Reticências

Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

Isa 03/10/2021

Reticências foi um livro incrível, ótimo para curar ressaca literária e por ser bem curtinho e bem tranquilo e leve de ler. A escrita da autora e incrível e o fato de todo capítulo terminar com uma conversa deles por mensagem e perfeito.
O livro tem bastante representatividade algo que quase NN se ver e é super nescessário.
Um livro incrível e q eu super recomendo pois a história do Davi com a Joana e simplesmente incrível!!!!

Fran 03/01/2022

Perfeição!
Eu não acredito que demorei tanto tempo para ler essa obra de arte, haha, eu simplesmente amei esse livro. Não tenho muito o que dizer, ele é perfeito de todas as formas!!!

Eliana 26/11/2022

Pra você que ama uma comédia romântica ?
@caradaprefeitura e @vidaspretas se conheceram on-line e desde o trabalho que fizeram juntos passam madrugadas conversando, assistem a filmes juntos.
A conexão é tão grande que parece até que já se conheciam a muito tempo. Davi já mostrou interesse em conhecer Joana pessoalmente mas ela insiste em dizer que o fato deles não se conhecerem deixa tudo mais misterioso.

Até que a vida dos dois se colidem quando Davi é contratado na mesma agência de publicidade em que Joana trabalha. Os dois nem imaginam o quanto perto estão mais diferente do virtual Joana e Davi não vão se da muito bem, nem parecem as mesmas pessoas que passam horas conversando e trocando mensagens.

Reticências é o tipo de livro que a gente nem se esforça pra ler quando damos conta já terminamos, é uma leitura rápida porém a autora foi aprofundando aos poucos a história dos personagens, a cada novo capítulo é narrado pela visão dos dois e em alguns momentos a troca de conversas são através de mensagens essas que eles trocam via Instagram o que deixa o leitor ainda mais empolgado com o dia que eles vão descobrir a verdadeira identidade um do outro.

Apesar do romance ser o foco a história trás alguns dilemas da vida adulta. Quem nunca se sentiu perdido sobre a profissão que quer seguir? Mesmo depois de já ter se formado

Joana e Davi são personagens adultos, o que eu achei muito legal porque pude identificar com os dois, eles compartilham das mesmas inseguranças, dúvidas e incertezas sobre o futuro. E se as escolhas que cada um fez não foram boas o suficiente?

A autora também aborda sobre saúde mental e a importância de procurar ajuda médica, durante a leitura a autora nos mostra o quanto é importante poder ter um profissional pra conversar e poder aprender a lidar com as próprias emoções, pensamentos e sentimentos que nem sempre conseguimos entender.

Reticências é uma comédia romântica mas que vai muito além do romance, a autora construiu um enredo em camadas ao mesmo tempo que é fofo e divertido em outros momentos aborda sérios.

Gostei muito dessa leitura e de como me identifiquei com os personagens. Joana é uma mulher maravilhosa que não vai baixar a cabeça pra ninguém, sua coragem e determinação me deixou muitas vezes eufórica e inspirada.

Sthellxs0 07/01/2022

Reticencias
Vey, ontem eu vi um filme que é literalmente esse livro (quem quiser assistir se chama "com amor, anonima" e eu amei esse filme!)

Mas agora vamos falar do livro em sikkk
Eu confesso que achei a Joanna um pouco irritante algumas vezes. Acho que ela não escuta. Slakkk. Mas eu amei o Davi, ele é um amor de pessoa. Meu protejido, nunca fez algo de errado!! E eles juntos... AAAAAAAA.
São completamente perfeitos. Eles meio que nasceram para ficar juntos.

E quando eles percebem a vdd... KKKKKK eu me mijei de rir.

A historia é muito bem contada e muito boa de se ler (por isso li em 6 hrskkkk) É viciante, quando vc para de ler para fazer outra coisa, você cria teorias do oq vai acontecer... É muito bom. E sem falar na representatividade e nos assuntos que são tocados no livro... Eu amei muito ler esse livro e espero que a Solaine Chioro lance outros livro (maiores, se puderkkkk) para eu comprar e ler. Pq eu tbm gostei da escrita dela.

Eu sinseramente só não dei 5 estrelinhas para esse livro pq, como eu disse no começo, eu não gostei de algumas atitudes da Joana e eu tbm queria um pouco mais de romance...

