Se Você Gostou da Escola, Vai Adorar Trabalhar

Se Você Gostou da Escola, Vai Adorar Trabalhar Irvine Welsh

Resenhas - Se Você Gostou da Escola, Vai Adorar Trabalhar

Thais645 03/02/2023

Sentimentos conflitantes em relação ao livro
Apesar de ser extremamente machista, e de ter algumas histórias não muito boas ( Cascavéis é terrível, Se gostou da escola vai adorar trabalhar é de um mau gosto incalculável), eu gostei de dois contos (CÃES de Lincoln Park e Miss Arizona), que são viscerais mas extremamente criativos na narrativa de suspense. A última história, apesar da linguagem chula e do machismo também presente, desenha melhor os personagens e é interessante. No geral, difícil dizer que gostei, mas o livro prende a atenção apesar de tudo

thelondonriver 19/08/2021

Eu tenho certeza que esse cara é misógino
Foi o terceiro livro que eu li dele, e gostei muito. Todas as histórias foram interessantes, e foi legal ver umas que se passam nós EUA.
Em geral, acho que todos os finais foram bem chocantes de alguma forma. O último foi até estranho, nunca espero um final feliz em um livro de Irvine Welsh

igsuehtam 15/04/2021

Vale muito a pena conhecer esse autor
Não conhecia esse autor, mas já tinha visto o livro Transporting que a princípio achei que fosse de ficção científica, não sei porque. Mas depois li sobre a história e me interessei, e pra conhecer um pouco da escrita do autor, comecei por esse livro de contos.

São contos longos, bem humorados, fáceis de ler. Tem nada de leve, mesmo assim é muito bom pra se entreter. Ao todo gostei muito fe três contos, principalmente do primeiro conto e do último.

Juliano.Ramos 22/04/2020

Livro de contos do Welsh, surpreendentes, outros divertidos mas todos com ironia, e humor ácido desse autor.

David Atenas 20/03/2017

Boa coletânea
"Câes de Lincoln Park" é o melhor conto, de longe, enquanto que "Cascavéis" é o pior. "Reino de Fife" lembrou uma série inglesa ao estilo Skins, e é praticamente uma novela, comparando com os demais textos.

site: datenas.wordpress.com

Marselle Urman 12/11/2014

Volume interessante com algumas visões diferentes do lugar comum de Welsh.

"Se você gostou da escola..." Um sujeito narcisista e egocêntrico tentando lidar com quatro mulheres : a ex esposa, a filha adolescente, a amante e a ex amante que ele quer voltar a pegar. Fazendo tudo de qualquer jeito e se saindo bem com isso.

" CÃES de Lincoln Park" um clima nojento de alta sociedade Nova Yorquina que me lembrou o (péssimo) American Psicho. O conto é salvo pela figura do chef coreano e pelo pequeno suspense.

"Cascavéis" fala de três universitários numa viagem pelo deserto, de pseudo iluminação espiritual e uso de uma droga tipo chá de Ayuasca. Claro que não acaba bem, mas é divertido.

"Reino de Fife" trata daquela típica cidadela escocesa, de sua juventude ainda presa na adolescência, em sexo drogas e rock'n roll que deveria ter ficado uma década no passado de todos eles. É uma gurizada vazia e sem perspectiva querendo simplesmente sumir dali, mas sem nenhum plano concreto. Esse é típico do autor.

"Miss Arizona" é denso. Tem um vago cheiro adocicado de coisa morta e a leve tontura de lugares muito quentes. É criativo e fantástico, adorei tudo especialmente o fim.
Carlos Patricio 01/07/2015minha estante
Olá moça :)
Recomendo que leia tbm os contos de Acid House do Welsh.
Fique com Jeová e que o anjo da guarda lhe abençoe.

Cláudia 13/02/2012

O primeiro conto (Cascavéis) foi o que menos gostei - se passa nos EUA e ele tem 2 núcleos: primeiro o desses 2 caras e 1 garota que estão acampando e se drogando depois de um festival e o segundo são 2 irmãos imigrantes - Alejandro é revoltado com tudo e tem mania de perseguição e o mais novo que é pacifico mas tem medo do irmão então não discorda. O caminho dos 5 se cruza e o resultado foi inesperado (e bem perturbador também).

Se você gostou..... lembrou mais o estilo do autor, Mickey e sua ex-esposa tem uma relação bem mal resolvida, mas ele tentar ignorar os problemas e levar a vida da maneira mais divertida possível - que é bem imatura por sinal - foi muito bom acompanhar os rolos dele com as mulheres de sua vida, e o lance que ele mesmo se meteu com os mafiosos só tornou o conto ainda melhor.

A história da Kendra achei que não iria me atrair pois a personagem é irritante, mas a narração é bem original e inteligente e acho que a idéia é que as amigas fossem assim mesmo, uma pior do que a outra. A ligação entre a Kendra e o personagem do Chef Coreano e o mistério envolvendo ele foi bem inesperado.

Miss Arizona foi um choque para mim, pois teve um clima de suspense desses de filme de Terror (e não dos filmes de suspense sabe? rsss) que não lembrava de ter sentido em outros livros do autor. O final então foi tudo e nada do que eu esperava. A história do Ray, com a namorada e a luta dos 2 para alcançar os seus sonhos foi ótimo e não tem como se identificar, quem não gostaria de viver do que ama?

Confesso que já estava sentindo falta das histórias típicas do autor com seus personagens ferrados em alguma cidadezinha da Escócia e ele não me decepcionou pois para finalizar tem o Reino de Fife com todos os ingredientes que se esperados, ou seja, fim com chave de ouro. Recomendo!

Carla 17/06/2010minha estante
AAAAA se eu tivesse lido quando tive a oportunidade.

Diego Campioto 13/03/2010

Só não vale cinco estrelas pela estória Cães de Lincoln Park que é muito chata, mas de um modo geral é um bom livro de contos.