Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

Sofi 27/09/2021

TODO MUNDO TEM QUE LER
Quando eu comecei já imaginava que iria gostar (quem não ama um enemies to lovers de escritório que um já tá no lovers?), mas gente? não esperava por isso. Admito que no início tinha raiva da Joana porque O DAVI É TUDO PARA MIM e ela ficava enrolando ele, mas entendo como isso é importante para a construção dela como personagem então respeito. Esse livro tem aquele sentimentos e acolhimento sabe? É tão curtinho, mas deixa a gente tão feliz. Fora toda a representatividade e discussões sobre r4cismo e g0rdofob!a que o livro traz. Recomendo para todo mundo (+14).
FORA QUE TEM UMA ENTREVISTA E PLAYLISTS CITADAS NO LIVRO NO FINAL ?
Thaiii Caldas 27/09/2021minha estante
Fiquei curiosa, acho que vou ler

marina:) 27/09/2021minha estante
aa, primeira vez que vejo falarem sobre esse livro, só vi a capa no tikok mas nada além disso. Tô investida agora rsr. Tu poderia só me responder uma perguntinha? tem gatilhos? O livro?

capitulocatorze 04/01/2024

Primeira leitura de 2024 e já favoritei
Esse é um daqueles livros que te tiram da zona de conforto a pauladas e com sorriso no rosto, feliz da vida.

Com um enredo que é uma grande crítica social, Solaine com uma escrita fluida e incrível, fala sobre ansiedade, racismo, gordofobia e alguns outros temas importantíssimos para a sociedade.

A história de Davi & Joana me emocionou em muitos momentos durante a leitura porque ver corpos gordos sendo amados é incrível. E eu me senti amada através deles.

Reticências, pra mim, é um grito de resistência.

Ivy.1 20/01/2023

Reticências
Através de capítulos curtos e bem estruturados, este livro nos proporciona a conscientização sobre diversos assuntos como racismo, gordofobia, além de trazer bastante representatividade, mesmo que o foco seja no romance. É uma história bem leve e rápida, com linguagem informal, uma ótima opção como cura de ressaca literária .

"@vidaspretas: [???]fico meio noiada achando que minha vida não tem propósito nenhum e que tô deixando de fazer algo que eu deveria estar fazendo.
@caradaprefeitura: Mas e se você soubesse o que precisa fazer?Não ia dar na mesma? Você não ia deixar a vida passar para focar 100% no seu propósito principal?
@vidaspretas: Mas o meu propósito principal seria a minha vida!
@caradaprefeitura: Claro que não! A vida é o que a gente faz dela, o que pode ser um milhão de coisas diferentes. Se você tira todas as pequenas jornadas que te levam até o destino final, você tá tirando todo o motivo daquela trajetória existir pra começo de conversa. São os desvios no caminho que fazem você ser quem é. E tudo isso é a vida."

"Aquela história já tinha sido contada antes, sempre com o mesmo final, sempre com sangue preto sendo derramado e vidas negras sendo descartadas. A sensação de frustração, impotência e cansaço às vezes era mais forte que a vontade de lutar."

luciopm 18/02/2024

Uma história para ser revisitada inúmeras vezes
Que delícia de comédia romântica! A ambientação, narração e os diálogos deixaram tudo muito real. Sinceramente, dá até vontade de ler mais uma vez, de tão boa que é a narrativa e personagens.

Adorei ler, no final, as referências da aurora e fazem muito sentido. Espero ler mais histórias da Solaine em breve!

maju 12/10/2023

Um livro curtinho e um romance on-line. Dois colegas de trabalho que não se gostam muito. Definitivamente o tipo de comédia romântica sessão da tarde que aquece o coração numa leitura rápida.

Ester479 16/01/2024

Muito bom!
Só não dei 5 estrelas e favoritei esse livro, pelo fato da gente não ver o casal junto, de fato.
Impressionada com a habilidade da autora de escrever uma comédia romântica em menos de 160 páginas, e conseguir ter tantas cenas, e uma construção tão boa dos personagens e dos relacionamentos. Ela conseguiu abordar tantos assuntos. Fez até o livro parecer maior!
A autora tem uma escrita muito gostosa e fluída. Até bati meu tempo por página, não demorava 45 segundos por página (claro que não estou contando as páginas que só tem mensagens).
Joana e Dani são maravilhosos. Joana com uma personalidade forte e engraçada, e Davi sendo um amor de pessoa, e aprendendo a se impor.
Adorei o fato dos dois protagonistas serem gordos. Vejo mais livros de personagens femininas gordas, homens não vejo tanto. Inclusive, a autora abordou de uma forma perfeita. Em vários livros eu tenho uma sensação de estranhamento quando o parceiro não-gordo descreve o gordo. É quase como se fosse um fetiche, não sei explicar. Só sei que entre os dois, foi muito natural.
Amei muito! A edição física é maravilhosa também. A capa, a textura da folha, a diagramação... Tudo!
Minha única reclamação é realmente não ver eles como um casal. Eles só ficam juntos na última página.
Tefhyy 17/01/2024minha estante
Deu vontade de ler ?

Ester479 17/01/2024minha estante
Muito gostoso amg ??

