O silêncio dos livros Fausto Panicacci

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda.Avellar 30/09/2019

Ler é transformador
O livro ”O Silêncio dos Livros” aborda uma época em que os livros são proibidos. O misterioso Santiago Pena acaba de chegar a Portugal e, conhece Alice, que é desprezada pelos pais. Quando um antigo caderno é encontrado traz questões intrigantes. O encontro de uma biblioteca antiga pode ter uma ligação com um jovem acusado de um crime e também de suntuosos projetos arquitetônicos. O Silêncio dos livros é uma declaração de amor à Literatura e vai encantar os leitores.
Eu comecei a ler a obra no dia que teve aquela “confusão” na Bienal do Rio de Janeiro, pois uma ordem de recolher livros inapropriados com conteúdos lgbtq+ fora dada e confesso que fiquei preocupada que pudéssemos regredir. Já pensou se a frase do livro escrito por Fausto: “TER LIVROS É CRIME. DENUNCIE”, se tornasse realidade?
Os prefácios da mestra em linguística Beatriz Virgínia e Maria José Gargantini que é especialista em Língua Portuguesa/Produção Textual deram brilhantismo para a obra e com comentários singulares.
O romance é muito bem escrito, cheio de metáforas interessantíssimas, com uma linguagem poética e narrativa rica em detalhes. No começo da obra não me identifiquei com a personagem Alice, pois a achava antipática e aos poucos a menina me conquistou. Os outros personagens são importantes peças no desenvolvimento de toda a história e a obra está dividida em três partes que são: Pelos olhos de Alice; Por outros olhos e De volta aos olhos de Alice.

Resenha na integra no blog.

site: http://feravellar.blogspot.com/2019/09/resenha-o-silencio-dos-livros-fausto.html

dayolive 04/10/2019

História muito boa!
?Para leitores que adoram distopia, esse é um livro que eu indicaria muito para todos ler. Sério, leiam.
Agora, imagine um lugar onde não se pode ter nenhum livro, nem digital e nem físico e caso alguém encontrasse ou denunciasse, você seria preso e todos os seus livros seriam queimados. Sim! Um grande absurdo que nem consigo imaginar mas, que pode estar mais próximo do que imaginamos.
Assim começamos nossa história: "Ter livros é crime. Denuncie". Então nessa história encontramos Alice que conhece Santiago e nele encontra um amigo que compartilha várias histórias magníficas com ela, dessa forma se tornando seu avô de letrinhas, como ela mesma diz.
????
?Santiago, é um recém-chegado a Vila Nova de Gaia e é muito bem acolhido na família Crástino, a família de Alice, sempre carregando consigo um livro secreto intitulado com o nome Hilário Pena, a "menininha" como Alicia é chamada por sua família fica bem curiosa sobre o livro. Então voltamos anos atrás e vamos conhecer a história de Hilário Pena e que ligação ele tem com Santiago.
????
?Hilário pena é um homem que comete um crime e que vai para a prisão por tempo indeterminado graças a um gene denominado Gene-C, que todos os 'bandidos' tem mas que curiosamente Hilário não , então assim passa a ficar na prisão sem ter um julgamento é por tempo indeterminado, acompanhamos a partir daí a vida de um jovem universitário que não queria nada à um homem sábio e culto graças a um homem chamado Antonio que depois de anos compartilhando um prisão sozinho, agora tem um amigo com quem conversar, Hilário passa de um homem que pensa que "Para que os livros existem" a um sujeito que não vive mais sem leitura.
????
?Dividido em três partes, temos uma leitura instigante, que traz uma grande reflexão, vários tipos de sentimento, cheio de referências maravilhosas e o poder de como um livro pode ser transformador.

Bárbara Machado 23/03/2024

Original e cativante
Este livro me deixou de coração partido, pensando um bom tempo sobre. É tão inteligente e cirurgicamente escrito que permite inúmeras interpretações (ideal para uma leitura coletiva). Em alguns momentos, por sua sagacidade e realidade problemática, me lembrou 1984 e O conto da aia, embora conte uma história bem diferente.

