Uma sombra do passado

Uma sombra do passado Nora Roberts

Resenhas - Uma sombra do passado

Naty 13/03/2020

Tinha lido apenas um livro da Nora, que escreve romance e suspense com esse nome e também escreve sob o pseudônimo J. D. Robb no gênero romances policiais. A autora não é pouca coisa, já publicou mais de 160 romances, a maior parte no gênero suspense romântico, traduzidos para 25 idiomas e editados em todo o mundo.

Ao ler este segundo livro pude perceber que Nora tem uma habilidade incrível para escrever narrativas de suspense misturando emoções reais, palpáveis. São obras que me transmitiram realidade, não é nada fantasioso e nem aquele romance romântico que estamos acostumados a ver em filmes ou livros melosos. Temos a desgraça, temos até mesmo o final feliz, em alguns casos; mas também temos a verdade estampada, que nem sempre estamos preparados.

Não estou dizendo que você encontrará isso aqui. São coisas distintas. São sensações que ela conseguiu me passar apenas com dois livros que tive o prazer de conhecer. Em alguns momentos me lembrou muito o Sidney Sheldon. E, caro leitor, considerem isso como um baita elogio. Mas vamos à história…

Fiona Bristow foi a única vítima que conseguiu fugir das garras do assassino da echarpe vermelha, o serial killer que matou seu noivo e seu cachorro. Após essa carga emocional vivida, ela decide reconstruir a sua vida em uma ilha no noroeste do Pacífico. Desde então, Fiona passa a trabalhar como adestradora de cães.

Como tinha de ter, surge um homem na vida dela, Simon Doyle, e seu rebelde cão. Ela passa a ensiná-lo como educar o cachorro e, concomitantemente, novos assassinatos começam a acontecer. É claro que isso assusta Fiona, principalmente as pessoas que estão ao seu redor, cuidando dela e zelando pela sua segurança. Mas há algo estranho, pois o serial killer está preso, então temos um imitador às soltas.

Esse é o ponto que mais achei que me prendeu do início ao fim. Não acredito que a autora precisasse de 462 páginas para contar essa história, poderia ter tirado pelo menos ter diminuído para 350 e estaria tudo bem. Porém, a forma que ela desenvolve e que narra a história nos deixam atônitos.

Temos cenas previsíveis, como já era de se imaginar. Todavia, existem outras que tiram nosso fôlego e acredito que valha a pena o excesso de páginas para conhecer a escrita da Nora.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2020/01/resenha-uma-sombra-do-passado.html

Monica 28/06/2019

Como avaliar esse livro? Quando li a sinopse, achei muito parecido com “A obsessão” e apesar de ficar meio decepcionada com isso, relevei, porque foi um dos livros da Nora que eu mais amei.

Porém, apesar de algumas semelhanças, a vibe era outra. Infelizmente achei a história meio enfadonha e sem vida. Não desgostei completamente, muitas partes adorei.

Principalmente pelo fato da Fiona ser adestradora de cães e só lamentei de não ter tido essas dicas antes, mas até tentei aplicá-las agora com minhas encrenquinhas (sem sucesso, óbvio). Adorei a Fiona, que passou por um trauma enorme e conseguiu dar a volta por cima.

Além de adestradora, ela era voluntária da Unidade Canina da cidade, que tinha como função, resgatar pessoas desaparecidas. A cidade tinha várias florestas, então a equipe era sempre acionada e foi muito interessante entender tudo o que envolvia esse tipo de resgate.

Quanto ao Simon, sinceramente, achei ele um pouco ogro, talvez para combinar com a Fiona. Gostei mais do Tubarão, o cachorrinho dele que precisava ser adestrado.

A Nora sabe como ninguém descrever uma comunidade, os laços que unem essa comunidade e como todos estão dispostos a ajudarem uns aos outros, mas só me empolguei realmente com a história na reta final.

Mas é um livro da Nora né? Que mesmo não sendo aquela maravilha, ainda é melhor que muitos por aí, então vale a leitura.

