Reticências

Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

luliiiii 03/03/2024

Realmente, eh um livro... clichêzinho de sempre e sem sal nenhum mas sei la, nao chega a ser ruim (?), so nao consegue ser bom

el0is4 01/03/2024

...
Uma comédia romântica curtinha, só pra aquecer o coração e se sentir representado nas questões dos personagens.

Anabba 28/02/2024

PERFEITO DEMAIS
Demorei uns 5 dias pra terminar
todo mundo deveria ler o romance deles é mt fofo quero ler dnv ???

vantteh 28/02/2024

é esse livro é gostoso como um bolo de leite da vovó
Boa noite! Sou a Vantteh, tenho 16 anos momentâneos e em contagem semanal de virar 17 e vim dar minha opinião sobre o livro "Reticências" da escritora Solaine Chioro...
É um livro de leitura rápida, mas me encantei pelo nome e fui atrás da versão física sem procurar avaliações alguma (e sem saber da existência desse app) e ainda preferi não ler as 31 páginas disponibilizadas gratuitamente (sim, isso ganhou meu coração mesmo que eu não tenha lido, porque podemos ter uma prévia do que estar por vir) porquê eu queria ler e descobrir tudo só e isso me resultou em um livro que se lê em um dia eu demorei uma semana para finalizá-lo. Escrita suave e gostosa, como um bolo de leite que a sua vovó fez e você come ele enquanto senta naquele sofá macio que só a casa dela tem, enquanto a mesma assiste um programa de fofocas que passa em algum canal levemente flopado e que você sorri lendo quase se engasgando com aquele bolo cremoso.
É, este livro é um verdadeiro bolo cremoso da vovó, na primeira mordida você ama e sente aquela maciez e quer mais um pedaço, após alguns minutos com sua vó distraída você abocanha mais um pedaço e no fim lá se foi cinco pedaços de uma vez e você consegue comer mais! Um livro com detalhes em especializações em cotidiano te faz imaginar bem e tem toque de realismo, é meu primeiro "enemie to lovers" e acho que me introduzi bem, a representatividade preta colocada em pauta (Obrigada titia Solaine pelas especificações de cheiros, eu senti todos enquanto lia) e de um final levemente ansioso para saber o desfecho, poderia fechar com o total de cinco estrelas, mas estou dando 4,5 porque não sabia que tinha a capa versão 2019 e eu amei ela e gostaria desta versão também e não tive em mãos e também a página final me deixou com um gosto de "vovó, quero mais bolo!" e ela responder: "mas você já comeu quase tudo!?" e você sorrir sonhando com ele dormindo naquele sofá extremamente confortável, enfim, minha primeira leitura de 2024 e eu definitivamente amei!

luciopm 18/02/2024

Uma história para ser revisitada inúmeras vezes
Que delícia de comédia romântica! A ambientação, narração e os diálogos deixaram tudo muito real. Sinceramente, dá até vontade de ler mais uma vez, de tão boa que é a narrativa e personagens.

Adorei ler, no final, as referências da aurora e fazem muito sentido. Espero ler mais histórias da Solaine em breve!

Laura 08/02/2024

...
Esse livro é uma graça, conta sobre a relação de Joana e Davi, que se conheceram pela internet e se tornaram "mais que amigos" virtuais, eles viviam se falando e estavam sempre lá para apoiar um ao outro. Porém, nunca haviam se visto pessoalmente.
A história se complica quando Davi começa a trabalhar no mesmo lugar que Joana, sem saber quem eram um o outro, criaram uma certa inimizade e passaram a ser rivais no trabalho. (Enemies to lovers?)
Uma comédia romântica muito fofa que, em poucas páginas, nos fazem apegar aos personagens e ao roteiro, além de levantar pautas importantes.

Thayanne24 07/02/2024

Amei demais!!!
Retratando a história de Joana e Davi, o livro reticências mostra as nuances das relações interpessoais e a complexidade das relações humanas. Durante a leitura, é possível mergulhar nas emoções e dilemas dos personagens, proporcionando uma identificação com os mesmos.

A gordofobia e o racismo deixam marcas doloridas naqueles que sentem na pele diariamente o peso do preconceito. Para Davi e Joana, apensar das inseguranças e dores do passado, tiveram um final feliz.

O amor preto cura (e salva) ??

Amei amei ameeeeei!!!!

Maria18357 07/02/2024

Reticências
Que livro lindooooo, muito fofo. Uma mistura de romance com pautas raciais. Leitura leve, gostosa e descontraída. É um dos melhores que já li. Tô apaixonada ????

