Dora Fantasmagórica

Dora Fantasmagórica Abby Hanlon

Resenhas -

Polly 28/04/2020

Dora Fantasmagórica: quando a imaginação resolve tudo (#110)
Se tivermos que dar uma característica única à Dora, ela com certeza tem que ser a criatividade. Com muita imaginação, Dora vai superar um pouco da solidão, já que, entre os membros da família, ela é uma espécie de Chaves: ninguém tem paciência com ela.

Dora Fantasmagórica é aquele tipo de livro que aquece o coração e diverte. E também faz que a gente se identifique, por que não? Talvez eu não fosse tão peralta quanto a Dora, mas meu eu criança super se identificaria com a imaginação fértil dela. (risos)

Super indico a crianças e a adultos também.

hagabrielah 13/05/2020

Bom livro infantil, mas dá maus exemplos
Este foi um livro rápido e leve de se ler e conta a estória da Dora, uma menina que é a caçula e tem mais dois irmãos que nunca querem brincar com ela, pois a consideram uma "bebezona".
Um dia de tanto Dora os incomodar inventam uma estória sobre uma "bruxa" que rouba crianças que são "bebezonas" e as leva para morar com ela nas cavernas, e é aí que começa a confusão.
O que me incomodou na estória foi que em certos pontos a autora mostra coisas erradas que a protagonista faz, mas não a pune devidamente depois e isso de certa forma é um mau exemplo para os leitores mais jovens.
No entanto, no geral é uma obra divertida que mostra o poder da imaginação.

Jhoy - @sabedoriaentrelivros 23/03/2020

Que criativo. Neste livro acompanhamos Dora e sua imaginação fértil. Ela imagina as melhores travessuras, mas os seus irmãos não entram na brincadeira e tentam fazer com que ela deixe de ser a "bebezona". Dora descreve o comportamento dos irmãos com ela e como faz para conquistar e tirar risos dos irmãos, até que um pequeno gesto um tanto nojento, fez com que seus irmãos a incluíssem nas brincadeiras. Um livro leve e divertido, de fácil imaginação e bem inocente. Uma ótima leitura infantil !

Jacque Spotto 22/07/2020

Li para minha filha, e ela gostou muito pois a todo momento ela dizia que lembrava as mesmas atitudes dela.

É um livrinho bem interessante pois mostra como é a imaginação de uma criança e como às vezes nós não as entendemos.

Jana 30/03/2020

Engraçado
A Dora é o tipo de criança bem pentelha, então dá pra se divertir. O que é mais engraçado é que as situações poderiam muito bem ser reais. Adorei os desenhos, muito fofos.

Dani 06/07/2021

Finória Merlo rocks!
Meu primeiro livro lido pra Joana
Um capítulo por dia antes de dormir.
Registrando aqui pra nunca mais esquecer!

Lumi Tie | @lumi.reads 26/03/2020

No momento que estamos vivendo eu precisava de uma coisa lúdica pra espairecer. Estou ciente de que é um livro infantil. Não teve uma mensagem no final da história significativa pra crianças, apesar disso é divertida e as ilustrações da protagonistas são muito fofinhas.

Evinha 12/10/2020

Dora Fantasmagórica || Abby Hanlon || Editora Rocco || 3?
Indicação para o dia da criança. Leiam para seus filhos e irmãos mais novos isso vai ajudar a formar os novos leitores do amanhã.
Dora é uma espoleta. Ela é divertida, inteligente, corajosa. Os irmãos mais velhos Violeta e Lucas acham que ela é bebê demais para brincar com eles e por isso ela faz as brincadeiras dela.
Esse livro é cheio de desenhos para ilustrar as fantasias da Dora, ela é uma graça, do tipo que dá até dó de deixar os irmãos tratarem ela assim. Mas a gente sabe que é só fase e no final da tudo certo entre os três.
Feliz dia das Crianças!!! Artes de criança:
Um dia eu e minhas irmãs amarramos uma rede no guarda roupa e outra ponta na janela. Já sabem né? Minha irmã  (até então a mais nova) ficou presa lá. Kkkkkk

Claudia Souza 11/04/2020

A doce infância
Abby Hanlon consegue descrever o universo infantil de forma primorosa. Utiliza o exemplo de uma família onde há presença de crianças, irmãos com três idades diferentes para mostrar o quão rica é a infância. Composta por sonhos, aventuras, inocência, amizade, teimosia e muita imaginação, Espoleta e seus irmãos mostram o quão divertido é o convívio entre irmãos, mesmo tendo diferença de temperamento.

