Onda de crimes

Cláudia Lemes

Resenhas -

Inlectus 16/11/2023

Legal.
Algo regionalizado para meu e, mas tem aquele tempero crônico, legal de ler. Várias participações, estilos parecidos.

Pedro 24/07/2023

Excelente livro cuja leitura vale muito a pena
Muitos já falaram a respeito dele aqui, mas sinto a necessidade de também expor aqui o que penso. O livro é excelente, simples assim. Os seis contos têm todos algum crime como mote central, sendo o pivô que sustenta a narrativa. Além disso, todos têm um linguagem meio "seca" e assertiva, mas sem perder o lirismo. Algumas passagens são bem bonitas, diga-se de passagem. Seguem os meus comentários sobre eles:

* "Teia de aranha", do Nicolás Ferraro: o conto que menos gostei, ainda que seja muito bem escrito. Senti falta de um clímax, um momento em que a narrativa (que é bem tensa!) chega a uma tensão propriamente dita.

* "O estranho", da Cláudia Lemes: ótimo conto, ela dá aqui uma aula de como escrever uma narrativa de perseguição. O final é bem impactante, como todo bom conto deve ser/ter.

* "A fronteira do acaso", do Kike Ferrari: provavelmente o meu favorito desse livro. A tensão entre os três personagens é absurdamente bem trabalhada e o fato deles serem de diferentes países (Brasil, Paraguai e Argentina) foi uma saca genial do autor. O final aberto é simplesmente ESPETACULAR!

* "Rosa", da Paula Bajer: aborda a temática do feminicídio através da personagem Rosa, uma mulher que sofre violência doméstica. Um tema tão atual como esse não poderia ficar de fora!

* "Os pregadores", do Rodolfo Santullo: uma ótima história, ainda que um pouco arrastada e até prolixa. O único conto do livro com traços sobrenaturais. A crítica ao fanatismo religioso é feita de um jeito bem interessante.

* "Aqui há monstros", do Cezar Alcázar: Uma boa história, e explora muito bem a questão das dinâmicas familiares e suas (des)funcionalidades. Afinal, toda família tem os seus segredos, não é mesmo? Só achei o final súbito demais, mas ainda assim é uma leitura bastante prazerosa. Lembrou-me um pouquinho o nosso saudoso Rubem Fonseca.

Enfim, para quem curte literatura policial/suspense/noir, tá recomendadíssimo. Leiam e se divirtam. ;)

Aline.Sacramento 28/08/2022

Não esperava muito, por isso me surpreendeu bastante. É muito bom. Acho que não teve um conto que não tenha gostado.

vica 19/08/2021

"onda de crimes" é um compilado de seis contos, escritos por alguns nomes de destaque na produção de literatura policial latinoamericana.

"teia de aranha", escrito pelo argentino nicolás ferraro, fala sobre uma garota que acaba envolvida nas atividades ilegais do seu pai. o conto é cativante e bem escrito, foi uma ótima escolha colocá-lo como o primeiro conto da coletânea. 7/10

a brasileira cláudia nos apresenta um homem que se mete em uma aventura e se encontra no meio de uma perseguição no conto "o estranho". o suspense é construído de forma perfeita e inquietante, e a identidade do perseguidor desconhecido fica mais clara a cada releitura. 8.5/10

em "a fronteira do acaso", escrito pelo argentino kike ferrari, narra o encontro entre três desconhecidos na tríplice fronteira entre brasil, argentina e paraguai. a progressão da narrativa é supreendente, e particularmente amei a escolha do autor em terminar o conto do mesmo jeito que o começou. 8/10

"rosa" é um conto curto que tem como tema central o feminicídio. a escrita da brasileira paula bajer é concisa e forte, e o final do conto é surpreendente. um dos meus favoritos da antologia. 9.5/10.

no conto "os pregadores", o mexicano-uruguaio rodolfo santullo narra a investigação sobre uma série de mortes que, de alguma forma, parecem estranhamente conectadas. a escrita é envolvente e inquietante, e, embora o final seja um tanto previsível, é também o fechamento perfeito para o mistério. 9/10

por fim, o conto do brasileiro cesar alcázar fecha o livro com chave de ouro ao mostrar como nossos demônios internos podem nos destruir no excelente conto "aqui há monstros". 10/10.

recomendo a leitura para todos os interessados em literatura latino-americana contemporânea e como introdução para aqueles que não estão familiarizados com o gênero policial e que não sabem por onde começar.

nota final: 8.63.

