Reticências

Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

Roh Matos @somaisumparagrafo 24/10/2021

@somaisumparagrafo
Davi e Joana são amigos virtuais. Desde que tiveram que trabalhar em uma Campanha do Dia da Consciência Negra eles não mais se desgrudaram. Ela é a @vidaspretas e ele o @caradaprefeitura. Eles não sabem quais são suas aparências e nem seus verdadeiros nomes. A conexão é intimista, a paixão está florescendo, mas ambos permanecem no anonimato. Entretanto, eles podem estar mais próximos do que imaginam.

???

Davi e Joana são personagens negros e gordos, cada qual lutando suas batalhas internas, mas que encontraram nesse contato virtual um bonito e divertido companheirismo. Eles se tornaram amigos e confidentes, a presença diária tornou esse carinho especial em seus corações. Enquanto Joana é expansiva e proativa, Davi tem pouca desenvoltura social e não é uma pessoa de muitos amigos. Com personalidades distintas, eles se complementam e despertam o melhor um no outro.

Com uma narrativa simples e leve, a autora apresenta uma comédia romântica cheia de representatividade. Temos personagens LGBTQIA+, paraplégicos, negros e gordos, além disso, a trama fala sobre racismo, ansiedade e a importância da terapia para cuidar da saúde mental e emocional. O livro é curtinho (176 págs.), li em um único dia e é do tipo de leitura para espairecer a mente. Gostaria de um maior aprofundamento dos personagens, das temáticas e do romance, mas no geral serviu ao propósito. Se você está precisando de uma experiência como essa, esse livro é para você.

?A vida é o que a gente faz dela, o que pode ser um milhão de coisas diferentes. Se você tira todas as pequenas jornadas que te levam até o destino final, você tá tirando todo o motivo daquela trajetória existir pra começo de conversa. São os desvios no caminho que fazem você ser quem é. E tudo isso é a vida .?

Lauraa Machado 21/10/2021

Simplesmente perfeito!
Eu não tenho nem palavras para descrever o quanto eu amei esse livro! Já estava na minha lista antes de sair pela Editora Alt, então nem hesitei em comprar de novo quando eles lançaram. Ainda que esperasse gostar, não esperava que seria uma das minhas melhores leituras desse ano!

Tem muita coisa que eu amei aqui, mas a minha favorita de longe foi a naturalidade da história. Eu costumo adivinhar muita coisa que acontece nos livros que leio, até das menores coisas, porque leio bastante e sou do tipo de pessoa que presta atenção aos detalhes. Livros costumam seguir uma certa fórmula, o que não é exatamente um problema, mas acaba deixando certas cenas e atitudes previsíveis. Nesse livro, Reticências, eu não consegui prever nada! Nem atitudes pequenas, nem pensamentos dos personagens, nem falas, nem nada! Tudo foi tão natural, que me deu a sensação de ter acontecido de verdade, não de ser algo criado e escrito por uma pessoa! Sim, é um romance, então dá para prever um final feliz, mas só isso! Foi incrível ir descobrindo o enredo aos poucos.

Eu amo histórias de 'catfish', de pessoas que se conhecem pela internet primeiro, mas nunca tinha lido antes uma em que elas também se conheciam pessoalmente (e se odiavam), só não sabiam! Eu realmente adorei o jeito que a autora conduziu a história, não só por não conseguir prever o que aconteceria exatamente, mas porque o livro tem o tamanho exato que precisava ter. Ela não enrola em cenas inúteis, não prolonga a narrativa só para ficar maior e nem corre em partes importantes. Além disso, acho que o desenvolvimento da relação dos personagens foi na medida!

E o que dizer dos personagens? Joana é maravilhosa e é impossível não gostar do Davi! Melhor ainda, só o jeito que eles se odiavam, mas também se entendiam! A química entre os dois foi incrível, e eu leria mais uns dez livros sobre eles se pudesse! A narrativa para cada um foi ótima e a prosa da autora é tão gostosa de ler! Também gostei muito, muito mesmo, de como a autora conseguiu introduzir questões atuais e importantes com naturalidade e responsabilidade!

Vamos admitir aqui que não teve um único detalhe do qual não gostei, que não tenho crítica nenhuma a fazer e vou ler absolutamente tudo que a autora lançar daqui para a frente? O que mais eu posso dizer? Recomendo demais e vou dar de presente para meus amigos sempre que puder!

