Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

lolo :) 18/07/2022

Eu simplesmente amo o Machadão. Para mim essa releitura do livro dele em quadrinhos foi bem bacana. As imagens bem legais, algumas frases idênticas ao do livro, mas acho que para quem nunca leu o livro íntegro ache um pouco confuso. Eu achei q esse livro deu uma reduzida bem boa na história e cortava algumas partes. Bom, de qualquer forma, um clássico é clássico.
ekatherinah 18/07/2022minha estante
Em quadrinhos? Acho que talvez eu consiga ler

lolo :) 18/07/2022minha estante
simm, a escrita e compreensão por ter as imagens, fica bem mais fácil. Eu paguei 15 reais na Bienal agr

Ju Correia 18/07/2022minha estante
Eu tenho o box de classicos em quadrinhos, eu não amei mas confesso q é legalzinho

lolo :) 18/07/2022minha estante
simsimm, eu tbm, mas já é um jeito de introduzir a leitura clássica nos jovens de uma forma q chame a atenção

lolo :) 18/07/2022minha estante
tu pagou quanto nesse box? fiquei interessada hihi

Paguei 18 reais. Comprei no ano passado

lolo :) 19/07/2022minha estante
caramba, bem baratinho, e veio quantos?

4 livros

Matheus Oliveira 19/07/2022minha estante
Com essa capa eu nunca tinha visto! Tem algum diferença Lolo!?

Oferta: Clássicos Em Quadrinhos II https://a.co/d/dUxrXUI

Matheus Oliveira 19/07/2022minha estante
Hummm!!! Obrigado Jú! ???

Fabianne 16/07/2023

Estou viciada em quadrinhos
Machado de Assis começou a escrever esse romance em 1880 para uma revista brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro. A obra se tornou um clássico porque é audacioso com uma nova temática no cenário literário brasileiro, que foi recebido com desconfiança na época pois falava de um Rio de Janeiro com um certo pessimismo, ironia e indiferença fazendo que considerassem esse, um romance que iniciou o realismo na literatura nacional.

Ilustração maravilhosa, esse HQ é uma obra de arte, sem perder a essência do livro. Retrata a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época com mesmo louvor do livro.
Uma leitura divertida, fluida e reflexiva.
Você falou em quadrinhos????? Rsrsrsrs

Fabianne 16/07/2023minha estante
Antigamente....kkkkk era quadrinhos....desculpa aí. Kkkkk agora deveria falar HQ né?

Não... não é isso.!!! Rsrsrs

Henrique Sanches 16/07/2023minha estante
Eu tbm leio muito quadrinhos!!!!

ljulliel 12/03/2023

Só entendi realmente os acontecimentos pois assisti ao filme antes, se eu fosse direto pros quadrinhos não entenderia nada.
Fiquei com dó do político. Esse autor gosta de escrever sobre traição né?
Jorgea 12/03/2023minha estante
machado adooooora uma pulada de cerca alheia

Fernanda1605 31/01/2022

Um clássico é um clássico
Seja o texto integral, filme ou quadrinhos, Memórias Póstumas de Brás Cubas sempre será fascinante e atual. Já é minha quarta leitura da obra, primeira em formato gráfico. Sempre chego a uma nova interpretação a cada releitura! Recomendo.

Katharina.Pedrosa 02/03/2024

Apesar de uma vida vazia, Brás Cubas tinha uma elevada autoestima.
Por ser uma adaptação, entendo que muita coisa ficou de fora. Mas, para mim, foi o suficiente para despertar a vontade de ler a obra. Principalmente pela sutileza na retratação da escravidão, cientificismo e positivismo da época.

Brás Cubas desfrutou de uma vida sem dificuldades, sendo agraciado com a melhor educação. No entanto, sua trajetória não resultou em nenhum legado. Ao narrar suas memórias postumamente, ele relata com sinceridade os diversos estágios de sua existência: infância, juventude, velhice e a inevitabilidade da morte. Ele não apenas descreve seus amores, suas perdas e suas realizações, mas também enfatiza os aspectos do que deixou de realizar. Em resumo, viveu mais de 60 anos sem construir nada que dê sentido à vida, como: família, carreira ou projeto pessoal. Por isso, diz que:

" Não alcancei a celebridade. Não conheci o casamento. Não padeci a morte de D. Plácida. Nem a semidemência do Quincas Borba. Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria".

gabi 11/09/2021

Resumiu bem a história, mas achei que poderia ter menos diálogos e representar as ações nas cenas.
Ainda assim, acho melhor ler a história original antes dessa.

Sabrina.Varges 26/09/2021

Memórias Póstumas de Brás Cubas HQ.
Esse é um livro que li na adolescência e gostei bastante, não lembrava de muita coisa então achei interessante relembrar através da HQ, porém para pessoas que não conhecem a obra original eu não recomendo, visto que o enredo pode ficar um pouco confuso e corrido.
Enfim foi uma leitura interessante e fez parte de duas maratonas literárias que estou participando.

Leya 07/07/2023

Adorei
Achei tudoooo voltar pra escrita incrível do Machado nessa versão em quadrinhos. Simplesmente incrível. Recomendo muito a leitura.