Amanda 01/07/2020

3 estrelas e meia
Não sou fã de livros de conto, mas adoro uma história policial e de suspense. Gostei e recomendo.

Dadá 11/06/2020

Contos
Alguns autores da América Latina se reuniram para escrever esse livro com contos sobre crimes. Contos muito bem escritos e com suspense na medida certa

David 11/05/2020

Nunca tinha lido nada do gênero policial por não me interessar muito sobre. Peguei o livro na Amazon numa promoção pois achei a proposta de contos policiais de escritores da América Latina interessante, e que surpresa eu tive ao ler!
Os seis contos são de altíssima qualidade cheios de suspense e ação, alguns deles tem até pegadas de terror e ocorrências sobrenaturais.
Foi uma grata surpresa, recomendo!

Gárgula 11/03/2020

Onda de Crimes, organizado por Cesar Alcázar
O gênero policial me fascina
Onda de Crimes, uma coletânea de contos de crimes organizado por Cesar Alcázar, traz o insólito em suas páginas. Será leitura perfeita aos amantes da literatura policial, mas fleratará com os amantes do horror.

A literatura policial sempre me fascinou. Seja por seus detetives maravilhosos e suas percepções incríveis, seja por seus crimes sinistros e tramas elaboradas. Todo caso policial, traz algum suspense que varia em grau. Além disso, podemos ter vez por outra o horror, em uma atmosfera terrível e angustiante ou o terror na violência desmedida que nos faz revirar as tripas.

Ainda que não seja literalmente uma literatura de horror, possui notas perfeitamente adicionadas do tema, capazes de te roubar um arrepio, te fazer pensar ou mesmo, olhar sobre os ombros. A maldade humana é com certeza fonte de inspiração. Os autores dessa coletânea souberam nos arrancar a paz definitivamente.

América Latina representada na obra
Um time latino americano, dos quais muitos não conhecia, são os responsáveis por seis contos maravilhosos.

O argentino Nicolás Ferrano nos presenteia com Teia de Aranha e nos mostra que o legado familiar é um fardo real, muito pesado por vezes, ao mesmo tempo que sinistro. Entretanto somos muitas vezes obrigados a carregá-lo, seja por imposição da vida, seja por opção.

A escritora nacional Cláudia Lemes nos apresenta O estranho, um conto onde o acaso é responsável pelo enfrentamento e constatação de uma verdade cruel demais.

Outro portenho, Kike Ferrari, nos coloca em meio à tríplice fronteira em uma situação completamente inusitada no conto A fronteira do acaso.

A autora Paula Bajer nos traz Rosa, um conto que te coloca no ponto de vista de uma possível testemunha de um crime de feminicídio. Incrível ver como a mente humana pode se colocar em tantas situações estranhas.

O mexicano, radicado no Uruguai, Rodolfo Santullo assina Os pregadores que em minha opinião é o melhor conto da obra. Muito me lembrou Edgar Allan Poe na evolução investigativa, principalmente ao final, um tanto quanto inquietante.

O organizador, Cesar Alcázar assina Aqui há monstros nos jogando no cerne da culpa, do vício e da depressão. Um conto excelente!

Conclusões finais
Onda de Crimes, uma pérola da literatura policial, é uma publicação da AVEC Editora. É o primeiro título do selo Safra Vermelha que é uma homenagem à obra prima Red Harvest, de Dashiell Hammett.

