Aladim

Aladim Paulo Lemos Horta...

Resenhas -

Colecionando Planetas 21/03/2024

Prefiro essa versão
Nossa eu amava a história do Aladim da Disney (odiava o aladim, mas amava a história) e consegui gostar ainda mais do livro! Muito bom perceber as diferenças, livro rapidinho e fluído.

Gabriela Freitas 02/03/2024

Aladin e Princesa
Essa história é uma versão do conto clássico que nós conhecemos, porém, não muito diferente e/ou distante disso.
Achei legal, gostei das abordagens, mas com certeza prefiro a história que conheci: Aladdin e Yasmine, em um mundo ideal (podem cantar!)

becaesousa 28/02/2024

O livro é encantador. Sinto saudades de conhecer as aventuras de Aladim, o cruel mago e o gênio da lâmpada, que infelizmente tem menos espaço do que eu gostaria (acho que fui influenciada demais pelo desenho da Disney).

Kah 28/01/2024

Aladim
Mais um reconto do clássico. Já li varias versões de Aladim em coletâneas de contos de fadas, essa versão é bem fiel ao conto original, e bem diferente da versão popular da Disney. É uma boa leitura pra quem não conhece o conto original.

Helen 27/01/2024

ALADIM: dispensa apresentações
Não faz nem sentido narrar uma mega sinopse aqui porque a história do Aladim é amplamente conhecida. O rapaz que faz desejos ao gênio da lâmpada é um dos muitos apresentados por Sherazade nas "Mil e uma noites" e o personagem é um dos mais queridos nas adaptações para animação da Disney.

Nessa edição da editora Zahar, vamos conhecer a versão original da história que tem muitas diferenças em seu desenvolvimento em comparação com as que eu vi desde a infância.

Pra começar, tudo se passa na China e Aladim não é um órfão ladrão, mas um garoto meio preguiçoso que acaba perdendo o pai e vivendo com sua mãe. Até que um mago misterioso aparece dizendo que é seu tio e que vai ajudar a família no que precisarem, mas ele está de olho mesmo é na lâmpada dentro da caverna que, em algum ponto vai acabar nas mãos de Aladim.

A partir de agora, essa resenha conterá SPOILERS!

---

Algo que me chocou bastante foi o fato de que o gênio não concede apenas três desejos e que ele não é o único a fazer parte da narrativa de Aladim. Assim como a lâmpada, o personagem tem posse de um anel que também possui um gênio, porém com poderes mais limitados.

Assim como vemos na história da Disney, Aladim também se apaixona pela princesa, mas para casar com ela é preciso uma série de artimanhas que vão desde atormentar o atual noivo dela a fazer o maior e mais rico castelo que já foi visto.

Aladim é um personagem inteligente, esperto e bem intencionado, que sabe lidar muito bem com as adversidades que lhe são impostas. O personagem também é humilde e muito querido pelo povo, completamente apaixonado pela sua princesa e que busca apenas uma vida de paz e felicidade.

A princesa aqui tem menos destaque do que a nossa Jasmine da Disney, mas não deixa de ser cativante também sempre que aparece, agindo como uma parceira de verdade para Aladim.

Foi bem interessante ter partes da narrativa de Sherazade no início e no fim do livro. A leitura foi bastante fluida e leve, bem fácil de ler.

Angelo.Pinto 25/01/2024

A Disney me enganou, mas tudo bem
Ler as verdadeiras histórias por trás das histórias que conhecemos é sempre interessante. Descobrir o que era ou não era da história original é uma experiência muito boa e às vezes pode até chocar o leitor. E é isso que acontece com quem lê o conto do Aladim.

O primeiro choque é com a mudança étnica do personagem. O Aladim original é chinês. E não para por aí... A cada página você observa as diferenças da animação da Disney e da história original até chegar a conclusão: É TUDO DIFERENTE. Hahaha!

