O Naturalista

O Naturalista Andrew Mayne

Resenhas - O Naturalista

Felice.Stein 23/04/2024

Nunca vi nada igual
O naturalista conta a historia do Dr. Cray, um professor universitário que acaba se tornando um suspeito de um assassinato que ocorreu próximo onde ele se encontrava, e pra piorar, a vítima não era ninguém mais ou ninguém menos que uma antiga e querida aluna. Por falta de provas o professor é liberado, para a infelicidade da polícia local, que parecia muito empenhada em acusa-lo. Porém, há algo nessa história que não permite que Cray descanse sem antes analisar algumas informações que estão sendo passadas despercebidas pela polícia. A teoria é que existe uma fera responsável pela morte da jovem, mas o protagonista consegue perceber que tudo é muito mais complexo do que aparenta ser, e se ele não fizer algo, ninguém o fará.

A história é envolvente do início ao fim, com uma leitura fácil e agradável, responsável por você nem sentir o tempo passar. O livro é composto por muitos capítulos, o que torna a leitura mais dinâmica e uma ótima opção para quem esta retomando ou iniciando o habito de ler.

Um suspense único, que daria um excelente filme ou série haha certamente uma leitura que com certeza eu faria novamente depois de um tempo.

Camila Vieira 18/03/2024

Até que gostei .. tirando as partes técnicas e científicas, pois não achei muito necessárias. Um fator importante que ajuda muito, é que os capítulos são bem curtinhos, então acaba matando um pouco a parte maçante das partes técnicas e científicas.

Sobre a descoberta de quem era o assassino: achei muito improvável o modo como Theo chegou ao assassino, foi meio que por dedução.

Sobre quem era o assassino: achei bem sem nexo, muito aleatório, faria muito mais sentido se fosse alguém envolvido na história do livro, mas simplesmente pegaram um cara aleatório que o nome nunca nem apareceu na história (somente quando Theo descobriu).

Sobre a motivação do assassino: não foi convincente, na verdade não ficou muito explícito, acho que o cara era simplesmente mesmo um sociopata que gostava de matar sem nenhum motivo aparente! Acho que devia ter dado um pouco mais de ênfase à motivação. Gostaria de um diálogo cara a cara entre ele e Theo antes do xeque-mate.

Sobre o romance: meras migalhas, queria um pouquinho mais hahaha

Enfim, são apenas alguns pontos que acho que o autor pecou, mas não deixa de ser uma história envolvente, os capítulos finais então, nem se fala, fiquei vidrada. Minha meta era terminar esse livro na quarta-feira, e terminei na segunda-feira pq os capítulos finais foram frenéticos!

Rafaela.Cirilo 28/01/2024

Este livro me prendeu bastante pela sua ótima narração e construção, tanto da ambientação, quanto dos personagens. Entretanto, é um livro de heroísmo, onde há um personagem principal (que pasmem, é um homem) que desempenha um papel de herói, quase que sozinho. Neste ponto, o livro peca. Também, acredito que se perde um pouco no final, quando, após todo os esforços minusculamente calculados do cientista, ele descobre quem era o vilão apenas olhando a foto. Isto pareceu que foi feito na correria.
Camila Vieira 02/02/2024minha estante
Vale a pena a leitura?

Pamela 28/01/2024

Bom, mas não tanto
Eu normalmente gosto de Thrillers, mas esse deixou a desejar em alguns pontos.

Pontos positivos: é uma história que te deixa bastante curioso pra saber o final, tem àquele ar de filme de investigação mesmo. Eu não gostei do protagonista e isso está aqui em "Pontos positivos" por que talvez fosse essa a intenção da narração mesmo.
Pontos negativos: acho que o livro peca em dar todo o crédito ao protagonista. Tem muita ciência e ao mesmo tempo o autor quer mesmo que a gente acredite que um biólogo computacional fez tudo sozinho. Outro ponto negativo é um dos plots do livro, a descoberta de quem (Ou o quê) é o assassino. Nessa passagem do livro fica claro que o autor quer nos vender um protagonista herói que não é só um cientista, mas também muito sensitivo.

Enfim, gostei bastante da história, vale a pena ler.

Helo 06/09/2023

Se você não gosta de ciência talvez voce nao goste do livro
Boom, eu amei amei amei, mas como eu disse se você não gosta de ciência talvez não vai gostar do livro.
O livro todo é na visão do biólogo Theo mostrando todo seu raciocínio para chegar às respostas então é detalhado todo o raciocínio lógico e científico dele e para quem não gosta do assunto pode se tornar chato ou até mesmo confuso.
Para quem gosta é incrível (minha opinião) você ver como a cabeça dele funciona em cada momento, cada descoberta nova, eu achei um livro intenso,.cheio de suspense de tirar o fôlego em alguns momentos e o fato de você descobrir quem é apenas no final e ver que todas as suas suspeitas estavam erradas só o torna mais incrível.
A cada página da cada vez mais vontade de ler sem parar, pq a história te prende de um modo...

