Céu noturno crivado de balas

Céu noturno crivado de balas Ocean Vuong

Resenhas - Céu noturno crivado de balas

dani 29/08/2022

A escrita como redenção
Não sou uma grande leitora de poesia, mas foi uma experiência interessante poder ler mais uma obra de Ocean Vuong, um dos meus autores contemporâneos favoritos. Nesse livro bilíngue, estão presentes os temas pesados que mais tarde ele viria a tratar com maestria e delicadeza em seu romance.

Embora eu goste bastante do autor, tenho que dizer a leitura não foi muito fluida. De forma geral, é possível captar a mensagem, mas às vezes são usadas figuras tão enigmáticas que beiram o incompreensível. O autor também usa formatos bastante fragmentados e experimentais.

Preciso também dizer que fiquei um pouco decepcionada com a tradução. Faltou sensibilidade e chega a ser de "mau gosto" em alguns momentos. Bom, mas esse é apenas minha opinião.

Pontos negativos à parte, ainda vale a pena a leitura. É maravilhoso ver como Ocean Vuong trata a literatura como atividade que proporciona redenção e busca reparação. Destaco os poemas "Canção matinal com cidade em chamas", "Haibun do imigrante" e "Fragmentos de um caderno de notas". Encerro com um trecho do poema "Pão diário":

"& como
é que eu podia saber, que colocando
a caneta num caderno eu nos resgatava
da extinção?"

auroras 16/03/2024

Ocean. Ocean? levante.
?Se eu fechar meus olhos
estou dentro do piano de novo
& somente. Se eu fechar meus olhos
ninguém pode me ferir.?

A minha vida não será a mesma depois do contato com a escrita do Ocean Vuong.

?Céu noturno crivado de balas? é uma obra profunda e comovente que mergulha nas complexidades da experiência humana, explorando temas de identidade, amor, trauma e redenção. O livro apresenta uma narrativa lírica e emotiva, contada através da perspectiva de um jovem imigrante vietnamita-gay, que luta para encontrar seu lugar no mundo enquanto enfrenta os desafios de uma família marcada pela guerra e as expectativas sociais.

O que dizer sobre a escrita do Vuong? Durante a minha leitura só consegui pensar ?cara, como pode alguém escrever tão bem assim??. Ele utiliza uma prosa poética e tão bem descrita que consegue para transportar os leitores para os cenários vívidos e emotivos que permeiam a história da sua vida. Sua escrita é visceral e poderosa, evocando uma gama de emoções que variam do desespero à esperança. Além disso, a obra aborda questões sociais e políticas de forma sensível e perspicaz, destacando as lutas enfrentadas por aqueles que vivem à margem da sociedade e as interseções complexas entre identidade, raça, sexualidade e classe. Através das experiências do protagonista, Ocean Vuong lança luz sobre as injustiças e desigualdades que permeiam nossa sociedade contemporânea, a obra nos convida a refletir sobre posições e privilégios.

É uma leitura poderosa e impactante que ressoa muito além das páginas do livro. Fiquei comovida, impactada e reflexiva. Ocean Vuong demonstra um domínio excepcional da linguagem e uma profunda compreensão da condição humana, criando uma obra que permanece com o leitor muito tempo após a última página ser virada. Um ponto importante, essa edição é bilíngue! Por fim, para aqueles que buscam uma narrativa poética e provocadora que desafia as convenções literárias, fica aqui a minha indicação.

Math 12/06/2021

Esplêndido
"Você não sabe? O amor de mãe ignora o amor próprio, como fogo ignora os gritos sonoros daquilo que queima".
Ocean, você é perfeito!

Sabrina 16/05/2022

Muito lindo
"Você não sabe? O amor de mãe

ignora o amor-próprio

como o fogo ignora

os gritos sonoros

daquilo que queima."

Caras... é o seguinte: não leio muita poesia, então não me sinto nenhum pouco apta a fazer qualquer tipo de análise técnica aqui. Tudo o que posso dizer é que são versos muito potentes e que me deixaram muito reflexiva, grifei várias coisas e não consigo parar de pensar no quanto todo o contexto que é pano de fundo para grande parte dessas poesias é extremamente violento, triste e marca as pessoas que o vivenciaram pelo resto da vida. Enfim, gostei muito e recomendo a leitura.

"Ele cantava, e é por isso

que eu lembro. Sua voz?

me preenchia até o osso

como um esqueleto. Até mesmo meu nome

se ajoelhava dentro de mim, pedindo

para ser poupado.

Ele cantava. É tudo que lembro.

Pois no corpo, onde tudo tem seu preço,

eu estava vivo. Eu não sabia

que havia motivo melhor."

