Livro Do Cemitério

Livro Do Cemitério Neil Gaiman

Resenhas -

Mary Maia 05/11/2023

Legal(zinho)
Neil Gaiman fez uma adaptação em quadrinhos do romance ganhador da medalha Newbery.
O livro do cemitério conta a história de Nin (ninguém Owens). Ele perdeu os pais quando mais novo e acaba passando parte da sua vida em um cemitério.
Vale a pena ler? Vale!
Podemos esperar algo maravilhoso? De jeito nenhum.

Marcello.Buzon 26/04/2023

Delicioso de ler
Quando li o livro do qual essa HQ foi adaptada, sentia que a história havia sido escrita pra ser de fato uma história em quadrinhos. Gaiman nunca confirmou isso, mas um fã do autor conseguiria compreender as sutilezas nos diálogos, na contrução do livro, na narrativa.
O livro é maravilho, mas em formato de HQ ficou simplesmente lindo e delicioso de se ler. As ilustrações são maravilhosas e a quadrinização também não fica atrás.
É muito bom ver as imagens que imaginei no livro sendo desenhadas por outro artista.
Simplesmente amei toda experiência, desde o livro até o fim desta HQ.

Cinara... 01/02/2022

"As pessoas querem esquecer o impossível. Deixa o mundo delas mais seguro."

O triste é que acaba!!! Quero continuar e ver tudo o que acontece com o Nin!!!
Lua 02/02/2022minha estante
essa história é maravilhosa ??

Cinara... 02/02/2022minha estante
Sim ?

Luis.Gengibre 29/10/2021

O Fim digno de uma Jornada Extraordinária
Neil Gaiman tem uma narrativa que mesmo simplificada para adaptação em quadrinhos mantém seu poder de encantar. As personagens são tudo o que devem ser e precisam, quase tomando vida própria em nosso imaginário onde podemos encontrar aquilo que não nos é mostrado, mas sim contado ou sugerido.

Simone.Amaral 20/02/2021

Fazer a diferença
No fundo todos almejam o sentido de sua existência, a marca de seu toque na vida das pessoas queridas!! ? Tocante!!!

Pipoca Nerd 10/02/2021

Resenha: O livro do cemitério (vol. 2) – Neil Gaiman e adaptado por P. Craig Russell
Salve salve, pipoqueiros!

Hoje vamos falar um pouquinho dessa adaptação aclamadíssima de uma obra do autor Neil Gaiman. A editora rocco nos enviou no finalzinho do ano passado o livro do cemitério parte dois, pois o primeiro eu já tinha lido em 2018. Eu esperei tanto esse momento!

Um breve resumo do que foi o primeiro volume:

Um terrível crime acaba de acontecer: uma família inteira é assassinada por um cara e aparentemente sem motivos. O que ele não esperava era a salvação do único membro dessa família. Um bebê se salva engatinhando, sem rumo, até que chega a um lugar bem peculiar … Um cemitério.

Rebatizado como Ninguém Owens, o menino é adotado pelos moradores do cemitério: espíritos, animais e um cara bem bizarro, o Silas. Silas se autointitula o guardião de Ninguém e do cemitério, proporcionando uma figura quase paterna para Nin.

Nesse primeiro volume, acompanharemos os primeiros anos de vida do nosso protagonista, o seu amadurecimento e perspectiva do mundo.

O livro do cemitério vol. 2 já é mais curto que o primeiro. Contendo apenas três capítulos, damos continuidade a história inusitada desse rapaz. Assistimos ele com onze anos, logo no próximo capítulo com quatorze anos e no último com quinze/dezesseis. Aqui observamos o Nin mais interessado no mundo lá fora, o que é normal para alguém da idade dele, e bem mais firme em suas convicções.

Nessa Graphic Novel reencontramos amizades do passado e pesadelos do passado também, como a própria capa sugere. Eu não gostei muito da resposta que deram para o tal assassino querer matar o Nin. Foi muito vago e sem sentido. Poderiam ter explorado melhor.

E o final é muito curto. O último capítulo é o menor, não senti aquele clima de despedida.

Neil Gaiman sabe trabalhar bem os personagens infantis. Só porque é criança não necessariamente precisa ser boba. Igualmente com Coraline, Ninguém é um rapaz muito corajoso e determinado. E isso é ótimo porque ficamos ainda mais animados pelos caminhos que ele irá trilhar, sabe?

Eu não queria ter acabado … Na verdade, queria muito que tivesse uma continuação. Nunca li o livro, mas dizem que essa adaptação está bem fiel.

Todas as ilustrações são lindas. Para quem não sabe, cada capítulo tem o traço de algum/alguns artista(s), ou seja, da pra ver nitidamente que não é o mesmo ilustrador do capítulo anterior. São todos ótimos!

Uma forte recomendação e uma boa pedida, já que são só dois volumes!

Até a próxima!

site: https://pipocanerd.com/resenha-o-livro-do-cemiterio-vol-2-neil-gaiman-e-adaptado-por-p-craig-russell/

Gárgula 03/02/2021

A história chega ao fim
Encerro então a aventura de Ninguém Owens ao terminar a leitura do quadrinho O Livro do Cemitério – Volume 2, de Neil Gaiman. Traduzido por Edmo Suassuna e impresso pela Editora Rocco, tem roteiro adaptado de P. Craig Russell e artes de David Lafuente, Scott Hampton, do próprio P. Craig Russell, Kevin Nowlan e Galen Showman.

O destino confronta Nin
Enfim, a história de Ninguém Owens (ou apenas Nin, como é conhecido), uma criança que sobreviveu a uma chacina e foi criada pelos seres sobrenaturais de um cemitério (leia nossa resenha do primeiro volume clicando aqui), depois de inúmeras aventuras chega a seu fim.