Enfim, nada a reclamar. LEIAMMM

7/ Janeiro

Wedija 01/07/2022

Real, impactante e fofo
Um romance fofo, daqueles que aquece a alma e deixa a gente sonhando com a beleza do amor!
A história é simplesmente incrível!!
Duas pessoas que nunca se viram, trocam mensagens por redes sociais e se apaixonam. O tipo de clichê que eu amo!
Mas não se iludam!! A história não é só mais um clichê romântico! Ela narra fatos, emoções, inseguranças, traumas e esperanças reais.
O Davi é o cara inseguro que tem ansiedade e está em busca de autoconhecimento. Ele conhece o trabalho da @vidaspretas mas n conhece a pessoa por traz desse trabalho. Numa interação por rede social ( de trabalho, logo não possui fotos deles) eles começam uma relação de amizade e flertes.
A Joana é a mulher engajada e cheia de opiniões, mas que como todo indivíduo, também possui traumas e inseguranças. Ela quer trabalhar com o que ama, anseia por um mundo igualitário e encontra nas mensagens trocadas com @ocaradaprefeitura o aconchego e segurança numa relação que tanto espera numa relação.
A interação dos dois é incrível, pessoalmente cheio de mal entendidos, na vida virtual cheio de flertes e conselhos valiosos pra vida.
Além da história do casal, fatos que deixam a narrativa ainda mais incrível é a diversidade apresentada e a naturalidade com que todo mundo foi inserido ( sem aquela ideia forçada de ter diversidade só pra ter, sabe?!). E trabalha todas as questões que envolvem a vida cotidiana desde preconceito a problemas de autoconhecimento.
Amei cada capítulo!!

Duda 12/02/2022

Lindíssimo
É um livro repleto de representatividade
E de um jeito bom e natural
Aborda temas importantes de forma leve
É a coisa mais fofa esse livro,cheio de amor e toques sobre coisas que deixamos passar direto quando o assunto é preconceito ou outros tópicos
É bem rapidinho e leve
Amei amei amei

Livia 09/11/2021

Resenha - Reticências
Aí eu achei esse livro muito fofinho, ele é bem rapidinho de ler. E fora que a escritora é brasileira, ou seja, gente como a gente. Eu gostei muito desse livro.

lua 08/12/2021

adooreeii
aaaa que amor, amei dms os protagonistas

Caty 24/06/2020

Adorei
É uma leitura leve, rápida e fofa. Eu adorei e me apeguei aos personagens. Me deu até vontade de desenhar eles

Ale 22/11/2021

Delícia de leitura! ?
O livro tem uma escrita fluida, capítulos curtos e com as caixinhas de mensagens que exibem os papos entre os protagonistas (eu adoro). ?

Os personagens são cativantes e conseguimos nos identificar com as histórias. Também nos chamam a atenção para questões importantes como racismo, gordofobia, hipocrisia, falta de acessibilidade em ambientes.

Também dá destaque para a importância de cuidar da saúde mental. ?

robertasaza 05/06/2020

...
Assim como "A Rosa de Isabela" (que foi pessoalmente MUITO especial), "Reticências" me reconectou com versões e gostos que às vezes esqueço que estão aqui. Que aventura incrível tem sido ler Solaine Chioro! :)

Natália 16/07/2023

Fofo
Davi e Joana são um casal que te conquista por conta dos diálogos ótimos. Fiquei a todo momento torcendo para eles finalmente estarem na frente um do outro sabendo quem são. Quando foi pro primeiro encontro, eu fiquei todo animada. Aí a Joana tomou uma atitude que me chateou na hora e que, depois, ela piora tomando outra atitude ruim, e eu fiquei "NÃO!". O Final foi fofo e as coisas puderam ser resolvidas, mas a atitude da personagem me irritou e me fez tirar uma estrela da história, que se não fosse por isso, seria perfeita.

Jojo 02/06/2022

Reticências...
Gostei muito é um romance e legal,que é formado aos poucos pela escritora,recomendo muito e pequeno então a leitura é rápida não sei pq demorei tanto tempo pra pegar ele

gabii 12/11/2021

ESSE LIVRO MERECE MAIS RECONHECIMENTO
eu amei demais esse livro só nao dei cinco estrelas pq achei que deveria ter mostrado o relacionamento deles