Racismo recreativo

Resenhas - Racismo recreativo

1 | 2 | 3 | 4

el0is4 24/01/2024

Leitura mais que necessária
O livro analisa o humor racista no Brasil. Além das questões teóricas, também debate produções culturais que reforçam estigmas, e sentenças que explícita o racismo presente na Justiça brasileira ao julgar que diversos casos não tem caráter discriminatório por causa do tom cômico usado.

"Uma sociedade que permite a circulação de discursos que negam a humanidade de um grupo de pessoas permite que eles possam ser discriminados, segregados e exterminados porque propaga a ideia de que eles não são merecedores de empatia."

André Luiz Pinheiro 17/01/2024

O alvo da risada
Adilson Moreira traz em um simpático livro de bolso grandes e necessárias reflexões acerca da construção do humor e de seu caráter violento. Em sua análise põe em evidência comparativa a teoria do triângulo da violência de Galtung e o humor direcionado ao negro, ou seja, os aspectos culturais, estruturais e diretos que ferem e alvejam os negros, objetificando-os e perpetuando-os como postos favoritos da irrisão.
Seja posicionando-os como menos quistos no jogo sexual, como inadequados acadêmica e profissionalmente ou mesmo diminuindo seus traços como bestiais, o negro portanto transformado em símbolo. Em todos os casos um símbolo minorizado.
O livro traz de forma detalhada e bastante elucidativa os constrangimentos sociais desde sua origem até suas consequências e busca entender afinal quais os males de ser a posição da graça como identidade.
Leitura fácil, carregada de muito conhecimento e bons exemplos, além de ser uma ótima escolha para leitores mais leves assim como leitores mais profundos sobre o tema

Karina.Rocha 29/12/2023

Leitura urgente e necessária.
"O humor racista propaga estereótipos muito graves, estereótipos derrogatorios que são responsáveis pela perda de oportunidades sociais dos membros desse grupo. Isso ocorre porque eles corrompem ou impedem que minorias raciais possam ter uma reputação positiva, o que afeta a vida desses indivíduos de diferentes formas."

Carlos 27/11/2023

LIVRO EXTREMAMENTE NECESSÁRIO
Por mais básico que possa parecer, NÃO É!
"Ele (o racismo recreativo) deve ser visto como projeto de dominação que procura promover a reprodução de relações assimétricas de poder entre grupos raciais por meio de uma política cultural baseada na utilização do humor como expressão e encobrimento de hostilidade racial."
AQUI O ADILSON MOREIRA MATOU DEMAIS!
É um livro que traz questões judiciais, leis, e explicações que são complexas, mas de uma forma didática e muito bem explicadas.

Maylla2 12/10/2023

Racismo não é brincadeira!
Li Racismo recreativo devagar, parando para refletir a cada capítulo, pois creio que temos uma responsabilidade social imensa nesse sentido. Muitas vezes me senti mal por ler alguns exemplos, outras me peguei pensando sobre o quanto coisas desse tipo passam despercebidas quando não somos diretamente atingidas.
Foi uma leitura que, com certeza, me abriu os olhos para muita coisa e acrescentou muito na minha bagagem enquanto cidadã.
Indico para todo mundo!

Felipe 20/06/2023

?? Os esclarecimentos jurídicos. Os programas humorísticos analisados. A relação que é feita entre a desarticulação política e a negação de raça.

?? A escrita repetitiva à exaustão. (A impressão de) o livro ser um aproveitamento de textos independentes que foram aglutinados.

Isabela 22/05/2023

Leitura essencial
Demorei um pouco lendo esse livro porque sinto que preciso de tempo para processar leituras teóricas e posso afirmar que foi um dos livros mais interessantes sobre racismo que já li.
Adilson Moreira é um jurista e pesquisador de excelência e explicou neste pequeno livro um tema extremamente recorrente mas ainda tão pouco analisado no nosso país.
Foram abordados conceitos importantes para a compreensão do racismo atual, tais como a função social e psicológica do humor e a disseminação de estereotipos através dele e ainda explicado de forma objetiva conceitos jurídicos sobre os crimes de racismo e injúria e o nosso atual estado de jurisprudência na questão.
Sem dúvida é uma leitura essencial para todos antirracistas da prática!

AurAlio.Nestor 17/05/2023

Engraçado para quem?
O livro traz um conceito que antes era chamado de "humor negro" (de engraçado não tinha nada) e/ou "humor ácido".

Adilson Moreira aborda o tema de forma direta ao destacar casos práticos nos quais o racismo recreativo estava presente.