Entrelivros_efilho 09/08/2019

📖❝𝑬𝒓𝒂 𝒗𝒊𝒗𝒆𝒓 𝒐𝒖 𝒎𝒐𝒓𝒓𝒆𝒓, 𝒅𝒆𝒄𝒊𝒅𝒊𝒖. 𝑴𝒂𝒔 𝒏𝒖𝒏𝒄𝒂, 𝒋𝒂𝒎𝒂𝒊𝒔, 𝒗𝒐𝒍𝒕𝒂𝒓𝒊𝒂 𝒂 𝒂𝒑𝒆𝒏𝒂𝒔 𝒆𝒙𝒊𝒔𝒕𝒊𝒓.❞
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fiona viu sua vida mudar quando há anos atrás escapou de um serial killer e viu seu noivo e cachorro não terem a mesma sorte e serem mortos por ele, tentando seguir em frente leva uma vida tranquila trabalhando na ilha onde mora como adestradora de cães e voluntária em uma unidade de busca canina e resgate.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas sua paz é abalada quando novos assassinatos começam a surgir seguindo o mesmo padrão do serial killer que ela ajudou a prender, e em meio a isso ela conhece Simon, um novo morador da ilha que precisa de ajuda para adestrar o seu cão e enquanto o FBI tenta encontrar o assassino, Fiona tenta seguir sua rotina mesmo sabendo que ela é o alvo principal do novo serial killer e vai precisar da ajuda de Simon e dos amigos para mais uma vez conseguir sobreviver.
--♡--
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foi meu primeiro contato com a autora e amei sua escrita, sua narrativa é lenta e minuciosa a forma que construiu os personagens é apaixonante, desde os cachorros que sem dúvida roubam a cena, os amigos de Fiona que são inspiradores e são pessoas que todos deveriam ter por perto e o casal protagonista que são descomplicados e cativantes, Fiona é dedicada determinada e forte e mesmo desmoronando por dentro não demonstra, e Simon com seu jeito peculiar é um fofo e o par perfeito para ela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar do suspense ficar em segundo plano e eu ter desejado uma dose maior dele a autora consegue nos deixar na expectativa, porque logo no início somos apresentados ao assassino intercalando os capítulos entre ele e Fiona, e essa mistura ficou tão gostosa que nos sentimos parte da história e 462 páginas passa num piscar de olhos, o romance é despretensioso e nada clichê, o casal é sem mimi conversam e expõem o que sente e nos deixa torcendo por eles do início ao fim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Temos investigação, diálogos inteligentes, resgate com cães, romance aconchegante e muita amizade cumplicidade e carinho, quem gosta dessa mistura deliciosa super recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/B068MDED3VZ/

Andreia 17/02/2020

Uma estória que envolve romance e suspense.
Nesse livro não apenas os humanos são importantes para a trama , os cães são personagens encantadores e importantes.

Pri | @poramoraoslivros 27/09/2019

Maravilhoso!
Depois de sobreviver a um serial killer, Fiona se mudou para uma ilha buscando uma vida mais tranquila. Sendo a única mulher que conseguiu escapar das mãos do Assassino da Echarpe Vermelha, sua vida nunca mais foi a mesma, mas mesmo assim ela conseguiu se reerguer.

?

Anos depois, trabalhando como adestradora de cães, ela conhece o rabugento Simon, um talentoso marceneiro que acabou de se mudar para a ilha e precisa de ajuda para adestrar seu cãozinho rebelde, o danadinho Tubarão.

?

Mas então, uma nova onda de assassinatos começa e tudo indica que o novo serial killer é algum tipo de imitador do assassino original. Enquanto lida com seu medo, Fiona e Simon ficam cada vez mais próximos, por mais que não quisessem um envolvimento mais sério.
?
?Ela não fazia seu tipo. Simon podia repetir isso mil vezes para si mesmo, mas não fazia diferença. Aquela mulher mexia com sua cabeça, fazia seu sangue ferver. Ela o afetava.?
?
Eu estou completamente encantada com esse livro e com a escrita da Nora! A princípio eu achei que esse livro fosse um thriller, mas é uma mistura de romance com suspense e fofurice que me fisgou logo nas primeiras páginas!

?

Você ama Doguinhos? Pois aqui tem muitos! Fiona tem três labradores super simpáticos, e juntando isso ao danadinho do Tubarão, que é uma mistura de labrador com golden retriever, o fofurômetro explode!

?

Fora isso, a história tem muitos detalhes sobre adestramento de cães e como eles são usados em busca e resgate. Achei muito legal mostrar esses detalhes no livro.

?

A parte do suspense com os assassinatos também é muito bem construída, mas a história é mais focada no romance entre Simon e Fiona, que por sinal, me arrancou suspiros e risadas ao mesmo tempo.

?

Um livro envolvente e instigante que eu indico pra todo mundo! Sério, leiam! É uma boa trama pra ninguém botar defeito!

GiGi 28/03/2020

Adorei, muito legal para quem tem ligação com cachorros

Rafaela (@exlibris_sc) 16/03/2020

Um livro que me surpreendeu!
No passado, um grave acontecimento marcou a vida de uma jovem mulher que, entre lágrimas, pesar e sempre olhando sobre o ombro, encontrou forças para recomeçar em um novo lugar estranho. Ela se agarrou a outras rotinas, fez novas amizades e superou o trauma que conspurcou sua vida. Essa é a história de Fiona Bristow, mas ao contrário do que parece, não é nem um pouco óbvia ou esperada.

