O Mundo Sombrio de Sabrina - Volume 1

O Mundo Sombrio de Sabrina - Volume 1 Roberto Aguirre-Sacasa

Resenhas - O Mundo Sombrio de Sabrina

Vênus_Alice 19/12/2023

O mundo sombrio de Sabrina
Interessante a história da famosa Sabrina, gostei de como vai cruzando com outros personagens famosos e os interlúdios.
Em alguns momentos achei monótona a história, previsível, mas em outros ficou bem empolgante.
Deu vontade de maratonar histórias sobre o mundo das bruxas, prossigamos...
Alessandra1057 24/04/2024minha estante
Não dá pra ler o livro por aqui

Vênus_Alice 24/04/2024minha estante
por aqui não

@vcdisselivros 24/10/2021

Uma nova Sabrina
O COMEÇO

Sabrina Spellman dispensa apresentações, mas se esse é seu primeiro contato com ela saiba que a jovem se encontra às vésperas de seu aniversário de dezesseis anos e em uma encruzilhada entre escolher um destino sobrenatural como bruxa ou seguir uma vida normal ao lado do namorado humano.

Isso acontece pois Sabrina é a única de sua espécie, filha do sumo sacerdote da igreja da noite com uma mortal. Para dificultar ainda mais, Madame Satã - antiga inimiga dos pais de Sabrina - escapa do inferno e coloca a jovem bruxa na mira para começar sua vingança.

POR FIM

O criador Roberto Aguirre-Sacasa deixa as páginas com um ar mais sombrio e afirma que o objetivo do título é resgatar a essência, o modo como as histórias sobre bruxas costumavam ser.

Para isso ele usa como inspiração Sandman (Neil Gaiman), O bebê de Rosemary (Ira Levin), O exorcista (William Peter Blatty), A profecia (David Seltzer), entre outros títulos. Caso o leitor conheça essas histórias ou suas adaptações a conexão fica fácil, fazendo com que esse compilado evidencie o motivo das HQs fazerem tanto sucesso até hoje.

As ilustrações de Robert Hack são um show à parte, por meio de traços clássicos e muito sangue ele consegue dar vida a visão de Roberto Aguirre de modo único.

As diferenças entre as adaptações e as obras também são gritantes, a premissa é muito mais sombria e horripilante. Sabrina não é tão meiga como indica ser, sua família é muito mais tenebrosa e a oportunidade de conhecer cada um dos integrantes desse clã é interessante.

O único lado negativo é falta da continuação, no Brasil o primeiro volume reúne as tiragens 1 a 5 da edição americana enquanto o segundo vai do 6 ao 8 (o que explica a menor quantidade de páginas se comparado ao anterior), porém como a Geektopia não costuma desapontar seus leitores, é de se esperar o terceiro volume o quanto antes.

Jônatas Rafael Garpin 29/10/2021

Diva ?
A HQ começa com os pais de Sabrina e com um pouco de sua infância, e vai se desenrolando até chegar a véspera do seu batismo de sangue para assinar o livro do senhor das trevas e se tornar uma bruxa ainda mais forte, já que desde pequena ela demonstra ter dons incríveis. A história é de terror, porém, muito engraçada e é impossível não rir com os comentários irônicos do familiar da bruxinha, o gato Salem. Temos também a maravilhosa madame satã e a participação de duas pérolas de Riverdale com um papel essencial na história. As diferenças entre a HQ e a série da Netflix são gritantes, porém acredito que necessárias já que raramente as adaptações são iguais às obras originais, mas sem perder o foco e o ritmo. A arte é um detalhe imenso que não posso deixar de comentar, é simplesmente linda, combina com a proposta da trama dando um visual impecável. Algumas folhas ao redor dos quadros parecem ser manchadas igual livros antigos dando aquele capricho que eu particularmente acho amo.

Dani 31/01/2024

Passa tempo
E uma leitura muito gostosinha, mas realmente e só um passatempo, não é uma leitura que prende.
Ps: não tem nada a ver com a série

Ana Ceci 15/11/2022

HQ assustadora!
Como eu esperava, as HQs são ótimas! Minhas expectativas foram atendidas e agora posso, finalmente, assistir à série de 2018! Recomendo para quem gosta de histórias de bruxarias, pactos com dem0n1os e muita ação!

Como uma boa fã da série e dos filmes de “Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira”, da década de 90, já sabia um pouco da trama e isso foi ótimo para entender as HQs! As personagens são bem fiéis ao que eu me lembrava e meu destaque vai para o gato Salém, de longe quem eu mais gostava e me divertia kkkkkk contudo, enquanto as versões antigas apostavam no humor, aqui os lados sombrio e tenebroso aparecem bem mais! São várias cenas sanguinolentas e impactantes!

Gostei mais do primeiro volume do que no segundo, no final das contas. O início da história é mais dinâmico e acompanha mais a Sabrina. Já o segundo faz grandes retrospectivas (inclusive, entendemos tudo da trajetória de Salém e do pai de Sabrina!) e dá o gancho para os acontecimentos do terceiro volume, ainda não publicado no Brasil.

Por fim, as edições da @geektopiaoficial estão lindas e bem caprichadas, com vários conteúdos extras! Leiam que vocês não vão se arrepender!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Katrina 14/08/2020

Sombrio na medida certa
Já conhecia Sabrina através de adaptações e isso despertou meu interesse pela HQ. Fiquei surpresa pelo quão diferente é da recente adaptação da Netflix, isso me fez demorar um pouco para imergir completamente nos acontecimentos, já que me pegava pensando “Na série era por x motivo”, mas logo me adaptei. O mundo sombrio de Sabrina tem uma arte incrível e uma história muito interessante, como é diferente da adaptação, me vi surpresa em vários momentos. Foi muito interessante ver a versão de Sabrina de Roberto Aguirre-Sacasa, quero muito a continuação dessa HQ maravilhosa.

