Upside Down

Upside Down N.R. Walker

Resenhas - Upside Down

ragnaei 23/06/2019

Upside Down é um livro escrito pela N. R. Walker e tem como foco dois personagens. Jordan, de 26 anos, que já tem rótulos demais, na sua própria visão, porque, já não bastasse ser gay, nerd, ansioso e ter fama de quem fala demais e estraga tudo, ainda tem que lidar com o fato de, aparentemente, também ser assexual. E Hennessy, que mudou-se para Surry Hills recentemente depois de ter tido um término um tanto quanto dramático. Ser assexual não é fácil e faz com que seja difícil se relacionar, mas ele está disposto a ajudar outras pessoas na mesma situação e também a se manter fiel a si mesmo.

Não é segredo para ninguém o quanto eu me apaixonei pela N. R. no primeiro livro que eu li dela (Three's Company, meu chuchu) e, depois de ler Upside Down, meu amor não passou. Pelo contrário. Upside Down é sensível, engraçado e trata dos mais diversos assuntos com grande responsabilidade. Esse livro é essencial de ser lido, é educativo e expressa os sentimentos dos responsáveis de forma natural e verídica. O fato de a própria N. R. ser assexual e de todo o processo de escrita desta obra ter sido uma jornada pessoal para a escritora transparece nas páginas. É possível sentir o quanto de amor que foi empregado em cada palavra.

Upside Down, além de tudo, é uma comédia romântica. Os personagens são muito divertidos e é impossível não se entreter(e rir) muito ao ler esse livro. Jordan é real, espontâneo e engraçado. O seu processo de descoberta e aceitação é lindo e, mesmo para aqueles que não estão no espectro assexual ou na comunidade LGBTQ como um todo tem como se identificar e sentir empatia pelo que o personagem passa. Inclusive, acho essencial que esse livro seja lido não apenas por pessoas assexuais, mas por todos, já que essa é uma das sexualidades com menos visibilidade e pouco reconhecimento. O Hennessy ao contrário de Jordan é mais tranquilo e passou por esse processo de aceitação há anos e, hoje, responsabiliza-se por ajudar mais pessoas nessa jornada. Além dos dois protagonistas, os demais personagens, como Merry, Angus e Michael são igualmente divertidos.

Esse livro é daqueles que é difícil se explicar. Quando você gosta tanto que só quer gritar: Leia!! Só leia, por favor!! Ele consegue abordar tantas coisas e ao mesmo tempo ser tão leve e divertido que é complicado tentar explicar sem dar spoiler. Posso dizer que muitas coisas são faladas, desde ansiedade à preconceito, amizades e família, sexualidade e amor. Torcemos pelos personagens e ficamos felizes com cada pequena e grande vitória deles. Esse livro é envolvente e dá aquela sensação gostosa (embora um pouquinho triste) de não querer que ele acabe.

Apenas dois fatores foram responsáveis para que eu não tenha dado todas as estrelas para o livro. Entretanto, indico Upside Down fortemente e foi uma das minhas leituras favoritas. Ele é perfeito para quem quer um livro leve, educativo, cheios de amizades e, claro, romance. E, além de tudo, Upside Down só me deixou ainda mais ansiosa para ler os demais livros da N. R. Walker!

Giovanna 01/05/2020

a única razão pela qual eu não vou dar 5 estrelas é porque não me prendeu tanto quanto eu esperava mas de resto é simplesmente TUDO

mayara.marinheiromartinelli 20/06/2020

O livro é muito lindinho e traz uma representatividade muito importante para a comunidade assexual! Apesar de eu não ser uma assexual que não quer sexo de maneira alguma como os personagens eu me vi muitas vezes representadas pelos sentimentos dos mesmos em diversas situações!
Os personagens são fofos e engraçados e toda a situação de encontro dentro do ônibus com o grupo da sopa é muito hilária e fofo! Eu costumo adorar os livros da autora e ela realmente fez uma pesquisa muito profunda sobre assexualidade já q os livros dela costumam ser bastante sexuais!

Estrela 12/07/2021

Depois de um relacionamento fracassado, Hennessy se muda e pretende ficar suas forças em seu trabalho e em seu grupo de apoio a assexuais.

Jordan não quer mais um rótulo, já basta ser gay, nerd, estranho. Adicionar assexual a essa lista lhe soa desnecessário. Mas depois de uma visita ao grupo de apoio a assexuais, seu ponto de vista mudará e ver seu crush do ônibus por lá será só mais um bônus.

Que livro fofo e romântico! O casal principal é um amor, e os personagens são legais, assim como toda a temática do livro.

Apesar de ter achado a abordagem sobre assexualidade um pouco textual, ainda assim consegui me ver representada ali nas discussões.

Também amei a forma como foi tratado o trisal do amigo de Jordan. Assim como adorei tanto os amigos dele como os de Hennessy, e como eles estão sempre apoiando e dando carinho de alguma forma.

Meu único problema foi com o começo do livro. Muitos diálogos apesar de serem levemente diferentes, são basicamente iguais, e isso faz com que a leitura não flua e fique repetitivo. (Talvez seja por serem diálogos curtos, que se dão no mesmo lugar e que seguem sempre um roteiro)

Mas ainda assim foi uma leitura leve sem muito drama ou algo que me deixasse super ansiosa. É uma história fofa, esperançosa e de deixar o coração quentinho.

Mariana 23/12/2022

Único
O romance, a comédia, os personagens, nunca li nada parecido.

Me identifiquei com o principal, ri alto e derramei lágrimas.

Uma pena que o mundo todo não conheça essa obra prima.

Amo muito.
Leiam!

Anyta 17/03/2023

Representatividade ace ÓTIMA
Ameiiii que os dois protagonistas são aces e durante todo o livro é mostrado de forma responsável formas e jeitos de ser ace, inclusive estereótipos errados ace , então achei incrível, ainda mais com romance fofo e personagens ótimos.