A marca de uma lágrima

A marca de uma lágrima Pedro Bandeira

Resenhas - A Marca de Uma Lágrima

Erika 14/06/2009

Meu melhor paradidático
Certamente li-o há mais de 15 anos e lembro-me que foi um dos paradidáticos de que mais gostei.
Como me emocionei com o amor de Isabel por Cristiano! Foi uma leitura cheia de lágrimas adolescentes ;)
Por isso as 5 estrelas. É provável que, se relê-lo hoje, a nota não seja a mesma, mas a classificação é pelo o que representou pra mim naquela época.
DIRCE 29/08/2009minha estante
Eu presenteei minha filha com esse livro, quando ela era uma adolescente, e aproveitei para ler ( tardiamente) mas, mesmo assim, eu o achei muito fofo.Pelo que pude perceber representou muito para minha filha também.

bjs

DIRCE 29/08/2009minha estante

bjs

Dea Capelo 19/10/2011minha estante
Erika,

Faço de suas, as minhas palavras...

Esse livro me emocionou muito quando o li, há quase 20 anos. Estava entrando na adolescencia, e nesse época da vida temos as emoções a flor da pele. Mas é um ótimo livro, hoje meus gostos para livro são um pouco diferentes. Então minhas 5 estrelas é pelo quanto gostei do livro na época.

Vivih 22/10/2012minha estante
também fez parte da minha pré-adolescência ;D

Raíde 03/03/2013minha estante
Fez parte da minha época colegial. E concordo com vc o importante foi o qe ele significou na época hoje também não sei que nota eu daria. Mas foi marcante este livro.

Tatiestevam 13/05/2013minha estante
Um dos primeiros livros que li... ajudou a criar em mim a paixão absurda que tenho por livros!!

Erika 16/07/2015minha estante
Descreveu a maneira como me sinto em relação a esse livro. Li também na época da escola. Devia ter uns 13 anos. rs.. E na época eu AMEI. Esse livro é um passaporte gostoso para o passado para mim. Bjs.

Carol 14/02/2019minha estante
Eu li também na minha adolescência rsrsrs, lembro que não parei enquanto não acabei e chorei bastante.

Joice.Albuquerque 05/01/2021minha estante
Li quando tinha 12 anos e certamente me ajudou a iniciar minha paixão por leitura ?

Daniel.Malaquias 26/01/2021minha estante
Li também quando era adolescente e a emoção foi praticamente a mesma quando o reli agora. A história é emocionalmente fascinante.

Binha 13/03/2021minha estante
Pelo amor de Deus, alguém pode consertar os erros ortográficos desta sinopse

Binha 13/03/2021minha estante
Pelo amor de Deus, alguém pode me dizer quem escreveu essa sinopse.

Camila.Silva 10/04/2021minha estante
Amo de paixão esse paradidático !

Milena.Guilhion 04/05/2021minha estante
Erika, teu relato foi certeiro. Mesmo sentimento que tenho sobre esse livro. Marcou uma fase da minha vida.

Gleice Ribeiro 14/05/2021minha estante
Amooo esse livro, minha primeira leitura na biblioteca da escola .

Renatinha 01/08/2021minha estante
Li a mais de 10 anos e foi o livro que fez eu me apaixonar pela leitura. Decidi relê-lo depois de tanto tempo afastada desse hábito. Continuou marcando minha adolescência, mas hoje não tem o mesmo apelo.
De qualquer forma, a leitura é rápida e a história cheia de momentos tensos e emocionantes. Vale a pena a leitura!

dianeluz_ 01/01/2022minha estante
Carambaaaaaa, tu disse tudo que sinto. Li em 2008

Mily 26/03/2022minha estante
Estou na adolescência e o amor de Isabel por cristiano representa muito uma um romance adolescente em que é bem clichê mas hoje em dia quem não ama um romance clichê não é ? ,Esse livro foi parte de uma fase muito marcante da minha vida ,sua historia é muito linda e me fez chorar muito .

ane04 11/02/2023minha estante
Se eu fosse fazer alguma resenha sobre esse livro, seria exatamente como você descreveu a sua experiência. ??

