Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Leh 13/02/2024

Inteligente e importante
Tema importante, sinto que deveria ter lido com mais calma, que não apreendi tudo que o livro tentou me passar, merece ser relido

Davi.Paiva 10/01/2024

Dar voz a todas, todos e todes
Link Amazon: https://amzn.to/3Sciajp

Mais um livro que li graças a Feira de Troca da Biblioteca Mario de Andrade!

"Lugar de Fala" é o terceiro livro da coleção "Feminismos Plurais" que leio. Antes dele, li "Racismo Estrutural" e também "Racismo Recreativo". No entanto, o livro da Djamila não só foi o primeiro da coleção que li escrito por uma mulher como também foi o primeiro impresso (os outros foram via Kindle). Isso faz diferença? Sim, pois pude avaliar o trabalho editorial da Pólen com fonte, diagramação, espaçamento e escolha de papel para concluir que está muito bom. A única desvantagem em comparação com um livro eletrônico é ter que procurar o dicionário em busca do significado de alguns termos e também ir e voltar do capítulo final "Notas e Referências" para ter mais informações. Definitivamente só terei exemplares dessa coleção se eu der a sorte de encontrar um dos autores e obter um autógrafo.

Agora sobre o conteúdo: não é fácil de ser assimilado. Não por acaso a autora primeiro explica a construção da sociedade com o homem como modelo padrão para aí mostrar como a mulher é colocada como figura de contraste. E por conta da escravidão mercantil que levou africanos para a América, a figura do homem ganha ainda mais um elemento de "modelo universal": a branquitude. Logo, se a vida da mulher não é fácil por ela ter um diferencial do "modelo universal", a mulher negra tem dois diferenciais (não é homem e nem é branca) e tem a vida ainda mais difícil.

E depois de todo esse panorama, temos o lugar de fala que entendi como o ponto de uma pessoa tem voz em uma pauta ou debate. Um homem, por exemplo, não pode falar por uma mulher em questões feministas. Mas pode falar de seu lugar enquanto homem em uma sociedade machista. Da mesma forma uma pessoa branca pode falar sobre racismo enquanto pondera e assume seu papel de herança de privilégios dentro de uma sociedade construída com trabalho escravo e criadora de estigmas contra pessoas não-brancas. Por isso a importância de se eleger mais pessoas dos mais variados grupos minoritários para todos(as) terem lugar de fala em uma sociedade plural como a nossa. Nota: reparem que estou colocando em um parágrafo o conteúdo de um livro de mais de 100 páginas e com dezenas de materiais consultados. Então se quiserem algo mais aprofundado, recomendo a leitura completa.

Grifei alguns parágrafos e trechos do livro, mas vou salvar tudo no computador para repassar a uma edição de Kindle quando eu comprar um dia. O meu exemplar será doado por falta de espaço e espero que a próxima leitora faça um ótimo uso dele.

"Lugar de Fala" abre a coleção muito bem e resume muito bem todo o legado que as obras devem ter: dar voz a todos, todas e todes.

Recomendo!

CAsar.Pettine 24/12/2023

Essencial
Como vivemos num país extremamente racista, esse livro se torna essencial para todos, principalmente pessoas brancas que não compreende como é preciso que pessoas pretas tenham seu lugar de fala na nossa sociedade.

Clarispectiana 17/12/2023

Mais uma leitura que realizei no "grupo de leitura sem nome".

Temos lido livros teóricos para entender sobre feminismo e questões raciais, e tem sido sempre muito proveitoso.

Esse livro da Djamila ajuda a pontuar o que é esse "lugar de fala" que se fala tanto nas redes sociais.

Leiam, é lindo!!!

Eva Ev 10/12/2023

Quem fala? De onde fala? Com quem fala?
Sim, todos nós temos lugar de fala sobre qualquer assunto, maaaaas: você sabe como identificar o seu lugar de fala?

Nesse livro, bem curtinho e fácil de entender, Djamila Ribeiro aponta a importância de reconhecemos nossas diferenças, encontrarmos nosso espaço na estrutura social, rompermos os discursos homogêneos e falarmos sobre as coisas a partir de uma visão comunitária que abranja o impacto real que temos sobre determinados assuntos.

É um ótimo livro para aprender mais sobre o conceito e não usa-lo para silenciar, mas para criar novos diálogos de pontos de vista distintos e mais respeitosos/realistas.

natan.silva28 05/12/2023

Que Livro SENSACIONAL!!!!
Djamilla Ribeiro, apresenta uma reflexão consistente sobre o conceito de "lugar de fala", enfatizando como as experiências pessoais e sociais moldam a perspectiva de cada indivíduo no feminismo. Ela destaca a necessidade de inclusão e diálogo entre diferentes correntes feministas, promovendo uma abordagem mais abrangente e eficaz na luta pela igualdade de gênero.

A força do livro reside na habilidade de Djamila Ribeiro em articular ideias complexas de maneira acessível, tornando a obra relevante tanto para leitores familiarizados com as discussões feministas quanto para aqueles que estão sendo introduzidos a esses temas.

