O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas -

Denise 15/11/2022

O melhor livro lido neste ano?
Escrita fluída, enredo dinâmico. Em nenhum momento a narrativa se torna enfadonha. A atuação de cada personagem é na medida. E o trabalho descritivo do psicólogo de cada um é sensacional.

Gostei do final. O autor trabalha em nós a "despedida" dos personagens de uma forma muito sensível.

Com certeza, o melhor livro lido neste ano (2022)!!!

Maria Clara 26/03/2021

Suco do realismo português
Retrato absurdo de como o amor pode cegar totalmente. A escrita realista de Eça às vezes fica um pouco cansativa, mas vale a pena no final. Sem palavras para o final do livro. É aquilo: karma é uma mer** e homem não presta kk

Marcos.Rocha 31/07/2020

Reflexão é muito importante se fazer ao ser esse livro. Principalmente quando se trata de escolhas e sonhos amorosos. Nem tudo é flores e amores e que triste final para Luísa. Descrever Basílio é fácil: Um canalha. A escrita é exatamente , gostei do livro.

ray 23/06/2020

Minha história com esse livro é longa. Já faz bem uma década que tento terminar de lê-lo, mas sempre acontecia algo. Pois bem! Finalmente terminei.
Toda a narrativa é rica em detalhes, mas Eça foi muito sutil em alguns momentos.
A leitura me trouxe diversas emoções e perto do fim chorei. No final o livro nos leva a refletir que não vale a pena se deixar levar por um momento porque um momento pode levar toda uma vida a se perder, e também que nossas ações tem consequências, não só na nossa vida mas na das pessoas que nos cercam. Com certeza um livro que vale a pena ser lido!

Bruno 06/05/2020

É um ótimo livro! A história em si me envolveu muito e amei odiar a Juliana.
Eça é um gênio, mas o excesso da descrições de alguns espaços tornavam a leitura maçante. Sei que é uma característica do realismo, mas pra mim não funciona muito.

As críticas à sociedade da época são incríveis e infelizmente continuam atuais.

Renata 29/04/2020

Mais um livro para ver o machismo de tempos antigos, mas uma bela história

Tiago.Silva 11/04/2020

Excelente livro !!!
No decorrer da trama você vive junto com a personagem principal o conflito ético/moral constante que a mesma passa.