Natalia786 11/04/2023minha estante
Pra mim sempre valerá as cinco estrelas, a escrita totalmente adolescente e juvenil é perfeita fora a nostalgia de tempos tão bons...

Alexandhra.Cailos 07/06/2023minha estante
Terminei de ler agora e realmente achei o livro maravilhoso, só achei o final mto corrido e acho q o Fernando e a Isabel mereciam mais sabe
Mas fora esse pequeno detalhe amei dmss o livro

victoriatupinamba 11/08/2023minha estante
Compartilho do mesmo sentimento?

Consuello.Oliveira 19/09/2023minha estante
Exatamente o que penso!

Ana clara 02/10/2023minha estante
A obra mostra o conflito adolescente de forma terna, mas intensa. Vemos os sacrifícios feitos por Isabel para manter sua amizade com rosana. Livro muito bom e interessante

Vanessa1609 20/03/2024minha estante
Disse tudo. Tmb li qnd era adolescente..amei de vdd. Reli dia desses já tive opiniões diferentes kkk mas foi um livro q me marcou muito

Luana 15/04/2024minha estante
Esse livro marcou minha adolescência!!! Amo demais

Clio0 31/03/2021

A Marca de uma Lágrima é a versão brasileira e adolescente do clássico Cyrano de Bergerac, com uma menina, Isabel, no papel do protagonista.

Na história, a adolescente se apaixona por Cristiano que por sua vez se apaixona pela prima da menina, Rosana. Isabel então ajuda o romance escrevendo as cartas que o casal envia um ao outro.

O livro, por se tratar de uma história adolescente baseada numa história romântica, é bem dramático e intimista - diferente da obra original que alterna romance e aventura. Pedro Bandeira também não se faz de rogado e enche o texto de poemas da própria autoria, de outros poetas da língua portuguesa ou de um sagrado autor brasileiro: Vinícius de Moraes.

É claro, como não é simplesmente uma variação ou adaptação, ele também apresenta a figura de Fernando - um sujeito mais maduro que funciona como contraponto ao sonhador Cristiano e que fornece um final feliz.

É uma história fascinante e muito bem escrita, eu recomendo principalmente pela sensibilidade do escritor ao fazer uma personagem feminina.
Cléo 31/03/2021minha estante
Li esse livro na quinta série, me lembro um pouco da história, me marcou muito.

Bella 03/01/2009

Precursor dos romances adolescentes modernos, impressiona pela qualidade e pela demonstração dos sentimentos. A trama é fascinante e o final é impressionante.
Tais Cortez 16/10/2013minha estante
Esse livro é um dos meus preferidos!

Estou passando para recomendar a leitura de Golfinhos e Tubarões ? O outro mundo.
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/341027-golfinhos-e-tubaroes-o-outro-mundo

Para saber mais sobre o livro: https://www.facebook.com/GolfinhoseTubaroesOOutroMundo
Espero que goste!

Ele pode ser encontrado na livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=13098850&sid=20148116215823629715091660

Obrigada pela atenção!
Bjss

Maíra Marques 17/12/2021

Ah... o amor
Quase todo adolescente sofreu por um amor e, depois de adulto, olhando para a sua história, percebe que aquela pessoa, por vezes, era tóxica ou muito idealizada. Por isso, esse livro é tão nostálgico e nos remete a inúmeros sentimentos.
A nostalgia não está em reler Pedro Bandeira, mas em se identificar com a adolescente que idealiza a pessoa amada, escreve poesias (sim... eu escrevia) e até ajuda uma outra pessoa a conquistá-la.
Acredito que um adolescente de hoje (2021) não iria gostar desse livro (muitas atitudes cringes), mas para quem foi adolescente em 1990 ou nos anos 2000, pode ser uma forma de se reencontrar com seu antigo "eu" e dar boas risadas com suas "idiotices amorosas".

