O silêncio dos livros

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bárbara Machado 23/03/2024

Original e cativante
Este livro me deixou de coração partido, pensando um bom tempo sobre. É tão inteligente e cirurgicamente escrito que permite inúmeras interpretações (ideal para uma leitura coletiva). Em alguns momentos, por sua sagacidade e realidade problemática, me lembrou 1984 e O conto da aia, embora conte uma história bem diferente.

A narrativa dividide-se em três partes, que conectam-se em um final surpreendente e marcante. Grande parte dela é vista pelos olhos de uma criança, tornando a experiência bem emocionante. A escrita de Fausto é como um jardim colorido à luz laranja de um fim de tarde, à hora do poente: belíssima, cheia de formas, aromas e texturas, vibrante, elegante, suave até mesmo quando bruta.

Com uma narrativa original e uma escrita cativante, Fausto nos leva do Brasil a Portugal, em uma história que instiga, emociona e acalenta, sem deixar de surpreender. O silêncio dos livros é um encanto e recomendo demais, um nacional pra panfletar!

Fabi 03/06/2023

As referências literárias são ótimas
Eu e meu filho devoramos esse livro. O finalzinho destoou um pouquinho. Um livro para amantes de livros e histórias. Dois protagonistas. Alice, uma criança que ama histórias e é negligenciada pela família. Santiago, um homem misterioso, sozinho, que trabalha em uma fundação cultural e ama contar histórias. Ambos vivem em um tempo em que os livros são proibidos. Ambos tentam resistir, mas os perigos são enormes. Presente e passado conduzem o leitor numa trama com diversas referências literárias, o que é uma delícia. Sem nomear explicitamente essas referências, liberamos sorrisos conforme percebemos a menção a livros queridos. A história se passa no Brasil e em Portugal e pesquisamos algumas figuras folclóricas portuguesas que nunca ouvimos falar. Uma riqueza. O autor detalha bem alguns locais de Portugal nos levando a uma pequena viagem por lá.
"A literatura fornece-nos muitas chaves para compreensão da vida; basta apanhá-las e abrir as portas".
Festina lente (apressa-te lentamente).

Caroline Laia 10/02/2023

Ele estava no lugar errado
Sinceramente o livro tinha tudo para ser bom, mas senti que o autor se perdeu na história, uma família doida, coisas sem sentido, e o propósito final que era sobre os livros ficou sem solução.
O livro não tem começo,meio e fim.
Não deu pra entender quase nada.

Cristina 09/08/2022

Uma distopia maravilhosa, muito sofrida, pois trata de um mundo onde os livros são proibidos. Para mim inimaginável!!

Um tributo aos livros e seus encantos.

A trajetória de Santiago é sentida em cada capítulo, emocionante.

AmandaVM 18/03/2022

Que livro interessante!
Eu indicaria ele para todos que amam livros!
Embora essas pessoas já conheçam a lição da história contada, foi muito gratificante conhecer a versão contada nesse livro.
No início, ele lembra "Fahrenheit 451", os mesmos ares de distopia. Depois ganha um fôlego extra com os valores sociais questionados. Logo após, passa por uma lição semelhante ao Conde de Monte Cristo (conhecimento é poder). Voltando depois ao tom distópico.
É engrandecedor! É de uma riqueza!
Com muitas referências de literatura, mitologia, pintura, escultura... lugares lindos descritos (conselho: aproveite a viagem, tenha o Google à mão). E tenha um dicionário próximo também, pois a escrita é rebuscada, com jargões de Direito e de Arquitetura (ponto fraco, mas serve para aprimorar o vocabulário).
Enfim... "Festina lente" ("apressa-te lentamente)!

Janaina 03/03/2022

Lindoooo
Que livro lindo! Nunca fiz tantos destaques em um livro. Fiquei encantada com a escrita de Panicacci.

Vemos retratada a forma como os livros podem nos salvar, curar, suplantar dificuldades, dar sentido de viver, pois através dos mesmos somos instigados, ensinados, através deles refletimos, nos reconhecemos, somos confrontados e então modificados.

