Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Arnaldo 12/11/2021

Livro extremamente importante
O livro é agradável de ler embora trate de assuntos que são difíceis, ou seja preconceito, invisibilidade do outro e do outro do outro, que é o caso da mulher negra,.
O livro deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas e universidades, a fim de que estimulasse uma melhor comunicação entre os grupos e para que cada um entenda a importância de ter uma voz e que essa voz seja ouvida. Todos temos um lugar de fala e precisamos entender o nosso lugar e o lugar do outro para que haja uma melhoria da sociedade. Super recomendo esse livro.

Aline Marques 25/02/2020

Todo mundo tem lugar de fala! [IG @ousejalivros]
Muito se fala sobre lugar de fala, mas o que isso significa?

Numa sociedade supremacista branca e patriarcal, não é segredo que o discurso hegemônico auxilia na manutenção do controle e, consequentemente, do poder.
A verdade conhecida e propagada, carrega o peso de uma história única, onde indivíduos pertencentes a grupos vulneráveis são limitados (isso quando há permissão) a expressar suas opiniões sem confrontarem as estruturas opressoras responsáveis por criar e ampliar as desigualdades.

E mesmo compreendendo que "o lugar social não determina uma consciência discursiva sobre tal posição, é inegável que as experiências e perspectivas individuais"* ampliam o debate, questionando supostas universalidades.
Portanto, o lugar de fala é (também) "o reconhecimento das condições sociais que possibilitam ou impedem o acesso do indivíduo a lugares de cidadania",** promovendo o protagonismo da realidade de cada um.

Neste livro [Lugar de Fala], Djamila Ribeiro, apoia-se em discursos contra-hegemônicos de mulheres negras ao longo da história do Brasil e do mundo, para esclarecer termos e conceitos, incluindo o de lugar de fala, de forma ampla e acessível.
O destaque da obra, obviamente, é a construção de conhecimento acerca da multivariedade de vozes (e existências) de mulheres, considerando questões de classe e raça.

São capítulos curtos, de vasta bibliografia, capazes de fomentar o tipo de conhecimento indispensável para todas, todos e todes que anseiem por transformar o presente da melhor forma possível. Não deixe de ler!

___
Lido com o Clube #MulheresNoPapel
* Grifo meu do trecho presente na página 69.
** Grifo meu do trecho presente na página 60.

Juliana 03/11/2020

?Há pessoas que dizem que o importante é a causa, ou uma possível ?voz de ninguém?, como se não fôssemos corporificados, marcados e deslegitimados pela norma colonizadora. Mas, comumente, só fala na voz de ninguém quem sempre teve voz e nunca precisou reivindicar sua humanidade. ?

Maju Deolindo 09/08/2021

Lugar de fala
É um livro que todo mundo deveria ler e reler. É um livro que vai te pegar pela mão e te ensinar passo a passo o que é lugar de fala. Qual a importância de saber e reconhecer qual é o seu lugar e assim poder falar sobre os assuntos.
Uma observação muito importante q é feita, é a confusão q as pessoas fazem com lugar de fala e diversidade.
Recomendo muito.

Patricia 06/07/2021

Excelente leitura
A compreensão do lugar de fala está na consciência do papel de cada um em suas lutas, criando uma lucidez de quando somos protagonistas ou coadjuvantes no cenário de discussão. “O lugar social não determina uma consciência discursiva sobre esse lugar. Porém, o lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas”.

Cristiane 14/07/2023

Lugar de Fala
Nesta obra a autora esclarece como surgiu a expressão lugar de fala e o que ela significa. Mostra a diferença entre lugar de fala e representatividade, além de apresentar várias autoras (de nacionalidades diferentes) que abordaram esse tema.
Todos temos lugar de fala, porém um discurso foi predominante o dos opressores, ou seja, do homem hétero, branco...
Todos temos lugar de fala, pessoas brancas, alfabetizadas terão um lugar de quem se beneficiou da exploração e da opressão, pessoas negras, indígenas, gays terão um lugar de quem sempre foi oprimida, silenciada, violentada...
Há que se romper o discurso dos vitoriosos e comprometermos com uma sociedade diferente.

