rir é muito absurdo! kkkkkkk...

Pra quem está acostumado a ler bastante thriller vai achar o livro bem fraquinho pois pela sinopse parece ser uma trama violenta e pesada por conter termos como “corpos mutilados” e “Serial Killer”, mas não! É um suspense raso com um grande mistério que consegue prender o leitor até as últimas páginas e só!

Lisania.Faria 14/10/2020

Empolgante
Este livro marca um desbloqueio meu em relação à leitura!!
Em plena pandemia, escolher um tema empolgante como esse suspense me trouxe de volta à ativa. O livro te prende do início ao fim ao contar a trajetória de um professor que, apenas nos livros e filmes, se mantém completamente envolvido na resolução de um crime (podendo sair correndo sem olhar para trás rs), a ponto de colocar em risco a própria vida.

Beatriz de Brida 19/01/2021

Incomum

“Incomum” é uma boa palavra para definir esse livro. “Espetacular” é outra. Uma história investigativa rara de se ver, conservando alguns elementos comuns ao gênero, mas conduzindo-os de uma maneira extraordinária. Posso escrever uma resenha enorme tentando explicar sobre o que se trata a narrativa, e ainda sim, não se encaixaria exatamente no que ela realmente é.

Théo é um biólogo computacional extremamente inteligente e, em contraparte, ingênuo nas interações sociais. Acaba sendo atirado inesperadamente na resolução de um crime confuso, horas assemelhando-se a um ataque de urso, horas parecendo algo a mais, algo que ninguém além de Théo percebe.

Simplesmente g e n i a l. Prende do começo ao fim, sustentando-se em capítulos rápidos e fluidos e respaldado por um conhecimento incrível em biologia, comportamento animal e psique humana. No final, começamos a questionar se a distância que separa raça humana de seres mais primitivos é realmente tão grande.

Andre.Vieira 08/07/2021

Amei esse livro, Theo Cray professor universitário e biólogo computacional é surpreendido um dia pela polícia ao ser suspeito de assassinato a sua ex aluna. Quando descartado dessa acusação, a polícia se convence que ela foi morta por um urso. Aí que ele entra em cena para provar que foi um assassino (a) fazendo com que as autoridades pensem que realmente fosse um urso, inclusive ele corre algumas cidades para provar que ele não é louco e nem um teórico da conspiração. Ao longo desse livro investigativo, ele nos trás muitos conhecimentos em biologia, informática, história... Nele até traz nomes de autores de biologia e confesso que vou procurar os livros deles. Eu adoraria ter lido esse livro enquanto eu estava no ensino médio, mas ele é novo hehe. Livro rico e sem ser pesado ou arrastado. Consumir essa belezura em três dias, quanto mais lia mais dava vontade de continuar. Os capítulos curtos me dava oportunidade de ler um ou dois entre meus afazeres. Eu gostei do final e achei muito bom, porém, eu acredito que faltou um pouco de história apenas para ter uma despedida do livro a altura.
Para quem gosta eu recomendo. Não conhecia nada desse autor, agora vou prestar mais atenção nos outros livros dele. Minha nota é 9,9.

beaschlemper 10/08/2022

odiei.
péssimo. horrível. pior livro que eu li esse ano.
não tenho nem como falar muito porque é tão ruim que eu não consigo formular uma frase sobre esse livro direito.
o enredo é ruim, o personagem principal e o par romântico têm o carisma de uma barata (e todos os outros também), o desenrolar da história não faz o mínimo sentido, o final me decepcionou, achei sem profundidade e li ele inteiro na força do ódio.
só dei uma estrela e meia porque tinham umas curiosidades científicas muito legais e que eu gostei muito de saber, de resto nada salva.

Paloma Araújo 26/08/2020

Suspense ok
É um livro cheio de altos e baixos. Várias vezes durante a leitura ficava entediada, mas várias vezes eu devorava os capítulos. Estes são curtos, o que contribui pra uma leitura fluida.
Para resumir, as 100 primeiras páginas são maçantes, o meio ok e o final eletrizante. Vale a pena a leitura, apesar de não ser o melhor no gênero.
Quanto à edição do livro: capa perfeita, diagramação melhor ainda. Parabéns para a editora!

Bianca Martins 16/01/2021

Talvez um hard ciência...
Não sei se podemos classificar ele como hard ciência, pois não sei o quão verídico são os dados apresentados, mas certamente muitos termos e explicações técnicas são apresentadas.

Eu adoro livros assim, então para mim é um grande positivo para a história.

O suspense me envolveu, achei as explicações bem legais, gostei do pouco romance que tem e só gostaria que tivesse um final mais estendido. Gostaria de saber um pouco sobre o depois dos ocorridos.

Recomendo a leitura.

Carla.Zuqueti 10/02/2021

Suspense policial nerd
Theo Cray é um professor de biologia, nerd e cientista, especializado em desenvolver programas para detectar padrões na natureza.

Um dia, ele é preso em sua casa, sem saber o motivo.

Sua ex aluna Juniper havia morrido em uma floresta, de forma misteriosa, aparentemente após pesquisar sobre os projetos do professor Theo.

Porém, é solto logo depois: as marcas das feridas são de garras de urso. Também um pelo de urso é encontrado no corpo da vítima.

Ao analisar o pelo, Theo descobre que pertence a um urso morto. E descobre também que muitas outras garotas sumiram nessa floresta. Há muito mais mistérios que apenas um urso enfurecido.

Livro bom. A personalidade introvertida e cômica do professor Theo é algo que me cativou. Foi meu personagem preferido o livro todo e a linguagem em geral é muito agradável.

Além disso, tem muita informação sobre práticas forenses de investigação, fatos biológicos e agrega bastante conhecimento.

Suspense policial nerd.

Elton.Oliveira 21/05/2021

Enredo sensacional e envolvente. Livro para ler de uma vez só em poucos dias pois não conseguimos parar de imaginar o que vai acontecer nos próximos passos da investigação. O Naturalista traz consigo todas as boas características do suspense policial, grandes sacadas e muitas reviravoltas.

Carol 12/08/2022

Não dá pra negar que o autor escreve bem e prende sua atenção, a leitura flui. Estou vendo a hora que vai se tornar filme.

Maria Paula 22/05/2022

"É assim que a maioria das pessoas aqui ganha dinheiro: honestamente, vendendo à pessoas desonestas. O problema é que, quando se sabe de onde vem seu dinheiro, esteja você ganhando legalmente ou não, é normal se tornar relutante às mudanças."