Vc nunca será o mesmo depois de uma boa leitura.

A história contada é linda, cheia de significados, sofrimento e superação. Fala de amor, amizade e acima de tudo humanidade quando mostra os caminhos mesquinhos que os seres humanos podem tomar, como nos mostra o livro.

Não dou 5 estrelas porque queria um final diferente, acho que o personagem principal merecia um outro desfecho, porém, ainda assim é uma obra brilhante, extremamente enriquecedora.

Deveria ser um livro obrigatório a quem gosta de ler

Com toda certeza vou reler para poder me deliciar novamente com esse texto tão bem escrito, com personagens tão bem construídos e com essa história tão bem contada.
AmandaVM 18/03/2022minha estante
Também não gostei do final, mas pensando melhor (depois de um tempo), acho que foi o "encerramento" adequado para a lição do livro. Algo como aquele símbolo da serpente que engole a própria cauda, que é mencionado em algum ponto do livro. E que daria noção de finitude, eternidade...
Enfim... que livro! Faço minhas as tuas palavras e só não dei 5 estrelas por conta do vocabulário extremamente rebuscado e, com o perdão da crítica, por vezes desnecessário.
E sim, eu também destaquei e fiz tantas observações que ele agora parece uma apostila de estudo! :D

Ivan Leite 14/01/2022

O Silêncio dos Livros Fausto Luciano Panicacci
?? mas nossa sociedade aboliu os livros, entorpecendo-se de estupidez? Sabe, alguns dizem que o homem é fruto do meio; outros, que é produto dos genes; talvez haja um pouco disso tudo; mas penso que, fundamentalmente, é fruto dos livros que lê; ou, nestes tristes tempos, dos que não lê.?

Numa época em que os livros são proibidos, o misterioso Santiago Pena acaba de chegar a Portugal, onde conhecerá Alice, menina desprezada pelos pais. O encontro de um antigo caderno trará questões intrigantes. Que relação haveria entre um jovem acusado de crime que alega não ter cometido, suntuosos projetos arquitetônicos e a descoberta de uma biblioteca abandonada? Por qual razão alguém usaria o lema ?festina lente? (apressa-te lentamente)? E por que o estrangeiro Santiago parece despertar nos familiares de Alice perigosos anseios?

Suspense e aventura misturam-se a profundas reflexões sobre os paradoxos da condição humana nesta arrebatadora história que trata de amizade, loucura, amor e perda da inocência. À medida que se alterna entre perspectiva de um homem reservado e a de uma garota curiosa, a narrativa surpreende pela multiplicidade de significados.

Boa leitura? boa viagem?
@biblioteca.giratoria
@cult.artes

@Brum 29/12/2021

O nome do livro me chamou muita atenção, gostei da leitura mais várias partes achei desnecessárias. Esse livro me lembrou muito o d'A Menina que Roubava Livros....

Antigo 04/12/2021

Imagine um mundo sem livros
Esse livro me tocou de um jeito especial, imaginar um mundo onde os livros são proibidos, onde o conhecimento não corre mais livremente para quem desejar saciar sua sede é DOLOROSO, mas nos faz refletir de muitas formas...
Diessica 04/12/2021minha estante
É um livro de não ficção?

Antigo 04/12/2021minha estante
Não flor, é DISTOPIA

Carlinha.Santiago 13/10/2021

Lindíssimo! ?
Gente, pára o mundo que livro é esse? Juro que muitas vezes me sentia sem ar e ansiosa porque parecia que estava lendo a próxima notícia a ser dada no jornal, pois estamos em meio a tantas propostas de aumento de taxação do valor dos livros, então não há exagero em pensar que possam vir a querer proibir ler e ter livros. E sobre a escrita e linguagem utilizada pelo Fausto? F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A! Poética, lúdica, riquíssima de detalhes e significados, além de ser cheia de referências maravilhosas! Estou encantada!

