O Apanhador no Campo de Centeio

O Apanhador no Campo de Centeio J. D. Salinger

Resenhas - O apanhador no campo de centeio

Bia 30/09/2020

Um clássico
Apesar de ser um clássico, a história não me cativou .

Por ser narrado por um adolescente, tem muitas gírias e tal ( esse "tal"agora não sair da minha cabeça kkkk) .

Eu gostei da parte que ele tá com a irmã é muito fofo. E também gostei de saber por que o título de livro .

Achei tedioso. Não acontecia nada .

Cinthya Simas 25/09/2020

O apanhador no campo de centeio
É engraçado, reflexivo e retrata muito bem o espírito adolescente.
O ritmo de leitura é rápido, há vícios de linguagem da parte do narrador/personagem principal, Holden Caufield, que podem irritar um pouco.
Esperava um pouco mais do final. Mas a leitura certamente valeu a pena.
Gostei da explicação do título.

DENIZE AFONSO 19/09/2020

Várias interpretações para o mesmo conteúdo
Confesso que no inicio, senti que seria uma leitura enfadonha e me questionava por que era considerado um clássico. Irritou me por várias vezes as repetições do Holden, seu vocabulário um tanto chulo e alguns pensamentos que não faziam sentido. Mas, tentei entende-lo como um adolescente vivendo alguns questionamentos conflitantes, por não conseguir se adaptar ao mundo, as pessoas e aos comportamentos percebidos ao seu redor.
Entendi que para o momento em que foi escrito e publicado, foi um tanto controverso, pois de fato naquela época meninos na idade do Holden, eram visto como crianças e não tinham total liberdade para indagações e dúvidas, relacionados principalmente a questões como sexo, religião e posicionamentos.
Me encantei com toda a descrição que ele faz sobre a irmã e melhor amiga Phoebe e como ela é a pessoa mais importante da vida dele.
Me questiono se toda a raiva pelos adultos, por alguns colegas e professores, pela própria escola elitista e pela sociedade da qual ele vem, pode ser fruto de traumas vividos ou sofridos, além da perda do irmão Allie. Num dos trechos ele fala sobre pessoas pervertidas e de quantos desses ele teve que escapar.
Um outro ponto de vista também, é o desejo dele não se tornar adulto, para não correr o risco de se tornar aquilo que mais menospreza, um adulto "hipócrita."
Vale a pena a leitura.

Grey - @medandbooks 17/09/2020

Holden de Salinger
Polêmica: Não rolou! Foi uma leitura que criei uma expectativa sobre uma temática, mas que na realidade não tinha nada a ver com o que idealizei.

"O Apanhador no campo de centeio", publicado em 1951, serviu de "inspiração" à Mark Chapman para cometer o assassinato de John Lennon, em 1980. Fato este, que me chamou muita atenção para ler o livro.

Baseado nisso, não fui atrás de resenhas antes de iniciar a leitura, e esperava alguma relação com o crime. E a verdade é que se trata de uma obra completamente inocente.

Não há nada de trágico na história para esse ponto. Holden Caulfield é um jovem de 16 anos, que três dias antes das férias de natal, foge do colégio interno motivado pela expulsão iminente devido suas notas baixas.

Nessa volta para sua casa ele vive algumas situações que oscilam entre cômicas e dramáticas. Além disto, testemunhamos um problema que não era cognitivo, mas psicológico.

?A narrativa é em primeira pessoa por meio da técnica de fluxo de consciência. Observamos um protagonista cheio de inseguranças e medos. Cabe salientar que naquela época, os jovens não tinham espaço para manifestar suas ideias e opiniões. Por este motivo, a obra revolucionou, e trouxe à tona discussões que - antes - estavam encobertas.

??A linguagem de Holden causou polêmica pelos palavrões que ele utiliza, sendo censurado em alguns colégios dos Estados Unidos.?

O personagem passa pelos problemas de sua idade. Embora, J.D. Salinger se sentisse ofendido quando questionado se Holden era louco, é difícil não evidenciar as nuances de uma mente desequilibrada.

??No início da leitura estava sendo uma experiência maravilhosa. Com o passar do tempo, se tornou cansativa e fui perdendo o interesse. O foco da obra é na mente do protagonista. Talvez, por esse motivo, eu tenha sentido falta de uma estória por trás da trama.

É um clássico, aclamado no mundo todo, mas que não funcionou para meu gosto literário. Avaliei com 3 ? no Skoob. E será aquele livro que todo mundo amou, menos eu ?.

@guicouto13 09/09/2020

Boa leitura
"A situação toda é feita para homens que, em algum momento da vida, estavam em busca de algo que seu ambiente não poderia oferecer. Ou que achavam que seu ambiente não poderia oferecer. Então eles desistiram de procurar. Desistiram ainda antes de começarem de verdade."

Thiago Neiva 08/09/2020

Extremamente entedioso.
É um livro clássico, sei disso, por isso concluí que ele também não é para mim. A escrita é boa, é crua e retrata exatamente a linguagem de um adolescente do século passado e dos dias de hoje. O livro é pequeno e os capítulos não são tão grandes assim, porém a história é algo que não me cativou em nada, pois ela não leva o leitor a lugar algum. Sinceramente, eu esperei muito e me decepcionei demais.

Creio que se "O Apanhador no Campo de Centeio" fosse lançado hoje, não faria nenhum sucesso, o que o fez popular anos atrás foi somente a sua escrita diferenciada e popular, apenas.

