Nefilins

Nefilins M. Marques

Resenhas - Nefilins

Aelita Lear 17/05/2020

O Rio de Janeiro como você nunca viu!
Nefilins é um livro absurdamente bem construído. Com uma história cativante, vamos conhecendo um lado diferente da cidade Rio de Janeiro e descobrindo uma rede extensa de segredos envolvendo a igreja, que deixará você de queixo caído. Os personagens são incríveis, suas personalidades são tão únicas, que parece que se tratam de pessoas reais.
O livro é cheio de ação e com descrições maravilhosas, cenas tão perfeitas que também parecem reais. Você entra na história de tal forma que ficará impressionado ao terminar o enredo. Particularmente, amei a cena do baleiro e a cena do arrastão. Que que foi isso, meu deus! Parecia que eu estava lá!
A escrita do autor é maravilhosa, perfeita em diversos pontos. Algo que chamou demais minha atenção foi a extensa pesquisa feita para a construção do universo narrado. Além de ser um livro excelente, você ainda aprende muito da história do Rio de Janeiro e suas minúcias.
Recomendo demais a leitura, me deixou com um gostinho de quero mais!

Marlon.Marques 02/04/2019

Nefilins: (re)-descobrindo o Rio de Janeiro
Nefilins convida o leitor a passear por uma das grandes metrópoles do planeta - o Rio de Janeiro - , seus bairros, cultura, igrejas e monumentos. Importante ressaltar que o livro lida com personagens fantásticos – nefilins e demônios – em convívio com personagens históricos – Papa Leão XIII, Estácio de Sá, Duque de Caxias, em uma narrativa intrínseca e cheia de descobertas.

O livro trata do pior e o melhor da Cidade Maravilhosa, em que tudo acontece e não existem coincidências.

Nefilins tem por base uma visão papal demoníaca e como personagem principal um Rio de Janeiro sincrético e místico, cujas histórias e belezas passam despercebidas pelos cariocas. Bala perdida, assassinatos, sequestro relâmpago, corrupção, tráfico de armas e guerra de facções são encadeados de forma única e mostram o pior e o melhor de uma cidade em que tudo acontece e não existem coincidências. Uma visão do Papa Leão XIII revelou uma verdade aterradora: a Igreja será controlada pelo Mal. Passado um século, Monsenhor Essheight lidera a instituição mais poderosa da Igreja e está disposto a tudo para concretizar a visão do Papa cuja instituição leva o nome. Do lado do Mal, Balrog – o demônio escolhido por Lúcifer – ajusta os últimos detalhes à tomada do poder, a ser sacramentada no Brasil, país com o maior número de cristãos no mundo, mais especificamente no Rio de Janeiro. Só não contava que seu plano perfeito forçaria a saída dos Nefilins – mistura de homens com anjos – e de Rafael do anonimato. Este último, um jovem sem pleno conhecimento do que Mehiel (seu irmão) é, assim como desconhece sua própria verdade. É alguém, enfim, que dorme em ignorância. Desperta-lo é o que tanto Essheight quanto o Mal querem evitar a todo custo.