Recomendaria "Feminismos Plurais: Lugar de Fala" a qualquer pessoa interessada em compreender as nuances do feminismo contemporâneo e que busca contribuir para um movimento mais inclusivo e diversificado. A obra proporciona uma visão esclarecedora sobre as complexidades do ativismo feminista e inspira reflexões críticas sobre a busca por equidade.

Becs 04/12/2023

Usei como referência no TCC. gostei que ela trouxe pontos que eu queria, mas não tinha todo o embasamento, coisa que ela construiu no trabalho dela.

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2020
Recomendo demais essa coleção, coordenada pela Djamila, Feminismos Plurais. É brilhante, esclarecedor.

Sandra 25/11/2023

Lugar de fala
Reflexão necessária "sobre o nosso lugar de fala". Quem fala? Quem nos ouve? Pra quem falamos? O que falamos? Quem quer falar por nós? É legítimo? Nós temos a experiência do lugar de onde falamos! É isso, uma boa reflexão!

Laerte Rosa 25/11/2023

LUGAR DE FALA: uma ferramenta para análise de narrativas
A Djamila escreve muito bem, o livro é de leitura e compreensão fácil, o que não significa que será aceito de bom grado pela branquitide privilegiada. A autora questiona discursos que se tentam hegemônicos. Apoiada em outras autoras e autores negros ela questiona o lugar do feminismo branco que se pretende universal, que pretende falar em nome das todas as mulheres mas que não alcança toda a diversidade de existências, e que inclusive perpeetua a invisibilidade das mulheres negras, cujas vidas são vistas como uma exceção a regra. Em seguida parte para o conceito de "lugar de fala", conceito este que não significa proibição, mas que ressalta a importância de manter o olhar atento para a origem. Apenas com o olhar atento para o "ponto de partida/lugar de fala" será possível uma análise mais justa do discursos e narrativas.

yandra15 15/11/2023

Iniciei a leitura desse livro por influência da minha professora de sociologia, e sou grata a ela por me dar essa oportunidade. Ao começar essa leitura, de cara fui desconstruindo pensamentos e ideias que já me eram construídas. Pensar no outro me fez analisar nossa forma de ser/viver como num todo.
Sempre há uma dúvida sobre lugar de fala. Qual o meu lugar de fala? Como é o meu lugar de fala? E Djamila Ribeiro vem falar exatamente sobre isso.
Está bem fresco em minha memória o fato de Djamila citar como pessoas podem ser representadas por outras mas não se identificarem com elas. Faz uma comentário sobre como a história ela necessita ser contada do ponto de vista negro.
Um livro curto, que traz temáticas importantes e que precisam de fato serem mais debatidas pela sociedade, precisamos dar voz e ouvir aqueles que mais foram historicamente silenciados.

Ronnayse 13/11/2023

Diariamente, muitas pessoas usam o termo "lugar de fala" no intuito de vetar a fala de alguém, como se esse alguém não pudesse falar sobre determinado assunto.

Nesse livro, Djamila traz uma abordagem bem contextualiza historicamente e nos mostra que, independente do assunto a ser abordado, todo temos lugar de fala.
Vale a pena a leitura para conhecer mais sobre lugar de fala e não sair vetando niguém por ai, mas sim saber se colocar perante o seu lugar de fala. :)

Zuca 11/11/2023

Na esteira da rápida massificação tanto dirigida quanto emergente (e o consequente e inevitável uso indiscriminado) da expressão, Lugar de fala oportunamente se propõe a ser um guia didático sobre suas (incertas) origens, referências diversas e possíveis limites.

O objetivo, no entanto, vai ficando pelo caminho com o acúmulo de problemas de realização. Alguns desses, menos significativos (a incoerência estilística, por exemplo), podem até ser deprezados como questões meramente estéticas; outros, como traduções truncadas nas referências estrangeiras, causam impacto mais direto na imersão e engajamento do leitor.

Detalhes à parte, a falha capital que permeia o livro se sobressai a todos os outros erros e acertos: ser inacessível ao leitor não iniciado academicamente — anulando com isso a própria premissa que norteia o projeto.

site: https://sucintandoresenhas.blogspot.com/

Gabrielle.Vilefort 09/11/2023

Toda pessoa que seja preta, branca, parda, de qualquer raça, cor deveria ler esse livro. Assim como de qualquer gênero, pois nós mínimos detalhes Djamila Ribeiro, nos mostra como usar nosso posicionamento de forma clara, firme e sem agredir o outro mas, mostrar com clareza o que se quer dizer.

Marcão 01/10/2023

Leitura incrível
O livro é curtinho, vale muito a pena sentar num fim de semana e ler tudo.
Embora a questão central seja Lugar de Fala, o livro também discute sobre a história do feminismo negro e os impactos das opressão estruturais que mulheres negras conhecem e experimentam. O livro é um convite a refletir nosso lugar social e pensar de onde nossa falam tem origem.