Francielealinrâ¡ 15/05/2023

? O mundo sombrio de sabrina
Gostei muito da HQ , tanto na estética e na história ...
Amo esse universo de "o mundo sombrio de sabrina" e isso ajudou muito  na minha experiência lendo .
Achei bem mais profunda do que na série,  bem terror , várias revelações e como sempre , sabrina fazendo confusão kkkk
Além de ter referência de riverdale

De Olivato - @olivatobooks 25/01/2021

O Mundo Sombrio de Sabrina
Este livro nos conta a história de Sabrina Spellman que é metade bruxa por parte de seu pai e a vida da nossa protagonista nunca foi muito fácil, pois as bruxas da idade dela – e até algumas mais velhas – acham que ela não é bruxa o bastante por ter uma mãe mortal sem poderes.

Sabrina vive uma vida “normal” com suas tias e com seu primo que são bruxas – pois seu pai nunca está presente e a adolescente não teve notícias da mãe –, ela vai para a escola, interage com os outros humanos e até tem um namorado mortal que é um garoto popular.

Só que essa vida tende a mudar para sempre no aniversário de 16 anos onde Sabrina precisa escrever seu nome no livro de Satã, escolhendo assim seguir como sobrenatural e deixar toda a sua vida mortal para trás.

Como se não bastasse esse peso de escolher entre duas partes, Sabrina precisa lidar com uma inimiga que está chegando na cidade e que promete se vingar por coisas que a jovem bruxa não faz nem ideia.

Eu gostei da graphic novel, eu só tinha assistido ao seriado e vejo que ele se baseou em algumas coisas da história, mas que é bem diferente ainda assim. Quero muito ler uma continuação para ver como as coisas vão seguir daqui para frente.

As artes são muito bonitas e dá um pouco de medo, mas é uma leitura bem rapidinha e que quando você percebe, está chegando ao final sem acreditar em tudo o que está acontecendo.

No Skoob, eu dei 4 estrelas.

site: https://www.instagram.com/p/CGS5uSUDQnO/

lbronski 22/05/2021

Linda e envolvente
Além de retratar a história super envolvente, a arte da HQ é muito show e vale super a pena ler!

Lu 24/01/2022

já quero o segundo!
muito bom! comprei logo depois que acabei a série, e meu deus, me surpreendi pq muita coisa é completamente diferente da série, não dei 5 estrelas pq eu não amei, gostei muito, mas no começo não me prendeu muito. preciso comprar o segundo logo!

Fábbio (@omeninoquele) 17/12/2020

Perfeito!
#OMeninoResenhando

"... porque coisas ruins acontecem a crianças na floresta..."

Quando está prestes a completar dezesseis anos, a bruxa mestiça Sabrina Spellman, tem que decidir se vai ou não seguir os caminhos das trevas e aceitar o senhor da noite ou se viverá como uma mera humana. Mas quando conhece Harvey Kinkle, e se apaixonam, talvez o caminho da luz seja o certo a se escolher no final, só que com a volta de uma inimiga mortal da família, a Madame Satã, Sabrina e sua família se encontram em perigo e Madame Satã, fará tudo pra que a bruxinha adolescente escolha o caminho das trevas, pois algo maior é seu destino e só assim ela terá sua vingança.

Acho que todos conhecem bem esse enredo da série televisiva e aqui, nada mais é do que o que está adaptado, só que com algumas diferenças sutis, que a meu ver ficaram ótimas aqui, na hq. A Sabrina está muito mais sombria e diferente da adaptação, eu pude perceber que ela lida bem com seus dons de bruxa desde cedo. O Harvey me pareceu muito um garoto popular aqui e o destino dele toma outro rumo também. Sem contar que a história dos pais da Sabrina tem um rumo diferente do que é contado na série e percebemos um Edward muito mais frio.

Gostei que já nesse primeiro volume temos um crossover de Riverdale, quando as personagens Betty e Verônica vem ajudar a Sabrina e a Madame Satã num ritual, e vê-las como bruxas nas histórias em quadrinhos é algo novo pra mim, que só vi a série televisiva e nas primeiras temporadas elas eram humanas normais.

Por fim, eu super recomendo o quadrinho, pra você que já conhece a história ou quer ter uma visão um pouco diferente das aventuras da bruxinha adolescente que a gente tanto ama. E já estou ansioso pra saber o que virá nas próximas edições, uma vez que o encerramento dessa é bastante surpreendente.

Preciso dizer por fim, que amei os traços de Robert Hack, que traduz bem a época em que a história se passa, nos anos 60. E essa vibe retrô dá um brilho a mais na história deixando ainda mais incrível a experiência do leitor. E a Geektopia também atrasou na edição!

#OMundoSombrioDeSabrina #RobertoAguirreSacasa #RobertHack #Geektopia #ChillingAdventuresofSabrina

site: https://www.instagram.com/p/CI3575Aj7nK/

Isabelly 21/09/2021

Muito mais sombrio...
Depois de amar a série na Netflix, finalmente esta humana aqui conseguiu ler Sabrina, e começo dizendo que eu pensei que seria algo mais leve como a série, porém vai mais além tornando tudo que já era bom em algo ainda melhor!

Louise 22/07/2023

O mundo sombrio
Que hq linda! Arte muito bonita, conteúdo muito bom e fluído. Eu assisti a série antes de ler a hq, foi um grande conforto pra mim conhecer essa bruxinha. A série é completamente diferente e eu amei ver esse universo de Sabrina nessa leitura que era desconhecido pra mim.