Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Cinthya 12/02/2023

Livro muito bom
O livro é muito bom, entretanto acredito que o livro não deixa muito claro o que seria exatamente o lugar de fala, e para quem nunca teve contato com o tema dependendo de pessoa para pessoa, pode ter dificuldade, mas o livro é super curtinho, de bastante importância e com um preço muito bom também. Eu gostei

Charlie Gabriel 08/02/2023

Simplesmente refutando todo os choros de quem nem se quer leu o livro e sempre vem com o mesmo discurso de "que os livros propagam a segregação" aí fica o questionamento nos comentários da Amazon de quem comenta isso sendo que ela refuta isso com fatos, a pessoa gastou dinheiro sem ler o livro só pra comentar merda ou simplesmente é tão analfabeta funcional que não conseguiu interpretar um livro tão curto?

LuaTeresa 02/02/2023

Só li por conta do curso "Lugar de fala" da Patthy Silva. Indico para que procurem e comprem o curso no qual Patthy vai explicar esse livro.
Pablo.Messias 07/02/2023minha estante
Eu também! Kkk

Khebraz 01/02/2023

Agora foi!
Bem melhor que o livro RACISMO ESTRUTURAL lido anteriormente. Esse sim é um livro educativo que nao sai jogando informações sem contextualizar de forma objetiva. Um assunto muito importante, aprendi muita coisa em um livro curto, mas de qualidade.

Mesmo nao sendo adpto do pensamento marxista da qual é usado como base dos discursos de minorias, é impossível ignorar que existe sim pessoas sendo caladas até hoje.

A história da humanidade está cheia de passagens vergonhosas de opressão e violência. Ja passou da hora disso acabar.

MaurAcio.Garrido 01/02/2023

Necessário
Direto, sólido e necessário... principalmente para aquela pequena parcela privilegiada..

É um dever cívico ler esta obra!

Recomendo muito!

Marceli.Machado 01/02/2023

Um livro chato?
A autora está tão preocupada com o ?lugar de fala? que se esqueceu que ao escrever um livro precisaria pensar no ?lugar de leitura?. Lugar de leitura pq o público que ?na teoria de Djamila? precisa ter espaço para sua fala não é o público para quem ela escreveu esse livro.
Linguagem fácil e dinâmica seria um bom começo para ela facilitar acessos.
Enquanto isso, ?lugar de fala? continua um tema obscuro para quem merece voz.
Charlie Gabriel 08/02/2023minha estante
Branco achando chato um livro sobre local de fala no racismo sksksksksksksksk não poderia ser mais previsível sksksksksksksksk deve ser difícil ver que o mundo não gira em torno de vc e dos seus problemas sksksksksksksksk

Marceli.Machado 09/02/2023minha estante
Volte duas casas e leia a minha resenha para entender pq eu achei o livro chato.
Não basta falar sobre ?lugar de fala? é preciso criar acessos e ela não criou acessos aqueles que merecem voz!
Li esse livro pq participei de uma palestra e ouvi de muitas mulheres, incluindo mulheres negras: ?Li o livro e não entendi?.
Eu, mulher branca com acesso à educação, li e entendi. Mas o livro não foi escrito só pra mim. Concordando com Djamila ou não, todos deveriam, pelo menos, entender o conceito por trás da intenção do livro. Nisso o livro falha e por isso é chato!
Não basta o conteúdo ser relevante, ele precisa ser compreendido.

Mayky 15/03/2024minha estante
Charlie, esse seu discurso só comprova que você não entende nada de identitarismo e lugar de fala, duvido que tenha lido o livro e assimilado 2% do que ele fala. Lugar de fala não é acumular pontos minoritários a fim de usar isso como rpg social. Primeiro porque o livro discute além do enfoque racial. Segundo porque o fato de ele tratar de temas de grupos marginalizados não o deixa imune a críticas construtivas em relação à metodologia. Quem usa o identitarismo como escudo a qualquer tipo de discurso racional é um oportunista do movimento. E terceiro que você também é branco.

Patty Lima 31/01/2023

O livro tem uma linguagem muito acadêmica, talvez assim nem todos consigam chegar em sua completa essência. Porém traz uma reflexão relevante sobre a importância de se reconhecer o lugar de fala (especialmente das vozes negras, e mais precisamente da voz das mulheres negras). Uma leitura diferente das que tenho feito, mas muito proveitosa.