Lua 13/02/2022

Romance fofo, história gostosa
Além da leitura ser rápida e fácil, é o tipo de romance gostosinho de ler. Trata de questões de ansiedade com sensibilidade, sobre questões como rac1sm0 e g0rd0f0b1ia com cuidado. Não pesa, não dói, só gera identificação com personagens diversos.
Recomendo muito ?

Marih Ferreira 22/09/2021

Joana e Davi não se conhecem pessoalmente e fazem meses que estão conversando por mensagens, as quais começaram por causa do trabalho e nisso surgiu uma amizade, que com o tempo foi crescendo para um amor. O que nenhum dos dois imaginava era que eles estariam tão perto um do outro, ao Davi ser contratado pela empresa de marketing de Joana. Sem saberem quem são, o primeiro contato entre eles não foi tão bom, mas será que o mal entendido se tornará o de menos ao descobrirem que Joana é @vidaspretas e Davi @caradaprefeitura?

Solaine do céu que livro mais fofo e com tanta representatividade, seja LGBTQI+ quanto protagonistas gordos e negros. Além de abordar tantos outros assuntos importantes, que até nos fazem ter raiva e ranço de falas, Ana Clara evolua! Joana e Davi tem gostos diferentes e vivem discutindo filmes, a autora colocou alguns filmes fazendo referências aos gostos de seus amigos, desde Velozes e Furiosos a Homem-Aranha 3.

Minha sensação ao terminar essa leitura foi coração quentinho, foi uma ótima escolha para correria do dia-a-dia, você começa e já consegue terminar no mesmo dia. Aliás, o título foi explicado ao decorrer das páginas, o que eu amo quando acontece. Só queria mais 200 páginas com Davi e Joana, adoraria acompanhar um pouquinho desse um ano que se passou.

´´A vida é o que a gente faz dela, o que pode ser um milhão de coisas diferentes. Se você tira todas as pequenas jornadas que te levam até o destino final, você tá tirando todo o motivo daquela trajetória existir para começo de conversa. São os desvios no caminho que fazem você ser quem é. E tudo isso é a vida.``

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 13/02/2022

Bem romantico e rápido.
Eu venho de leituras bem densas e gostaria muito de algo leve e esse livro foi uma ótima pedida, é bem legal de se ler, a história é bem previsível mas é algo que já esperava, os personagens são bem construidos, da pra diferenciar as personalidades apesar de ser bem fininho, e eu adorei o brinde salva celular!

Gabriela Araujo 29/09/2020

Um dos romances nacionais mais fofos
Esse romance leve e representativo conta a história de Joana e Davi, que se conhecem na internet através de seus users (@vidaspretas e @caradaprefeitura) e se aproximam ao longo dos meses de papo virtual. Quando Davi deixa seu trabalho na prefeitura e passa a trabalhar na mesma empresa que Joana, eles se odeiam logo de cara, sem saber que são a crush virtual um do outro.

Que grata surpresa foi o conjunto de sensações deliciosas ao ler esse livro. Tão puro, delicado... Não há como não se apaixonar juntinho com eles.

Alice 27/09/2022

nao.
Achei a história sem sal. Sem graça. Não há nada que prenda, que desperte o interesse na gente. Achei clean a história, ou seja, neutra. Básica.

Tha 27/07/2020

...
Lindo, forte, doce, apaixonante. Os protagonistas são fofos - e de uma forma esquisita eu me identifiquei com os dois ao mesmo tempo. Mas todos os personagens são ótimos! É um livro curtinho, dá pra ler numa sentada (eu o fiz). É bom porque a gente já chora tudo duma vez só - o choro triste com peso de realidade (Ismael) já logo emenda no choro da fofura. E quando acaba, a gente deixa o livro de lado com um sorriso no rosto...

Sther.Franco 28/11/2022

Fiquei toda boiolinha lendo esse livro ????
Posso dizer com traquilidade que esse foi uma das leituras mais incríveis e maravilhosas do ano.
O livro é leve, a gente fica querendo saber mais e mais da estória; E é abordado vários assuntos necessários mas de uma forma tão... Espontânea, é um livro que você vai amar ler e vai aprender ao ler ele.

Marcos181 06/11/2023

Reticências
Pra mim tudo foi muito rápido, o encontro deles, não teve muitas descrições, e eu não consegui me conectar com os personagens achei eles chatos, muito sem química, não combinavam em nada.

Um romance muito clichê e sem graça, fraco, talvez se tivesse mais páginas ou fosse um pouco mais demoradas as coisas e as características dos personagens fossem mais descritivas eu iria amar.

Sem contar que as vezes soltavam a questão do racismo no meio do nada no livro, era sem contexto, sem nexo ao conteúdo.

Só teve uma vez que eu fiquei intrigado no que ia acontecer, e é só por isso que não dou 1 estrela.

Rafinha 14/01/2022

Eu quero um romance que nem o deles...
Eu ameii esse livro é um dos poucos que me prendeu tanto a ponto de eu n querer parar de ler e n ver o tempo passando. O Davi e a Jô fazem eu querer ter um romance clichê. Meu novo confort book, 5 estrelas favoritado