Gramatura Alta 21/10/2021

Davi é o novo contratado de uma agência de publicidade. Ele tem grandes expectativas com o novo emprego, por isso precisa ter cuidado com sua supervisora, Ana Clara, uma jovem que não tem qualquer pudor em passar por cima dos outros para se dar bem. Felizmente, Davi tem o apoio de Manuela, uma colega que vira sua melhor amiga na agência. E também tem Joana, uma outra colega, mas que acaba por criar uma antipatia por Davi, devido a alguns mal entendidos que ele não conseguiu evitar, que aconteceram por culpa de Ana Clara, e que prejudicaram Joana.

@vidaspretas é uma ilustradora talentosa que entrou em contato com @caradaprefeitura para uma campanha de Dia da Consciência Negra. Eles nunca se viram pessoalmente e nem sabem seus nomes verdadeiros. Após a campanha terminar, eles criaram uma sintonia que os faz conversar durante horas, madrugadas inteiras. Eles assistem filmes online, desabafam sobre o dia a dia, discutem questões existenciais. Eles querem se conhecer, mas têm medo que a realidade estrague o que eles têm no momento.

Por mais que Davi tente se redimir com Joana, sempre acontece algo que piora a situação. Nem Manuela consegue ajudar os dois a se entenderem. Após o dia de trabalho, tanto Davi quanto Joana, só conseguem relaxar quando entram online e assumem seus pseudônimos. Davi é @caradaprefeitura e Joana é @vidaspretas. Sem saberem, os dois estão muito mais próximos do que pensam. E a descoberta sobre quem são, é inevitável.

RETICÊNCIAS é uma novela extremamente fofa. Ela tem os clichês comuns em romances do gênero, mas todos muito bem aproveitados e colocados de uma forma tão singela e discreta, que não incomodam e ainda passam aquela sensação que faz o coração bater mais rápido, formar aquele sorriso de satisfação.

Davi e Joana possuem consciência dos preconceitos que sofrem. Ambos negros, com o peso um pouco acima do padrão estabelecido pela sociedade, cada um deles enfrenta da sua forma as barreiras que precisam passar. Davi é mais conformado. Não quer dizer que ele aceite determinadas situações, mas ele consegue lidar com elas de forma mais racional, sem deixar a raiva tomar conta de suas atitudes.

O mesmo não ocorre com Joana. Ela precisa expor seus pensamentos, sua posição, ela precisa falar o que pensa e enfrentar. Joana não consegue deixar passar, mesmo que isso signifique se prejudicar de alguma forma. Não há como dizer quem está certo na forma como age, se Davi ou Joana. Eu penso que ambos estão certos e dentro de seus direitos. Eles enfrentam situações que há muito não deveriam existir na sociedade.

São raras as empresas que possuem um ambiente seguro para pessoas que enfrentam alguma situação de preconceito ou exclusão. Essas pessoas precisam trabalhar, todos os dias, tendo que fazer suas tarefas e lidar com colegas e chefes muitas vezes ofensivos, abusivos, racistas, homofóbicos, gordofóbicos, machistas, entre outros adjetivos. Mesmo que amem o que fazem, essas pessoas recebem uma carga de estresse que extermina qualquer boa sensação de realização ou conquista.

RETICÊNCIAS reproduz, levemente, algumas dessas situações e alguns dos sentimentos que Davi e Joana devem compartilhar com milhões de outras pessoas que passam pelo mesmo. É importante discutir essas questões, é importante pensar em como Davi e Joana reagem e pesar como fazer o mesmo na vida real. Penso que o importante é não se calar, não deixar passar, porque senão, o que acontece continua a ser normal, continua a ser aceitável. É essa a mensagem final do livro, na atitude que Joana tem e que Davi apoia. E é muito importante deixar essa mensagem tão clara como a história deixa.

