Ascensão e queda dos dinossauros

Ascensão e queda dos dinossauros Steve Brusatte

Resenhas - Ascensão E Queda Dos Dinossauros

1 | 2 | 3 | 4

Alycia21 01/03/2024

Esse livro é simplesmente incrível. Muito difícil achar uma obra de divulgação científica que retrate, de maneira tão fluida, os assuntos que são abordados. Achei muito interessante, também, as referências às figuras do meio científico, pois o livro conta, de forma bem resumida, trajetórias que prendem o leitor e podem servir de inspiração para quem se interessa nessa área.

Carol 01/11/2023

Adorável
Gostei bastante desse livro, apesar do autor usar repetidamente alguns termos técnicos, que acaba cansando a leitura. Ainda sim, é um livro bem fascinante, com descobertas e informações bem diferentes do que vemos em filmes, kkkk

James36 31/08/2023

Uma era extraordinária
A era dos dinossauros é um período tão rico e importante para nossa compressão. Durante esse período, uma incrível diversidade de espécies evoluiu e se adaptou a diferentes ambientes. Então os estudos dos fósseis desses gigantes pré-históricos também nos permitiram traçar as transformações climáticas e geológicas que moldaram o planeta ao longo do tempo.
O livro é uma surpresa, pois, geralmente, os livros que estão no mercado é para um público infantil. Então são coisas geralmente sem muito foco científico e voltado para o entretenimento dessa idade.
Essa obra percorre a história dos períodos, mostra os fósseis e imagens de como seriam determinados dinossauros.
Adorei da capa do livro até a escrita bem clara sobre algumas teorias sobre determinados assuntos.
Um livro barato e cheio de riqueza de informações para leigos, curiosos e amantes de dinossauros.

Vanessa 01/05/2023

Para quem ama dinossauros, ou está começando a conhecê-los, este livro é simplesmente perfeito. A história é contada desde antes do surgimento dos primeiros acenstrais dos dinossauros, até a ascensão, extinção e dias de hoje. Além disso, a linguagem é simples e pode ser entendida tanto por quem é da área, como por quem é leigo no assunto. Ao longo da leitura, vc se entusiasma em descobrir quais foram os passos seguintes da evolução dos dinossauros, assim como quais foram as descobertas que nos levaram a conhecer tanto sobre esses animais. Sem dúvidas, foram os animais mais fantásticos que já andaram sobre a Terra.

Gustavo.Cerqueira 04/01/2023

Quase perfeito em sua proposta
O livro é uma narrativa quase que histórica da paleontologia. Nos situa muito bem no tempo atual e a cronologia das descobertas científicas relativas à paleontologia, ao mesmo tempo em que discorre sobre a evolução dos dinossauros no mesozoico.

Em contrapartida, me incomoda um pouco como o autor relutou em classificar as aves como os dinossauros que são. Pode ser por fins didáticos (visto que não é para o público especializado), mas incomodou a mim, enquanto uma pessoa já acostumada com essa "informação". Tem também alguns sutis erros, como quando ele chama o Paleoceno de período (sendo uma época), sendo o correto falar do Paleógeno (seria equivalente no que ele vinha tratando e mais correto, geologicamente falando).

Por fim, é um livro que acende a criança fanática por dinossauros que existe em mim. Muito bom.

Malle 03/01/2023

ascensão e queda da minha paciência.
Quando pesquisei a respeito de livros sobre paleontologia geral, "Ascensão e Queda dos Dinossauros" de Steve Brusatte surge entre os maiores indicados para um público leigo. E de fato, para aqueles que desejam maior imersão a respeito de pseudodinossauros e dinossauros de forma descontraída e com pouco teor especializado, eu super indico. Inclusive, é um dos poucos livros traduzidos para pt-br que aborda o tema.

Infelizmente, não me encaixei muito no público-alvo desse livro. Sou fanática por dinossauros desde pequena, então podemos dizer que já passei muitas e muitas horas absorvendo documentários e livros a respeito. Eu esperava algo mais detalhado e melhor estruturado, com mais imagens e gráficos. O autor passa muito ? e eu quero dizer *muito* ? tempo discorrendo a respeito de suas jornadas pessoais e relacionamentos com figuras importantes da paleontologia moderna, como Paul Moreno, e retrospectivas de pioneiros da área, como Barnum Brown. Às vezes, o livro até mesmo parece ser mais uma trajetória a respeito dos paleontologistas e não dos seres que compõe o objetivo de seus estudos.

Com isso, digo que foi uma leitura complicada de se terminar. Me peguei pulando vários trechos para chegar ao que me interessava e esses momentos de interesse real por minha parte eram passageiros, pois logo o autor relembrava alguma ocasião do qual encontrara com seu velho amigo Fulano, no país X.

Ivan 18/12/2022

Dinossauros & Mamíferos
Livro de fácil leitura e com muitas, tipo muitas informações úteis para leitores curiosos, que amam dinossauros (como eu) ou apenas curiosos.
Aqui o autor Steve Brusatte, através de muito estudo e pesquisa, descreve, desde o início, como foi a ascensão e a queda dos dinossauros, espécie dominante que governou o planeta por milhões de anos antes dos mamíferos terem o controle.
O livro se passa em vários lugares do mundo, o Brasil, mais especificamente o estado de Goiás, é muito importante em sua história, possuindo uma parte muito legal da pesquisa do autor.
Do resto nem vou comentar, é um livro muito bem escrito e prazeroso de ler.
Recomendo a todos que assim como eu amam os dinossauros e se preocupam com a nossa própria extinção.