Victor_leitor.mirim 23/04/2020

fantasmas?
uma menina que fala sozinha com fantasmas? não... fala com os amigos imaginários dela... recomendo...

Pandora 02/07/2022

A Dora também é conhecida como Espoleta, ela é a irmã mais nova de uma família composta por Pai, Mãe e três filhos, sendo duas meninas e um menino, ela é a menina mais nova. Encontrei a Dora dentro de um dia chuvoso, estava com vontade de ler, mas não queria ler nada pesado. Buscava algo leve, lúdico como literatura infantil e a encontrei no meio dos e-books do Kindle. Uma criança muito esperta, tem uma mente dinâmica e cheia de cheia de imaginação, quando ela se vê sozinha, não se faz de rogada e inventa mil e um amigos monstros com os quais interage e vive várias histórias.

Em "Dora Fantasmagórica" encontramos a Espoleta em meio a um período de férias escolares. Ela fica muito tempo em casa com o irmão e a irmã, mas os dois, mais velhos que ela, não tem a mínima vontade de incluí-la em suas brincadeiras então, para preencher a solidão existencial da irmã mais nova escanteada, ela inventa mil monstros para serem seus amigos e amigas imaginários e se mete em confusões dentro de casa.

"Falar sozinha? Não tenho ideia do que eles estão dizendo. Nunca falo SOZINHA. Falo com minha amiga Maíra. Ninguém consegue vê-la, só eu."
Aos meus olhos a Dora se tornou uma figura extremamente cândida e cativante. Ela está sozinha dentro de uma casa onde moram outras pessoas, mas não se abate, cria suas companhia e elabora com elas suas histórias. Ela não se deixa dobrar pelo desamparo e insiste em tentar cativar a atenção dos seus irmãos de um jeito ou de outro.

"Maíra é meu mostro favorito, mas na verdade minha casa está cheia deles."
Senti um estranhamento com a ausência de atenção e intervenção do pai e da mãe das crianças na forma como eles excluíam a irmão mais nova de suas brincadeiras. Essa é uma família onde os adultos cuidam das coisas dos adultos e as crianças se viram entre si o que não deixa de ser bem realista para boa parte das famílias. No fim, como boa irmã mais nova, a Espoleta tanto faz, tanto inventa que acaba conseguindo atrair a atenção de seus irmãos e ser incluída em suas brincadeiras ainda que através de uma ação que sinceramente... sem comentários.

A Abby Hanlon é uma professora aposentada americana, então ela transporta para o livro muito de sua experiência com crianças o que torna o livro cheio de dados de realidade, se romantização da infância, cativante, dinâmico, lúdico, bem escrito, nada didático, muito gostoso de ler. Inclusive, ele é cheio de ilustrações feitas pela própria autora.

ntampinha 02/07/2020

Recomendo para leitura de pais&filhos
Achei a historinha fofa e divertida.
A linguagem é fácil e o livro tem ilustrações muito bacanas também, mas, sinceramente, recomendo que um adulto leia junto a criança, para poder conversar sobre a historinha e evitar aprendizados ruins.
Em alguns momentos a personagem se comporta mal, porém não é visto correção por parte dos pais (no sentido de ensinar algo positivo para o leitor mirim, sabe?), ela faz a malcriação e fica por isso mesmo, e uma criança lendo sozinha pode aderir aos maus exemplos (não é uma regra, mas acontece)... Acho que uma leitura conjunta e uma conversa bacana sobre o desenrolar da história pode acrescentar bastante para a criança, além da diversão.
No geral eu recomendo o livro, dará um ótimo entretenimento.

Nat Nat 02/04/2020

2 de abril é o dia internacional do livro infantil e nada melhor do que comemorar esse dia com esse livro tão fofo, cheio de imaginação e com uma menina tão levada como Dora Espoleta, amei kk

Telice 13/11/2020

Livro levinho que nos faz lembrar da infância. É ótimo para crianças pequenas iniciarem sua jornada nos livros!