Jorgea 13/04/2021

Uma viagem de conscientização
Livro muito importante para enriquecer o repertório com citações de outras importantes pensadoras. Não é uma leitura fácil, mas não desista pois a autora vai te guiando. Conheci muito sobre as origens dos lugares de fala que tanto digitamos por aí!

Renata 13/05/2020

Necessário
Em tempos em que se fala tanto em lugar de fala essa leitura se torna extremamente necessária, confundem lugar de fala com o silencio, onde o sujeito vê a injustiça e não se manifesta "por não ser seu lugar de fala" Djamila explica o lugar de fala e acaba com este mito.

O livro é muito bom, cheio de referências a grandes escritoras. Vale a pena.

Isabela Goes ð 17/05/2021

Só fala aquele que possui lugar de fala
Ótimo livro pra entendermos o nosso lugar na estrutura social. Super recomendo.

GiArgia.Gschwendtner 13/09/2023

Necessário
Uma leitura indispensável para todos os ambientes sociais. Djamila tem uma forma clara e direta, além de uma precisão argumentativa, que permite acertar no ponto da questão sobre a estrutura racista na sociedade brasileira.

Admiro seu trabalho e Lugar de Fala é um livro obrigatório pra pensar futuro!

Rafa 17/08/2021

Lugar de fala x exclusão do debate
Djamila foi minha escolha para o segundo livro da série coordenada por ela, pois a temática do "lugar de fala" passou a me interessar, por achar que se tratava de uma exclusão, de alguma forma. No entanto, no livro a autora trás, assim como Joice Berth no livro do empoderamento, uma quebra de expectativas e uma série de pensadores e pensadoras no processo de construção e aplicação do conceito ao concreto. Desse modo, é colocado o "lugar de fala" como sendo estendido a todas as pessoas, não havendo, também, uma hierarquização de opressões, o lugar de fala tem a ver com as experiências culturais, cotidianas e históricas de cada pessoa.
Nesse sentido, ela aponta para como essa exclusão que ocorre com falas do tipo: "você não pode falar sobre isso, pois não é seu lugar de fala", são extremamente prejudiciais para grupos oprimidos que visam sair desse estado de subalternidade. Assim, com respeito, empatia etc, qualquer pessoa pode se juntar, pode falar sobre tal assunto, como machismo, racismo, lgbtqia+fobia etc, esse debate precisa ser feito, até por os locais mais altos da pirâmede social serem ocupados por homens, brancos e cis. Logo, se estes não puderem levantar pautas sobre esses temas, buscando a quebra desses preconceitos, medidas que elimine essas desigualdades, não seria tão possível quanto se o fizerem. Portanto, respeitando as diversas epistemologias, as culturas, a história e as vivências, é que se entende no debate e na prática o que é o "lugar de fala".
Gostei muito, espero ter tirado do livro o que a autora quis passar, se tem algo errado, estou aberta, também, a entender melhor :)
Emyllaynny.Freitas 17/08/2021minha estante
Ameeei! Com certeza essa leitura foi muito importante para você. ??????

luisanogueire 25/06/2021

Leitura necessária
Livro incrível, linguagem acessível, de fácil compreensão e que nos instiga a pensar nos nossos lugares de fala.
E uma leitura que se faz necessária pra iniciarmos uma discussão básica sobre preconceitos, privilégios, necessidades e individualidades.
Djamila mais uma vez entregando uma obra fundamental para as mudanças na nossa sociedade.

LisboaPB 12/01/2022

Leitura enriquecedora e esclarecedora sobre o que é e o conceito de LUGAR DE FALA.
Gosto muito da Djamila mas infelizmente o que torna a leitura um pouco infeliz é o carregado conteúdo marxista, tendencioso a criticar o sistema capitalista de uma forma que não compactuo.