A cada virar de página e fim de capítulo, você se verá respirando fundo, devorando cada palavra e ansiando pelos próximos eventos. O que parece ser um “mero” romance traz elementos de suspense e mistério, amor de quatro patas, assassinatos e perseguições, amizade e companheirismo e uma paixão fulminante que te fará ansiar por um copo gelado de limonada. Uma Sombra do Passado, como meu primeiro contato com a escrita de Nora Roberts, foi uma ótima surpresa que me pegou de jeito e logo me vi viciada na leitura. Cara a cara com seus medos e fraquezas, Fiona será capaz de enfrentá-los mostrando que a força de uma mulher é a própria natureza em toda sua potência?

Essa foi uma leitura que me tirou da zona de conforto de modo extremamente gratificante. Eu não esperava que o livro apresentasse um romance tão encorpado como o entregue pela autora pois acreditava que, erroneamente julgando o livro pela capa, fosse uma história mais suave, mostrando o clássico amor de verão onde um estranho chega à cidade e conquista o coração da mocinha. Engano meu! E que feliz engano. Nora Roberts constrói personagens cheios de personalidade e possuidores de várias camadas, não apenas a mãe de fulano ou o melhor amigo que sempre está ao seu lado quando preciso, mas também a mulher que não sabe cozinhar nem ovo frito, a que é atraente mesmo sem esforço, o homem que parece te amar secretamente e a sombra saída do seu pior pesadelo.

Foi devido essa habilidade primorosa da autora “flertar com o perigo”, fazendo do romance algo além de uma história de amor, que me senti tão conectada com Fiona. No passado, ela foi vítima de um serial killer conhecido como o Assassino da Echarpe Vermelha tendo escapado por pura sorte ou pela força do destino, algo que não aconteceu com seu noivo e seu amado cão, ambos mortos pelo assassino como vingança por ela ter sobrevivido. Mesmo tendo sido preso, Fiona teve que viver com o medo e a paranoia por um longo período até decidir recomeçar em outro lugar.

Agora ela vive em uma ilha e é adestradora de cães, o que aumentou ainda mais meu prazer na leitura; seu relacionamento com os animais e também com as pessoas que fazem parte de sua vida me fizeram aprender e pensar profundamente sobre a forma como nós vivenciamos cada momento, seja entre humanos ou com bichos. Além disso, ela ajuda a coordenar equipes de busca e resgate com cachorros sempre que algum turista se perde na ilha. Trabalhar com animais e ainda fazer algo importante com isso? Sensacional e bastante educativo todos os momentos em que Nora Roberts instrui o leitor através de Fiona. Mas foi com o aparecimento de Simon Doyle, o novo morador da ilha e seu quase vizinho, com sua maestria em design de móveis e seu cachorro rebelde Furacão que me senti completamente fisgada, apreciando e me divertindo imensamente cada vez que os dois entravam em cena.

O clássico, mas jamais enjoativo, jogo de morde e assopra que segue o relacionamento, inicialmente profissional, de Fiona e Simon me fez lembrar de outros romances da literatura que tenho como queridos na estante e no coração, como Elizabeth e Mr. Darcy em Orgulho e Preconceito e Catherine e Heathcliff em O Morro dos Ventos Uivantes. Você já pode imaginar, assim como eu suspeitei durante a leitura, que os dois iriam acabar se apaixonando, mas a forma como isso acontece é de tirar o fôlego. Não esperava gostar tanto da sensualidade presente na relação dos dois sendo muito bem sopesada pela autora que procurou não focar demais neles, mas sim em todo o conjunto de eventos que os circundavam.

Mas eis que um novo assassinato acontece cujo modus operandi é igual ao do Assassino da Echarpe Vermelha, fazendo todo o trauma superado de Fiona voltar com força total pois o objetivo do imitador parece ser corrigir o único erro de seu mestre: matar a única vítima que escapou. A partir desse ponto o livro recebe toda uma dose extra de sabor já que a escritora une o romance e o thriller de forma excepcional, envolvendo ainda mais o leitor que devora as páginas ávido para descobrir o que virá a seguir. Ao menos, isso aconteceu com esta leitora que vos fala.

Ameaças, perseguições e alguns capítulos vistos pelos olhos do assassino tornaram a trama ainda mais eletrizante, bem como a maneira com que Fiona reagia a cada novo desenrolar da história. Muitas vezes me senti em um seriado à lá CSI onde os investigadores analisavam a cena de um crime ou a psiquê do próprio criminoso.

Mesclando um romance tórrido que trilhou o aprimoramento pessoal tanto de Fiona quanto de Simon, com conexões familiares, adestramento canino e uma caçada à uma mente perturbada, Uma Sombra do Passado foi sem dúvida uma das melhores leituras do ano e que irá agradar diversos públicos principalmente devido à maestria de Nora Roberts em unir diversos gêneros em uma única caixinha que será presentada ao leitor.