A narrativa dividide-se em três partes, que conectam-se em um final surpreendente e marcante. Grande parte dela é vista pelos olhos de uma criança, tornando a experiência bem emocionante. A escrita de Fausto é como um jardim colorido à luz laranja de um fim de tarde, à hora do poente: belíssima, cheia de formas, aromas e texturas, vibrante, elegante, suave até mesmo quando bruta.

Com uma narrativa original e uma escrita cativante, Fausto nos leva do Brasil a Portugal, em uma história que instiga, emociona e acalenta, sem deixar de surpreender. O silêncio dos livros é um encanto e recomendo demais, um nacional pra panfletar!

Pedro 20/10/2019

Hilário era um rapaz que vivia sozinho pelos lugares. Sempre seguindo os caminhos que a vida lhe guiasse. Até que um dia acontece uma briga em um bar e Hilário é preso. Ele fica perdido em meio à confusão, mas na delegacia fica sabendo de toda a situação e acusações que fizeram contra ele.

Confira a RESENHA COMPLETA + FOTOS DA EDIÇÃO no link abaixo! (Blog do Pedro Gabriel)

site: http://www.blogpedrogabriel.com/2019/10/resenha-o-silencio-dos-livros-fausto-luciano-panicacci.html

Juliana.Duarte 04/11/2019

Não ter livros é um crime
Num mundo distópico, onde ter livros é crime, vemos 3 personagens que tem suas vidas impactadas de formas diferentes, pela ausência ou pelo contato com os livros. No decorrer do livro, a história ser contada dos pontos de vistas das personagens, desse jeito, vemos, entendemos e até nos identificamos com o impacto dos livros na vida de cada um.
É um mundo onde aplicativos tomam as decisões por vc, aplicativos decidem seu destino, aplicativos "montam" as pessoas. É quase como se a humanidade deixa-se de ser humana. É um lugar onde o "eu" é o mais importante. Então, numa família de 4 pessoas, todos podem estar no mesmo ambiente, mas não estão juntos. Isso num livro distópico, porém, hoje, nossa realidade, não está muito longe disso.
Este Livro vem justamente nos mostrar a importâncias dos livros, de como ele pode salvar vidas, de como eles nos ajudam a crescer. De como outros pontos de vista, outras realidades, podem nos ajudar na nossa própria evolução como ser humano.

"Há várias camadas de leitura, e um livro pode convocar-nos à reflexão,confrontar-nos, deleitrar-nos." O Silêncio dos Livros
@eu_sandroka 07/11/2019minha estante
Linda!
Amo tanto essa estória incrível.
Bj.

@donzelaobscura 05/11/2019

Arrasador!
"TER LIVROS É CRIME. DENUNCIE."

Assim começa a história com essa frase impactante e que já me fez criar expectativas sobre a leitura.
Santiago chega a Portugal, após muitos anos de reclusão por um crime do qual alega veementemente que não cometeu. No novo lar, conhece sua pequena vizinha, Alice, uma criança alegre e ávida por histórias.

Alice é apenas uma menina que ama livros desde que a sua Avó lhe contava sobre eles e suas histórias, pois nascera numa época em que os livros são proibidos e quem os porta, poderá ser condenado à prisão perpétua ou até mesmo corredor da morte, porque é considerado um crime gravíssimo.
Cativada pelas histórias de seu novo vizinho, em um belo dia, percebe que o mesmo, porta um pequeno caderno de capa preta e sabe que isso também é proibido, mas atiçada pela curiosidade, prefere descobrir por si mesma do que se trata.

Esse livro me pegou de surpresa em alguns aspectos e me surpreendeu. O amor à Literatura é explícito em cada página e nos faz questionar se um dia os livros forem proibidos, o que será da humanidade. Escrita envolvente e profunda nos faz enxergar que a Literatura pode transformar vidas! Cheia de metáforas, referências literárias, nos transporta para várias reflexões.
É um livro mágico e cheio de polêmicas. Recomendo muito! Quem ama esse universo, precisa lê-lo!
Só achei que o final poderia ter sido menos corrido.
Foi leitura do mês de Setembro do grupo @lcentrebff ao qual eu e minha xará Isis Silva do Instagram @felicidade.nos.livros criamos.

