O cortiço

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Ju Arantes 15/08/2021

Boa recapitulação
Os quadrinhos são muito bem produzidos, é uma leitura mais fácil do que a do livro, porém é um resumo bem resumido mesmo.

Há algumas partes importantes que deixaram de lado, algumas características da obra e fazem falta para uma maior compreensão da intenção da obra, como, por exemplo, a descrição principal do naturalismo (zoomorfização) ou a primeira grande confusão dentro da estalagem. Percebi que o grande enfoque do livro foi a figura de João Romão.

Adendo que gostei da breve bibliografia do autor, da apresentação do movimento e um pouco da história do livro em si.

Indico muito como recapitulação ou para melhor visualização dos cenários, mas se procura na HQ uma boa adaptação da obra...bem, talvez não seja isso q irá encontrar.

Fabianne 20/07/2023

Recordar é viver...kkkk tão 5ª série
Li esse livro na quinta série e tinha achado horrível. Não tinha maturidade literária para tal. Antes tivesse tido acesso a ela por um HQ e nesse momento lido a obra original.

A obra original, escrita por Aluísio de Azevedo, foi lançada em 1890 recebendo críticas positivas e negativas colocando a obra como exagerada e comercial. Se recebeu críticas negativas, por que esse livro se tornou um clássico odiado pelas crianças da quinta série?
Por que foi ousado, abordando temas que outros escritores evitavam, como por exemplo: pobreza, corrupção, injustiça e traição fazendo desta, a principal obra do naturalismo brasileiros.

O personagem principal desse romance parece ser o próprio cortiço. E então temos o João Romão. Que faz de tudo um pouco para ficar rico, explora os empregados, furta, e usa da ingenuidade de sua amante, Bertoleza, para trabalhar de segunda a segunda, sem descanso. Uma outra figura importante nessa trama é Miranda, que tem uma melhor condição financeira, fazendo com que João Romão trabalhe desesperadamente para enriquecer mais que seu oponente. Esse relacionamento só muda quando ele recebe o título de barão, sentindo se superior socialmente, tendo a impressão que venceu a guerra.
Essa obra traz muitos personagem e historias riquíssimas que se desenvolvem no cotidiano do cortiço. A apesar de ter sido escrita a mais de 100 anos, é uma história atual e analítica.

O quadrinho está extraordinário assim como o livro. E se você leu na quinta série e não gostou faça como eu. Vai de HQ, e mude sua opinião.

Mari.Vasconcelos 05/03/2023

Trivial
Como já era esperado de uma edição assim se trata apenas do resumo da obra.
Da saga, livros que fui obrigada a ler na escola: vou ler uma edição integral e ver quais os sentimentos me causam.

Iza Santos 08/08/2023

Uma versão interessante dos clássicos para que a nova geração conheça.
Gostei muito mesmo achando bemmm resumido.

Alex Santos 13/03/2022

Um clássico retratado com louvor para os quadrinhos.
Apesar de não conhecer a obra original, acredito que este quadrinho conseguiu retratar as intenções do autor Aluísio Azevedo ao escrevê-la.

Vê-se, aqui, inúmeros personagens cujas histórias se entrelaçam a partir do convívio num mesmo espaço e que representam a diversidade do povo brasileiro no final do sexo XIX.

O enredo inicia e se encerra com dois dos personagens centrais, que se unem por algo que parecia ser "objetivo comum", ao tempo que isso vai sendo revelado ao leitor quem é quem nesta história.

Como se trata de um quadrinho, não há tempo necessário para detalhar o que, acredito, deve estar bem descrito no livro. Todavia, o quadrinho supriu a minha expectativa.

Outro ponto que gostei na edição é a descrição da biografia resumida do autor e do contexto do Brasil e da literatura à época na qual o romance foi escrito.

Um clássico retratado com louvor para os quadrinhos.

Janaina.Vidal 12/06/2021

Incrível
Adorando ler obras da literatura em quadrinhos... Eu amei demais esse e mais uma vez, estou louca para ler o livro em si!
Uma leitura super Fluída, pelo menos foi o que achei do Quadrinho... Existe muitos personagens e claro foi bem superficial... Mas mesmo assim, conseguir me conectar com os muitos personagens do cortiço e gente, incrível. Amei demais da conta a personalidade real de cada um que foi mostrada aqui.... Sem palavras.

Fernanda1605 06/02/2022

Releitura
Releitura para reativar minhas memórias de rancor e ódio do protagonista João Romão, um dos personagens com mais falha de moral de toda a história da literatura brasileira! O roteiro adaptado tem alguns furos, senti falta do desenvolvimento da personagem Pombinha, que é bem mais marcante no texto original!

Anca 02/09/2023

Me deixou com gostinho de quero mais!
Eu gostei bastante do pouquinho do livro que essa hq mostrou. Com certeza eu irei comprar o livro para conhecer mais profundamente a historia!

@jaliagoraesuavez 28/10/2020

Bem supercicial
As ilustrações estão bem legais e a leitura é muito rápida e fácil, mas absurdamente superficial.
É como se tivéssemos lendo um resumo do livro, sabe?
Acho que é ideal para jovens começarem a se interessar pelos nossos livros clássicos.
A linguagem é simples, as partes “mais pesadas” do livro foram retiradas e com essa HQ você consegue ter uma noção da história.
Mas não chega aos pés do livro original, com seus detalhes, descrições e sentimentos.
Como super fã, valeu para revisitar a história e para guardar como colecionadora.

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Rebeca 30/04/2022

Artístico
Os desenhos são tão bem produzido, e deixam tudo mais interessante e algumas partes (as poucas dos livro que não são desoladoras) até engraçadas.

A adaptação do texto original é muito boa.

Amei a contextualização da obra no final, contando um breve resumo sobre o livro e fazendo eu conseguir me localizar no livro.

Vale a pena ler, mas recomendo ler junto com a obra original

ana 11/08/2021

sobre a hq
eu gostei mt das ilustrações e tudo. Odiei as pessoas do livro mas acho q essa é a graça, todo mundo lá só faz merda.

NatAlia.Sousa 03/11/2022

Um romance que denuncia as mazelas sociais enfrentadas pelos moradores de um cortiço no Rio de Janeiro. Ninguém escapa à análise impiedosa do narrador. Não é sem razão que esse romance ocupa um lugar de destaque entre os clássicos da literatura brasileira: ele convida o leitor a analisar por meio da observação crítica do cotidiano das personagens a animalização do ser humano.

pcybridgerton 17/07/2020

HQ de clássico!
Essa HQ é de fato um achado, principalmente por ter pego a mesma por um precinho bacana. Conta sobre a história clássica de O Cortiço de uma forma mais leve e rápida de ler. Traços bonitos e bem feitos. Recomendo!

freitaskoober 28/02/2022

Romance que denuncia
É incrível quanta ação tem nesse romance. Acompanhar cada personagem e ver sua transformação ao longo das situações vividas traz uma ideia bem clara do que foi o naturalismo ( o homem é observado por suas atitudes, e o que as rege é o instinto. O ser humano, portanto, age de forma semelhante aos animais, ignorando a racionalidade ). Não li a obra completa mas esta é uma edição linda, inclusive ao final colocaram explicações preciosas sobre o autor, o contexto e o significado do naturalismo.

Daniele Freitas Pacheco 07/04/2021

Acho que essa adaptação deixa um pouco a desejar, muitas histórias relevantes do enredo original não são contempladas nessa HQ.

1 | 2 | 3 | 4