A falência

A falência Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - A Falência

elen5 11/12/2022

Gostei da escrita, fluiu demais. As críticas da autora para a sociedade são simplesmente atemporais, não importa em que cenário, sempre vai ter alguma que se encaixa. A Falência não se refere somente ao material, e sim a tudo o que se liga nisso, sentimentos, comportamentos, etc. Fiquei muito feliz que Camila acaba entendendo que ninguém vai salvá-la e que isso depende totalmente dela, a autora foi muito perspicaz em não colocar ela como alguém a ser salva por um homem no fim de tudo. Se bem que o final, onde Rino aparece, dá a entender alguma coisa, mas espero que não.
A falência de Teodoro veio por conta da crise do café, um cenário muito importante no Brasil e creio que é por isso que o livro é pedido no vestibular. Foi bom entender o contexto de um outro jeito.
É um livro que em alguns momentos tem termos bem racistas na minha opinião, o que era extremamente comum quando foi escrito, mas não quer dizer que vá me incomodar menos. A autora em alguns momentos tem posicionamentos contra a escravidão, e isso é bom, mas é bem controverso nesse quesito.
Gostei do livro e do desfecho, os sentimentos dos personagens foram muito bem escritos e construídos, me apaixonei pela escrita

Tiii 07/08/2022

Primeira leitura da Unicamp
Comecei esperando não muita coisa. Mas, apesar de ter achado a leitura um pouco parada, a análise da importância e mensagem da obra faz toda a diferença. É uma leitura que mostra todo o machismo dessa sociedade extremamente patriarcal brasileira. Júlia Lopes de Almeida estava sim a frente de seu tempo.

isa 23/03/2021

mas o capitalismo.....
novamente adormecida em 70% do tempo de leitura. final bom ? única coisa que me importa ultimamente...

Jenifer.Rodrigues 24/10/2022

PÉSSIMO
Tive que ler esse livro como leitura obrigatória para vestibulares e foi horrível, a leitura não me prendeu nem um pouco, li forçada so para realmente terminar a leitura e não abandonar, mas se alguém me perguntar sobre o conteúdo do livro não vou conseguir responder.

misssugar 05/02/2023

Surpreendentemente atual
Fiquei impressionada de como esse livro é bom, realmente não esperava gostar tanto por ser um livro antigo. O desenrolar da história é incrível e repleta de críticas que ainda são atuais, com reflexões sobre a sociedade e as relações humanas.
A obra transcende o tempo e ainda traz uma visão profunda do contexto histórico e social da época.

Lari 17/03/2022

Complexo
Devo começar dizendo que a minha nota (4 estrelas) se deve mais ao fato de ser uma autorA nacional que falava na época de igualdade de gênero, do que a história em si.
Quanto a história: foi uma leitura lente e conturbada para mim, porque o tempo todo me deparava com críticas ferrenhas a forma como as mulheres eram tratadas, como os escravos eram tratados e ao mesmo tempo a atitude dos personagens não era condizente com isso. Logo o livro me pareceu um enorme " faça o que eu digo,mas não faça o que eu faço", eis que difícil conciliar uma escrita tão crítica para época, com uma personagem principal tão oca, sua vida gira em torno única e exclusivamente dos homens e do dinheiro. Os personagens masculinos não são nem um pouco melhores, todos estereótipos dos piores tipos de homem e com passadas de pano para eles.
É um clássico, mas que infelizmente não me agradou.

Someone 02/06/2023

Como foi um livro de escola, a linguagem é meio chata e formal, mas o enredo é beeem legal! Tem várias críticas sociais, muito tema polêmico e tem personagens bem polêmicos e legais tbm. N sei mto oq falar sobre esse livro, mas gostei dele.

duddi 01/11/2021

muito bom!!! acho que li em três dias, a leitura é muito fluida! o livro tem muitas críticas, principalmente ao machismo, mesmo vindas de uma mulher que compreende a posição de submissão. muitas críticas também a hipocrisia das famílias ricas e cristãs.
pra falar a verdade, gostei do romance da camila com o gervásio! então foi uma decepção pra mim saber que ele era casado.
no geral, gostei muito

Gabriel.Silva 18/07/2021

Uma história elegante e bem escrita
A falência. O título já diz muita coisa sobre essa obra tão bem feita por Júlia Lopes de Almeida, sendo extremamente interessante acompanhar a trajetória da família de Francisco Teodoro até o derradeiro fim, principalmente com a ambientação histórica no importante período do café em nosso país.

Vinnylit 28/11/2023

A casa Teodoro faliu
Francisco Teodoro construiu seu império com base no café e assim criou sua família. Porém, sua esposa Camila faz algo que ele nem imagina, ela o trai com o médico da família, Dr. Gervásio.
Camila, achando que nada poderia dar errado, continuou com o relacionamento. No entanto, esse relacionameto não era segredo pra niguém, somente Francisco Teodoro que nunca desconfiou de nada.
Após fazer escolhas erradas sobre em quem confiar, Teodoro acaba por falir e perder todo o seu dinheiro, desolado, ele decide dar um fim ao seu sofrimento, dando cabo da própria vida.
Como Camila irá proceder? Será que ficará tudo bem?
Só lendo para saber.
Uma das leituras obrigátorias da UFRGS que não me arrependo de ter lido.

bibioslivrosecia 31/12/2023

Meu capitão Rino injustiçado, final que eu já previa mas não queria acreditar. Um dos meus favoritos do ano.

Fran 10/11/2020

Retrato fiel de uma época
Muito mais do que uma história de romance e traição, em A falência, Júlia Lopes de Almeida nos apresenta, com riqueza de detalhes, o Rio de Janeiro dos primeiros anos da República. Cada ambiente, personagem e diálogo do livro parece estar ali para mostrar as feridas daquela sociedade, expondo, sem qualquer eufemismo, as injustiças sociais, a fragilidade dos relacionamentos baseados em interesses, a hipocrisia e o machismo presentes no cotidiano das famílias ricas e pobres. No decorrer da leitura fica claro que a falência do título vai muito além do viés econômico: a autora evidencia a falência das relações, dos valores morais e do caráter.
Um dos pontos altos do livro, em minha opinião, é a força das personagens femininas que, cada uma a seu modo, mostram claramente os preconceitos e julgamentos enfrentados pela mulher daquela época (muitos ainda bem atuais) e tentam romper com tais barreiras em busca de felicidade.
Esta foi minha primeira obra da Júlia Lopes de Almeida e gostei bastante da escrita e da coragem desta autora, meu único arrependimento é não ter lido nada dela antes.

Cameater 06/05/2024

Uma baita de uma novela!
Se houvesse uma novela baseada nessa história eu jamais perderia um capitulo! A escrita de Júlia Lopes entrega aos leitores o íntimo das personagens, tornando Camila muito mais protagonista do que Teodoro (ambos possuem um bom aprofundamento em suas essências, mas a narrativa vai além de como Teodoro chegou a onde chegou; já que dá um enfoque no romance de Camila).
Gostei da leitura e de como ela mostra a época em que os protagonistas viviam por detalhes do cotidiano: A relação racial, visão política, comércio e a relação entre os gêneros.
Imploro para que adaptem isso em uma novela...