Adriana 20/07/2021

O poder transformador dos livros
O livro é muito bem escrito e a história é interessante. Fala sobre abandono, erros e acertos, amizade, descobertas, aprendizado e recomeço. Mostra-nos como os livros podem transformar a vida das pessoas. O livro nos traz algumas reflexões, como, por exemplo, até que ponto a tecnologia pode interferir em nossas vidas, quais os limites da manipulação genética e como seria a vida sem os livros. Vale a pena a leitura. Recomendo!

Thamirys 12/05/2021

Eu não sei se esse livro está nas escolas, mas deveria estar.

?Pois é na Literatura que a Humanidade se confessa: é ela o espelho no qual nos vemos desnudados, e podemos então nos tornar um pouco melhores. Não que a Literatura tenha sido em algum momento capaz de extirpar da Humanidade a vilania; sempre foi nessa luta, no entanto, valiosa aliada. Mas nossa sociedade aboliu os livros, entorpecendo-se de estupidez??

Além da escrita maravilhosa do autor, o livro tem algo que sempre me cativa muito, a divisão em vários tempos, ou na perspectiva de vários personagens. No caso desse livro, é divido em 3 tempos ( ou partes por assim dizer), o fato é que cada parte é descrita em um tempo diferente.

Nessa história vamos conhecer Alice, uma criança que adora ouvir histórias e guardá-las através de anotações em seu caderninho, a garota mantém escondido um livro que sua avó já falecida um dia leu para ela, entretanto, um dia Louise mãe de Alice encontra o livro e com medo do governo invadir sua casa, decide destruí-lo.

E é pelo olhar de Alice que descobriremos o porque da atitude tão radical da sua mãe: os livros foram proibidos nos países europeus.

Mais tarde ela vai conhecer Santiago, um velho ativista, que age em prol da liberação dos livros, e é nesse segundo e terceiro tempo que a magia do livro acontece.

@Meuslivroseleiturass 08/05/2021

Gostei bastante
Já imaginou viver em uma época em que livros são proibidos?

É o que acontece com Alice, uma menina muito inteligente e que adora histórias, mas que infelizmente não pode desfrutar delas, visto que os livros foram e continuam sendo destruídos sempre que encontrados.

Tudo parece se tornar melhor quando ela conhece nosso protagonista, Santiago Pena, um homem que conta histórias com uma habilidade imensa, que a faz sentir como se tivesse vivenciando as histórias contadas por ele, trazendo o mesmo encanto que os livros são capazes de nos proporcionar.

Esse homem que se mudou pra próximo a casa da família dela, e rapidamente conquistou a amizade da família carrega sempre um caderninho com ele, com um nome escrito: "Hilário Pena", e Alice logo desenvolve curiosidade por descobrir o que continha esse caderno.

A segunda parte do livro conta justamente sobre a vida de Hilário Pena, quem foi ele, seus dramas pessoais, relatando uma parcela relativamente grande e muito conturbada de sua vida, ele que viveu o exato momento da proibição dos livros.

A terceira parte voltamos com a visão da Alice, o desenrolar do relacionamento da família com o Santiago, várias complicações começam a aparecer, e a menina ainda com dificuldade pra entender o que está acontecendo com todos a sua volta devido a sua inocência, uma pegada bem dramática, que eu particularmente me interesso.

A escrita do Fausto me agradou muito, sua forma de escrever, algumas alegorias, algumas referências a outras obras, algumas frases colocadas cirurgicamente, de maneira poética, tornaram a leitura extremamente agradável, como se fossem pequenas surpresas muito bem vindas.

A história teve em enredo bem elaborado, bem amarradas as 3 partes do livro, posso dizer que teve dois momentos principais que "explodiram minha cabeça", o que tornou a leitura bem dinâmica, gosto disso!!

Edu Carvalho 01/12/2020

Excepcional!
Esse livro é ótimo! Uma história bem envolvente, bem elaborada, os personagens são bem desenhados e o desfecho é surpreendente e inimaginável! Recomendo a todos que ainda acreditam que os livros podem mudar nossas sociedades.

1 | 2 | 3 | 4 | 5