Mitos do norte pagão

Mitos do norte pagão Cristopher Abram

Resenhas - Mitos do norte pagão

Draculina 18/02/2022

Mitos do Norte Pagão
Obviamente é um livro rico em conteúdo. Totalmente inovadora, pude obter muito conhecimento importantes e detalhados que eu não tinha lido antes. Recomendo!

Thiago 18/12/2021

A impactante verdade por trás dos mitos
Um livro incrível e sensacional. Ao comprar, imaginei que seria mais uma releitura sobre os mitos já conhecidos, o que não seria, de modo algum, ruim. No entanto, o que encontrei foi muitas vezes melhor.
O autor tenta traçar uma história dos mitos, buscando as informações mais fidedignas e comparando versões e informações. Ao fazer isso, ele derruba certas ideias cristalizadas em nosso imaginário, especialmente que a Edda em Prosa e a Edda Poética representam as versões originais e autênticas dos mitos. O autor nos mostra que não é assim. Além da notória influência cristã - as obras foram escritas no século XIII (após a conversão) e por padres -, há, também, a possibilidade de que ambos tenham criado versões, embelezado os mitos disponíveis.
A existência de tantas dúvidas é mais do que compreensível, uma vez que os nórdicos "autênticos" não possuíam um livro sagrado e quase não utilizavam templos. O próprio mito de Baldur (ou Baldr), central na Edda em Prosa, cuja interpretação mais clássica (vista em C. S. Lewis, por exemplo) era de que o mito de Baldur era uma sombra da verdade cristã, apresenta evidências de ter usado o mito cristão para aproximar uma religião da outra.
A explicação e os exemplos dos kenningar da poesia escáldica também são excepcionais. Conhecer esse tipo de característica e seu uso, explicados de forma detalhada, enriquece muito a experiência de ter visto isso na Edda em Prosa (admito que não entendi completamente naquela ocasião). A técnica de usar contextos mitológicos e sinônimos os mais complexos para transmitir a mensagem poética é de uma beleza até então desconhecida por mim.
Como destaque negativo, a edição/tradução apresenta alguns problemas de concordância e palavras usadas de forma errada. Não são muitos e não comprometem a leitura, mas conferem uma pequena mancha nessa obra primorosa.