Gigio 24/01/2024

O que será do pastor se as ovelhas forem canibais?
Foi com muita expectativa que comecei a leitura, pois tive contato com várias resenhas elogiando o autor. Não consegui me conectar muito com a poesia de Vuong, embora seja muito boa. A possibilidade de lê-las também em inglês é uma vantagem dessa edição bilíngue. Os poemas versam sobre vários assuntos que impactaram a vida do autor, como a guerra do Vietnã, o 11 de setembro, sua homossexualidade e preconceito, família, a beleza e a tristeza da vida.

NatAlia 22/07/2023minha estante
Amo uma boa resenha crítica

Isa 22/07/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler só pra odiar q nem vc

Bruna 06/08/2022

Céu Noturno Crivado de Balas
Poemas bons, sobre assuntos diversos que também me lembravam o outro livro dele.
Gosto muito dos sentimentos carregados na escrita desse autor. Tudo pra mim!
Nathani 06/08/2022minha estante
amo esse!

Bruno.Dellatorre 13/02/2021

Uma grata surpresa
No início, não estava me conectando muito aos poemas. Imaginei que fosse porque eu estava lendo em inglês. Apesar de conseguir entender o que estava escrito, algumas coisas ainda ficavam no ar. Mas depois percebi que não havia esse problema. A leitura é, na verdade, bem tranquila de ser feita. Me surpreendi com alguns poemas. Gostei da experiência e vou ler outros do autor (já baixei ?On Earth We?re Briefly Gorgeous?, que não é de poesias, é um romance. Estou com altas expectativas).

tortajulia 19/03/2022

"Seja como for, esqueci de cor o nome dele"
"Use este livro.
Use-o para provar que as estrelas foram sempre o que soubemos ser: ferimentos de saída de cada palavra cujo disparo falhou."

Ler esse livro foi uma experiência tão diferente e intensa. Pode ser "complicado" de ler, já que é poesia e nem tudo é facilmente dito da maneira que esperamos, mas vai depender de cada um. O autor conseguiu me impactar de diversas formas e me deixar inquieta por refletir tanto sobre seus textos. Não conhecia o autor antes disso e espero aprender mais sobre.

"Se for para saber apenas uma coisa, saiba que a tarefa mais difícil é viver só uma vez."

O livro é bilíngue, então a primeira parte é em português e a segunda, em inglês. Eu realmente gostei do livro, por mais que seja meio complicado de encarar à primeira vista. Foi uma leitura bem íntima, muito impactante e eu precisava disso.

"Ele ri embora saiba que arruinou tudo que é belo só para provar que a beleza não tem o poder de transformá-lo."

"Talvez o corpo seja a única pergunta que não pode ser extinta por uma resposta."

Poesia na Alma 10/04/2023

Força e delicadeza
Esse livro está dentro de uma experiência única, não só pela qualidade estética, mas pela força e delicadeza do que é expresso que cada linha.

Daubian 21/06/2023

Flores e bombas
Uma leitura muito interessante, moderna e contemporânea. Um autor que passou por discriminação por ser homossexual, guerra no Vietnã e 11 de Setembro, traz todos esses dramas intercalados pela visão muito única sobre a beleza e a tristeza da vida. Tal qual as metáforas de guerra, ele solta umas bombas em frases bem reflexivas como: "talvez a gente reze de joelhos porque Deus só escuta quando estamos perto assim do diabo", "o que será do pastor se as ovelhas forem canibais?" e "o fim do caminho está tão adiante que ja ficou pra tras". Gostei muito de Euridice e Autoretato crivado de balas que sintetiz bem essa versão ludica da vida.

Mick 07/09/2021

O tamanho do Oceano é o tamanho do meu amor por ele. Sério, tudo que ele escreve é maravilhoso. Algumas pessoas não podem gostar do estilo dele porque a forma de escrita é mais valorizada do que o enredo em si (como ?Sobre a Terra somos belos por um instante?), mas se você gosta de poesia BONITA e IMPACTANTE, esse livro é pra você.

GuiBrandao 03/05/2022

Incrível
Esse foi o primeiro livro de poesia q eu li e valeu muito a pena, achei "complicado" de ler no começo mas depois que peguei o ritmo comecei a sentir coisas. Ele é bem visceral em algumas partes e tem citações incríveis também

"In the body, where everything has a price,
I was a beggar."

Maria 20/03/2024

Lindo, lindo, lindo! Melhor e mais bonito do que eu esperava. Tem muitos poemas que não entendi nada e outros que entendi até demais. Com certeza quero ler "Sobre a terra somos belos por um instante".

?Você não sabe? O amor de mãe
ignora o amor-próprio
como o fogo ignora
os gritos sonoros
daquilo que queima. Meu filho,
mesmo amanhã
você vai ter o hoje. Você não sabe?
Alguns homens tocam seios
como tocassem
o topo de crânios. Homens
que ultrapassam montanhas
levando seus sonhos, seus mortos
nas costas.

Mas só uma mãe pode andar
com o peso
de um segundo coração que bate.?