Um enredo bem construído e ambientado que cairia perfeitamente bem em uma adaptação que seria de bom grado apreciada e revisitada. Tendo sua releitura programada para um tempo próximo, espero que vocês gostem dessa leitura tanto quanto eu quando se disporem a lê-la.

site: http://www.estantediagonal.com.br/2020/03/uma-sombra-do-passado-nora-roberts.html

Ivy (De repente, no último livro) 14/03/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Eu esperava amar a escrita da Nora Roberts. E confesso que até gostei de bastante coisa que a autora colocou neste romance. A pesquisa profunda sobre as Unidades de Resgate de Cães, todos os detalhes e pormenores de como tudo isso se conduz e também a rotina de quem adestra esses adoráveis animaizinhos foram interessantes e deram um ar mais único à um romance que soa bem comum, e isso é um ponto positivo para Roberts. Porém, a autora se extende demais na narrativa. A trama deste livro poderia ter sido narrada de um jeito mais simples, sem tantas idas e vindas. A leitura foi cansativa e arrastada por um bom tempo, e só perto do final o livro ganhou fôlego pra oferecer um desfecho correto. Ainda assim, achei que faltou emoção ao final, que embora tenha sido realista e mantido a coerência da narrativa, poderia ter sido mais tenso. Tudo se concluiu em poucas páginas e dá uma sensação estranha no leitor já que são quase 500 páginas de livro onde praticamente se arrasta em detalhes o romance e a interação entre Simon, Fiona e vez ou outra algum personagem secundário, canino ou humano.

Os secundários aliás ganham bem pouca relevância. Num livro tão largo, acho que a autora poderia ter conduzido tramas paralelas, focado mais nos secundários, nos entregado outras estórias que deixassem a narrativa mais interessante, mas ela foca muito e apenas no Simon e na Fiona (e raramente no assassino) e isso é um pouco frustrante já que não há muito o que se contar uma vez que o leitor já entendeu bem a dinâmica do treinamento dos cachorros e do romance entre o casal.

Como eu já comentei, não tenho críticas quanto ao final dado por Nora Roberts. Foi prático, rápido e coerente. Falta emoção e a autora poderia ter aproveitado mais a tensão, porém, continua sendo um final correto à trama, dentro do esperado. É um daqueles desfechos que apesar de não deixar no leitor uma sensação de impacto, consegue nos deixar satisfeitos.

A trama toda por sinal é bem linear. Sem reviravoltas e sem grandes conflitos. O assassino que Nora Roberts apresenta é bem realista, ela soube traçar bem o perfil doentio de um psicopata e o bacana é que a autora nos apresenta uma trama sem super heróis. Todo mundo aqui tem limitações e ninguém brinca de ser mártir como em alguns livros e eu gostei desse detalhe, é uma trama que dá para o leitor visualizar e acreditar no que ocorre enquanto lê.

Eu achei que fosse terminar esse livro frustrada, porque as páginas demoravam a passar e tudo parecia estagnado, no entanto, felizmente, o final me deixou satisfeita, e apesar de não ser o livro do ano pra mim, foi, no geral, uma leitura bacana, interessante e sem clichês, o que é muito bom quando a gente já tá saturado de tanto repeteco no gênero romântico.

Quem espera um super thriller escrito por Nora Roberts pra roer as unhas e levar um susto, pode se desapontar. Acho que o segredo de uma boa leitura aqui é estar bem ciente de que temos um romance de personagens fortes e batalhadores e, que neste romance, haverá um pequeno toque de suspense, que é secundário e só serve pra criar algo de mistério na trama. O destaque central é a relação de Simon e Fiona, que por sinal achei bem madura e realista, isso foi bem bacana, pois não é um conto de fadas e os personagens às vezes deixam seus defeitos em evidência, o que nos dá a sensação de testemunhar uma relação comum, entre pessoas normais. Uma sombra do passado tem vários elementos positivos, apresenta uma estória sólida e bem escrita, mas com certeza peca por seu excesso de páginas, que faz a leitura ser bastante arrastada por boa parte da trama.

site: www.derepentenoultimolivro.com

Ingrid 14/03/2020

Legal!
Gostei do livro.Gostei da história, da protagonista que têm uma personalidade forte,que sabe se cuidar e se proteger e ao MSM tempo ainda é doce e próxima das pessoas,dos amigos.O mocinho foge bastante do tradicional por ser um tanto grosseiro e direto sempre e nunca dizer nada fofo ou doce mas apesar disso,é um bom homem.Gostei muito do fato de já que o livro tem várias páginas a autora não usou o recurso de separar o casal pra uni-los novamente no final.Odeio isso nas histórias.Parece até que nenhum sentimento é forte o suficiente pra vencer os desafios!Amei o fato do Simon ficar do lado da Fi do princípio ao fim das lutas dela.

