Mortina

Mortina Barbara Cantini

Resenhas - Mortina

Panfeca | @Panfeca 07/12/2020

Fofo
Uma linda historia, fofa e sombria de uma menina zumbi que apenas deseja ter amiguinhos para brincar.

Carol 23/10/2020

Muito fofo e gostosinho pra ler depois de uma leitura pesada, cansativa. Já quero os outros. Adoro livros infantis e esse não me decepcionou em nada. Muito amorzinho!!

Duda 04/10/2020

É perfeito.
Fez com que eu quisesse ser criança novamente para ser amiga da Mortina! As ilustrações são perfeitas, o final te deixa com um quentinho no coração e com uma sensação de quero mais. Amei!!!

Michelle 04/10/2020

Mortina #1 Uma História que Vai Fazer Você Morrer....de rir
Mortina mora no Palacete Decrépito com sua Titia Fafá Lecida e passa a maior parte do tempo brincando com Tristão, seu amado galgo albino. Mas as coisas não são tão fáceis quanto parecem para esta garotinha zumbi - tudo que ela quer é um amigo de verdade. Ela tenta se aventurar além das paredes da mansão, mas não consegue esconder sua pele verde acinzentada pálida ou os círculos roxos profundos sob seus olhos. As outras crianças terão medo dela e ninguém vai querer ser seu amigo. Mas quando chega o Halloween, Mortina traça um plano brilhante. Todas as outras crianças comuns estarão vestidas como monstros, então Mortina pode sair para a cidade e ser inteiramente ela mesma. No final, todas as crianças percebem que Mortina é (quase) igual a eles e aprendem que a amizade pode vir de várias formas.

Karla Beatriz 01/10/2020

Super fofo
minha primeira leitura da #MLH2020 concluída com muito sucesso, eu amei amei amei, adorei acompanhar a mortina no dia das bruxas dela, e os desenhos de tirar o fôlego, perfeito e divertido, não importa a idade.

Stéfani V. Corrêa 20/09/2020

Surpreendente
Amei as história da Mortina, apesar de ser um livro infantil tem história e você se surpreende com o trabalho incrível de ilustração.

hanny.saraiva 19/08/2020

Muito mais que creepy, é ultra fofo
A história é super fofa, o traço da ilustradora também e apesar de ter várias referências a um universo mórbido, o livro inteiro é ultra mega fofo, super agrada pequenos humanos e humanos adultos, pois além de ser divertido, traz uma nova roupagem sobre o sobrenatural.

Beca 09/08/2020

Comprei para minha priminha que não é muito fã de leitura, espero que ela goste. O livro é muito lindinho e trás mensagem sobre aceitação, completamente encantador.

Jezreela Kemilly 11/07/2020

Fofo
Achei super fofo, bem ilustrado, porém podia ter mais páginas, acabou muito rápido. Traços que lembram o visual do Tim Burton, mas tem uma identidade própria, comprei pela capa e agora já qro os outros 2 volumes.
Eu criança amante de Familia Addams teria amado ler e ter esse livro.

Glaucia @blogmaisquelivros 03/04/2020

Mortina não é como as outras meninas, ela é uma menina-zumbi. E embora esteja longe de ser uma normal, não se sente assim tão diferente, mesmo que sua pele não tenha o aspecto rosado típico como o das meninas do vilarejo de Logo Ali.

Ela mora com a tia Fafá Lecida no Palacete Decrépito, um lugar com muitos cômodos e um jardim enorme onde pode brincar e correr o dia inteiro, sempre tomando cuidado para não ser vista. Seu fiel amigo é Tristão, um galgo albino que lhe faz companhia nas brincadeiras e ao pé da cama todas as noites. No entanto, Mortina não pode ter o que mais deseja - a amizade e companhia das crianças do vilarejo.

Sua tia sempre havia proibido qualquer interação com o mundo lá fora, e tal proibição se devia ao fato de que a velha senhora temia que ao serem descobertas pudessem ser expulsas do Palacete.

