Interseccionalidade Carla Akotirene

Resenhas - Interseccionalidade

RANY 25/11/2021

Interceccionalidade é sobre como as opressões se entrecruzam/como elas estão ligadas e "conversam entre si". Eu acredito que não dá pra falar de raça sem abordar classe e gênero. Isso considero como um fato, por que devemos pontuar de quem estamos falando e em que medida existem essas desigualdades. Eu fiquei perdida quanto ao conceito de algumas palavras, e acho que o cansaço físico também influenciou então não consegui absorver alguns capítulos do livro. Acho que para aprofundamento melhor, será bom ler outros autores.

Andressa.Diogo 25/10/2021

Interseccionalidade
O livro interseccionalidade de Carla Akotirene, se apresenta enquanto uma ótima oportunidade a todos e todas que desejem saber mais sobre os conceitos de raça, classe, e gênero, e portanto sobre a intersecção entre esses conceitos e outros tantos.

Rodrigo 07/10/2021

Leitura necessária
Extremamente importante conhecermos novos termos e entender a importância de sua utilização.
Falar sobre racismo contra a mulher preta é fortalecer ações que irão de encontro a um racismo que está enraizado e que precisamos combater com ações antirracistas.

Mirelle 06/10/2021

Mais um título da coleção "Feminismos Plurais" organizado com maestria pela Djamila Ribeiro. A temática abordada da vez é a Interseccionalidade, tema denso e extenso.

Akotirene com muita destreza traz contornos e luz ao assunto, nos proporciona uma excelente introdução e apresenta diversos autores que tratam das ideias de maneira mais profunda em algumas questões.

Jessica 03/10/2021

"Das entranhas eu sou encruzilhadas / Chibata de ferro meu corpo de água."
Leitura obrigatória.
Akotirene é cirurgica nesse assunto que é complexo e muito necessário. Falar de opressão e não discutir interseccionalidade é deixar abertas as lacunas.

Rafa 28/09/2021

Interseccionalidade
Terceiro livro escolhido da série "feminismos plurais", coordenada pela Djamila Ribeiro, série da qual acredito não ter escolha errada para seguir, escolher ou iniciar.
O livro foi escrito pela Carla Akotirene, mestra e doutoranda em Estudos Interdisciplinares de Gênero, Mulheres e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia.
Entrando agora no conteúdo do livro em si, tirei meia estrela apenas por em alguns momentos possuir uma linguagem menos compreensível, mas nada que atrapalhe o pleno entendimento da conjuntura do livro. Além disso, a autora aborda diversas intelectuais (não sei se é o termo mais correto para definir, pois deve ir além), como nos outros livros que já tive o prazer de ler, sendo eles "empoderamento" e "lugar de fala".
Pelo que pude compreender do livro, fala-se sobre interseccionalidade quando se percebe as interseções entre os grupos alvos de opressões na história, sendo os mais destacados: raça, gênero e classe, mas não esquecendo de: sexualidade, nação, religião, idade e deficiências.
Assim, a interseccionalidade seria o encontro, como que numa encruzilhada, entre, por exemplo, ser mulher E negra E pobre E trans E LGBTQIA+ E de religião de matriz africana, por aí vai. Nesse sentido, a leitura, o recorte, não pode ser feita apenas sobre um desses grupos, na verdade poderia, mas perde-se qualidade no olhar, fica-se, então, sem uma análise mais completa sobre a realidade.
Mas a interseccionalidade não diz respeito apenas às opressões, diz também sobre união e luta. Nesse sentido, há, também, várias críticas sobre o uso do termo, principalmente pelo já afirmado em outros momentos dos livros sobre não haver hierarquias de opressões. No presente livro, fala-se sobre o fator "raça" estar como que "hierarquicamente" acima das outras interseções, fato que como mulher branca, causa incômodo, mas é real.
No livro também se têm críticas válidas ao feminismo branco, como mantenedor de opressões.
Achei o livro de grande contribuição, gostei muito e espero ter entendido o que a autora quis apresentar, apesar de reconhecer que posso ter mal entendido algumas partes e conceitos, devo refazer a leitura mais pra frente?
Emyllaynny 28/09/2021minha estante
???????

Jonathan.Vicente 15/09/2021

Leitura Essencial
Carla sempre necessária, eu gostei muito da leitura mas foi erro meu em ter lido sem ter uma base sobre a interssecionalidade. Para quem vai ler tem que estar preparado para o linguajar complexo de sua leitura, sugiro uma leitura anterior a essa ou leitura conjunta com outro livro.

Nada mais necessário que uma base para leituras complexas, esse livro é complexo e merece muito respeito. 10/10

Iza Santos 13/09/2021

Leitura importante para nosso letramento nas questões do feminismo negro.
Ressaltou a necessidade de se aprofundar mais na temática.

Gabs 15/08/2021

Dei 4 estrelas só pelo fato da linguagem ser um pouco mais complicada que os demais livros da coleção.

Como o propósito da mesma é ter uma linguagem acessível para todos, acho que peca apenas nesse quesito. No mais, outro conceito extremamente importante para compreender a estrutura e as opressões que nos atingem.

lorena 28/07/2021

Livro totalmente necessário pra quem se diz feminista, antirracista, marxista etc.
É uma base teórica muito incrível que traz uma ótica metodológica perfeita.

Roxane 20/07/2021

Bom.
Engatei essa leitura depois de ler bell hooks, "E eu não sou uma mulher?", pois me pareceu que os assuntos se conversavam. Gostei das partes que entendi nesse livro da Carla Akotirene, mas achei uma forma de escrita difícil de me conectar. Demorei para me acostumar e, mesmo assim, em vários momentos me peguei pensando se eu estava de fato entendendo o livro.
Possivelmente haverá uma releitura em outro período da vida.

isabelle.araujo 15/07/2021

Leitura técnica.
Um livro pequeno e bem didático. Apresenta poucos capítulos e muitos termos técnicos, porém é muito bem explicado, nada fica desconexo. Me trouxe muito conhecimento sobre o feminismo negro e suas vertentes, visto que sou mto leiga no assunto.
A interseccionalidade é apresentada de maneira ampla, porém também há críticas ao tema.

Baconzitas 03/07/2021

Tem que ler com calma!
Livro curto e pequeno, mas não dá para se enganar pelo tamanho

Tem reflexões importantíssimas que precisam de tempo para serem digeridas

Achei a leitura relativamente difícil

Vitória Gomes 11/06/2021

Aprendendo com pensadoras negras
Aborda a história da criação do conceito, suas relações com o movimento de mulheres negras e aponta a relevância deste para entender como se dão as opressões e os caminho para superá-los

Anderson Menezes 03/06/2021

Grandioso.
Gradiosa obra onde "sistema de opressão está interligado" chamado de interseccionalidade, quer saber mais, leia essa obra gradiosa de Carla Akotirene.