Esse livro foi um presente da amiga Larissa Prado. Ela acertou em cheio na escolha do presente. É uma ótima opção para quem gosta de literatura policial mas curte de um tempero a mais, digamos, levemente terrível.

Boa leitura!

Resenha publicada no site Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/02/11/onda-de-crimes-organizado-por-cesar-alcazar/

Mila Morelli 10/10/2019

E é com essa junção de autores com várias nacionalidades que a Editora Avec estréia seu selo policial: Safra Vermelha.

Como dito na sinopse, pela variedade de autores, somos agraciados com 6 contos que vão desde o suspense policial mais comum, com investigação, suspeitos e um crime... até contos com lados mais misteriosos, que nos fazem questionar a realidade.

Logo com o primeiro conto, Teia de Aranha, facilmente visualizamos um daqueles filmes em que não sabemos em quem confiar, onde até a personagem principal nos faz questionar se existe uma pessoa "boa" no enredo, ao mesmo tempo em que nos dá aquela pitada de normalidade já que, no fim, todos não deixam de ser apenas seres humanos com erros, acertos e segredos.

Já com O Estranho, eu tinha absoluta certeza que me depararia com uma trama onde o personagem deixa de ouvir os avisos de sua esposa e se enfia em um buraco enorme, que terminaria de uma forma absurdamente ruim. E posso dizer que isso realmente acontece. Porém, de uma maneira diferente da que eu esperava, com um final que me deixou confusa e querendo mais respostas.

E como se isso não bastasse, já com aquela sensação de que ler contos acabaria com o meu coração por sempre desejar mais, o terceiro conto, A Fronteira do Acaso, acaba misturando personagens de tantas nacionalidades, que eu quase tive esperanças de que, no fim, as coisas sairiam um pouco melhores.
Mas apenas me vi de olhos abertos, ainda querendo saber mais.
E notem que isso não é algo ruim. Contos estão ai para nos deixar surpresos em poucas páginas e ainda nos manter lendo. E essa obra fez isso com sucesso.

"Não se pode contar com a sorte. E nem ter a ilusão de que tudo vai ficar bem."

Rosa é um dos contos que eu sinto ter sido o mais curto e que, ainda assim, foi um dos que eu mais gostei. Talvez por ter lido outros maiores e que me deixaram com aquela sensação de precisar de mais, esse finalizou de uma forma que me deixou satisfeita. Claro que para saber se foi de forma boa ou ruim, será necessário ler e recomendo que o faça!

E, logo sem seguida temos Os Pregadores, que vem com aquela trama bem mais trabalhada, várias páginas, o clima de suspense policial com gostinho de "mistério sobrenatural".

Depois disso, o último conto Aqui Há Monstros, nos trás de volta a uma realidade mais intensa, com o peso da mágoa, arrependimento e aquela dificuldade em seguir em frente.

Ou seja, toda a antologia vale muito a pena.
Se você quer arriscar ler contos ou busca aquele suspense em pequenas doses, que vem com um misto de suspense, crueldade, mistério e fantasia... recomendo tranquilamente essa mistura de textos de vários autores, que irá te deixar tão ansioso quanto eu para saber qual será o próximo lançamento do selo Safra Vermelha! ;D

"...quando tu mata um, pode nunca mais matar ninguém. Mas quando mata o segundo, não para no terceiro."

Resenha no blog Sob Encomenda

site: http://sobencomendaa.blogspot.com/2019/05/onda-de-crimes-varios-autores.html

mateuspy 16/09/2019

Uma "onda de crimes" diversos: uns previsíveis outros excelentes. Todos leituras "agradáveis"(afinal, crimes).
Peço perdão pelo péssimo título, fiquei sem criatividade. Confesso que gostei mais do que esperava. Comprei o livro no intuito de fomentar o cenário independente nacional e ler algo que fugisse de minhas leituras recentes. Apesar de começar sem muito fôlego, as leituras dos primeiros contos são agradáveis e dinâmicas, fluidas. No entanto, os contos que mais me impactaram foram os quatro últimos, em especial o do Rodolfo Santullo, que se mistura com uma aura meio Robert W. Chambers, e o do Cesar Alcázar, que é intrigante e tem uma ambientação boa, me lembrando um pouco o que Lourenço Mutarelli fez em "Miguel e os demônios". Recomendo a leitura completa aos amantes da literatura policial. Aos não amantes do gênero, vale ainda assim conferir os três últimos contos, pois o da Paula Bajer é falsamente superficial e os dois últimos são definitivamente os melhores(na minha humilde opinião).

