Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Mi 19/03/2023

Livro interessante que faz algumas reflexões principalmente sobre o movimento feminista que, inicialmente ficava apenas em um determinado grupo de mulheres, se tornando assim, excludente também.
Leitura necessária.

Lucas1429 15/03/2023

Muito muito muito bom!!! mds q livro perfeito!
Argumentos incríveis, td faz sentido, td organizado...
(deu 4,5 pq teve um trechinho q me cansou um pouco, mas tirando isso mds q livro incrível)

Rafael Reis 14/03/2023

Lugar de fala não é representatividade
Meu intuito de ler esse título foi pra finalmente sanar a dúvida do famigerado termo lugar de fala. Acredito que a Djamila faz um bom trabalho abordando o tema, porém eu sinto que falta mais conteúdo prático no livro. Não é possível que o número de pessoas (a maioria) que utiliza o termo não tenha aprendido realmente o que ele significa.

Acredito que a principal proposta é muito válida. Sabemos que historicamente muitos grupos não estiveram presentes em debates importantes sobre a sua própria existência. Apoio com todo ímpeto que os subalternos precisam ser ouvidos e representados.

Porém o lugar de fala é o lugar social e não uma carteirada de alguém que tem uma experiência individual sobre um certo tema e utiliza do termo pra dizer que seu depoimento é mais forte ou até mais importante do que outros numa discussão. Até ler o livro eu entendia lugar de fala dessa forma. Ao discutir um tema qualquer como casamento, uma pessoa casada diria ter lugar de fala na discussão, calando qualquer opinião dos solteiros sobre o assunto.

No final das contas eu aceito o termo lugar de fala, mas como na prática nunca vi ninguém o utilizar de maneira correta, fico com dúvida da verdadeira utilidade do mesmo. Eu reitero que acredito fielmente na ideia em que os subalternos e minorias que não estavam em discussões anteriores, entrem na roda para falar e apresentar seus pontos de vista, principalmente aqueles que englobam falas comunitárias e não fiquem reduzidas a vivência individual.

Como a Djamila já explanou em diversas entrevistas, confundem lugar de fala com representatividade.
Carolina 15/03/2023minha estante
????????

Hellohell 11/03/2023

Foi importante conhecer sobre lugar de fala pelos diferentes pontos. Entender a posição da mulher, principalmente a negra, numa sociedade que as coloca no último lugar, foi impactante, porém necessário.

Valentina.Kurtz 09/03/2023

Esse livro poderia ter sido um post
Achei as reflexões e teorias apresentadas (apesar de vastas) descontextualizadas do tema inicial do livro. Se fosse computar só as páginas sobre lugar de fala, não daria nem 20. Dei 3 estrelas porque achei bastante interessante o que a autora fala sobre lugar de fala, apesar de ser somente o suficiente para montar um post do Instagram.

Lara.Linhares 04/03/2023

Um livro necessário
Uma leitura completa, a autora antes de adentrar na abordagem sobre o lugar de fala, locus social e suas particularidades ela introduz indagações sobre interserccionalidade, identidade etc.A leitura não é de difícil compreensão e traz um texto completo em poucas páginas completando com outros autores de diferentes abordagens.

Amanda.Oliveira 27/02/2023

Necessário
A autora descreve de forma cirúrgica a importância do lugar de fala das mulheres, dentro do cenário patriarcal em que vivemos.
Sobretudo, da mulher negra, que dentro do feminismo tem a sua voz calada cruelmente.
Esse livro é de extrema importância para qualquer indivíduo.

Luciana 26/02/2023

é um livro permeado por citações e pra mim algumas coisas não ficaram bem esclarecidas? pretendo reler algum dia

Sarah.Rebeca 14/02/2023

Livro extremamente necessário
Em Lugar de Fala, Djamila Ribeiro, de forma sucinta e lúcida, trás a tona assuntos sobre as categorias marginalizadas e subalternas da nossa sociedade. Indico à todos lerem esse livro.

bartgirl 14/02/2023

Lugar de Fala
Leitura rapidinha sobre tema essencial. Bom pra quem precisa de uma referência teórica básica e simplificada. Recomendo!

Nicole.Niero 14/02/2023

Uma leitura necessária
O livro nos explica conceitos muito importantes e é riquíssimo em informações.
Embora eu tenha achado redundante e com linguagem muito rebuscada, o que torna o conhecimento menos acessível.

Cinthya 12/02/2023

Livro muito bom
O livro é muito bom, entretanto acredito que o livro não deixa muito claro o que seria exatamente o lugar de fala, e para quem nunca teve contato com o tema dependendo de pessoa para pessoa, pode ter dificuldade, mas o livro é super curtinho, de bastante importância e com um preço muito bom também. Eu gostei

Charlie Gabriel 08/02/2023

Simplesmente refutando todo os choros de quem nem se quer leu o livro e sempre vem com o mesmo discurso de "que os livros propagam a segregação" aí fica o questionamento nos comentários da Amazon de quem comenta isso sendo que ela refuta isso com fatos, a pessoa gastou dinheiro sem ler o livro só pra comentar merda ou simplesmente é tão analfabeta funcional que não conseguiu interpretar um livro tão curto?