Em relação ao enredo da história original, é tudo muito corrido e se desenrola muito rápido. Mas faz um certo sentido a história ser assim, tipo aquelas histórias contadas antes de dormir. Afinal, essa era a proposta da Sherazade. Cheia de plots, mas, às vezes, previsíveis.

É uma história simples. Acho que o mais interessante foi descobrir as diferenças em relação a história que conhecemos.

Gabi 23/01/2024

A leitura é muito rápida.
A história é diferente da adaptação feita pela Disney, mas não deixa de ser uma boa história.
Gostei de acompanhar o desenvolvimento do personagem desde a infância até a vida adulta, e como toda mudança ocorre por uma traição movida pela ganância.

_carolthome 15/01/2024

Uma leitura bem normal
"Aladim e a lâmpada mágica" é um dos contos de"As Mil e Uma Noites", junto com outros contos clássicos como "Ali Babá e os 40 Ladrões". Por essa não ser uma edição de "As Mil e Uma Noites", ela tem realmente só o conto de Aladim, em uma versão específica, cuja escolha foi bem justificada no prefácio. Aliás, a leitura do prefácio é muito importante para entender o contexto em que esse conto se insere, mesmo que não seja uma leitura tão agradável assim.
A história propriamente dita é interessante e flui bem, mesmo não tendo muito espaço para o desenvolvimento dos personagens. Senti falta de algumas descrições, mas nada que comprometesse a leitura.
Particularmente, achei a leitura bem ok, com nada de esplêndido. Nada me fez simpatizar tanto com nenhum personagem específico, talvez apenas com as mulheres da história.

Feeh.Paiva 04/01/2024

Aladim
Com toda certeza, as adaptações são muito melhores do que o conto original, mas não quer dizer que o original é ruim, apenas é escrito em uma época e sociedade diferente, não deixando de ser interessante. Lendo este livro podemos entender um pouco mais de uma cultura passada e ler um conto original sobre uma história que ficou tão famosa pela Disney e encantou tantos corações. Aqui você vai encontrar o mesmo personagem Aladim que vimos nos filmes, além do seu gênio da Lâmpada, mas devo avisar que as personalidades não são iguais, assim como a história.

Vale a pena para quem gosta de descobrir como eram os contos originais dos contos de fadas.

Charruf 21/12/2023

??????
Comecei a ler com uma amiga nos horários livres na escola. Acabou q ela saiu da escola e não terminamos o livro, então terminamos juntas pelo wpp

ps.fernanda 26/11/2023

Estou bastante surpresa em ver que a história original é quase completamente diferente da que conhecemos. Ela é bem mais sombria e seria, mas devo admitir que continuo achando a versão da Disney muito melhor

Milena Araujo 19/11/2023

É bom
É um livro legal, a melhor parte é a primeira e ultima parte da sherazade falando sobre a história. A história em si do Aladim é legal, o cenario é diferente e mostra mil maravilhas que o filme não tem. É bom saber a origem da história do Aladim.

Matheus 14/11/2023

Aladim
Que história fenomenal! Amei ler esse famoso conto das Mil e Uma Noites. Aladim é muito superior a qualquer outra adaptação feita pelo cinema. Super recomendo a leitura. A história segue as peripécias de Aladim, um jovem com um destino entrelaçado com gênios e desejos. A narrativa é um tapete voador que transporta o leitor para um mundo de maravilhas, repleto de intrigas e reviravoltas. A riqueza cultural e a sabedoria entrelaçadas nas histórias proporcionam uma experiência memorável.

Tielli 15/10/2023

Achei bem gostosinha a leitura do livro, bem fluida a história e curtinha.
É bem diferente do clássico da Disney e senti falta de algumas coisas, como o tapete mágico. Rsrsrs
Mas o que mais me incomodou de fato na leitura foi que o Aladin recorria tudo ao gênio da lâmpada, para atender seus desejos.
Mas de forma geral gostei bastante.