Racismo recreativo

Racismo recreativo Adilson Moreira

Resenhas - Racismo recreativo

1 | 2 | 3 | 4

Felipe.Camargo 25/07/2021

Repensar sobre o alvo dos nossos risos
89°Livro do ano: Racismo recreativo, Adilson Moreira

A Coleção Feminismos plurais organizada por @djamilaribeiro1 é maravilhosa e proporciona aos leitores uma desnaturalização do olhar e uma reeducação do pensamento. Pretendo ler todos!!

O pequeno e maravilhoso livro do professor brasileiro condecorado em Harvard, Adilson Moreira (@ajmoreirabh), fez pensar em como naturalizamos a violência em relação aos negros e as minorias através do humor, que desde os tempos de Aristófanes, mostra ser uma espécie de dominação implementação de diversas ideologias de caráter violento, instigando a desumanização de grupos minoritários. O autor percorre vários episódios históricos de como humor foi utilizado para diminuir e bestializar a imagem de minorias, assim como proporciona um estudo de como negro é violentado ao longo dos anos pela mídia, trazendo estereótipos que rebaixam a cultura do negro no Brasil, contribuindo para o racismo estrutural tão presente na "cordial" cultura brasileira. Outro ponto de destaque, é a forma a qual a justiça fecha os olhos para injúrias cometidas por motoristas, sempre mantendo o conservadorismo branco.

Um livro para mudar a forma como olhamos o mundo ao

Viviane Stenzel 05/07/2020

Completo e necessário.
Qual o limite da liberdade de expressão? Quais as consequências do humor baseado em minorias? Nesta obra, completíssima, sobre racismo recreativo o Professor Adilson José Moreira traz essas respostas e outros apontamentos sobre os efeitos das piadas racistas e os seus verdadeiros significados na sociedade brasileira. É uma leitura indispensável que trata do racismo disfarçado de humor sob a ótica política, cultural, social, psicológica e do ponto de vista dos tribunais nacionais.
Viviane Stenzel 05/07/2020minha estante
Fico muito honrada por ter sido aluna do prof Adilson.

Arthur 10/02/2021

Humor como mantenedor do status quo.
Muitos sociólogos já desmascararam o mito da democracia racial no Brasil, apontado em leituras mais atuais como um dos pilares do racismo estrutural, bem definido por Sílvio Almeida. Almeida menciona diversos elementos que contribuem para a manutenção da estrutura racista da sociedade. Em "Racismo Recreativo" - da mesma coleção do citado livro de Sílvio Almeida, inclusive - Adilson Moreira se aprofunda em um desses elementos: o humor. Com boa pesquisa histórica, exemplos marcantes, aprofundamento jurídico e noções de psicologia, Moreira demonstra como o humor é uma das bases sociais para manter o disfarce da democracia racial e da cordialidade do brasileiro, atuando para manter a hegemonia da branquitude e demonizar a negritude sustentando a falácia do não racismo através, por exemplo, da subversão da noção de liberdade de expressão e da conivência do Judiciário.
Aspectos como os impactos sociais para as minorias alvos do humor preconceituoso, bem como impactos no âmbito individual também são abordados.
A destacar a linguagem acessível, o que me parece marca dessa coleção, embora trate de tema bem profundo.
Kamyla.Maciel 10/02/2021minha estante
Muito boa a resenha, Arthur. Vou adicionar na minha lista.

Arthur 10/02/2021minha estante
Obrigado, Kamyla! É uma leitura que vale a pena.

Isabela 22/05/2023

Leitura essencial
Demorei um pouco lendo esse livro porque sinto que preciso de tempo para processar leituras teóricas e posso afirmar que foi um dos livros mais interessantes sobre racismo que já li.
Adilson Moreira é um jurista e pesquisador de excelência e explicou neste pequeno livro um tema extremamente recorrente mas ainda tão pouco analisado no nosso país.
Foram abordados conceitos importantes para a compreensão do racismo atual, tais como a função social e psicológica do humor e a disseminação de estereotipos através dele e ainda explicado de forma objetiva conceitos jurídicos sobre os crimes de racismo e injúria e o nosso atual estado de jurisprudência na questão.
Sem dúvida é uma leitura essencial para todos antirracistas da prática!