Sem dúvidas, considerando o cenário polarizado que vivemos no qual as reivindicações das minorias são consideradas "mimimi", é de suma importância compreender esse assunto e lutar por uma sociedade que seja de fato igualitária.

Lui§a 03/04/2023

Racismo recreativo
Muito bom de se aprofundar nesses assuntos e não só ficar em livros de romance e coisas que não vão trazer um conhecimento

"Se causa constrangimento não é piada!"

O livro fala de racismo em uma forma disfarçar,em piadas,como já diz o nome,recreativo

Ele cita casos de racismo recreativo no meio da tv dia a dia etc

Acho que todos deveriam ler ele,emfim,livrinho pra gente nerd

LilyaSantos 22/01/2023

Um pequeno grande livro, que nos alerta/desperta para refletirmos e analisarmos se todo tipo de graça é realmente engraçada, ou desrespeita, machuca , deslegitima alguém ou um grupo de pessoas, especificamente ?!!!

Jackson 06/01/2023

Esse fabuloso livro, escrito pelo doutor em direito pela Universidade Havard, Adilson Moreira, e coordenada pela mestra em Filosofia Política pela Unifesp, Djamila Ribeiro, faz parte do projeto Feminismos Plurais, que é um conjunto de livros escritos por pessoas pretas e necessárias para desconstruir o preconceito na nossa sociedade.

Nesse livro o autor mostra didaticamente e simplificada, por meio de exemplos, como o racismo é disfarçado pelo humor, pois racistas rejeitam enfaticamente a sugestão de que sejam racistas em função de suas crenças igualitárias. Dessa forma, o humor é utilizado é usado para satisfazer a necessidade de diferenciação em relação a minoria e manter o poder nas mãos do grupo racial dominante, pois como afirmado por Thomas Hobbes: "A observação do infortúnio, das confusões, faz com que nos sintamos mais autoconfiante porque nos comparamos com aqueles que são retratados em piadas, manifestações culturais que têm caráter negativo."

Nesse sentido, a leitura desse livro faz enxergarmos o humor racista com outros olhos, e assim, começamos a enxergar que o humor não é um mero produto de ideias aleatórias e divertidas, mas manifestações de sentidos culturais o qual permite a propagação de esteriótipos que procuram legitimar práticas discriminatórias.

Além disso, quem nunca ouviu a frase, " Mas os próprios pretos são preconceituosos entre eles", pois é, isso é mais uma consequência negativa, explicado muito bem no livro, do humor racista, pois minorias internalizam estigmas e passam a tratar outras pessoas que pertencem ao mesmo grupo social de forma depreciativa.

Levi_Motta 22/09/2022

Necessário
A forma como as pessoas usam o humor para utilizar o racismo sempre me deixou curioso, só que eu nunca soube como nomear isso, e esse livro me ajudou muito a entender como essa estrutura funciona, e como ela se move na nossa sociedade. Introdutório, mas muito necessário.

carolmc_ 21/09/2022

?Piadas? que devem ficar no passado
Toda a problemática por trás das ?piadas? cujo alvo é o povo preto. Não deixa de ser racismo, não deixa de desumanizar, diminuir, estigmatizar, mesmo que ?não haja intenção?. A intenção está impregnada culturalmente e é preciso compreender isso.

Mila 09/09/2022

Racismo recriativo
Esse livro consegue tocar o leitor de uma forma espetacular, traz uma reflexão sobre a forma que nossa sociedade é formada e como grupos superiores fazem uso do humor racista para manter seu poder, sem que seja questionado. E como uso de piadas degratorias são utilizadas para menosprezar grupos minoritários e enfatizar que não são competentes para cargos exercidos por brancos, a forma como pessoas negras são tratadas na nossa sociedade é absurdo e o pior que é aceita pela sociedade por a discriminação ser feita na brincadeira...

Luan Oliveira 02/09/2022

Essa piada não teve graça...
Um livro introdutório porém indispensável a respeito do assunto. Tinha uma visão a respeito do tema mas por uma perspectiva de oprimido e nesse livro, a profundidade que o Adilson Moreira fala a respeito do assunto, acredito que nem o opressor saiba o que está ajudando a construir.

Livro complexo, principalmente 4, mas um livro muito útil no dia a dia. Acho importante salientar que é muito além de uma piada preconceituosa. Quem defende o humor racista se trata mais de um modelo pensamento a respeito de raça e classe.

1 | 2 | 3 | 4