Tânia (@ritmoliterario) 25/11/2019

Grata surpresa!
💜Esse foi meu primeiro contato com a autora, e depois de ler essa história tão evolvente, com certeza irei ler outros livros dela. E por isso separei esses 5 motivos desse livro que derreteu meu coração.
A personagem feminina é cheia de energia e carisma. Fiona não é aquela musa que encanta por sua beleza, não, ela encanta com seu sorriso, com sua simplicidade. Ela desarma qualquer pessoa com sua garra.
É uma história bem desenvolvida, com vários ingredientes, entre eles, o suspense. E pouco a pouco vai envolvendo o leitor e quando vê, não quer lagar o livro. Leitura fluida e gostosa, Nora sabe como prender o leitor.
O romance é uma delicia, foi surgindo aos poucos, e a interação entre Fiona e Simon é tão natural, tão simples, que segurar o sorriso é difícil. Sem contar nos inúmeros suspiros que esses dois proporcionam. Um casal improvável com uma química incrível.
O mocinho é nada fofo, e isso para mim foi um ponto forte, pois gosto de mocinhos diferentes, e Simon está longe de ser delicado e contido. Ele é bem direto, nada de fazer política da “boa vizinhança”, e esse seu jeito pode até assustar, mas será por pouco tempo, pois ele é sincero e logo mostra seu coração bondoso. Ele me conquistou completamente❣
Não é uma história apenas de dois personagens, aqui temos muitos protagonistas. Inclusive de quatro patas, e eu me diverti muito com esses peludinhos. Eles dão brilho à história, foi tão bonito ver a relação entre humanos e seus bichinhos. Deixou a leitura ainda mais prazerosa.
Eu amei muito o livro, e esses personagens estão no meu coração, principalmente a turma de quatro patas

Carolina 05/10/2019

Gente não tem como não amar a Nora... ela é fantástica demais em suas narrativas, a cada novo livro que eu leio dela fico mais fã. Mesmo quando a história não é super, eu curto muito porque ela sabe escrever bem. Neste último lançamento da Bertrand não foi diferente. Fui cativada logo no início da leitura. Uma Sombra do Passado é aquele livro de romance policial que a gente ama, e pra quem é apaixonado por cachorros este livro tem um ponto a mais, sem falar na dose certa de alívio cômico que todo romance envolvendo assassinatos na minha opinião precisa para se ter uma leitura mais gostosa.
“Suas outras duas crianças estavam dentro da varanda telada, balançando o rabo, batendo as patas. Uma das melhores coisas sobre os cachorros, na opinião de Fiona, era a alegria pura que demonstravam ao lhe dar as boas-vindas, independentemente de você ter passado cinco minutos ou cinco dias fora. Aquilo, sim, era amor incondicional e imensurável.”
Fiona Bristow foi a única mulher que conseguiu fugir de um serial killer, mas por causa disso sofreu uma enorme perda. Buscando seguir em frente ela se mudou para a ilha de Orcas, onde sua madrasta possuiu uma loja e lá ela se torna adestradora de cães, principalmente cães de busca e também é líder de um grupo de voluntários que com ajuda de cães fazem busca de pessoas perdidas para resgate. Muitos anos se passaram desde a sua tragédia e perdas e então a vida lhe abre um novo caminho através do treinamento de um cãozinho super especial, chamado Tubarão, mas também o encanto/desencanto com seu dono. Sério gente... nunca me divertir tanto com um casal num livro como neste, fico rindo sozinha dó de lembrar.
“– E me conte sobre o porquê de você ter se distraído. Ele é bonito, não é? – Um fofo, e, depois de adestrado, vai ser uma companhia maravilhosa. Sylvia ergueu uma sobrancelha para a enteada enquanto pegava uma tigelinha e um pote minúsculo. – Eu estava falando de Simon. – Talvez eu também estivesse.”
Simon Doyle é um artista na marcenaria que se mudou recentemente para viver na ilha e apesar de querer ficar sozinho, não pode dizer não ao presente que sua mãe lhe deu. Um filhote de vira-lata de uma mistura de labrador com golden retriever que se torna o pesadelo de sua vida, lhe levando a aceitar a indicação da dona da loja onde ele vende suas peças para contratar um curso de adestramento para seu cão. Ele só não contava que além de se adestrar o seu cachorro e se apaixonar por ele, também iria se encantar com Fiona.
“Ela nunca dizia nada, então ele se sentia obrigado a fazer as coisas. Simon sabia que estava sendo adestrado. Não havia dúvida. Estava sendo adestrado com a mesma sutileza, consistência e praticidade com que a mulher treinava os cachorros.”
Mas nem tudo são flores, e o passado de Fiona, volta com tudo para abalar sua vida e rotina. Porém da mesma forma que ela escapou no passado, ela promete que agora estando mais velha e experiente, não permitirá que acontecerá novamente. Ela só não pode esquecer que não está sozinha. Será que ela irá conseguir abrir seu coração novamente?
Poderia continuar falando maravilhas deste livro, mas um bom de uma leitura, são justamente as surpresas com vamos tendo a medida que vamos lendo, são os detalhes que não recebemos ao ler uma resenha e principalmente, não há graça nenhuma em spoiler não solicitados. Por isso, leia este livro que entrou para a minha lista de favoritos da Nora, que não se limita a 10, você pode ter certeza disto.
O casal principal é fantástico, mas os personagens secundários como sempre só tornam esta história muito melhor, com destaque para os cachorros, que sinceramente não são meros coadjuvantes neste livro, eles são sim personagens centrais que fazem toda a diferença. Este livro não seria tão maravilhoso se não houvesse os cachorros nela.
Não perca tempo e coloque Uma Sobra do Passado na sua lista de leitura, tenho certeza que você não irá se arrepender, mesmo que não seja o seu gênero literário de costume. Dou parabéns para a tradução e revisão deste livro. Desta vez a Bertrand publicou um trabalho super bem feito, fiquei muito feliz. Nota 5/5 com um coração sem sombra de dúvidas.
Boa leitura,