[ Quotes ]

📘"Há momentos, porém, em que um homem, por vontade própria ou densidade das circunstâncias, reconhece-se Humano, identifica-se com o outro."⠀
.⠀
📘"Com livros podemos transcender a platitude de nosso cotidiano, conhecer lugares aos quais nunca conseguiríamos ir."⠀
.⠀
📘" O que ocorre é que, quando se lê, a vida trivial é posta em suspensão e, quando retornamos de uma boa aventura literária que apele a nosso senso de beleza, de verdade, de mistério, encontramos uma realidade qualificada."⠀
.⠀
📘"O livro é a melhor companhia não humana que alguém pode ter - embora sua" não humanidade" seja de tudo questionável."⠀
.⠀
📘"A mentira é um véu que nos protege do que de pior há em nós; mas esse véu servirá de banquete às traças do tempo."⠀
.⠀
📘"A única diferença entre um homem venerável e um desprezível é que o primeiro nunca foi pego."⠀

site: http://apenassentidos.blogspot.com/2019/11/o-silencio-dos-livros-fausto-paniccaci.html?m=0
@eu_sandroka 07/11/2019minha estante
Estória incrível!
S2

Livros trechos e trecos 26/02/2020

O silêncio dos livros
"Como em não poucas ocasiões na História, algumas ideias inicialmente inofensivas, levadas ao extremo, acarretam sérias mudanças na Humanidade".
O silêncio dos livros fala sobre o amor aos livros, mas acima de tudo nos mostra a importância da história na construção das sociedades e da conscientização humana. Nessa distopia onde ter livros é crime, o controle de genes é obrigatório e as escolhas são feitas de forma randômicos em aplicativos; vemos uma sociedade evoluída cientificamente mas estúpida em relação à sua própria história. O autor nos dá uma trágica visão de uma vida sem livros, crianças que crescem sem fábulas e lendas, mas também sem noção do seu próprio passado. Sem essas histórias, tudo a que as pessoas tem acesso são rumores, já que os textos disponíveis podem e devem ser modificados por todos e passados adiante. Não há informações concretas, não há história.
Quando leio uma distopia sempre fico pensando se e quando o mundo chegaria naquele patamar. Acontece que para essa distopia em particular a resposta é desconcertante, já que apesar de os livros não serem proibidos (não todos. Ainda) nossa sociedade está cada dia mais estúpida e superficial. E a cada dia somos mais e mais reféns da tecnologia, tanto que a maior parte do tempo a gente nem se dá conta o quanto ela interfere em nossas vidas.
Uma coisa interessante na narrativa é que Santiago se torna um grande defensor pela volta dos livros, porém ele foi uma pessoa que odiava ler durante grande parte de sua vida e quando tomou gosto pela leitura e percebeu a beleza dos livros, eles passaram a ser proibidos. Mesmo com um passado de inimizade com a literatura, ele tem muita noção do quanto se tem a perder com a proibição. Ainda que a tecnologia seja bem desenvolvida, não é aquela distopia cheia de robôs. É tudo muito parecido com o hoje.
Apesar de ter gostado muito do tema e ter destacado muita coisa interessante enquanto lia, essa não foi uma leitura que fluiu fácil para mim. Já vi muitas falas positivas sobre o livro e concordo com elas, mas ao mesmo tempo alguma coisa não conseguiu me prender totalmente. Larguei e voltei para esse livro várias vezes, em alguns momentos achei meio maçante, ainda que eu tenha gostado da história. No geral é um livro muito bom, não é ótimo, nem um dos meus preferidos, mas é bem escrito e tem muitas referências literárias que qualquer leitor é capaz de reconhecer.

site: https://www.instagram.com/p/B9B8UGhDIat/?utm_source=ig_web_copy_link

Rafaela (@exlibris_sc) 27/09/2019

Quando o mundo mergulha na era digital e o que era velho e válido se extingue
Iniciando com um dos melhores (e livre de spoiler) prefácios que já li em um livro, estas pouco mais de 200 páginas são uma ode à literatura; apresentando personagens belamente construídos a partir de um insight do autor que, conforme passeava por Portugal, vislumbrou uma garotinha tentando chamar a atenção dos pais mergulhados em seus mundos digitais.