Felibalex 24/01/2021

Um divisor de águas
Quando o autor traz o tema do racismo recreativo, como uma vertente invisível do racismo individual, ele demonstra a nossa incapacidade de conviver e respeitar as pessoas em nossa sociedade.

Leio, logo existo 24/03/2020

Mais um livrinho incrível da série Feminismos Plurais. Nesse livro vamos entender como o humor é mais uma ferramenta utilizada para perpetuar o racismo. O autor nos apresenta definições importantes para entendermos o tema, tais como: o que é humor, o que é injúria, o que é honra, o que é discurso de ódio e as bases teóricas da liberdade de expressão. Também nos apresenta exemplos de como o racismo recreativo toma forma em nosso contexto social, incluindo o âmbito jurídico da questão. O autor do livro conseguiu amarrar de forma coerente todas essas informações e defender sua tese principal. Recomendo!

Levi_Motta 22/09/2022

Necessário
A forma como as pessoas usam o humor para utilizar o racismo sempre me deixou curioso, só que eu nunca soube como nomear isso, e esse livro me ajudou muito a entender como essa estrutura funciona, e como ela se move na nossa sociedade. Introdutório, mas muito necessário.

@gezaine_ 02/06/2021

Não é "só uma piada"!
Linguagem acessível, mais um maravilhoso livro da coleção Feminismos Plurais. Discute o que é humor, liberdade de expressão e porque "piadas" envolvendo minorias raciais são tão danosas.

Felipe 20/06/2023

?? Os esclarecimentos jurídicos. Os programas humorísticos analisados. A relação que é feita entre a desarticulação política e a negação de raça.

?? A escrita repetitiva à exaustão. (A impressão de) o livro ser um aproveitamento de textos independentes que foram aglutinados.

Kathyne.Campos 17/06/2021

O racismo Recreativo
Gostei muito desse livro, pois ele retrata como o racismo é mascarado como forma de humor e piadas jocosas e como esse comportamento foi se integralizando cada vez mais na sociedade, pois vemos ele de forma normal. No livro é mostrado muitos exemplos de como esse conceito é aplicado no nosso dia a dia. A obra me abriu a visão pra várias coisas, e me fez analisar os diversos esteriótipos enraizados. Vale muito à pena e a leitura é bem simples tbm. :)

Nazrat 18/11/2021

Fatos são fatos
Depois da leitura desta obra, não há como negar a existência da política cultural denominada como racismo recreativo. Permeia manifestações de "humor" até decisões judiciais, passando pelo âmbito trabalhista e de relações sociais. Há que se manifestar sim, contrariamente à sua manifestação ao redor. Não se trata de privar liberdade de expressão (como reiteradamente alegado), mas de promover dignidade para todos.

Luciana 10/03/2020

O livro traz esse conceito, que considerava novo por não conhecer, do racismo recreativo, o qual demonstra que as pessoas criam personagens humorísticos para discriminar ainda mais as pessoas negras, criança esteriótipos. Não dei 5 estrelas, porque o autor disse que ia comentar sobre as jurisprudências, mas não falou nada sobre. Não de forma a trazer um capítulo inteiro sobre, como prometido
Leio, logo existo 24/03/2020minha estante
Nas notas de referência há vários exemplos!

Gabriella 04/07/2021

gostei bastante do livro e foi uma leitura que trouxe bastante aprendizado. porém, me incomodou bastante como muitos conceitos são repetidos de forma exaustiva.

@lucasmascarenhas 29/06/2020

Uma sociedade que permite a circulação de discursos que negam a humanidade de um grupo de pessoas permite que eles possam ser discriminados, segregados e exterminados porque propaga a ideia de que eles não são merecedores de empatia

Bela 28/12/2021

Muito bom, porém repetitivo
Talvez a forma de racismo mais velada que há. É o ódio disfarçado de riso, embutido na sociedade e, como todo racismo, sem consequências. Atualmente, quando evidenciado, facilmente mascarado pelo "quanto mínimo!".
De fato, o autor trata do assunto de forma muito lúdica e com exemplos pontuais, porém, a repetição dos conceitos é tanta que torna a leitura cansativa em determinados momentos. Vale a pena com certeza!

1 | 2 | 3 | 4