Carolina Finco
Blog Pretenses.

Andrea 09/06/2019

Romance, suspense, investigação, cães.... Fiona há anos atrás escapou de um serial killer, mas mesmo assim teve sua vida completamente mudada por isso, quando acha que se recuperou do ocorrido um "imitador" aparece causando pânico ao mesmo tempo em que Simon e seu cão entram em sua vida.....

Silvana - Blog Prefácio 23/09/2019

Faz alguns meses que Simon Doyle se mudou para a Ilha Orcas, no arquipélago de San Juan. Mas sua mãe não quer que ele fique sozinho e vive insistindo para que Simon arranje uma esposa. E como Simon não toma nenhuma atitude a esse respeito, ela decide lhe dar um cão de presente, assim ele não fica tão sozinho. Tubarão é um filhote vira-lata de labrador com golden retriever, mas bem que poderia ser filho do próprio demônio, porque desde que ele chegou Simon não teve mais nenhum minuto de sossego. Nem dormir ele consegue mais. Tubarão morde e come tudo o que vê pela frente e quando não está estragando tudo com seus dentes, está fazendo xixi por toda a casa.

Procurando uma solução para seu problema, Simon acaba conhecendo Fiona Bristol, que trabalha como adestradora e voluntária na Unidade Canina de Busca e Resgate. Fiona e Peck, um de seus três cães, acabam de resgatar um garotinho de três anos que se perdeu da casa onde estava com a família de férias. Fiona já mora na ilha há alguns anos, desde que virou a unica sobrevivente do serial killer conhecido como o Assassino da Echarpe Vermelha, pois ele estrangulava suas vítimas com uma echarpe vermelha e ainda fazia um laço como se estivesse embrulhando os corpos para presente. E quando Fiona conseguiu fugir, para se vingar o assassino George Allen Perry, caçou e matou seu noivo Greg. E Perry só foi preso porque o cachorro de Greg deu a vida para detê-lo.

Isso já faz oito anos e desde então Fiona vive para seu trabalho. Sua madrasta Sylvia, que foi quem indicou Fiona para Simon, vive insistindo para que ela dê mais atenção a sua vida amorosa e acredita que Simon possa ser a pessoa que vai fazer Fiona voltar a viver completamente. Fiona até que fica interessada e conforme passa o tempo treinando Tubarão ao lado de Simon, ela começa a perceber que já chegou a hora de confiar novamente em alguém. Mas então seu passado volta para persegui-la. Começam a acontecer assassinatos idênticos aos que aconteceram oito anos atrás e a policia desconfia de que mais do que um imitador, o assassino pode estar sendo orientado pelo serial killer original. E se isso for verdade, Fiona pode estar novamente na mira do assassino.

"Clientes antigos costumavam mandar fotos e notícias. Feliz por ter recebido algo diferente, ela abriu o envelope.
A echarpe vermelha transparente caiu sobre a mesa."

Eu conheci a Nora através de seus romances policiais e depois fui lendo os outros gêneros que ela escreve. Mas essa mistura de romance com aquela pegada policial sempre foram meus favoritos dela. E com esse livro não foi diferente. A autora apresentou um romance muito bem escrito, que mesmo com suas quase quinhentas páginas, prende o leitor até o fim. Além de fazer com que a gente torça pelo casal e também tem aquele suspense todo para saber como e quando o assassino vai chegar em Fiona e se ele será bem sucedido. E ainda temos um bônus, que para quem não gosta, não vai atrapalhar a leitura, mas para quem ama cachorros, vai adorar essa história.

Fiona é uma sobrevivente. Ela passou por uma tragédia e desde então reconstruiu sua vida de uma maneira que não a faça passar por tudo aquilo novamente. Mas se acontecer ela vai estar preparada. E enquanto criou uma maneira de não ser novamente vulnerável, ela acabou ajudando muita gente no caminho. Eu nunca tinha lido um livro que envolvesse resgate com animais, já tinha assistido. E amei as cenas onde Fiona e sua equipe entram nas florestas para resgatar alguém. Teve uma cena que até me fez passar vergonha no ônibus, porque desatei a chorar de tão emocionante que foi. Seus cachorros são incríveis e muito bem treinados e eu queria eles para mim hehe.

