Ivanhoé

Ivanhoé Sir Walter Scott

Resenhas - Ivanhoé

1 | 2 | 3 | 4

Sekhmet 05/01/2022

Parte história; parte aventura, Ivanhoé é uma história divertida.
Acredito que os personagens carecem um pouco de profundidade, sendo a única exceção Rebecca, mas nada que tire o prazer da leitura desse clássico de cavalaria.

Carlos 02/01/2022

Fantástico!
Que leitura senhoras e senhores! Que leitura! Um romance histórico que só vai prendendo a sua atenção cada vez mais, com muitos surpresas e reviravoltas no desenrolar da história. Que criatividade! Gostaria muito ver outras obras do autor traduzidas para o português.
Michelly 07/01/2022minha estante
Eu sou louca pra reler esse livro! Muito bom

Adri Crivelaro 17/09/2021

Adorei o livro! Mesmo escrito há mais de 200 anos, a leitura é fácil e leve. Gosto da forma que o autor usa para contar a história, conversando com o leitor. É um clássico que não deve deixar de ser lido.

Carol.Silva 26/04/2021

Eu gosto bastante de clássicos que retratam essas disputas imperiais, cavaleiros, disputas por honra, etc. Mas alguns personagens desse livro deixaram ele meio com cara de sátira.

Francisco 22/09/2020

Um clássico...
Um clássico que deve ser lido, por sua linguagem simples e pela interessante história medieval.

Moises Celestino 09/08/2020

"O Vingador do Rei"
Sir Walter Scott, ao lado de nomes consagrados como Rafael Sabatini, Emílio Salgari, Thomas Mallory, entre outros, fazem parte do panteão de grandes romancistas amantes do gênero ficção histórica de cunho medieval. "Ivanhoé", é entretenimento garantido, com certeza!

Angel 17/05/2020

Traição, bravura, duelos e romances aguardam o leitor nessa deliciosa obra. Recomendo a todos que, como eu, gostem de grandes aventuras.

Leonardo88 21/04/2020

Muito bom!!!
As vezes precisamos ler uns livros como este que apesar de escritos a mais de um século , com devidas adaptações, se coloca claro como nos dias de hoje. Personagens bem detalhados , história escrita com emoção. Muito boa a leitura .

prof.vinic 16/03/2020

Rei Ricardo tinha coração de leão, mas tamanho de um urso
Um clássico da literatura medieval, fazem anos que tenho o interesse de ler este livro mas a oportunidade nunca tinha surgido. Ter assistido o filme de 1952 (que agora sei que não tem muito a ver com o livro) não apaziguou esta vontade, agora finalmente eu consegui ler. O que posso dizer: realmente é muito bom, prende a atenção do leitor e li praticamente em uma sentada só (e isso durante as férias, e com visitas em casa!). O enredo é muito bem amarrado, embora algumas passagens são tão óbvias hoje em dia que o 'plot twist' desejado pelo autor não surtiu nenhum efeito. Mas isso não é nada que realmente prejudique o livro. Recomendo fortemente a leitura. Por ser um livro retratando uma época muito específica e real o antissemetismo é latente; porém temos ciência que era algo muito próximo a isso mesmo (a Santa Inquisição estava aí para não me deixar mentir sozinho ;) ). SPOILER o Ivanhoe vive da lenda criada para ele, o cara faz pouco neste livro.

Reverton 08/01/2020

Indicação do Machado de Assis
Lendo Dom Casmurro me deparei com uma citação de Bentinho a Walter Scott, a um de seus poemas, deixo salvo tbm seu Magnum Opus para posterior leitura.

Guilherme 05/01/2020

Pax vobiscum
Um livro que agradaria muito as horas de lazer de Dom Quixote, tem várias façanhas de cavaleiros misteriosos que lutam por uma causa nobre ou por uma donzela de beleza inigualável; vilões que aparentemente são movidos pelo mais puro ódio adquirido por uma vida de vícios; um rei que busca seu trono de volta, que está ocupado pelo seu indigno irmão. Só faltam alguns monstros fantásticos para o romance ficar perfeitamente encaixado na biblioteca do nosso nobilíssimo fidalgo.
E o livro começa bem, eu diria que as primeiras 100 páginas são espetaculares, Walter Scott descreve as cenas como se estivesse pintando um quadro cheio de detalhes , em algumas partes ele apresenta pessoas da cabeça aos pés, literalmente.Não obstante, a partir de um momento os diálogos começam a ficar muito enfadonhos, longos demais e não levam a lugar algum. Em uma das partes que deveria ser uma das mais extasiantes, a conquista de um castelo, o narrador deixa dois personagens que estão longe da luta descreverem-na, e isso deixa toda cena muito chata.
A minha edição diz que o editor do livro não gostou da morte de certo personagem, então ele simplesmente obrigou o autor a ressuscitá-lo, e isto foi uma das coisas mais estúpidas que eu já vi na literatura. Mas enfim, se a história tivesse seguido o padrão apresentado nos primeiros 25% eu teria gostado muito mais.