Orlando 08/07/2019

O LIVRO É | ONDA DE CRIMES
Onda de Crimes, primeiro livro do selo Safra Vermelha da AVEC Editora é estreia em grande estilo, trazendo autores latinos que bebem no que há de melhor na fonte do Noir e em algumas de suas principais características.

Red Harvest, célebre obra do escritor Dashiell Hammett dá nome ao selo da AVEC Editora que te como foco as histórias de crime, histórias policiais e investigativas; neste livro de estreia do selo o leitor tem a oportunidade de prestigiar em ação seis autores em seis contos envolvendo crimes, violência, mistério, investigação em narrativas curtas, porém de grande intensidade e criatividade.

Esta pequena e gratificante antologia temática trás a nós os becos e ruelas típicos do estilo Noir, misturando-os a algumas das características típicas dos países latinos como as margens de rios, os pequenos portos de cidades ribeirinhas e claro, as florestas típicas da região amazônica cuja floresta se estende por diversos países do continente latino-americano.

Organizado pelo brasileiro Cesar Alcázar, Onda de Crimes poderia ser o típico livro de contos em que histórias ótimas alternam espaço e a atenção do leitor ao lado de histórias medianas e algumas ruins; mas aqui não, aqui temos apenas histórias muito boas e ótimas.

Parte desse bom nível qualitativo se dá pelo baixo quantitativo: em seis histórias é difícil para um organizador dar espaço para coisas medianas ou simples demais.

Cesar Alcázar não deixa esse espaço e essa flutuação de qualidade se espalhar como é comum nesse tipo de coletânea, até mesmo porque as 120 páginas de Onda de Crimes são cruciais para sua funcionalidade, ou seja, aqui não há espaço para o “mediano”…

Pode parecer pouco — e no fundo, o leitor em mim acha que são poucas páginas sim — as 120 páginas dão conta do recado de atrair, entreter e instigar o leitor que mergulha facilmente no universo sombrio proposto pelo livro.

Ao final da ágil leitura proporcionada pelas narrativas igualmente ágeis, fica a sensação de que queremos ler mais uns dois ou três contos na coletânea, dado o nível de imersão conseguido pela organização da obra, mas sobretudo pela qualidade dos textos contidos nela.

A sensação de tensão mesclada com uma violência pungente típica dos recantos distantes dos países latinos fica presente em nossa percepção após a conclusão da última história.

Apesar de cada autor ter sua própria percepção de violência, crimes e latinidade, é fácil notar um espírito de “conjunto da obra”, não só pelo tema, mas pela influência do Noir sobre cada conto de cada autor, o que eu particularmente acredito ser um dos grandes objetivos da coletânea: pedaços individuais com suas próprias qualidades, mas que tem aquela parte do todo que permite a esses pedaços independentes serem também percebidos como conjunto e totalidade.

Outro ponto que acredito ser relevante mencionar sobre Onda de Crimes diz respeito sobre a importância que esse tipo de obra tem em nos relevar nomes de autores e nos dar pequenas doses do potencial que cada um deles tem de ganhar mais espaço em nossas estantes, provando mais uma vez que a produção latino-americana em nada fica a desejar aos demais recantos do mundo.

Diferente de um livro com uma única história, prefiro em livros de conto não detalhar muito nenhum, nem elencar meus favoritos ou os melhores e nesse caso de Onda de Crimes, que é uma coletânea pequena e coesa, acho que é até uma tarefa desnecessária, já que os seis contos tem grau de excelência de sobra para agradar os leitores e fãs da literatura policial.