Falando em treinamento, Simon e seu filhote Tubarão vão conhecer esse lado controlador de Fiona e ela não vai treinar somente o cão, mas principalmente seu dono. E uma coisa que me toquei lendo esse livro foi que na maioria das vezes é o dono mesmo que precisa ser treinado hehe. E enquanto vemos o treinamento evoluindo, também vemos um amor entre eles sendo construído aos poucos. Eu sou romântica, mas amei o jeito pratico de Simon. E tem uma coisa que sempre reclamo nos livros é que as pessoas não falam o que estão sentindo, mas isso não acontece aqui. Simon é o sincerão e acho que eu daria um par perfeito com ele. Algumas pessoas podem achar o livro meio parado, mas eu senti essa necessidade desse ritmo mais lento para ter essa relação de confiança entre os dois protagonistas e entre os cães também.

E eu particularmente não achei lento porque além do desenvolvimento do romance, ainda temos a parte do suspense, onde vamos acompanhar os passos do assassino planejando e executando suas ações para enfim chegar até Fiona, que na cabeça dele será o ápice do seu trabalho. Eu fiquei foi no desespero porque ficava o tempo todo receosa tanto pelas pessoas envolvidas, como pelos cachorros. E ainda temos uma pessoa para odiar, uma jornalista que só pensa nela e acaba "ajudando" o assassino chegar em Fiona. E como não encontrei pontos negativos na história, eu dei nota máxima para o livro. Por isso recomendo tanto para os fã da autora, como para quem gosta dessa mistura de romance com suspense. Quanto a capa, segue o padrão dos livros da autora na editora. E como é no tom de azul que eu amo, eu achei muito bonita.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2019/08/resenha-uma-sombra-do-passado-nora.html

Ley - @Livros_fantasy 18/09/2019

Meu primeiro contato com a escrita de Nora e amei!
Uma Sombra do Passado foi meu primeiro contato com a escrita de Nora Roberts. Sempre tive curiosidades de conhecer suas obras, e este livro foi uma ótima oportunidade. Ele é uma mistura de suspense com romance, e foi justamente essa mistura que me cativou.

Fiona, uma adestradora de cães e residente numa ilha, no passado foi vítima de um serial killer chamado Assassino da Echarpe Vermelha. Ela conseguiu escapar e na época estava noiva quando o mesmo assassino matou seu noivo juntamente com seu cão. Ele foi preso logo em seguida, mas Fiona ainda lembra que foi a única vítima que conseguiu escapar.

Atualmente ela dá aulas para cães e seus donos. O que completou meu favoritismo pelo livro, foi a relação de Fiona com os animais, a obra tem um foco especial nos cães e eu aprendi bastante lendo este livro. É através de seu trabalho que ela conhece Simon, um novo morador na ilha que possui um filhote chamado Tubarão. Simon não sabe absolutamente nada sobre cachorros e é muito engraçado acompanhar ele com Tubarão.

Ele é o tipo de cara mais calado e Fiona constantemente diz que ele nunca fala nada à toa. Os dois começam a ter um romance, mas eles são totalmente o oposto do outro. Fiquei com medo desse romance ser cheio de brigas por ambos serem tão diferentes, mas pelo contrário, o que acontece é que eles começam a ter uma relação bonita que amei acompanhar.

Mas fugindo um pouco do romance, Fiona recebe a terrível notícia de que um novo assassino está a solta e seu modus operandi é o mesmo do Assassino da Echarpe Vermelha. O novo assassino parece querer seguir os passos do anterior e com isso terminar o que o outro deixou inacabado: enfim matar a única vítima que escapou. O livro toma um novo rumo a partir daí e começa a mesclar entre o suspense e o romance.

O motivo de eu ter achado que os dois gêneros presentes na história contribuíram para a história ter se tornado melhor, é justamente por essa junção não se confundir. Fiona embarca em um novo romance totalmente diferente do que esperava e esse romance a ajuda a superar o que estar por vir. As ameaças que recebe, a perseguição por todos os lados e o suspense por trás do assassino a acompanham o livro inteiro e fiquei apreensiva em muitas partes.

Algumas pessoas podem achar o romance do livro um pouco longo, mas é que a autora trabalha a construção da relação dos personagens desde o começo, até ela se tornar mais sólida. Fiona é uma mulher forte e independente, mas o que está passando no momento não é fácil. É como eu disse, o romance deles contribui para a superação do que Fiona passa. Espero ler mais livros da Nora, e esse meu primeiro contato com ela foi ótimo. O livro apesar de ser grande, não é maçante, e a escrita é bastante fluida.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2019/09/uma-sombra-do-passado.html#more

Jeh Diário dos Livros 15/09/2019

Interessante!
Uma Sombra do Passado é o meu primeiro contato com a autora Nora Roberts. E fiquei muito feliz quando recebi o livro em parceria com a editora, pois tinha muita vontade de conhecer a escrita dela, já que é uma autora muito aclamada na literatura e posso dizer que minha primeira impressão foi muito boa da autora.