O enredo com ares de mistério - lembrando obras como “A Sombra do Vento” e “A Menina que Roubava Livros” – encontra elementos da ficção científica conforme seus capítulos avançam; o leitor encontrará um suspense de tirar o fôlego em uma busca incansável por respostas, além de teorias que são tecidas constantemente e acabam ora se entrelaçando ora se renovando; referências que se assemelham a um quebra-cabeça ou pique-esconde, jogo extraído da tenra infância, que culminam em eventos esclarecedores, divertidos e trágicos.

Mesclando uma escrita cuidadosa e além de muitos de seus conterrâneos, Panicacci apresenta ao leitor Santiago como um jovem senhor amante de livros mas com um passado cerrado por um mar de neblina, um dos personagens mais complexos e cuja psique aponta, no mínimo, para duas vertentes; também conhecemos Alice, a menina, com toda sua inocência e modo único de ver o mundo e, fechando o trio de personas que fazem do livro primoroso, Antonio o português, o mestre que desperta o amor de Santiago pela literatura porque, afinal, ela é um assunto para todos nós.

Sem dúvida, foi uma das leituras que mais me prendeu a atenção no começo, desde todos os questionamentos intrínsecos nas páginas até sua veia de distopia, porque essa é uma história que se passa no futuro meus caros; conhecemos o gene C como o motivo, cientificamente comprovado, pela violência e crimes hediondos dos seres humanos, fazendo com que os governos passem a erradicar o índice de criminalidade. Contudo, a trama salta além e logo vemos um fantasma do nosso passado – uma espécie similar do programa nazista Lebensborn – buscando aperfeiçoar e alterar o DNA do feto antes mesmo de seu nascimento.

Para finalizar o âmbito da distopia apresentada por Panicacci temos, iniciando na Europa, a proibição dos livros impressos e de toda e qualquer obra que não possa ter caráter dinâmico, ou seja, que não possa ser alterada por seu usuário. A história não trata meramente de desvendar o mistério do passado de um personagem, ou de erradicar o gene C, é sequer de desenvolver o bebê perfeito. “O Silêncio dos Livros” fala sobre o que há de mais único, especial e profundo em nós humanos: nossa liberdade. Porque ao tirar a mínima ideia de que somos livres, nos tornamos seres robotizados, alienados, doutrinados por qualquer meio que possa nos privar do pensamento mais complexo e fundamental do cerne humano. Um livro que eu recomendo e que deve ser apreciado e degustado conforme o avançar das páginas e o desvendar dos muitos mistérios que o autor nos apresenta. Por fim, caro leitor, apressa-te lentamente. (leia e entenderá)

site: https://www.instagram.com/p/B20OwlrjiNy/?utm_source=ig_web_copy_link

Lary @sonhandoacordadacomlary 25/09/2019

O silêncio dos livros
TER LIVROS É CRIME. DENUNCIE.

O livro é dividido em três partes. Nele iremos conhecer a história de Hilário que ama os livros e da menina Alice, que ama ouvir histórias.

Hilário é acusado por um crime que jura não ter cometido e por não portar o Gene-C e por esses motivos é condenado a ficar anos e mais anos na prisão.

Após tempos solitários na prisão, Antônio, que é um português chega para dividir a cela com ele. Antônio, acaba compartilhando o amor da leitura com Hilário e uma linda amizade irá nascer.

Também conhecemos a Alice, que todos chamam de "menina", ela é uma criança muito doce, fofa, gentil e que ama ouvir histórias. Infelizmente ela é desprezada descaradamente pelos pais, e acaba criando um laço afetivo com o seu novo vizinho. Santiago Pena, acaba de chegar em Portugal e não conhece ninguém, e acaba virando amigo da família.