Cardoso47 03/02/2022

Foi MT difícil embarcar nessa história. Isabel é intensa demais, e é MT romance e tristeza no começo. O que pra mim é MT difícil de gostar...
Mas o suspense que acontece no meio do livro é legal, embora um pouco previsível.
Eu criança/adolescente com certeza teria aproveitado bem mais esse livro.
Eu assim como Isabel sempre achava ter encontrado o amor da vida. Mas não era tão intensa assim kkk estava sempre gostando de alguém e seguindo a vida mesmo assim...

Sophia.Emanuelle 19/01/2022

Necessário ??
O primeiro livro que li na vida;E um livro que aborda temáticas muito necessárias de uma forma muito facil de se compreender,um livro que marcou gerações minha mãe leu e passou para mim e agora eu tenho um carinho enorme por ele,um obra que fala muito sobre amor próprio e auto descoberta,eu sinto que tem um pouco de cada gênero literário que eu gosto romance, mistério, clichês adolescentes;amo que ele tem algumas menções a machado de assis alguem que eu admiro demais,Pedro bandeira e um autor que eu gosto muito pela forma de escrita acho que todos deveriam ler ao menos uma obra dele ,muda uma vida bom pelo menos mudou a minha.

Obs:um ótimo livro para dar de presente para jovens meninas adolescente, essa fase precisa de um suporte de aprendizagem que esse livro pode dar.

Aline Michele 07/09/2022

Livro para ler numa sentada
Eu queria ler esse livro desde a sexta ou sétima série. Mas ele era disputado na biblioteca da escola e a última vez que o vi, foi nas mãos de minha colega de classe Caudinha, que ficou tanto tempo com ele, que o ano acabou e outros livros vieram e eu não o li.

Se tivesse lido naquela época, com certeza eu teria amado!

Hoje, adulta e muito mais exigente com o que leio, apenas gostei.
Isabel era uma adolescente problemática, mas aos 14 anos quem não vê o espelho como inimigo não é muito normal rsrsrs.

Rosana e Cristiano é aquele casal bestinha, dei risada como em tão pouco tempo um já amava o outro de uma forma tão eloquente, mas a fórmula mágica do amor à primeira vista é usada até hoje, então não posso reclamar.

Fernando foi um fofo o tempo todo, e paciente para conquistar o amor de Isabel.

O plot do crime, foi interessante. Não esperava que tivesse isso no meio de uma história de amor adolescente. Eu suspeitei da pessoa certa, só errei o motivo, mas como tudo nesse livro, era uma pessoa bem óbvia.

Eu recomendo este livro para os adolescentes que se encantam, como eu me encantava, com qualquer romance e frase de efeito. Para adultos e acostumados a dramas mais profundos e com mais camadas, acho que não é ideal. Mas até que foi uma experiência interessante ler.
Miria 07/09/2022minha estante
Agora só falta ler os Karas

Aline Michele 07/09/2022minha estante
Não conheço esse

Analu. 07/09/2022minha estante
Eu li esse livro na escola por obrigação não lembro do conteúdo só que não gostei kkkkkk

Aline Michele 07/09/2022minha estante
Kkkk eu queria ter lido na escola,bateria curtido bem mais

Nilma 07/09/2022minha estante
Nooossa, faz tempo que li esse livro... adorei na época! Gostaria de ler de novo... um dos livros que emprestei e não devolveram!... há tanto tempo que nem lembro a quem foi... ?

DANILÃO1505 07/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Aline Michele 08/09/2022minha estante
Aí Nilma, da uma raiva né? Custa o povo devolver???
Se eu tivesse lido na época da escola eu teria amado

Nilma 08/09/2022minha estante
Se dá, Ale!

Bá. 12/10/2009

Marcante.
Esse livro é parte importantíssima da minha pré-adolescencia. A frase: Você gosta do Fernando Pessoa ou da pessoa do Fernando? ainda é fresca na minha cabeça, mesmo fazendo anos que li. Pedro Bandeira se mostra um autor, daqueles de cabeceira, para mim. A Marca de Uma Lágrima é um um livro que não pode deixar de ser lido.
Camila 16/09/2013minha estante
Ahh concordo, essa frase foi uma das que mais me marcou no livro, e ate hoje considero uma das melhores catadas da historia.