Mas a chegada do outono e da festa de dia das bruxas trouxe uma grande ideia para a menina-zumbi. Ela finalmente poderia participar das brincadeiras de gostosuras e travessuras com as crianças humanas, para isso bastava apenas fingir estar fantasiada como todos. O plano não podia dar errado e tia Fafá nem precisava saber.

Com a ajuda de Tristão, Mortina se preparou para o grande dia e mesmo tímida se misturou com a criançada fantasiada. Ela queria fazer amigos e estava disposta a tudo para tê-los. Mas será que elas a aceitariam após saber sua verdadeira origem?

Esse livro foi uma boa surpresa. Além da edição linda e das ilustrações que compõem cada página, a autora Barbara Cantini nos entrega uma história repleta de fantasia e inocência. Mortina é uma criança feliz, mas lhe falta um algo mais... Ela quer ter amigos e se sentir aceita do jeito que é, afinal ela está satisfeita com sua própria realidade. A tia a proíbe de sair da área do Palacete por segurança e por medo do que as pessoas irão pensar ou da forma que poderão agir caso as descubram, porém o encontro de Mortina com as demais crianças é lindo e demonstra que aos olhos de uma criança, todos são iguais, independente de suas diferenças.

site: https://www.instagram.com/blogmaisquelivros/

Jeeni 23/02/2020

Halloween o ano todo
Para os amantes do Halloween (e para aqueles que não são) esse é um livro que diverte!
Mortina (apesar de ser uma menina-zumbi) é cheia de vida que infelizmente não pode ter contato com outras crianças porque é um zumbi. Mas, Mortina descobre que logo tem o dia das bruxas e bola um plano para ir pedir doces e travessuras.
Mortina (o livro e a menina) é uma graça e toda sua composição traz um quentinho no coração para aqueles que gostam de Halloween ??

Del | @nmundoliterario 16/09/2019

Mortina, vive com a tia no Palacete Decrépito, uma residência pra lá de peculiar, onde costuma correr e brincar com seu fiel amigo, um galgo albino chamado Tristão. Apesar de não se sentir diferente, Mortina não é uma garotinha comum, com uma pele mortalmente pálida, olheiras roxas enormes contornando os olhos e a capacidade de arrancar partes do próprio corpo, ela é uma típica menina-zumbi. Esse "pequeno" detalhe a tem impedido de realizar seu maior sonho, se tornar amiga das crianças que habitam um vilarejo localizado próximo ao palacete. Temendo ter sua condição sobrenatural descoberta a menina, mesmo à contra gosto, se mantém afastada dos humanos. Porém, com a chegada do dia das bruxas, surge a oportunidade que Mortina tanto esperou, enquanto as crianças comuns exibem suas fantasias assustadoras, ela estará vestida como ela mesma nessa aventura mega arriscada.

Eu estou apaixonada pela construção desse enredo. Uma narrativa simples, com começo, meio e fim, que vem acompanhada de uma série de detalhes que fazem toda a diferença no processo de emersão do leitor. As ilustrações de Barbara Cantini são maravilhosas, possuem identidade bem definida, são incrivelmente coloridas, e compõem um projeto gráfico impecável, além disso, surgem como extensão do texto e nos mostra minimamente não só os acontecimentos atuais - narrados e não narrados - mas também parte da história pregressa do Palacete Decrépito e seus habitantes. Mortina é um amor de menina, trás em si uma mistura de audácia e inocência, e cativa já nas primeiras páginas. A mensagem geral, é tão encantadora quanto importante, e nos fala de aceitação, respeito as diferenças e da importância de corrermos atrás de nossos sonhos. Claro que em se tratando do mundo real, as coisas nem sempre - eu diria quase nunca - se resolvem de forma tão simplista, mas sendo esta uma trama infantil, pode ser facilmente vista como o que é, uma história fofa que alimenta a esperança de um mundo inclusivo e tolerante.

site: https://www.nossomundoliterario.com.br/2019/07/resenha-mortina-barbara-cantini.html#more