site: http://www.selojovem.com.br/pd-62d94f-nefilins.html?ct=&p=1&s=1

Mutante X 18/03/2022

Salada religiosa
Uma antiga profecia envolvendo a batalha do céu contra o inferno começa a tomar forma quando um demônio arquiteta um plano para dominar a igreja com a ajuda de líderes dentro da própria instituição. Um grupo de quatro amigos que são muito mais do que homens comuns se envolve nessa guerra e precisa investigar as pistas para impedir que a profecia se realize.
A premissa é muito boa e prometia uma aventura intrigante, mas a realização não foi tão boa assim. Para começar, o título do livro não é explicado em nenhum momento, como se o leitor fosse obrigado a saber o significado (tive que olhar no Google). O enredo é intrincado e confuso, com as cenas trocando de espaço sem muita coerência, parecendo uma colcha de retalhos, com tecidos diferentes costurados para formar uma história só. No final, tudo acaba fazendo sentido, mas como a trama se arrasta demais em narrativas desnecessárias, acaba-se perdendo o fio condutor. Como nem o título é esclarecido, o leitor tem que deduzir muitas coisas que estão acontecendo - os dois primeiros capítulos, até agora não entendi como se encaixam na trama e, pelo que parece, estão ali apenas para apresentar os personagens.
Por fim, há uma salada religiosa que mistura a trama católica com divindades da umbanda, sendo que a figura do papa é apresentada de forma distorcida. Ele não diz o seu nome, mas as pistas do texto dão a clara noção de quem seja. A trama pega carona no sucesso de O Código Da Vinci para criar uma história parecida, mas a mistura religiosa (coisa que não existe no livro de Dan Brown) deixou a clara percepção de que o autor pretendia mesmo é atacar a Igreja Católica e suas lideranças.
Apesar disso, a história tem vários pontos positivos: é intrigante, nos faz querer saber quem, de fato, são os personagens e como a profecia se desenrolará, mas o livro termina deixando mais perguntas do que respostas. Há a continuação que, espero, resolva todas essas questões.

site: http://mutantexis.wordpress.com
Marlon.Marques 30/03/2022minha estante
Olá Mutante X,
Eu me chamo M. Marques, sou o autor de Nefilins.
É uma satisfação muito grande encontrar resenhas sobre meus livros.
Fico muito agradecido pelo tempo que dedicou a leitura e a elaboração do seu texto.
Sua análise é bastante interessante e válida. Vou considerá-la nas minhas próximas obras, sem dúvida.
No aguardo da resenha relativa ao segundo livro. Acredito que muitas das respostas que procura sobre o universo Nefilins estão lá!
Me mantenho a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos!
Forte abraço
M. Marques
Facebook: https://www.facebook.com/marlon.marques.750546
Twitter: https://twitter.com/MarlonTMarques
Instagram: https://www.instagram.com/marquestmarlon/

Evelin Janiny (@evelinjaniny) 06/06/2019

Por meio de uma visão do Papa Leão XIII uma verdade aterradora é revelada: a Igreja será controlada pelo Mal. Passado pouco mais de um século Monsenhor Essheight lidera a instituição mais poderosa da Igreja e está disposto a tudo para concretizar a visão do Papa cuja instituição leva o nome. Do lado do Mal, Balrog – o demônio escolhido por Lúcifer – ajusta os últimos detalhes à tomada do poder.
Mas haviam algumas pedras no meio do caminho chamadas: Nefilins. mistura de homens com anjos. Que vão sair do anonimato e atrapalhas os planos de Balrog.
O Rio de Janeiro é palco de uma disputa acirrada entre o bem e o Mal, nada é coincidência nesse cenário caótico, tudo está interligado. Cada acontecimento é complemento de uma grande trama.
Nefilins é um livro rico em detalhes e crenças, somos apresentados a várias religiões e passamos a conhecer um pouco sobre cada uma. A ambientação do livro também é muito detalhada, cada lugar do Rio de Janeiro que o autor descreve te faz imaginar a cidade com perfeição (gostaria de ter lido no Rio pq com certeza eu faria um tour pela cidade haha).
O livro é repleto de mistérios e conexões inteligentes, eu adoro um livro que consegue interligar os acontecimentos e as pessoas. Fantástico!
Nefilins também exalta a amizade e confiança, os protagonistas são amigos mais chegados que irmãos, eles estão dispostos a proteger ou se precisar dar a vida um pelo outro.
Esse livro é uma verdadeira disputa, uma corrida contra o tempo, cheio de descobertas fundamentais para vencer e também autoconhecimento, ao longo do livro vários personagens vão se descobrindo e alguns são surpreendentes.
Um dos grandes mistérios do livro é a identidade do Rafael e a capacidade dele, pois tanto o Balrog quanto o Monsenhor não querem que ele "acorde" pois o rapaz não tem conhecimento da própria natureza.