Também tenho nisso um tanto de cuidado para não entrar muito na experiência direta do leitor com cada conto, correndo o risco de detalhar surpresas que, obviamente, são surpresas do ato da leitura da obra e não de algum comentário impertinente e fora de hora que possa surgir aqui e ali em minha breve análise.

Em se tratando de narrativas curtas, qualquer excesso de preciosismos em aprofundar a análise conto a conta pode ser um desastroso spoiler. A mim o que interesse dizer a você, leitor, é que não falta qualidade autoral, textual e formal. Aventure-se sem medo.

Assim como em 2018, mais uma vez a AVEC Editora desponta no mercado editorial brasileiro no ano de 2019 como uma editora disposta não só a apostar em seus lançamentos diferenciados, mas acima de tudo em entregá-los aos seus leitores. Onda de Crimes vem engrossar o ótimo catálogo da editora com qualidade, ótimo acabamento e preços excelentes.

Onda de Crimes é leitura ágil, inteligente, original e divertida, você pode ler um conto por dia e em menos de uma semana conclui a tarefa e fica satisfeito, não só como leitor, mas também como alguém que acabou de prestigiar nomes e textos de excelência produzidos na América Latina, trazendo não só novidade, mas reforçando uma tradição de ótimos escritores latino-americanos.

Já estou ansioso pelos próximos títulos do selo Safra Vermelha.

ONDA DE CRIMES | SINOPSE
Atividades suspeitas, tramas macabras, assassinatos misteriosos, desaparecimentos… Nas regiões isoladas e ermas até nas ruas apinhadas das grandes cidades, o crime está sempre à espreita. Reunindo contos de autores do Brasil, Uruguai e Argentina, Onda de Crimes é emoção do início ao fim!

O lado mais sombrio da existência humana está à solta em Onda de Crimes, uma antologia que reúne algumas das principais vozes da Literatura Policial latino-americana atual.

Da Argentina, Nicolás Ferraro aborda as agruras de uma jovem que acaba envolvida nas aventuras ilegais do próprio pai. Já seu conterrâneo, Kike Ferrari, mergulha nas tensões da tríplice fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil.

Nascido no México, mas radicado no Uruguai, Rodolfo Santullo apresenta uma série de mortes desconcertantes no inverno sombrio de Punta del Diablo. Do Brasil, Cláudia Lemes investe no suspense ao retratar um homem vítima de uma perseguição que não consegue compreender.

O feminicídio é a base da história narrada por Paula Bajer, na qual uma mulher suspeita que o vizinho é um assassino. Por fim, Cesar Alcázar mostra que segredos obscuros do passado podem gerar uma explosão de violência.

ONDA DE CRIMES | FICHA TÉCNICA
• Formato: 14×21 cm
• Páginas: 120 páginas
• Papel: polen bold 90g
• Capa: Supremo cartão 250g Prolan fosco
• Categoria: Contos, Crimes, Policial
• Autor: Cesar Alcázar, Cláudia Lemes, Kike Ferrari, Nicolás Ferraro, Paula Bajer e Rodolfo Santullo

site: https://www.pontozero.net.br/2019/05/26/o-livro-e-onda-de-crimes/

Guido Alexandre - @lendocomotempo 02/06/2019

O livro reúne seis contos de literatura policial escrito por autores brasileiros, uruguaios e argentinos.

Pra quem gosta de livros de contos, esse é um prato cheio, repleto de contos bem construídos e com finais surpreendentes.

Confesso que fiquei preso a leitura do início ao fim, os contos são de surpreender em cada final.

Já percebi que nesses livros de contos eu gosto mais dos contos que são mais longos, não sei se é porque eles têm um desenvolvimento maior, mas eu sempre gosto mais deles.

“Duas torneiras bastam para encobrir seus risos. Para o choro dela, precisaria um chuveiro.” Pág. 13