z..... 12/02/2019

Coleção Aventuras Grandiosas (Rideel)
Publicação infantojuvenil. O romance é de cunho histórico, no contexto medieval de lutas entre anglo-saxões e normandos, mas a adaptação privilegiou a parte romântica entre Ivanhoé e Rowena nos encontros e desencontros, estabelecidos pelo banimento do jovem, promessa de casamento da moça a outro pretendente, o torneio como desafio para o reencontro, ferimento do cavaleiro e salvamento através de Rebeca, a quem depois retribuiu salvando também.
A parte referente a Robin Hood foi explorada com brevidade (no apoio ao Rei Ricardo Coração de Leão), assim como a atenção para Rebeca. Tenho percepção de ser a personagem mais atrativa, por estar disposta a transceder todas as barreiras daquela sociedade, em disposição de luta na valorização humana, não em determinantes políticos como era o contexto motivacional. Salvou alguém da mesma sociedade que depois lhe condenou, ademais, no contexto das Cruzadas está implícito perseguições a seu povo.

Douglas 17/12/2018

Ivanhoé
Romance histórico tomou o lugar de horror como meu gênero literário favorito nos últimos anos. Por isso, ao procurar mais sobre este gênero, não demorei a chegar no seu pai: Sir Walter Scott.

"Ivanhoé" foi publicado em 1820, mas sua histórias passa no fim do reinado de Ricardo I (o Coração de Leão), um período de grande instabilidade para a Inglaterra, onde saxões e normandos ainda se estranhavam e o próprio irmão do rei planejava tomar o poder.

Uma aventura clássica cavalheiresca, pintada à frente de um plano de fundo de incerteza política bem construído e com a adição (nenhum pouco óbvia) de rostos muito familiares do grande público fazem de "Ivanhoé" um excelente romance histórico característico da sua época, com um herói criado para sintetizar os valores e enaltecer a nobre a de seu país.

Angela.Lopes 23/07/2018

Fabuloso.
Acho que não esperava tanto de um livro. Apaixonada pela viagem que ele me proporcionou. Super indico.

Carlos Nunes 09/07/2018

Clássico da cavalaria
O escocês Walter Scott é considerado o pai do romance histórico, principalmente por causa da sua série de livros sobre a História, o povo, as lendas e costumes escoceses. Foi ele que apresentou a Escócia ao mundo, e praticamente tudo o que nos vem à mente quando falamos de Escócia está nos livros de Scott, particularmente nas obras Waverley e Rob Roy. Mas IVANHOÉ, que é considerado sua obra-prima, não se passa na Escócia e sim na Inglaterra do século XII, durante o reinado de Ricardo Coração de Leão, nume época em que a língua inglesa sequer existia. Nessa época, a nobreza original, saxônica, ainda via com receio a classe dominante, de origem normanda, falante do francês. Só mais tarde, com a miscigenação consolidada, da união dessas duas línguas surgiu o inglês atual. E nesse ambiente temos um típico romance de cavalaria, com liças de cavaleiros, donzelas em perigo, cerco de castelos, traições e reviravoltas mirabolantes. Lendo a obra hoje em dia, principalmente se já lemos as obras de Dumas, podemos até ter a sensação de que os acontecimentos são requentados de outros livros e o romance até um pouco simplório, mas se levarmos em conta que foi escrito bem antes, temos a real dimensão do pioneirismo de Scott. A se destacar aqui, principalmente, a participação mais que especial de Robin Hood e seu bando, com todas as características que moldaram histórias posteriores, como a motivação, os integrantes do bando, sua forma de agir, roupas e costumes, está tudo lá, cerca de 50 anos ANTES de Dumas popularizar a lenda. Fiz uma resenha mais completa em vídeo, convido para assistir, link ai embaixo:

site: https://youtu.be/4paaoAerQc4

1 | 2 | 3 | 4