Santiago cria laço forte com a Alice, e sempre acaba contando ótimas histórias para ela, já que os livros são proibidos e quem for pego com eles terá sérias consequências.
"Ora, e desde quando a Literatura não é a sua área? Se ainda não está morto, então é sua área. É a minha área. É área de todos. A vida em potência".

Gente, o que falar desse livro?! Curti muito a leitura, os personagens são super marcantes e por esse motivo acabamos ficando apegados a eles, principalmente pela menina Alice.

Leiam esse livro, é incrível do começo ao fim, uma história que te prende com um final de deixar de boca aberta e fazer você desejar mais e mais páginas.

Simone 25/01/2020

Uma verdadeira obra de arte!
Já faz algum tempo que não leio um livro tão bem escrito como esse, com uma trama muito bem delineada, personagens que grudam na pele, e poesia entremeada em um contexto. O autor é formado em fotografia, história do cinema e história da arte... E soube como ninguém contar uma belíssima história.

Trata-se de um mundo distópico, onde os livros são proibidos, e quem ousar tê-los, é punido severamente. Entre passado e presente o leitor é presenteado com um enredo excepcionalmente escrito, contado ora aos olhos de uma garotinha; ora aos olhos de um homem desdito. A primeira parte é narrada aos olhos de Alice (em Portugal), uma garotinha que ama histórias e que acaba por conhecer Santiago (seu novo vizinho), um homem misterioso e também amante de boas histórias e literatura. A segunda parte é contado aos olhos de Hilário (no Brasil), um homem que cometera um desatino e, por isso, ficara preso por vinte e cinco anos. A terceira e última parte volta a ser contada em Portugal (aos olhos de Alice), interligando todas as partes, mimoseando o leitor com uma narrativa de encher os olhos e o coração. Os personagens secundários são de suma importância, dando ao contexto ainda mais beleza e instigando o leitor. Abaixo segue alguns quotes:

"Nem sempre havia sido assim: a menina ouvira sobre uma época, remota e mágica, na qual era permitido ler histórias em livros – o que, sendo uma coisa boa, tinha agora o rosto de um mito." (Livro: O SILÊNCIO DOS LIVROS, de Fausto Luciano Panicacci)

"Quando de algo se tem pouco, agarra-se com afinco a esse pouco; mas quando esse pouco é menos que pouco, esvai-se e perde-se em pó." (Livro: O SILÊNCIO DOS LIVROS, de Fausto Luciano Panicacci)

"Enquanto o mundo decretava a morte dos livros, tentando silenciá-los, eles resistiam: longe do burburinho quotidiano, do barulho das cidades, das buzinas dos carros, do ruído dos aparelhos, do falatório vazio, o silêncio dos livros não era de morte, como se buscava impor-lhes, mas de música. O silêncio tinha sons, e os livros iam conclamando, em cochichos, à leitura, e celebrando, aos gritos, a vida. O silêncio dos livros cantava. O silêncio dos livros era a própria música." (Livro: O SILÊNCIO DOS LIVROS, de Fausto Luciano Panicacci)

"Pensou em monstros, lembrando-se que os monstros das histórias pelo menos tinham lá uma lógica, ainda que mera lógica de monstros; mas os humanos que estava a conhecer descortinavam uma falta de lógica que, não podendo ser tributada à sua monstruosidade, só podia advir de sua humanidade." (Livro: O SILÊNCIO DOS LIVROS, de Fausto Luciano Panicacci)

Pois bem, para um bom amante da literatura este é um prato cheio, com profundidade, poesia e magníficas mensagens. Eu fiquei presa ao contexto do início ao fim, sentindo os sabores e dissabores que a trama induziu-me. E olha que estou falando de um enredo permeado de narrativa, muitas vezes detalhada (algo que não sou muito fã), mas que com essa obra foi tão bem galgada que, em verdade, não fez diferença alguma para mim... Digo até mais, tornei-me fã do autor e sua exímia sensibilidade para se contar uma incrível história. Este livro tornou-se um dos meus favoritos, cheguei ao final com o coração apertado e, agora, estou numa baita ressaca literária. EU. MEGA. INDICO. o/ E não por menos, o avaliei no Skoob com cinco estrelas e, claro, o favoritei. P.S.: Vocês precisam conhecer essa obra.