Vivi 24/08/2019

Por aqui tb se lê coisas fofas .
E fui apresentada a essa encantadora menina zumbi.
Ela não podia sair de casa pelo excesso de proteção que a tia tinha com ela.Afinal Martina era diferente.Mas quem disse que o " diferente " não pode ser aceito???
E com todo encanto e bem rapidinho ela nos mostra que todos tem direito sim a ser feliz.
Impossível não se apaixonar.
Sinopse: Mortina não sente frio, nem fica vermelha quando está envergonhada. Por outro lado, ela pode tirar a cabeça quando quiser e fica ótima de roxo.
Embora seja um pouco diferente das outras crianças nos aspectos físicos, por dentro Mortina é como qualquer outra menina: quer ter amigos, às vezes fica sem paciência com os adultos e adora brincar fora de casa.
Que tal conhecer um pouco mais sobre ela?

ELB 05/08/2019

Nem preciso dizer que quando bati o olho nessa capa, eu já quis fortemente, né?
Barbara Cantini é uma ilustradora e autora de livros para crianças e jovens adultos. Caso você ache que já viu esses traços, você pode estar certo. A Barbara é autora de uma série bem famosa, a Ivy Pocket, publicada pela editora Rocco. Mortina é uma série de livros, com o quarto para ser lançado logo mais em inglês..

A resenha irá ser um pouco curta dessa vez, porque o livro em si é uma história curtinha, mas cheia de significados.

Esse livro irá introduzir a nossa protagonista, Mortina, na nossa primeira aventura juntos. No primeiro momento, conhecemos o Palacete Decrépito, onde ela mora com a tia Fafá Lecida, e como é a sua rotina no dia a dia.

Como toda garota da sua idade, exceto que ela é uma menina-zumbi, Mortina adora brincar, mas como a única criança do Palacete, ela se sente sozinha e se empenhada em fazer amizade com as crianças do Vilarejo de Logo Ali. Mas Mortina logo é reprendida pela tia que a proibi de ser vista pelas outras crianças, temendo que as pessoas os expulsassem dali.

Um dia, Mortina escuta as crianças falarem de uma festa onde se fantasiaram de monstros, A Festa de dia das Bruxas. E aí que Mortina começa bolar seu plano de ser ela mesma, e ir fazer amizade com essas crianças.

Como as crianças tem uma pureza no coração, eles não tem os receios da Tia Fafá Lecida, e logo aceitam a menina com todas as suas peculiaridades como uma amiga. E esse é só o começo de várias aventuras entre esses amigos.

Eu amei como a Barbara apresenta de forma simples e direta assuntos um pouco difíceis de se tratar com as crianças hoje em dia. Não tem grandes dramas, nem mimimi, porque criança tem um jeito tão simples de ver as coisas, diferente dos adultos. E é nítido como uma simples diferença na pessoa não é nada para elas, Mortina continua sendo uma criança assim como elas.

Então, aí você vê como o livro é lindinho, não apenas pelos traços, ou as cores maravilhosas, mas pela história que de uma forma singela, nós ensina sobre igualdade. É um belo livro para quem tem filhos, em uma sentada, você consegue contar essa história e ainda educar seu filho para que ele seja muito mais sensível para com os outros.

Apesar do tom simplista e direto para que prenda crianças pequenas no enredo, a criação não deixa de encantar também crianças mais velhas ou até mesmo adultos, todos os trocadilhos feitos com os nomes são de arrancar risos!

A inteligência emocional do livro que garante as 5 estrelas está justo na mágica de casar níveis de interpretação variados e os desenhos fofos que agradam a todos.

Estou ansiosa para os próximos livros da série, e descobri o que essa turminha irá aprontar.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2019/07/resenha-mortina-barbara-cantini.html

Letícia 16/07/2019

Literatura infantil que agrada até adultos
Simplesmente estou encantada com a construção da personagem Mortina, ainda não conhecia a autora e ilustradora Barbara Cantini mas posso afirmar que a forma como o livro foi elaborado é bem leve e muito divertido.
Conseguimos encontrar várias referências maravilhosas desde Stephen King a Edgar Allan Poe. As ilustrações interagem com a escrita de forma sábia o que aguça o olhar de quem lê. Nota máxima e favoritado.