A mulher que correu atrás do vento

A mulher que correu atrás do vento João Tordo

Resenhas - A Mulher que Correu Atrás do Vento

ElisaCazorla 02/05/2023

Ausência e abandono
João Tordo é um um autor exímio na arte de construir enredos, e nos conduz firmemente pelo quando, como e o quê mostrar. E nós, leitores, o seguimos interessados e sedentos pelas resoluções de mistérios que nos acompanham durante toda a narrativa e que revelam algumas pistas aqui ou ali. No momento em que atingimos o ponto onde as histórias se encontram, imaginamos ter resolvido todos os mistérios, mas isso é um livro de João Tordo e, como já falei aqui em outros momentos, seus livros só terminam na última palavra. Esse aqui não foge à regra.
Mais uma obra prima de João Tordo! Uma trama marcada pelo jogo de espelhos e pelo efeito de ecos que ressoam através de séculos. Vamos acompanhar aqui histórias de diferentes pessoas que se unem - espelhos e ecos - a partir do abandono e da ausência.
Todos nós, em algum momento, sofremos a ausência de uma figura feminina. A primeira experiência de abandono seja, talvez, o momento do desmame e, algum tempo depois, nos damos conta que a figura mãe é alguém diferente mim e tenhamos que lidar com essa ausência, esse vazio, talvez, eternamente. Vivemos um luto e um trauma que, talvez, ecoe por toda a nossa existência e este livro joga luz de maneiras muito interessantes sobre o peso da ausência, o sufoco do abandonar e o abismo em ser abandonado.
Marca de João Tordo, este também é uma obra que nos coloca num lugar melancólico e solitário, mas de beleza raríssima. Ao mesmo temo que seguimos na leitura procurando preencher as lacunas e encontrar as pontes nos intrincados mistérios complexos e inteligentes, nos deslumbramos com a beleza de sua prosa.
Gosto de pensar que através da escrita seja possível revelar as situações e os caminhos mais sinuosos do que é a essência do ser humano e João Tordo faz isso de uma forma brilhante e deliciosa. Tordo nunca decepciona!