Tais Cortez 16/10/2013minha estante
Esse livro é um dos meus preferidos!

Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/341027-golfinhos-e-tubaroes-o-outro-mundo

Espero que goste!

Obrigada pela atenção!
Bjss

Flavia.Coimbra 19/09/2017minha estante
Li este livro na adolescência e achei ótimo. Acho que li umas duas vezes e certamente muitas adolescentes,na época em que foi lançado o livro, se viam como a protagonista (Isabela) passando por inseguranças, conflitos desta fase. Me marcou este livro e tenho ele guardadinho dentro da minha caixinha de lembranças. E fora as aventuras e suspense que ocorrem no decorrer da história. Recomendo para os adolescentes.

Julia.Algumacoisa 11/03/2024

Pequena Isabel~
Meu professor de português me recomendou esse livro a 2 anos atrás. Professor esse que sempre alimentou a poetisa interior que existe em mim, assim como a pequena e modesta Isabel nesse livro.
Esse livro deveria ser uma leitura obrigatória pra todo pré adolescente que se vê perdido na nova escola que é a vida.
Não existe inimigo mais cruel nesse livro do que a "senhorita ilusão". Entender no final que ser ela mesma e se amar, com toda certeza, é muito mais importante do que ser amada por outro alguém.

Valeu professor é nois?
E obrigado Pedro Bandeira por fazer eu amar ler
Kelly456 11/03/2024minha estante
Ai me deu vontade de reler ? li com 10 anos, que nostalgia

Lua 11/03/2024minha estante
Eu li esse livro na escola também, vou até adicionar pra reler

gio 10/06/2021

A marca de uma lágrima
Adorei o enredo da história e como as personagens desenvolviam-se ao decorrer dela.

luna285 18/05/2021

Comecei a ler esse livro faz muito tempo, mas infelizmente não consegui terminar. Talvez a experiência tivesse sido melhor naquele tempo, eu tivesse mais empatia com a personagem principal. Mas de qualquer forma, me sinto muito feliz de ter descoberto com quem Isabel termina e quwm era o assassino.

maiariata22 30/11/2020

Chorei horrores
Lagrimas o livro todo. Muito marcante, dramático e com uma intensidade de detalhes que impressiona, pessoas com a emoção mais "vulnerável", por assim dizer. Eu gostei muito mesmo chorando a cada página.
Livia790 30/04/2021minha estante
Amei quando era criança. Li há uns 30 anos.
Será que ia curtir se lesse agora?

Bruna Carvalho 22/04/2020

LIDO NA INFÂNCIA
Esse foi um dos primeiros livros que eu li na infância e eu fiquei fascinada pela história, chorei horrores, me emocionei e me lembro até hoje com carinho desse livro. Dei cinco estrelas e favoritei porque com certeza era isso que eu faria na época que li. Pretendo comprar o livro (li um exemplar da biblioteca e por sorte lembrei o nome depois de uns 10 anos) e fazer a releitura. Quando eu fizer a releitura virei atualizar a resenha.

eumilena 28/05/2021

definição: intenso
da primeira vez que li me surpreendi bastante, sempre acostumada com um romancezinho clichê ou uma fantasia, nunca tinha lido algo do gênero, mas eu amei, o livro tem um ar beeem melodramático, e uma protagonista bem diferente também, as armaguras de isabel com si mesma também são muito reais, além disso, o mistério também me cativou muito.
não sei explicar, pra mim esse livro é "profundo", o romance carregado, tudo.
enfim, gosto muito, tanto que ja li umas três vezes.

Caoticamente 18/11/2020

Não chorei nem nada , mas me emocionei muito
Não há como não ter empatia por Isabel e sua paixão e tbm por seus momentos reflexivos e tristes . Amo a escrita do Pedro Bandeira e seus personagens mas claro que recomendo a leitura para +14 anos por causa de certas falas mais maduras . O livro em determinada part3 me lembra muito outro livro que se chama Beleza perdida .