A trama é narrada em terceira pessoa, com narrativa e diálogos rebuscados, porém compreensíveis; a diagramação está perfeita, no formato digital; e a capa estampa ninguém menos que Alice e Santiago, caminhando em plena Vila Nova de Gaia.

P.S.: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: https://simonepesci.blogspot.com/2020/01/falando-em-o-silencio-dos-livros-de.html

@biaentreleituras 25/09/2019

Em um futuro não muito distante, ter livros é crime! Livrarias e bibliotecas foram atacadas, depredadas, milhões de livros foram queimados, acervos digitais foram destruídos por vírus. Nesse novo mundo, a lei permite apenas obras digitais não protegidas contra modificação, um único livro pode ser reeditado por quaisquer pessoas que tenham vontade, a satisfação do próprio “ego” dita o rumo da história.

Nem todos aceitam e há uma resistência, porém os atos a favor dos livros foram em vão e eles se tornaram proibidos. A tecnologia também evoluiu consideravelmente e as pessoas baseiam as suas decisões através de um aplicativo que lhes dá respostas randômicas para toda e qualquer dúvida. Além disso, a genética está tão avançada que é possível identificar um gene criminoso em cada indivíduo e, com isso, prevenir possíveis crimes – teoricamente, porque na prática as coisas não são bem dessa maneira.

Alice é uma criança que quer ser sabida, gosta de ouvir histórias e de anotar tudo o que pode em seu caderno, mas Alice vive em uma época na qual possuir livros é crime e não tem quem conte histórias para ela, quando sua mãe descobriu um livro escondido ela o destruiu e partiu o coração da pequena Alice. Em casa, a menina é constantemente ignorada pelos pais e pela irmã, ninguém lhe dá ouvidos, parecem pouco se importar para ela, mas Alice os ama muito.

Alice ganha um amigo quando chega à cidade um homem misterioso e muito educado, Santiago pouco fala sobre a sua vida ou seu passado, ele está sempre acompanhado de um caderno e trabalha com afinco para que os livros possam voltar à circulação. A família de Alice se intriga com o estrangeiro e busca uma aproximação, a menina vê em Santiago um “avô de letrinhas”, pois Santiago é o único que conta histórias e se importa de verdade com ela. O cotidiano dessa família nunca foi dos melhores, é uma família à beira da ruína, mas a chegada de Santiago vai trazer à tona os problemas que até então estavam escondidos.

O caderno em posse de Santiago pertencia a Hilário, um homem que não tinha o gene criminoso, mas que acabou indo para a prisão, ele alega inocência, no entanto há provas de sua culpa. Hilário passou anos na prisão por um crime hediondo que supostamente não cometeu, ele precisa provar a sua inocência, só que todo o sistema está contra ele. Na prisão, Hilário é mantido em isolamento, mas depois de alguns anos lá ele recebeu a companhia temporária de António, um amigo que vai lhe mostrar o poder que os livros têm, é António que faz surgir em Hilário o amor pela leitura.

Anos depois, é Santiago que está com o caderno de Hilário e carrega em si o desejo de ver a liberação dos livros, ele faz o que está ao seu alcance para que as pessoas percebam a magnitude de uma obra literária e entendam que os livros são fontes de conhecimento. Santiago vai ter muitos empecilhos pela frente e precisa lutar com tudo de si, caso contrário, deverá confiar o trabalho de uma vida às mãos de outra pessoa.

*Resenha completa lá no blog > http://bit.ly/2ncmKSE

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com/

Má Powzum- @entrelinhaslivros 25/09/2019

ÓTIMA DISTOPIA!
O livro trata-se de uma distopia, ele é dividido em 3 partes em uma espécie de “quebra cabeça”, na primeira parte conhecemos Alice, na segunda toda a história e vida de Hilário e na última parte conhecemos Santiago e como a vida destas 3 pessoas irão de conectar.
Achei a narrativa do autor muito poética, bem escrita, ele sabe escolher as palavras e nos prender. Adorei esse clima de mistério na história de Hilário e Santiago e em como o autor conseguiu trazer uma distopia que cumpre muito bem o seu papel, nos fazer refletir sobre como tudo aquilo parece absurdo, mas pode sim ocorrer na nossa sociedade (se é que já não começou a ocorrer!). A história mostra como livros são poderosos e podem mudar mentes, o poder da família, das histórias e das amizades.