site: https://www.instagram.com/oslivrosdaeve/

Xande 06/03/2021

Uma trama fantástica bem construída no Rio de Janeiro
Gostei bastante do livro! Uma ficção fantástica muito bem desenrolada na minha cidade maravilhosa. Um ponto intetessante do livro é o passeio que damos pela cidade, con as descrições das passagens pelos diversos bairros.
Tem um acontecimento no livro que nos traz a mesma sensação quando ocorre aqui no Rio. Mas isso você terá que ler pra saber e entender...
Marlon.Marques 07/03/2021minha estante
Muito obrigado por sua resenha, Xande! Satisfação saber que a aceitação tem sido positiva junto aos cariocas. Esse Rio de Janeiro e Maravilhoso e merece ser cantado em prosa e verso!

Xande 07/03/2021minha estante
Sim, sim... e foi super interessante conseguir passear nessa Cidade Linda, com muitos problemas, mas ainda linda! Obrigado por decidir usar essa cidade encantadora pra essa ficção tão bem bolada!

Thaisa 17/05/2019

Por Thaisa Lima no blog Minha Contracapa
Você gosta de livros de fantasia com temática angelical? Se você gosta, te convido a conhecer Nefilins do M. Marques.

Em Nefilins temos a cidade do Rio de Janeiro como cenário. A criminalidade, o tráfico de drogas e de armas, assassinatos, e acordos escusos, caminham lado a lado com uma cidade rica em belezas naturais. É exatamente esse ambiente, com os dois lados da moeda (o belo e o feio), que o autor insere o leitor com sua narrativa rica e detalhada. Ele brinca com o leitor, despertando em nós o sentimento de medo (o submundo do crime) e o desejo de passear pelas belas ruas da cidade. Me senti caminhando por cada canto do Rio, junto aos personagens.

É difícil contar nessa resenha partes da história, pois a menor informação que eu der, será um grande spoiler, tirando do leitor o fator surpresa. Acredite, vocês encontrarão muitas surpresas… Mas, posso dizer que dentro das 332 páginas, vivenciamos a luta entre o bem e o mal de uma forma nada convencional, que acaba chocando um pouco o leitor. Aquilo que esperamos lutar pelo lado do bem, nem sempre é o que toma essa decisão…

De um lado nós temos demônios e um grupinho seleto da igreja, lutando para se fazer cumprir uma visão do Papa Leão XIII, que presenciou um bate papo de Jesus com Lúcifer, onde o mesmo afirmou que a igreja seria dominada pelo mal.

Do outro, 4 jovens que precisam esconder quem realmente são, – ou serão caçados até a morte – que lutam com todas as forças para evitar que o mal domine a humanidade e os mate no meio do caminho. Não, não é aquela historinha onde os renegados da sociedade são os verdadeiros mocinhos… é bem mais que isso, e é justamente isso que deixa a história tão interessante!

Bom, a narrativa em terceira pessoa é intercalada entre a visão de 3 dos nossos protagonistas e isso nos aproxima ainda mais da história. Confesso que as subtramas que se apresentam no início do livro, e a forma na qual o autor escolheu para narrar, me deixaram confusa, dando uma impressão de que a trama central não caminhava. Na verdade, ela estava caminhando e eu quem não notei isso de imediato. Minha leitura inicial foi bem lenta, mas depois que entendi o que estava acontecendo, a coisa deslanchou e fluiu melhor.