Pedro Octaviano 04/09/2020

Achei a leitura bem simples, livre de qualquer palavra ou expressão mais "complexa".
Inicialmente imaginei que não iria gostar tanto do livro, pois, ele é escrito pelo narrador personagem adolescente e, como tal, é repleto de gírias e palavras repetitivas. Contudo, aos poucos fui me identificando com a personagem principal, mesmo ele sendo bem negativo e por vezes chato.
Ao acabar a leitura, fiquei com uma sensação gostosa, de satisfação com a doçura moral da personagem.

João Bruno 01/09/2020

Palavrões, rebeldia adolescente, álcool e cigarros .. O mundo não estava preparado para isso nos anos 50.
Para nós hoje, nada mais normal, não só o cenário, como a escrita, Bukowski que o diga, tive até a impressão de que o livro foi escrito pelo tio do pavê/pacomê, algumas piadas e gírias que só mesmo esta ilustre figura usaria, e que nos dão verdadeira vergonha alheia.
Mas eu busquei compreender todo o contexto da história, ano em que foi escrita, e de fato foi um livro muito revolucionário, um retrato do vazio que todo adolescente uma hora experimenta, e confesso que depois de toda essa luta existencial, me emocionou a relação do protagonista com a irmã, talvez a única pessoa com quem ele realmente se importava nesse mundo frio e sem sentimento, rodeado de pessoas ignorantes.
Clássico muitas vezes é assim, nem sempre nos atinge como imaginamos, mas merece um esforço para ser lido.

Leo Coelho 01/09/2020

Cumpriu as expectativas
?E tem como você saber o que vai fazer até chegar a hora de você fazer??

anarontani 30/08/2020

chato!
sinceramente não sei pq é considerado um dos melhores livros do século xx. é aclamado por mostrar a juventude e como os jovens falam e se comportam, porém não foi escrito por um jovem e sim por um homem atormentado pela guerra. também não retratou a maioria dos jovens, pois o garoto fazia parte da elite e estudava em escolas particulares. fiquei irritada com tantas repetições de gírias e com esse mundinho vazio q ele vive.

Marcus Klinger 28/08/2020

Quem foi Holden Caulfield?
O livro conta a história de Holden Caulfield - um jovem que se difere de seus irmãos que levam uma vida idealizada socialmente - relatando em primeira pessoa as frustrações acerca da vida adolescente e o ?fracassado? rumo em que a vida do personagem tem caminhado. Com um discurso anticapitalista, o romance conta com gigantes críticas acerca de comportamentos sexuais, religiosos e condutas socialmente aceitas no ano em que foi escrito mas que se seguem até os dias atuais, feitas por um adolescente problemático e frustrado que esconde toda sua genialidade em meio ao seu vocabulário jovial e chulo.
Com pensamentos extremamente fortes e marcantes, Holden foi o apanhador no campo de centeio que fez história na literatura e fomenta críticas válidas e extremamente necessárias, sendo o protagonista deste clássico que com certeza levarei em minha trajetória de entender os comportamentos sociais.

Stephanie Luz 14/08/2020

De inicio, o livro pode chocar e confundir um pouco por conta dos vícios de linguagem e do texto repleto de gírias, visto que era o dialeto usado pelos jovens de 17 anos da época. Mas logo que você avança algumas páginas, a leitura vai fluindo de uma forma incrível. Holden é um personagem bem irritante, um adolescente reclamão com um ar de superioridade ainda que seja bem inseguro, o que dificulta aquilo que nós procuramos em livros: o vínculo. Eu mesma não consegui criar nenhum vínculo com o Holden e muito menos empatia, mas reconheço que a obra teve uma importância muito grande pra história dos adolescentes da época que não eram público-alvo das histórias contadas nos livros.

Um ponto que me intrigou é que muitos (inclusive do Chapman, assassino do John Lennon) psicapatas tiveram uma identificação imensa com o Holden, ainda que o livro não faça nenhuma apologia à violência. Comecei a leitura acreditando que encontraria alguma explicação para essa referência, mas no fim descobri que foi apenas uma identificação vinda de uma interpretação completamente deturpada.

Foi uma boa experiência lê-lo. Atingiu minhas expectativas e ainda que não tenha sido um favorito, anseio pelo momento de releitura daqui alguns anos, quem sabe não goste mais do Holden até lá.

Ize 12/08/2020

Não é o que eu esperava de um clássico
O apanhador no campo de centeio é uma história contada em primeira pessoa por um adolescente. O narrador NÃO é confiável. Primeiro porque ele mesmo admiti ser um mentiroso e segundo porque há pista em toda a história que o personagem está passando por problemas de saúde mental.

A explicação para o título do livro é bem poética.
Alisson Lago 12/08/2020minha estante
Também me decepcionei com a história, talvez se eu tivesse procurado entender o contexto histórico da época antes da leitura, teria aproveitaria melhor o livro, mas no geral ficou muito abaixo do que eu imaginava.

William 12/08/2020minha estante
Estou pensando em escolher "O apanhador" como próxima leitura, você recomenda ele?

anita 04/08/2020

Para mim, foi difícil encaixar a realidade do Holden no contexto atual, então, num primeiro momento, não gostei tanto do livro. Mas depois de refletir bastante e conversar com pessoas que já leram, entendi melhor a proposta e a importância que esse livro tem na literatura norte-americana. Ainda assim, achei um pouco super estimado, por isso o meu 3.5/5.
Matheus.Lopes 04/08/2020minha estante
Cavaluuuu