Em minha opinião é uma distopia bem completa e com uma escrita digna de clássicos gringos do gênero. O final me deixou meio chateada e pensativa, confesso que não gostei, mas conversando com autor entendi os motivos.
De qualquer forma é uma ótima leitura e indico bastante!

site: https://www.instagram.com/p/B21xQkugsCW/
@eu_sandroka 26/09/2019minha estante
Livro sensacional!!!
S2

Sabendo Ler 25/09/2019

Uma declaração de amor aos livros!
O livro, narrado em terceira pessoa é uma distopia, que conta sobre Alice e Santiago, este acabou de chegar em Portugal, em uma época onde os livros são proibidos.

O livro é divido em três partes, a primeira "Pelos Olhos de Alice" conta sobre Alice, uma criança que ama histórias, vivendo na Europa onde os livros são proibidos. É nessa primeira parte que ela conhece Santiago.

Na segunda parte do livro "Por Outros Olhos" temos o passado de Santiago, contando sobre quando ele ainda morava no Brasil e o que o levou para Portugal.

A terceira e última parte do livro "De Volta aos Olhos de Alice" traz novamente a visão da menina e encerra o livro com excelência.

De cara logo o que notamos e precisamos destacar são os prefácios, escrito por autoras convidadas, que são incríveis e muito bem elaborados.

A leitura é bem fluída em partes e também um pouco arrastada em outras, a parte que mais gostei foi a segunda, gosto muito quando o autor traz o passado para dentro do livro e isso me fez gostar demais dessa parte.

O livro realmente é uma declaração de amor aos livros, mostra a preocupação e carinho que o autor teve na escrita de sua história. Na época em que estamos vivendo, o livro se torna ainda mais necessário e interessante.

Recomendo demais a leitura, mesmo com seus momentos mais lentos ou de muita descrição, tudo se encaixa perfeitamente e a história é linda!

site: https://www.instagram.com/p/B2zvaJVAXt0/?utm_source=ig_web_copy_link

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 25/09/2019

Surpreendente!!
Um livro no qual fiquei encantada assim que o conheci, passeando pelos feeds. E logo providenciei o meu.
E para aumentar minha felicidade, encontro a proposta da @lcagcomunicacao, para uma leitura Coletiva. É claro que me joguei de cabeça nessa aventura. Foram momentos maravilhosos, pois a cada semana de leitura, tínhamos a oportunidade em conversar com o autor @faustopanicacci sobre nossas opiniões e conhecer as razões de sua escrita. Só tenho a agradecer as meninas da @lcagcomunicacao pela oportunidade.
O leitor não tem ideia da aventura que o espera através das páginas de O Silêncio dos Livros, uma distopia altamente viciante, cheia de incômodos com grandes descobertas. Um livro fora de série, que nos leva a refletir e a começar a pensar como seria um mundo sem livro. Pois, como o próprio livros nos avisa:
" Havia placas iguais para todos os lados, é certo, mas aquela, afixada no muro bem à entrada do bosque, tornava tudo pior. Algo como um derradeiro alerta – TER LIVROS É CRIME. DENUNCIE. (...)”
Os personagens são altamente cativantes, a minha queridinha é a menina Alice super encantadora. .
Com a família da Alice e seu mais novo vizinho, vamos descobrindo novos sentidos e destinos antes nunca pensados para a história de tempos sem livros.
O livro conta sua história, dividida em três partes, todas elas bem estruturadas. O autor fascina pela presteza com as palavras! .
Obrigada @lcagcomunicacao pela organização dessa bela leitura Coletiva, e ao escritor @faustopanicacci por tamanha obra escrita!! .
E vocês já conhecem essa magnífica obra? Vem conversar comigo!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5