O meu melhor

O meu melhor Martha Medeiros

Resenhas - O meu melhor

NatyNatalia 12/10/2023

Que livro, meus amigos
Várias crônicas sem ordem cronológica a respeito do cotidiano que nos conquistam muito. A Martha tem uma visão da vida que me ajuda muito a entender as coisas de maneira mais clara, desde 2009. Simplesmente amo e recomendo todos os livros dela.

Stephanie.Sarah 28/09/2021

Em seu mais novo livro intitulado "O meu melhor", e publicado pela editora Planeta em 2019, em homenagem aos seus 25 anos como cronista, Martha reúne 100 de suas crônicas de maior sucesso, e como adendo, 4 crônicas inéditas.
Ao terem por foco a vida, o cotidiano e os relacionamentos , suas crônicas são repletas de sentimento. Nos inspiram, emocionam, nos advertem e provocam reflexões. Muitos de seus textos viralizaram na internet e são bastante citados em palestras.
Todas as 104 crônicas contidas nesse livro são sensacionais, mas transcrevo aqui o trecho de uma que me chamou especial atenção:

"Morre muita gente lentamente, e esta é a morte mais ingrata e traiçoeira, pois quando ela se aproxima de verdade, aí já estamos muito destreinados para percorrer o pouco tempo restante. Já que não podemos evitar um final repentino, que ao menos evitemos a morte em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar".

site: https://www.instagram.com/ecleticaliteraria/

LadyEl 27/05/2021

Não morra lentamente, leia!
Crônicas gostosas de ler, emocionam e fazem pensar.
Como disse a autora: Morre lentamente quem não lê?
Sim! E quem não ama, quem não chora e quem não fica indignado, quem não procura seus sonhos e não muda os planos nunca.
Ótima leitura para qualquer idade.

Mi 02/01/2022

Ótimo
Eu amo a Martha e suas crônicas.
De leitura fácil, envolvente e cativante, me faz acreditar que converso com uma amiga. Poderia passar todas as tardes com ela. Maravilhosa!

Pri Paiva 25/08/2021

Que leitura maravilhosa!
Nunca tinha lido nada da autora e depois de ler esse livro, simplesmente, me apaixonei!
Que escrita maravilhosa, e intimista.
É uma verdadeira conversa com o leitor.
Cada crônica é tão humana e real que me faz querer ler mais e mais, ser sua amiga, fazer parte da sua família...
Martha Medeiros, verdadeiramente me conquistou. Sua visão de mundo, suas experiências, me vi em muitas de suas linhas.
É tão gostosa essa troca, e às vezes é tão surpreendente, que se torna inacreditável.
Que delícia foi essa leitura.
Me emocionei e ri em diversos momentos, além de refletir muito com as histórias contadas.
Me tornei fã da autora e vou ler tudo que encontrar dela pelo caminho.

Leninha Sempre Romântica 06/05/2019

É sempre um prazer inenarrável ler as crônicas, os pensamentos, a poesia das palavras escritas por Martha Medeiros. E só assim, lendo e relendo suas crônicas é que percebo o quanto estava com saudades, tanto que mesmo já tendo lido alguns textos que me remetem há tempos atrás, a saudade faz morada e traz ótimas sensações e lembranças.

É impossível não se envolver, não sentir que cada palavra escrita em suas crônicas é apenas ou nada mais, que verdades que sentimos, emoções que esquecemos, sentimentos que adormeceram num espaço remoto da mente, numa janela fechada pelo tempo, numa veneziana entreaberta. E como é bom recordar.

Martha Medeiros tem o poder de abrir a porta de nossos sentimentos, deixar o sol entrar e o vento bagunçar as folhas do tempo. Nos deixam pensativos, nos fazem questionar e até mesmos nos inspira à poesia. E é assim que me sinto agora depois de passar dois dias lendo, saboreando e apreciando seus textos. Cada um é inovador e nos desnuda a alma, nos faz refletir, nos remete ao passado e ao futuro, difícil decidir para que lado olhar, se para dentro de nós mesmos ou para o que está ao nosso redor.

Seus textos são para ficar em nossas cabeceiras e precisam ser lido, relidos, pois a cada nova leitura de um texto antigo, uma nova experiência nos traz, e além disso ser incrível é imprescindível para a inovação e para a leveza da alma.