Michelle 26/01/2023

Lugar de fala
Necessário para que as pessoas tenham conhecimento do que é o lugar de fala.
Um destaque na luta de ser mulher numa sociedade heteronormativa ,sexista, racista, machista.

Amanda 25/01/2023

??
Livro curtinho mas muito bem elaborado, com pesquisas ótimas e de fácil compreensão.
Indico muito ??

Jaci Lira 24/01/2023

Leitura de extrema importância para entender corretamente o termo "lugar de fala", que muitos distorcem, em algumas ocasiões, em benefício de discursos excludentes.

Valeria183 21/01/2023

A escrita é muito difícil, não foi esclarecedor e ao meu ver não respondeu a pergunta "quem tem lugar de fala?". Vou precisar pesquisar mais um pouco sobre porque o livro por si só não foi claro. Mas gostei muito de alguns capítulos como o que aborda do feminismo negro que é um tópico que me interessa bastante.

Davi.Aquino 17/01/2023

Uma luta para todas as pessoas tenham seu lugar de fala
O curto livro traz um volume bem grande de informações e conceitos, o que por vezes faz com que a leitura não seja tão fluida. De todo modo, é uma obra cuja leitura é muito importante para que aprendamos sobre o contexto de pessoas que historicamente tiveram seu lugar de fala silenciado.

Ednaldo.Samuel 16/01/2023

Excelente livro!?
Djamilla Ribeiro aborda neste livro um tema importante e atual. Ela elucida de forma coesa o que é o lugar de fala por meio de diversas referências relevantes ao assunto. Somado a isso, ela cita frases e textos de diversas estudiosas.
Além de esclarecer, para mim, ela trouxe uma definição totalmente nova do que realmente é o lugar de fala e como hoje, vemos pessoas usando esta frase sem entender o seu real significado, algo prejudicial para a luta da conquista da voz.
É certo que, até o momento, esse é o meu livro favorito da coleção.

Natália 15/01/2023

Espetacular
Nesse livro, da coleção Feminismos plurais, no qual a autora é também coordenadora do projeto, Djamila Ribeiro define o que é lugar de fala, conceito muitas vezes mal interpretado pelas pessoas. Djamila contextualiza historicamente o feminismo e de como mulheres negras e brancas vivenciam o machismo de maneira diferente. Mostra como mulheres negras não foram contempladas por discursos de feministas brancas do passado.
E é aí que esse termo, Lugar de fala, é tão importante. Djamila recupera discursos de feministas negras na busca por serem ouvidas, pelo seu lugar de fala, para ocupar espaços, pelo seu direito de existir. Djamila tece sua narrativa conversando com o leitor, o fazendo refletir. Mostra que mulheres negras, além de lidar com o machismo, lidam com o racismo.
Nesse livro é discutido que "mulheres, em seu conjunto, são hoje inferiores aos homens, isto é, sua situação oferece-lhes possibilidades menores (Simone de Beavouir)."
O livro faz uma análise ampla de que mulheres negras estão em situação de possibilidades ainda menores, "sendo assim necessário se pensar em saídas emancipatórias, lutar para que elas possam ter direito a voz e melhores condições." (Djamila Ribeiro).
Um livro necessário que deveria ser leitura obrigatória em uma sociedade tão machista e racista como a nossa. Recomendo muito.

Nic 13/01/2023

Achei fraco
Minha opinião poderá ser polêmica, porque este livro é ovacionado por muita gente, mas, achei o livro fraco, nas páginas iniciais a autora disse que seria uma leitura para entendimento popular, só que não, foi um texto pseudo acadêmico, um apanhado de citações que no final não deixou a definição de lugar de fala clara para o povo entender.
Entendo que o livro era focado principalmente no lugar de fala do povo negro, mas, em alguns momentos djamila criticou os movimentos feministas sufragistas de mulheres europeias, obviamente mulheres brancas, de fato entendo que não era um movimento plural e inclusivo com outras raças, mas, para a época (1850), penso que aquelas mulheres, mesmo brancas foram pioneiras, achei desonesto a autora pelo menos não fazer esta contextualização adequadamente.
Enfim, não curti, achei um livro fraco. Foram 89 páginas de um tema rico e que poderia ter sido muito melhor abordado pela autora, que com certeza possui muitas condições para isto.
Para quem também já leu o livro, deixo aqui o espaço aberto para o debate das pessoas que discordam ou concordam comigo.