O assassinato de sua família é então explicado. O assassino que conhecemos no primeiro volume ganha novos desdobramentos. Vemos agora um moleque já crescido, capaz de manejar inúmeras artes obscuras.

Além deste fato, outros vêm a tona para ajudar Nin em seu caminho de autoconhecimento e com isso, alcançar seu final derradeiro. Tão poético, quanto lindo.

Considerações finais
Sem dúvida O Livro do Cemitério é uma história belíssima que usa o terror como tempero, estando ali apenas pelo sabor que trazem à fantasia. Neste volume, em especial, temos, além da aventura em si, uma forte dose de poesia ao nos aproximarmos do fim.

Indico demais essa leitura, principalmente para os que não gostam de terror. É antes de tudo uma bela história de amizade e crescimento.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Caverna do Caruso, na coluna Sexta-Feira 13, de Daniel Gárgula.

site: http://cavernadocaruso.com.br/sexta-feira-13-36-o-livro-do-cemiterio-volume-2-em-quadrinhos/

William 21/12/2020

Emocionante.
Nessa continuação da adaptação O livro do cemitério - volume 2, temos os últimos três capítulos da história. O capítulo seis o Nil começa a frequentar uma escola e se acaba se envolvendo em confusões, por um bom motivo. No próximo capítulo, finalmente Nil enfrenta o assassino da sua primeira família. E no último capítulo, temos um Nil mais maduro, começando a descobrir o mundo por conta própria. Mesmo sendo uma história adaptado, ela é muito bela, me emocionando do início ao fim. É uma história que no final consegue arrancar lagrimas. As ilustrações ficaram muito elegantes e a edição ficou muito linda e caprichosa parabenizando a editora ROCCO pelo bom trabalho. É uma história que recomendo a todas as pessoas, pois ensina o valor da vida.

Xulio Mackfly 30/08/2020

A conclusão de tudo
Nesse volume é onde a gente descobre o passado de Nin Owens e os Jacks!!

Luan 27/08/2020

Conclusão de uma história perfeita.
Essa HQ que me prendeu desde o volume 1, se conclui de uma forma perfeita. Valeu cada segundo de leitura.

Sidnei 04/05/2020

Gaiman
Gostei muito mais desse segundo volume, do que do primeiro. Parece que flui melhor a narrativa. Mas o que dizer de ruim de uma obra de Gaiman... não tem como!

Rafa @primeiroscapitulos 26/02/2020

Melhor que o primeiro
Bem interessante

Priih | Blog Infinitas Vidas 28/05/2019

Muito melhor que o antecessor!
Em O Livro do Cemitério: Volume 2, o menino vivo, Nin Owens, está mais crescido. Essa parte da trama acompanha sua vida dos 11 anos a aproximadamente a maioridade, e várias coisas mudam em sua rotina. Aqui, o interessante é perceber os conflitos vivenciados pelo jovem, que – ao contrário das pessoas que o rodeiam – sofre com a ação do tempo, vê seus interesses mudarem e a maturidade chegar aos poucos. As crianças com quem ele brincava continuam crianças (enquanto ele cresce), os assuntos que ele tinha com elas já não o satisfazem mais. A cada dia que passa, Nin sente de maneira mais intensa o anseio de sair e explorar o mundo, de ver o que há além dos portões do cemitério.

Esse aspecto da trama é bem relacionável e vejo como uma alegoria para o processo de crescer. Durante a adolescência e, principalmente, no início da vida adulta, são muito comuns os sentimentos experienciados pelo protagonista: sensação de não-pertencimento, vontade de ir além, curiosidade em explorar o mundo e suas inúmeras possibilidades… As angústias de Nin fazem muito sentido e refletem o que a maioria dos jovens adultos vivencia nessa fase da vida. Foi um dos aspectos que mais gostei na leitura e, só por isso, a obra já ganhou muitos pontos comigo quando comparada ao volume anterior.

O Livro do Cemitério: Volume 2 também traz mais sequências de ação. Silas, o guardião de Nin, e a Srta. Lupescu (uma espécie de “professora substituta”, apresentada no Volume 1), protagonizam um plot interessante que envolve proteger o rapaz do perigo que ele sempre correu. Infelizmente, a abordagem é extremamente superficial e deixa um gosto de quero mais que não é saciado. O mesmo acontece com o plot do homem chamado Jack: apesar de haver uma explicação, ela fica num território muito raso e subaproveitado. Entretanto, apesar do pouco desenvolvimento, ainda assim foi bem mais interessante de acompanhar do que o volume anterior. O motivo? Aqui, senti que a história tinha um objetivo a cumprir e estava se encaminhando para algum lugar (cuja falta foi minha maior crítica em relação à obra anterior). O final é agridoce e conseguiu me emocionar. A decisão dos personagens foi a mais sensata possível e, principalmente, foi totalmente coerente com suas trajetórias ao longo da história. Gosto muito quando isso acontece e, nesse caso, o desfecho me deu uma sensação muito satisfatória de encerramento.

[...] O Livro do Cemitério: Volume 2 superou em muito seu antecessor, especialmente pelas questões existenciais abordadas, pela condução narrativa direcionada a um objetivo e pelo ótimo desfecho. A história ganhou muito mais valor pra mim graças a esse volume. Apesar de eu não ter me apaixonado pela trama de O Livro do Cemitério, agora fiquei com uma sensação muito mais satisfeita do que quando havia lido somente o Volume 1. E, considerando a beleza das graphic novels, acredito que seja uma experiência válida para qualquer leitor que aprecie esse tipo de obra – e mais ainda para quem é fã de Neil Gaiman.

Resenha completa (e fotos!) no blog. =)

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2019/05/27/resenha-o-livro-do-cemiterio-volume-2-neil-gaiman-e-p-craig-russell/