Laila 26/09/2022

HQ incrível baseada no romance emblemático que fez muita diferença na literatura do nosso país. Machado foi um grande autor, se não o maior autor de todos os tempos. Suas histórias sempre bem originais, novas e surpreendentes.

Manuu.Luchi 29/11/2023

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Li por causa da escola, mas achei a história rasa, com palavras complicadas e tudo muito corrido.
Sei que o vocabulário é mais antigo, mas isso atrapalhou a leitura. Sem contar que, em um quadrinho estava de manhã e ele entrava em um lugar, do nada no outro quadrinho, tinha passado um dia inteiro e ele já estava em outro lugar.
Realmente não é um tipo de livro para mim, mas isso não vai acabar muito cedo KKKKKKKK

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 09/06/2020

Um charme a mais para um clássico!
?Já falei que ler HQs Clássicos é uma boa oportunidade para conhecer uma obra da Literatura Brasileira. Através de uma forma diferente e descontraída. Pois, no formato de HQ, a história ganha um charme a mais.
?Os clássicos sempre fizeram parte do minha vida escolar e Memórias Póstumas de Brás Cubas fui um deles. Um leitura instigante e diferente, ter como protagonista um defunto. Claro que a história contada através de quadrinhos ganha um diferencial bem mais atrativo que o livro. Ver a história através dos desenhos é muito enriquecedor, trazer a imaginação além de suas memórias depois de anos após sua primeira leitura, é muito legal.

Fábbio (@omeninoquele) 26/07/2022

Amo essa história
#OMeninoResenhando
?Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte...?
Brás Cubas sempre fora de uma família de posses. Ainda muito cedo, estudou em melhores escolas e sempre teve tudo o que queria. Em seu livro de memórias, conhecemos esse personagem excêntrico e tão único em todas as fases de sua vida. Vida essa que em nenhum momento deixou de ser aproveitada como se sempre fosse os últimos momentos que tinha.
O livro começa com ele já morto, dedicando suas memórias ao primeiro verme que comer suas carnes frias. Mais adiante vemos que ele estava a criar um remédio que revolucionaria a medicina, o Emplasto Brás Cubas, dedicado a aliviar a melancolia da humanidade e que fora por conta desse total foco nessa descoberta, ele deixou-se definhar até a morte. E por incrível que pareça, o remédio que poderia dar-lhe um certo renome, morre com ele, antes de vir a ser realidade.
A visão que esse personagem nos passa é de que as coisas em sua vida sempre vieram de maneira muito fáceis, foi assim quando seu pai arranjou-lhe um casamento de bom partido, que lhe propiciaria a entrada na política. Mas por infortúnios da vida, ele conhece uma outra moça, se apaixona por ela e quando pensamos que vai desposá-la ele escolhe a que lhe daria um certo poder perante a sociedade, e por esses infortúnios, o pai da moça não lhe entrega a mão da filha, e quando ela se casa com outro, os dois, Brás Cubas e Virgília passam a ser amantes.
O personagem defunto viveu a vida como achava que era pra ser vivida, mas não deixou nada de legado de que pudesse se orgulhar ou se envergonhar. O que o torna de certa maneira esquecível, e que cai em uma certa tristeza, porque aquele que em nada contribui para a vida de alguém ou deixa legados é certo que não aproveitou tudo o que tinha que aproveitar dela. Nós somos momentos e cada pedaço desse tempo que estamos vivos, são oportunidade que temos pra criar nosso legado.
O romance se passa no século XIX, no período em que D. Pedro II era o imperador do Brasil e é através desse cenário que podemos visualizar como a sociedade era formada, e na história é retratado essas divisões das classes sociais, a escravidão e como o pensamento científico era visto. Tudo de maneira ácida, pessimista e irônica, sob a narração em primeira pessoa que deu ao autor essa visão privilegiada, atrás de Brás Cubas para tecer críticas a essa sociedade e que de certo modo criou um romance inovador ponto de referência pra muitos autores de hoje em dia.
Gosto muito dessa narrativa, pelo brilho e inovação que carrega e por ser precusora de uma literatura fantástica e por se tornar tão relevante e aclamada mesmo nos dias de hoje. Recomendo demais!
#MemoriasPostumasDebrasCubas #MachadoDeAssis #Principis #Quadrinho

Gabi 07/09/2021

Pré-leitura
Nunca li o livro original, então ler ele em quadrinhos só despertou o meu interesse em ler a obra completa. O livro é como se fosse um resumo e resume bem toda a obra, recomendo para quem também tem curiosidade em ler a obra ou já leu. Os desenhos são muito bem feitos, gostei muito!

Larissa.Ohana 17/06/2022

Machado gosta de uma traição...
Brás Cubas é um finado que narra suas aventuras quando ainda estava vivo, seu pai queria queria que fosse influente na sociedade e arranja Vírgilia, uma garota linda de boa família para casar, mas a moça escolhe Lobo Neves que era apoiado por grandes influentes em sua candidatura assim tendo um casamento mais bem visto.
Me senti meio burra lendo essa hq, porque em alguns momentos foi meio confuso a compreensão, fiquei imaginando que teria muito mais dificuldade com o texto integral, mas no geral entendi sobre o que o livro se trata.

1 | 2 | 3 | 4