Um ponto que me incomodou um pouco na história foi o fato do autor nos apresentar fatos, nomenclaturas e algumas coisas sem uma explicação prévia, me deixando com a impressão de que estava lendo um segundo livro e que havia perdido algo. Milhões de perguntas rondaram minha cabeça e algumas ficaram sem respostas. Conversando com o autor sobre essas pontas soltas, o mesmo me informou que isso foi proposital, pois as respostas virão no segundo livro. E por falar em segundo livro…

O final de Nefilins é totalmente desesperador. Eu fiquei chocada com o desfecho e muito desesperada pela continuação. Junte o desespero de achar que “tudo que fizeram foi em vão” com “mas o que vai acontecer agora?” , e com várias perguntas sem resposta, que você vai se deparar com uma leitora curiosa arrancando os cabelos e querendo matar o autor!

Em resumo: com um início que me deixou bastante confusa, porém instigada, Nefilins me conquistou no momento em que me situei e me acostumei com o universo criado por M. Marques. O livro é cheio de ação, nos deixa com milhões de perguntas (algumas sem respostas, propositalmente) e desesperados com o final de tirar o fôlego!

Livro mais do que recomendado para o público jovem adulto que gosta de fantasia sobrenatural com uma pitada de suspense!

site: http://minhacontracapa.com.br/2019/05/resenha-nefilins-de-m-marques/

Marlon.Marques 22/08/2020minha estante
Muito obrigado pela resenha, Lune! Uma alegria imensa quando leitores se dispõem a falar sobre o livro.
Aproveito para dizer que acabei de escrever a continuação de Nefilins.
Agora é dar os últimos retoques no texto, fechar parceria de sucesso com a editora e publicar.
Forte abraço e tenha um excelente fim de semana.
M. Marques

Facebook: https://www.facebook.com/marlon.marques.750546
Twitter: https://twitter.com/MarlonTMarques
Instagram: https://www.instagram.com/marquestmarlon/

oliria.mendesgimenes 27/09/2021

Universo Nefilins
O livro abre a série Nefilins que, atualmente tem o 2º livro lançado em agosto. Neste post, conto um pouco dele, para correr para a leitura do segundo. Tenho várias anotações e muito a dizer sobre o livro, mas o espaço não permite tanto. Deixarei a sinopse nos comentários.
O personagem principal é o Rio de Janeiro. Sem dúvida, conheci vários pontos turísticos lendo a narrativa e já sei em que parte da cidade devo estar atenta a assaltos, pois até isso o autor foi cuidadoso. Ele é carioca da gema.
A história nos conta sobre 4 jovens: Mehiel, Nith, Uriel e Rafael. Entre a luta do bem contra o mal, eles se juntam para impedir ações que podem destruir a humanidade e o mundo. Estou falando de demônios que cercam a Terra e vieram requerer sua parte de um acordo firmado há 130 anos pelo Papa Leão XIII.
“As peças do tabuleiro estão finalmente posicionadas de forma que permitem cumprir o que foi ordenado por meu Mestre há pouco mais de uma centena de anos quando o acordo entre o Bem e o Mal foi sacramentado: cabe a mim, Balrog, assegurar o transporte e realizar o dano colateral no processo. [...] Mesmo o conluio de humanos que se dizem do lado do Bem e que, por tanto tempo, debateram sobre o verdadeiro motivo pelo qual o Filho do Criador aceitou o acordo, enfim, chegou a um entendimento final, baseado na interpretação da instituição mais influente do mundo católico de hoje. “
Uma história empolgante! O autor lidou muito bem com elementos envolvendo crenças, misticismo, demônios, raça, igreja, forças da natureza, mas para mim, o amor e a amizade se sobressaem, pois, a mensagem é de libertação e como os jovens, persistentes e crentes de sua missão, sempre juntos, colocam suas vidas em jogo ao lutarem a favor do Bem.
A união dos jovens é bem marcante no livro. Eles cresceram juntos e ajudam uns aos outros em suas dificuldades, mas cada qual com sua personalidade definida. Um deles, Rafael, ainda não se conscientizou de sua missão junto ao grupo, mas é relacionado a “dano colateral” pelas forças malignas, os demônios.
Diante as inquietações, me resta continuar a leitura da série para saber o que acontecerá.

site: https://www.instagram.com/p/CSpkyztNqrp/?