Interseccionalidade Carla Akotirene

Resenhas - Interseccionalidade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marina 24/03/2024

Bom, mas preciosista e um pouco contraditório
Esse livro faz parte da coleção feminismos plurais, que tenta tratar temas complexos sobre o feminismo negro de forma simplificada e acessível.

No todo, gostei do livro, em especial pela escrita disruptiva e pela liberdade de crítica da autora que foge de uma discussão liberal sobre a interseccionalidade. Gostei de ler sobre as divergências teóricas acerca do termo, vai ser útil para a minha dissertação de mestrado.

Apesar disso, acho que ele pecou pelo academicismo em alguns pontos e pelo preciosismo teórico que afasta o público geral.

Ao ressaltar pequenas divergências de perspectivas entre acadêmicas negras sobre o uso do termo interseccionalidade, o potencial político do termo foi deixado em segundo plano.

Além disso, algumas das críticas trazidas não foram devidamente ?rebatidas?, como é o caso das da Angela Davis.

Por fim, concordo com a necessidade de se reforçar o caráter político e de combate a opressões estruturais em contraposição a um identitarismo pós-moderno. Por outro lado, para mim não ficou clara a posição da autora com relação a sexualidade, pessoas com deficiência e outras formas de discriminação- pessoalmente discordo da posição absoluta de que raça e gênero ?sempre vêm na frente? na ?escala de opressões?.

rayumix 02/03/2024

Buscar alimento analítico para a fome histórica de justiça.
(Levantamento bibliográfico teórico da pesquisa "O Barulho das Desigualdades Interseccionais")

"A interseccionalidade impede reducionismos da política de identidade ? elucida as articulações das estruturas modernas coloniais que tornam a identidade vulnerável, investigando contextos de colisões e fluxos entre estruturas, frequência e tipos de discriminações interseccionais."

Sel 15/02/2024

Interseccionalidade
O conceito geral do livro ficou bem entendido, porém é necessário mais estudo para a compreensão total deste conceito.

Ingrid 01/02/2024

?A interseccionalidade é a autoridade intelectual de todas as mulheres que um dia foram interrompidas.?

Ao ler a introdução, escrita por Djamila Ribeiro, compreendi que os livros da coleção feminismos plurais devem ter uma linguagem didática. No entanto, tive certa dificuldade de entender alguns dos temas apresentados. Porém, este livro me fez entender diversos conceitos que envolvem a interseccionalidade, além de ser o ponto inicial para se aprofundar no tema

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2020
Um da coleção Feminismos Plurais... Este não dá respostas nem conclusões. O que achei ótimo e confuso ao mesmo tempo. É um conceito complicado, provoca muitas reflexões necessárias.

Cris 26/11/2023

Uma leitura rápida e necessária para quem estuda sobre feminismo e questões da mulher, especialmente sobre a mulher negra.

Jorlaíne 19/11/2023

A escrita dessa mulher é perfeita!
Um livro pequeno no tamanho, mas de uma imensidão no conteúdo e na análise.
Uma obra muito bem escrita e fundamentada.
Trata da análise das intersecções nas opressões. Um ser oprimido pode o ser por mais de uma categoria de estigmatização como a cor, a classe, o gênero e a sexualidade. Daí a importância em compreender essas interseccionalidades, para analisá-las devidamente e, então, proceder de maneira adequada quanto às medidas de combate a tais crimes e importunações.

ste 03/10/2023

Interessante
Um ótimo livro!! só senti falta de uma maior abordagem da vivência de mulheres trans e travestis negras, seria um bom tópico pra retratar questões de racismo, machismo e transfobia

Geisalanis 23/09/2023

Realmente não gostei a autora "vomita" um monte de informações e senti que Falta um encadeamento uma explicação li outros da série e gostei mas desse não.

Camila.Nunes 21/05/2023

Interseccionalidade
Não podemos abranger subdivisões de causas diversas em um mesmo patamar. Pois estaríamos minimizando as dores e especificidades de cada situação. A interseccionalidade de Carla Akotirene trás a tona as armas que desmontam o poder colonial.

Thai 21/04/2023

Perfeito
Sou suspeita a falar de Carla Akotirene, simplesmente acho essa mulher surreal de tantas formas, fiquei tão feliz ao encontrá-la na Bienal de Salvador e a troca que tivemos, e sempre fico feliz ao ler e assistir vídeos das reflexões, estudos e pesquisas dela.

Esse livro é esplêndido mas, recomendo que já tenha alguma leitura prévia a respeito da interseccionalidade, um ponto positivo da série feminismo plurais é a forma didática como os assuntos são abordados, uma linguagem acessível e de fato para você iniciar estudos e aprender um pouco mais sobre o tema. Esse livro não vai te tornar especialista mas, é o início de reflexões, de novos questionamentos.

Amo essa mulher e amo esse livro!

Carol 14/04/2023

Conceito ainda novo para mim
O texto de Carla Akotirene aborda o conceito de interseccionalidade, ainda bem novo para mim. A autora se baseia em diferentes estudos, nacionais e internacionais, para explicar e contextualizar o conceito, de forma bem concisa.

O livro é curto, mas partes da leitura são mais densas - algumas vezes, precisei ler um trecho ou outro mais de uma vez, para compreender melhor a ideia. No geral, é algo que TODOS DEVERIAM LER, para entender ainda mais sobre diferentes questões relacionadas às relações humanas

julia 11/04/2023

Esse livro me fez perceber o tanto de obras que eu ainda preciso ler.
No mais, é uma introdução bem completa sobre o conceito de interseccionalidade, que apesar de complexo, é destrinchado aqui de forma rápida e eficiente.
O que me incomodou foi a escolha de colocar as notas no final do livro ao invés de ser de rodapé, cansa muito ter que ficar indo até o final.

Sarinha 10/02/2023

Super indico!
Ótimo livro de Carla Akotirene, nos faz abrir a mente para outras vertentes feministas.

O livro aborda a interseccionalidade criada por Kimberlé Crenshaw, busca capturar as consequências estruturais e dinâmicas da interação entre diversos eixos de subordinação. Essa teoria trata da forma pelo qual o racismo, patriarcalismo, opressão de classe e outros sistemas criam desigualdade que estruturam as posições relativas das diferentes mulheres, etnias, classes e etc.

O livro mostra diversas autoras que corroboram, como Patricia HillCollins, ou criticam o movimento, como Anin Urasse.
Também nos explicam porque não pode existir "racismo as avessas" - pois o racismo é uma estrutura de poder, portanto o negro só poderia "discriminar" se esta fosse a raça dominante que iria assegurar sua superioridade.

É importante dizer que a interseccionalidade também rejeita "hierarquias" de discriminação (quem sofreu mais) e sim, busca integrar aqueles que sofrem discriminação por raça, gênero ou território. Busca desarticular as estruturas de colonialismo, eurocentrismo e imperialismo. O livro traz referências de diversas autoras, muito interessante! Super indico a leitura.

Em breve quero ler outros livros dessa coleção coordenada por Djamila Ribeiro.

Wiulayne.Souza 07/02/2023

Bem esclarecedor, li para o meu Trabalho de Conclusão de Curso. Absorvi bastante conteúdo e informação. (Não é uma resenha, mas é isto)

1 | 2 | 3 | 4 | 5