Fiona Bristow é uma mulher decidida e muito forte. Com um passado sombrio ela atualmente superou as perdas e os traumas que tinha e agora vive em uma ilha no pacifico fazendo o que mais ama na vida: Adestrando cães e trabalhando como voluntária na unidade de resgate local à pessoas que desaparecem. E apesar de toda reviravolta que Fiona colocou em sua vida, ela sabe que tem muitas coisas a superar ainda. Principalmente a história que mudou sua vida.

Quando jovem, Fiona foi sequestrada pela assassino da echarpe vermelha e ela foi única que conseguiu sobreviver e reconhecer o monstro que matou diversas mulheres na época, mas mesmo escapando do assassino, Fiona pagou um preço caro por ter revelado quem ele era e até hoje ela sente a dor da perda das pessoas que amou.

Mas sua vida pacata está prestes a mudar quando ela conhece o marceneiro Simon Doyle, seu novo aluno com seu cachorro para adestrar. Simon que apesar de seu jeito fechado e meio rude, acaba fazendo o coração de Fiona bater novamente e mudar seu ritmo constantemente.
Mas essas não são as únicas mudanças na vida de Fiona, quando Simon entra em sua vida para melhorar, algo ruim também acontece. O FBI descobre que existe um novo serial killer e que eles está seguindo os mesmos passos do assassino anterior e imitando detalhadamente o trabalho dele. E que essa revelação pode mudar tudo e fazer Fiona reviver um pesadelo terrível novamente.

Mas a questão que fica é será que Fiona ainda é o alvo de um crime de tantos anos atrás? Será que o novo assassino está com ela na mira? No meio de tantos dramas, Fiona terá que tomar decisões importantes em sua vida e tentar aprender a seguir em frente se quiser realmente deixar o passado para trás.

---------*------------

Uma Sombra do Passado me fisgou pela trama, realmente tenho que concordar que Nora sabe o que está fazendo e sabe conduzir muito bem o leitor com suas histórias. É uma narrativa detalhista, mas que prende você do inicio ao fim.

O mistério e reviravolta não existe tanto no livro por ele se tratar de uma mistura de romance com thriller e não temos nada espetacular ou surpreendente na trama, mas mesmo assim sabe quando você não consegue parar de ler porque quer continuar dentro daquela história? É assim que a autora te conduz durante o livro inteiro.

Os personagens conseguem ser cativantes, e temos a narração tantos dos personagens principais quanto da mente dos serials killers que a autora apresenta. Falando dos personagens principais posso dizer que gostei muito da personalidade de ambos, pois Fiona é uma mulher animada, delicada que ao mesmo tempo que semostra forte e indestrutível. Simon já é mais durão, mas com um coração mole por dentro, o tipo de personagem masculino que eu gosto e apesar de ambos serem bem distintos conseguem combinar muito bem como casal e rapidamente você começa a shippar ambos.

Um dos temas que vai agradar qualquer um que ler esse livro são os cachorros que a autora insere na história. Pois é impossível você não sorrir e amolecer seu coração com tanta fofura com cãezinhos tão fofos e amorosos. E a interação deles, o jeito que a história caminha faz você se apegar totalmente aos doguinhos.

A ambientação é bem feita e traz aquele ar de ''férias'' por eles morarem em uma ilha e é muito fácil você se imaginar morando ou passando um tempo em um lugar tão calmo e tranquilo como lá. É como eu disse lá em cima, a autora sabe o que faz e sabe levar muito bem a história.

Minha única ressalva, se é que posso chamar de ressalva é que achei que o livro poderia ter menos páginas e a história poderia ter sido mais ''rápida'' em certos momentos. Talvez por eu ter essa sensação de calmaria demais, senti que o final foi meio apressado e poderia ter tido mais páginas enquanto outras cenas poderiam ter sido menos trabalhadas.

A diagramação da editora está impecável e a capa é bonita, discreta e combina com a história pois trás um ar mais misterioso e ao mesmo tempo condiz com a trama. Não encontrei erros durante a leitura e as letras estão em um bom tamanho.

Com certeza o livro me agradou muito pela escrita agradável da autora já que é fácil gostar dos personagens principais e os secundários que são muito bem elaborados. E já fiquei ansiosa para ler mais livros dela, principalmente os romances, já que achei que essa história foi até balanceada nos dois gêneros, mas senti um trabalho melhor no romance do que no suspense em si.

Então posso dizer para você que está lendo essa resenha que Uma Sombra do Passado realmente é interessante por apresentar essa mistura de gêneros dentro da história e que vai deixar você vidrado pelo suspense, apaixonada pelo romance e encantada por esses cachorrinhos fofos que são colocados na história.

site: http://diarioelivros.blogspot.com/2019/09/resenha-uma-sombra-do-passado.html