YasCiri 06/02/2024

Romance fofinho
Se você está procurando um romance fofinho, com troca de mensagens e um final feliz (claro), certamente "Reticências" é o livro perfeito. Pois os personagens são cativantes, e além disso eles são gente como a gente, que passam por problemas e precisam lidar com problemas assim como todos nós.

rocha..lara 19/01/2024

"...Davi tinha sido a causa e a solução dos seus problemas"
Foi um livro bom! Não posso negar.

Davi e Joana se conheceram pela internet, desde então não param de trocar mensagens, não tem um dia sequer que eles não falam um com o outro, eles tem uma conexão inexplicável, mas eles não se conhecem de verdade, tudo o que sabem do outro são poucas características, mas um dia tudo se revela de uma forma inesperada para eles.

Eu não tava botando nenhuma fé nesse livro, mas não foi tão ruim quanto eu tava esperando.
Ele é um romance que aquece bastante o coração, mas tenho algumas críticas.
Achei o livro um pouco sem plot, não sei explicar e não sei se alguém vai concordar comigo mas eu tava esperando algo a mais, o plot q teve não foi ruim, mas poderia ter sido melhor.
E achei o livro muito rápido, não sei se isso poderia ser uma crítica mas provavelmente se ele fosse maior eu não leria então acho que tá bom assim.
Outra coisa, acho que isso é problema meu com o personagem, mas eu não gostei muito da Joana, achei ela bem chatinha, e na parte em que ela vê o Davi pela primeira vez, meu Deus, eu achei nada haver o que ela fez, eu hein.
Outra coisa é que eu achei que a autora não explicou muito bem em relação a amiga de Joana, a Manuela, eu só fui descobrir que ela é cadeirante do meio do livro. (Não sei se fui eu que sou lerda mas é isso?????)
Mas em geral é um livro bom sabe, não é ruim não.
E ele é muito representativo em relação ao racismo e a gord0fobi@, nessa parte eu gostei bastante.
Em contar que no final tem playlists de músicas citadas no livro e uma entrevista entre a editora, Alt e a escritora, Solaine.

Ester479 16/01/2024

Muito bom!
Só não dei 5 estrelas e favoritei esse livro, pelo fato da gente não ver o casal junto, de fato.
Impressionada com a habilidade da autora de escrever uma comédia romântica em menos de 160 páginas, e conseguir ter tantas cenas, e uma construção tão boa dos personagens e dos relacionamentos. Ela conseguiu abordar tantos assuntos. Fez até o livro parecer maior!
A autora tem uma escrita muito gostosa e fluída. Até bati meu tempo por página, não demorava 45 segundos por página (claro que não estou contando as páginas que só tem mensagens).
Joana e Dani são maravilhosos. Joana com uma personalidade forte e engraçada, e Davi sendo um amor de pessoa, e aprendendo a se impor.
Adorei o fato dos dois protagonistas serem gordos. Vejo mais livros de personagens femininas gordas, homens não vejo tanto. Inclusive, a autora abordou de uma forma perfeita. Em vários livros eu tenho uma sensação de estranhamento quando o parceiro não-gordo descreve o gordo. É quase como se fosse um fetiche, não sei explicar. Só sei que entre os dois, foi muito natural.
Amei muito! A edição física é maravilhosa também. A capa, a textura da folha, a diagramação... Tudo!
Minha única reclamação é realmente não ver eles como um casal. Eles só ficam juntos na última página.
Tefhyy 17/01/2024minha estante
Deu vontade de ler ?

Ester479 17/01/2024minha estante
Muito gostoso amg ??

Mel 06/01/2024

Gostei da representatividade do livro e como é feito naturalmente. Achei um livro bom pra passar a tarde. O que me fez não dar 5 estrelas foi o fato da protagonista não me cativar muito.

May 05/01/2024

Representatividade nacional e clichê
Eu gostei muito desse livro! Tem muita representatividade, e traz algumas problemáticas como racismo e capacitismo de uma forma sutil, mas impactante. Além de ser muito interessante a dinâmica entre os protagonistas. Temos o livro sendo narrado pelos dois protagonistas, um slowburn, com um enimies to love, porém eles já se conhecem pela internet sem saber, ou seja um super clichê!. Gosto como apesar de poucas páginas conseguimos captar a personalidade dos personagens, que é bem diferente uma da outra, e o livro te prende muito li tudo em 2 dias! Minha única crítica é fato dele ser curto eu queria ler muito mais páginas dele, acho que ele foi rápido até demais. Mas ele é incrível e nacional,o que é incrível. Recomendo muito!!

Bea 05/01/2024

Você lê que nem vê
Leitura gostosinha, mas deixa todo o desenrolar para as últimas páginas, o que me deixou agoniada.