Montilho 17/12/2022

Completo e informativo
Desde o início o livro se mostra promissor, explicando desde o dia a dia da fauna e da flora pré-histórica, quanto aos métodos de pesquisa atuais.
O livro abraange desde o fim do período permiano até a grande extinção do fim do cetáceo. Além da descrição detalhada dos métodos e rotinas dos pesquisadores desde a época da grande corrida dos fósseis até os dias atuais.
Uma ótima leitura, atualizada e informativa.
Mesmo leitores que não estão familiarizados com o assunto podem ler e entender sem problemas.
Recomendo.

Juan 25/08/2022

Um excelente livro sobre tudo que cerca os dinossauros. Muito interessante que é também um ótimo livro sobre ciência e sobre a teoria da evolução. Indico para todos, não apenas como um livro pra quem gosta de dinossauros, mas pra quem gosta de entender o mundo e a vida através de observação e estudo, ou seja, quem gosta de fazer ciência.

Ogaiht 04/07/2022

Quando os Dinossauros Dominavam a Terra
Esta talvez seja a melhor obra sobre dinossauros que se pode encontrar em português atualmente. Se pesquisarmos num site como o da Amazon por exemplo, a maioria esmagadora da obras sobre este assunto é de cunho infantil. Por isso, a chegada deste livro é, sem dúvida, um frescor para os interessados em dinossauros.
Usando suas experiências pessoais e profissionais como ponto de partida, o autor as intercala com a história dos dinossauros na Terra. À medida que ele conta suas inúmeras incursões a diversas partes do mundo como Polônia, China, Estados Unidos, Argentina e Brasil, Steve Brusatte vai narrando como esses seres surgiram, evoluíram, superaram seus rivais, dominaram o mundo ao longo de milhões de anos e depois foram extintos.
O que é mais prazeroso neste livro é a linguagem objetiva, fácil e didática do autor para falar de ecologia, paleontologia, geologia e biologia, não exigindo que o leitor tenha um grande conhecimento prévio, fazendo da leitura desta obra de fácil entendimento para os leigos.
O autor, que faz parte da geração que cresceu com o icônico filme Steven Spielberg, Jurassic Park, mostra vários mitos que existem no imaginário popular que o filme acabou disseminando, como por exemplo, a visão do mais famoso de todos os dinossauros, o temível Tiranossauro Rex. Muitos acreditavam que esta máquina de matar só era capaz de ver seres em movimento, o que é um terrível engano. Também acreditava-se que este fosse um caçador solitário, mas pesquisas mostram que eles caçavam em grupo. E, o mais chocante, diferente de como ele é retratado no cinema, os T-Rex tinham corpo coberto por penas! Aliás, os dinossauros e as aves tem muito em comum, sendo estas descendentes diretas daqueles.
O único ponto negativo do livro é a falta de imagens. Em inúmeras passagens me peguei verificando no Google imagens dos dinossauros mencionados para ter uma ideia de qual se tratava. Mas de qualquer forma, é uma obra interessantíssima cuja leitura vale muito a pena.

Karina.Schiavoni 22/05/2022

Favoritado
Livro MARAVILHOSO!!! Trouxe uma perspectiva e questionamentos incríveis a respeito dos dinossauros. Uma riqueza de detalhes tão grande que eu tinha certeza que se me dirigisse até o parque mais próximo encontraria um Tricerapots vivendo sua vida normalmente. Além de todo o conhecimento sobre os dinossauros, o autor ainda te faz ver os paleontólogos como super heróis sem capa, te dá vontade de sair por aí com um chapéu e uma pá na mão vivendo essas histórias dignas de filme.

Danielle 26/04/2022

Comecei a entender sobre os dinossauros ;)
Um livro maravilhoso para aprender sobre os dinossauros, a evolução deles e todo o cenário no qual eles estavam inseridos. Steve Brusatte deu personalidade à leitura contando suas aventuras de paleontólogos.

anafversiane 22/04/2022

Incrível!!!!!
Para que curte paleontologia e dinossauros esses é o livro perfeito! O autor explica tudo muito de uma forma simples e até quem não é da área será capaz de compreender e amar!!! Meu novo livro preferido!

Andrey 16/04/2022

Amei
Uma leitura prazeirosa e envolvente, meu livro favorito do ano até agora, adorei descobrir informações corretas e muito bem explicadas sobre a era dos dinossauros, Steve escreve muito bem e entrega uma aula com tudo bem resumido e mastigado, não tive como não amar.

skuser02844 16/02/2022

Conhecimento acessível
Sempre quis ler sobre dinossauros, mas muitas vezes acabava caindo ou em textos voltados para um público infantil ou em textos muito técnicos. Este livro porém é um refresco, sua linguagem é muito acessível e o autor, como um contador de histórias, usa parte de sua própria biografia para nos guiar através da narrativa.
O livro conta não apenas a história de como a ciência entende hoje a existência dos dinossauros, mas também a história de alguns dos homens e mulheres que ajudaram a chegar a esse entendimento.

Recomendo demais este livro, até para aqueles que não são loucos por dinossauros. Entender sobre o passado do nosso planeta é um direito de todos nós e acho que a linguagem usada aqui facilita muito isso!

1 | 2 | 3 | 4