Leia RETICÊNCIAS e compartilhe com seus amigos, com sua família, com quem você ama. Ainda mais se você passa por situações parecidas. Tenho certeza de que alguém irá agradecer.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/10/21/reticencias/

georeads 17/10/2021

novo livro conforto
sabe aquela história de você terminar super rápido? é reticências. toda a narrativa é incrível e você se sente realmente dentro da história.
apaixonada por davi e joana completamente, eu amei a joana e me senti 300% representada nela.

fenakazoni 09/10/2021

Sinto que teria aproveitado mil vezes mais a leitura se não estivesse numa recém ressaca e com o barulho de música ao vivo na churrasqueira do meu condomínio.
Apesar de todos os obstáculos pra ler, reconheço que é um livro muito bom com um leve toque de enemies to lovers e personagens reais.
Além de ser um romance leve, a autora consegue equilibrar com assuntos importantes e sérios como o racismo que os protagonistas enfrentam e a ansiedade que o Davi sofre em alguns momentos da história.
É um livro bem curtinho mas engraçado, cheio de representatividade e com mensagens lindas presentes nos conselhos do Davi.

Um detalhe é que eu comprei o livro físico que vinha com um brinde que é uma fitinha de segurar o celular e é a melhor coisa que já tive.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 07/10/2021

MAIS RESENHAS EM @entrelinhaslivros
Esse livro é uma leitura muito curtinha, leve e fofa! Possui o clichê de pessoas que se conhecem apenas por mensagem, mas achei legal que a autora inseriu personagens com representatividade preta, gorda e LGBTQIA+. Solaine também trouxe alguns assuntos relevantes sobre preconceito mostrando como algumas frases prontas que ouvimos todos os dias podem atingir as pessoas que já cansaram de tantos preconceitos.

Falando dos personagens eles são muito simpáticos, eu confesso que gostei mais do Davi achei ele muito leve e divertido. Os personagens secundários também são muito divertidos e acabam tornando a trama mais fofa. Apenas achei que a autora poderia ter desenvolvido mais os personagens e mais especificamente o casal, mas para isso teria que ser um livro maior.

Uma leitura leve, fluída, curtinha que consegue passar a sua mensagem e aquecer o nosso coração. É uma ótima leitura para intercalar com outras leituras mais densas ou para sair de ressacas literárias.

site: https://www.instagram.com/entrelinhaslivros/

voandocomlivros 07/10/2021

Fofo e divertido
Extremamente fofo! Essas são as palavras que, para mim, definem "Reticências", esse livro que me deixou com sorriso bobo no rosto durante e após a leitura.

"A VIDA É O QUE A GENTE FAZ DELA, O QUE PODE SER UM MILHÃO DE COISAS DIFERENTES. SE VOCÊ TIRA TODAS AS PEQUENAS JORNADAS QUE TE LEVAM ATÉ O DESTINO FINAL, VOCÊ TÁ TIRANDO TODO O MOTIVO DAQUELA TRAJETÓRIA EXISTIR PRA COMEÇO DE CONVERSA. SÃO OS DESVIOS NO CAMINHO QUE FAZEM VOCÊ SER QUEM É. E TUDO ISSO É A VIDA."

Davi, @caradaprefeitura, e Joana, @vidaspretas, se conheceram on-line por causa de um trabalho para uma campanha de Dia da Consciência Negra. Depois disso, @caradaprefeitura e @vidaspretas passaram a conversar por mensagem todos os dias. O anonimato virtual possibilitou uma conexão sincera e espontânea entre os dois. Eles passavam as madrugadas conversando sobre o dia a dia, assistiam e discutiam filmes juntos, se aconselhavam e se incentivavam. Mas existia uma problema, eles não sabiam a verdadeira identidade um do outro. O medo e a vontade de se conhecerem brigavam na balança, mas o que eles não sabiam, é que o destino já tinha se encarregado de tudo. Será que o Davi e a Joana reais vão se dar tão bem quanto @caradaprefeitura e @vidaspretas?

"AS RETICÊNCIAS TINHAM CONQUISTADO UM PODER IMENSO EM SUA VIDA. ERAM AQUELES PONTOS, PISCANDO E PISCANDO E PISCANDO DURANTE LONGAS CONVERSAS, QUE O FAZIAM SORRIR ENQUANTO ESPERAVA POR NOVAS MENSAGENS. TINHAM CONTATO DIRETO COM SUA ANSIEDADE E LHE CAUSAVAM REAÇÕES FÍSICAS, DO CALOR NA NUCA AO FRIO DA ESPINHA."