Devo confessar que estava mesmo com saudades, que ler e reler essa autora tão sensível, num fim de semana comum, apenas o torna especial, abrilhanta os dias. Sem sombra de dúvidas cada uma de suas crônicas nos leva a um momento, a um lugar diferente onde nos vemos com outros olhos, nos permitimos ver um lado real da nossa trajetória onde criamos sonhos, e onde é sempre bom revisitar.

Recomendo os livros de Martha Medeiros sem nem mesmo pestanejar. Suas crônicas nos elevam a outro nível, nos inspira e nos faz suspirar. São verdades assim que eu gosto de ver jogadas na cara.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2019/05/o-meu-melhor-martha-medeiros.html

ju4lv3s 22/11/2022

Eu gostei bastante do livro.
Lembro que na adolescência eu lia pequenos trechos das crônicas da Martha Medeiros no Tumblr e ficava encantada.
O livro no geral não me tirou o fôlego, mas me fez refletir até quando as crônicas não faziam tanto sentido pra mim.
Assim como na poesia acho que esses textos tem mais a ver com a história de vida de cada indivíduo, isso que o torna diferente e que o faz classificar como bom ou ruim.
Mas com certeza indicaria caso alguém me perguntassem sobre.

Amanda 01/06/2022

M de Martha
Martha Medeiros é uma escritora gaúcha, muito conhecida por suas crônicas. Neste livro em que reúne 104 crônicas sobre diversos assuntos do cotidiano. Há algumas que nos fazem refletir bastante, como: vende frango-se, o que acontece no meio, gambá com gambá, o homem de roupão, povoar a solidão, fator uau, etc.
Este livro é maravilhoso para quem gosta de ter uma leitura diária, já que os assuntos e as histórias vão variando bastante. Espero que todos curtam muito cada crônica, e se possível, se identifiquem com algumas. Boa leitura!

Camis 15/07/2022

Sempre assertiva
Ler Martha Madeiros é entrar em contato com nossos sentimentos através das suas palavras. E nesse livro com o melhor da autora, não seria diferente. As crônicas inéditas tratam feridas causadas por esse mundo moderno, melhor do que Rivotril.

Helena 19/08/2020

Vontade de não parar de ler
Impossível ler só uma crônica numa sentada. Escrita deliciosa.
Amei a descoberta: a música "Dentro de um abraço" do Jota Quest foi inspirada na crônica de Martha Medeiros.

Jussara.Mendes 15/05/2021

Simplesmente perfeito!
Martha Medeiros conversa conosco em todas as suas crônicas. Se não é algo do nosso dia a dia, parece a estória de alguém que a gente conhece ou algo que a gente já viu... mas esse livro parece que está ali, na cabeceira da nossa cama, falando conosco sobre algo que a gente às vezes não consegue dizer. Perfeito! Simplesmente perfeito!

Nouzaíra 26/06/2022

Reflexivo
É sempre uma boa ?conversa? ler as crônicas de Martha Medeiros, reflexivo, divertido? vale a pena reler algumas, e nesse livro tem algumas inéditas.

@julianapena.books 22/06/2020

O melhor da Martha Medeiros.
Martha, Martha, Martha - A Melhor! Sempre nos encantando, nos surpreendendo, nos instigando, nos questionando e nos inspirando com as suas crônicas preciosas do dia-a-dia.

Eu super recomendo ler as crônicas da Martha Medeiros, especialmente esse livro onde contém 100 crônicas + 4 inéditas de maior sucesso em toda a sua carreira.

Vale a pena!

site: Visite o instagram @julianapena.books

Aline 23/03/2024

O meu melhor
Sou muito, mas muito cadelinha da Martha Medeiros. Babo horrores com os textos dela e é difícil concluir a leitura de um deles e não dizer "Ow bixa pra se garantir da #orra!". Dito isso sou extremamente suspeita pra avaliar um livro dela, mas desafio alguém a ler e não gostar. Se não gostar o problema tá em vc e não no livro. JAMAIS no livro. Então faça um favor a você e leia e se delicie e vire fã e se apaixone por essa coletânea de crônicas da minha querida e best frenons Forever (tá, ela não sabe disso mas isso é apenas um detalhezinho bobo!), Martha Medeiros !!!!!