Juju 12/04/2023

"O Naturalista"
O livro conta a história de um biólogo computacional que é envolvido em um assassinato e começa a investigá-lo, descobrindo coisas que ninguém tinha pensado (na minha teoria, todo mundo quis esconder mesmo).

É uma história bem escrita e com leitura MUITO fluida. A única coisa que me deixou um pouco cansada foram as grandes descrições de termos científicos (eu gosto, mas achei exagerado).
Fora isso, vale a pena ler. Tive alguns pesadelos porque sou muito medrosa, mas nada tem relação com qualquer coisa senão pessoas (o que eu acho muito pior que assombração).

Ingridy38 02/04/2023

Leitura rápida e gostosa
Mesmo sendo um livro de muitas páginas, parecem que elas passam voando! O livro nos prende e faz com que não paremos de ler. A forma que o personagem se envolve na trama e traz raiva por ele não parar a nenhum momento mesmo que não valha a pena se arriscar tanto.
Apesar do final não ter me agradado tanto, com certeza recomendo o livro.

Juliany 13/01/2023

Técnico de modo chato
O livro tem uma história bacana, mas nada que vá te marcar. É uma leitura de momento que você vai esquecer depois.
Fiquei impressionada que o autor deve ter feito muitas pesquisas para conseguir seguir a linha de raciocínio da investigação, mas nisso ele colocou muitos termos técnicos demais e se aprofundou mais do que deveria, se tornando um pouco chato. Fazendo com que você apenas passe os olhos sobre aquilo e ignore, já que você não entenderia bulhufas se fosse uma pessoa que não é especializada na área.
Mas de modo geral, até que vale a pena por ser interessante, não posso negar que o decorrer prende a sua atenção, porém não é um livro que eu recomendaria.

Mariana113 05/01/2023

Muita ciência e sangue
Uma leitura envolvente e apaixonante, não podemos confiar em ninguém mas no final é um pouco frustrante.

Nosso professor Theo é um bebê de tão bobo em relações com as pessoas mesmo que ele tenha toda uma visão científica da realidade, quando ele começa a desenterrar os corpos ficamos viciadas para entender como ele está vendo esses pontos de encontro pelos meios cientistas de plantas até códigos de um programa totalmente tecnológico.

Temos citações de outros serial killers, como Ted Bundy, Jeff Duhmer, John Gacy, etc. Onde nos levam a reflexão eles foram pegos pois se permitiram serem pegos mas quantos BTK tiveram os crimes perfeitos... Não tentaram ser maiores que a polícia ou ter o poder além do prazer próprio, neste livro temos um homem animalesco.

Retornando ao livro o que deixa um pouco a desejar é próximo a descoberta do Theo.

Quando vemos quem é o assassino ficamos meio "quem?" Poderia ter colocado ele mais na história como um suspeito apenas para deixar uma pulga atrás da orelha...

Nos últimos capítulos onde há o ponto de virada temos os "barulhos" de tiro virando quase uma piada cômica naquele momento tempo.

Carol 12/08/2022

Não dá pra negar que o autor escreve bem e prende sua atenção, a leitura flui. Estou vendo a hora que vai se tornar filme.

beaschlemper 10/08/2022

odiei.
péssimo. horrível. pior livro que eu li esse ano.
não tenho nem como falar muito porque é tão ruim que eu não consigo formular uma frase sobre esse livro direito.
o enredo é ruim, o personagem principal e o par romântico têm o carisma de uma barata (e todos os outros também), o desenrolar da história não faz o mínimo sentido, o final me decepcionou, achei sem profundidade e li ele inteiro na força do ódio.
só dei uma estrela e meia porque tinham umas curiosidades científicas muito legais e que eu gostei muito de saber, de resto nada salva.

bruna1753 27/07/2022

eu gostei muito do livro, não sei se foi pela parte de não botar fé no início, ou se foi porque não tô acostumada com esse tipo de leitura e acabei ficando surpreendida. tinham sim muitas descrições científicas, mas meio que eu achei interessante? não sei, acabou que não atrapalhou em nada minha experiência de leitura.

eu só esperava mesmo um final mais detalhado e misterioso, não sei, acho que eu tava muito imersa no tópico "terror".

Maria Paula 22/05/2022

"É assim que a maioria das pessoas aqui ganha dinheiro: honestamente, vendendo à pessoas desonestas. O problema é que, quando se sabe de onde vem seu dinheiro, esteja você ganhando legalmente ou não, é normal se tornar relutante às mudanças."