Pensa em uma história divertida e gostosa de ler! Nuss... além de tudo, eu também amei as personagens secundárias, principalmente a Manu, que tem uma história linda.

Fiquei encantada com a leveza que autora tratou a representativade nesse livro. Você vai encontrar personagens negras, personagem gorda, personagem em cadeira de rodas, personagens gays... e tudo com muito amor. Nada superficial nem forçado, é, apenas, como deveria ser. Obrigada por isso, Solaine.

Se você quer um livro para passar uma tarde agradável aquecendo o coração, recomendo muito esse clichê divertido para você se apaixonar.

Ahh... o livro também acompanha playlists incríveis e uma lista de filmes que, agora, preciso assistir, com exceção daquele do Homem Aranha.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/retic%C3%AAncias-resenha

Ana Lara 03/10/2021

Falando sobre preconceito sem vitimismo
RETICÊNCIAS
Autora: Solaine Chioro
Editora: Alt
5?

Davi e Joana se conheceram on-line e tiveram uma afinidade imediata que logo se transformou numa apaixonito virtual.
O anonimato da internet fez com que @vidaspretas e @caradaprefeitura conversassem sobre tudo, se abrissem um com o outro e fossem eles mesmos.
Mas o que David e Joana nem desconfiam é que estão muito mais perto um do outro do que imaginam e se detestam no mundo real?

? Esse livro deveria virar um filme de comédia romântica daqueles que ficam na vida da gente para sempre.

? Seria sucesso na Netflix, permaneceria em alta por meses e depois passaria uma vez por mês na Sessão da Tarde.

? Como não amar Davi e Joana? Como casal ou como pessoas eles são dois jovens muito, muito maneiros: ralam, são conscientes de suas causas, sofrem preconceito por serem pretos e gordos mas isso não os torna vítimas ou revoltados.

? Os dois tem seus bloqueios, medos e inseguranças mas descobrem que em um relacionamento on-line tudo pode ser dito, desabafado e compartilhado.

? O livro é franco, curtinho entretém a gente de tal forma que o li em uma noite, enquanto esperava meu meu filho chegar de uma ?resenha? (sim, eu sou daquelas Mães que esperam os filhos chegarem da night ?dormindo? no sofá).

? A história é contada ora pela ótica de Davi, ora pela de Joana e entremeada pelos diálogos virtuais dos dois que são muito engraçados e comoventes.

? E por Joana, Davi que ama um filme cabeça, cult comprou até o DVD do Homem Aranha.

? Ah, o amor?

Silas Jr 03/10/2021

Gostei
Esse livro é bem curtinho e talvez por isso eu senti que faltava alguma coisa, mais explicações ou diálogos. BI entanto, me diverti com o que li.

Isa 03/10/2021

Reticências foi um livro incrível, ótimo para curar ressaca literária e por ser bem curtinho e bem tranquilo e leve de ler. A escrita da autora e incrível e o fato de todo capítulo terminar com uma conversa deles por mensagem e perfeito.
O livro tem bastante representatividade algo que quase NN se ver e é super nescessário.
Um livro incrível e q eu super recomendo pois a história do Davi com a Joana e simplesmente incrível!!!!

Sofi 27/09/2021

TODO MUNDO TEM QUE LER
Quando eu comecei já imaginava que iria gostar (quem não ama um enemies to lovers de escritório que um já tá no lovers?), mas gente? não esperava por isso. Admito que no início tinha raiva da Joana porque O DAVI É TUDO PARA MIM e ela ficava enrolando ele, mas entendo como isso é importante para a construção dela como personagem então respeito. Esse livro tem aquele sentimentos e acolhimento sabe? É tão curtinho, mas deixa a gente tão feliz. Fora toda a representatividade e discussões sobre r4cismo e g0rdofob!a que o livro traz. Recomendo para todo mundo (+14).
FORA QUE TEM UMA ENTREVISTA E PLAYLISTS CITADAS NO LIVRO NO FINAL ?
Thaiii Caldas 27/09/2021minha estante
Fiquei curiosa, acho que vou ler

mær¡na she/her 27/09/2021minha estante
aa, primeira vez que vejo falarem sobre esse livro, só vi a capa no tikok mas nada além disso. Tô investida agora rsr. Tu poderia só me responder uma perguntinha? tem gatilhos? O livro?

Mary 24/09/2021

Nacional. Recomendo
Ele virou o meu confort book, li em uma noite, fazia tempo que eu não lia, um livro leve.
Os personagens são maravilhosos.
5 +?

Marih 22/09/2021

Joana e Davi não se conhecem pessoalmente e fazem meses que estão conversando por mensagens, as quais começaram por causa do trabalho e nisso surgiu uma amizade, que com o tempo foi crescendo para um amor. O que nenhum dos dois imaginava era que eles estariam tão perto um do outro, ao Davi ser contratado pela empresa de marketing de Joana. Sem saberem quem são, o primeiro contato entre eles não foi tão bom, mas será que o mal entendido se tornará o de menos ao descobrirem que Joana é @vidaspretas e Davi @caradaprefeitura?

Solaine do céu que livro mais fofo e com tanta representatividade, seja LGBTQI+ quanto protagonistas gordos e negros. Além de abordar tantos outros assuntos importantes, que até nos fazem ter raiva e ranço de falas, Ana Clara evolua! Joana e Davi tem gostos diferentes e vivem discutindo filmes, a autora colocou alguns filmes fazendo referências aos gostos de seus amigos, desde Velozes e Furiosos a Homem-Aranha 3.

Minha sensação ao terminar essa leitura foi coração quentinho, foi uma ótima escolha para correria do dia-a-dia, você começa e já consegue terminar no mesmo dia. Aliás, o título foi explicado ao decorrer das páginas, o que eu amo quando acontece. Só queria mais 200 páginas com Davi e Joana, adoraria acompanhar um pouquinho desse um ano que se passou.

´´A vida é o que a gente faz dela, o que pode ser um milhão de coisas diferentes. Se você tira todas as pequenas jornadas que te levam até o destino final, você tá tirando todo o motivo daquela trajetória existir para começo de conversa. São os desvios no caminho que fazem você ser quem é. E tudo isso é a vida.``

Naraiane | @aquarelandosonhos 22/09/2021

RESENHA - Reticências | @aquarelandosonhos
Joana e Davi são ótimos amigos virtuais, apesar de morarem na mesma cidade os dois nunca se encontraram. Para Davi, Joana é @vidaspretas, a ilustradora com quem entrou em contato para um trabalho. Para Joana, Davi é o @caradaprefeitura, que mandou mensagem convidando-a para uma campanha de Dia da Consciência Negra, e isso é tudo o sabem sobre o outro. O mais importante para ambos, é a conexão real e inexplicável que um tem com o outro, possível apenas porque o anonimato da internet permitiu que não tivessem medo de se abrir. No entanto, o que eles não sabem, é que estão muito mais próximos do que imaginam. Mas, esse encontro pode não ser do jeito que eles imaginam.

Reticências, tem uma história super divertida e repleta de representatividade. Esse é um romance fofo, que desde a primeira página você torce para dar tudo certo. A escrita é super fluida, o que faz a história passar de forma rápida e leve, e a narrativa é alternada entre o ponto de vista de Joana e Davi, e ao decorrer do livro também temos algumas trocas de mensagens entre os dois, esse foi um ponto que eu gostei bastante, pois deixou a leitura bem desenvolta.
Desta maneira, consegui criar uma conexão bem forte com os dois protagonistas, e pude ter uma visão nítida do que se passava com cada um deles, sai dessa leitura com o coração quentinho e uma vontade grande de ler mais sobre a Joana e o Davi.
Ademais, gostaria de ressaltar o quão carismática e atenciosa é a Solaine. Tive o prazer de participar de um encontro virtual com ela promovido pela @editoraalt para os parceiros, e foi incrível. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e gostei bastante, quero muito conhecer suas outras histórias.

Atenção: Essa história cita de forma tênue um caso de racismo.

Larissa.Pacheco 21/09/2021

Representatividade
Amei o romance, leitura muito gostosa e diálogos que poderiam muito serem reais. Achei a Joana uma personagem muito perto da realidade, parecia tanto uma amiga minha que até estranhei hahahaha

O mais legal foi a inclusão de dois protagonistas negros (meu primeiro livro assim) e uma pessoa cadeirante. Pautas sobre racismo e capacitismo foram abordadas com muita leveza e através de cenas e diálogos que em algum momento você já viveu ou teve.