Sobre o autoritarismo brasileiro

Sobre o autoritarismo brasileiro Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Sobre o autoritarismo brasileiro

Tati Baldo 07/04/2020

Livro necessário
Livro necessário para os atuais tempos no Brasil.

Valerio.Assolari 20/01/2021

Diria que esse é um livro essencial aos brasileiros, ele nos mostra de onde vem nosso autoritarismo, nossa violência, corrupção e o famoso jeitinho brasileiro.

Larissa.Cifarelli 12/04/2021

Necessário
É necessário conhecer as raízes na qual o Brasil se constituiu, a partir desse ponto a autora nos mostra como o preconceito, corrupção, intolerância dentre outros comportamentos se cristalizaram em nossa cultura. Livro interessantíssimo e necessário ( principalmente em relação ao contexto político atual).

Michele 09/03/2022

"O Brasil tem um enorme passado pela frente"
Texto simples, claro, direto ao ponto e com um conteúdo que é obrigação de todo brasileiro conhecer, apesar de ser um pouco desanimador ver que certos problemas que enfrentamos hoje são, na verdade, problemas existentes em nosso país desde muito tempo atrás, e o quão pouco - ou quase nada - conseguimos evoluir nesse período.

Há esperança de dias melhores? Os nossos fantasmas do presente deixam a dúvida pairando no ar...

Luciano 25/08/2021

Lilia Schwarcz traz panoramas estatísticos e históricos que procuram mostrar como as origens das mazelas sociais, políticas e institucionais que enfrentamos hoje remontam ao nosso passado classista, racista e patrimonialista. Além disso, a autora se debruça sobre feminicídio, lgbtfobia, exclusão dos povos indígenas, intolerância religiosa e outras formas de violência com as quais nos deparamos diariamente.

Andrezinho2 31/01/2022

Extremamente necessário
Eu só não dou 5 estrelas porque às vezes da a entender que tem como a situação melhorar estando nesse sistema. Lilia é um anjo escrevendo e muito boa em demonstrar como o passado, na verdade, está acontecendo agora.

Não tem como toda essa podridão que nos persegue ser superada enquanto estivermos nesse sistema. Entendo a ideia da autora de querer proteger as instituições da democracia liberal, mas toda a problemática envolvida no livro jamais será resolvida enquanto estivermos amarrados a este modo de produção.

É um ótimo livro e mostra o fundo do poço que estamos.

Fica a recomendação pra Lilia se radicalizar mais um tiquinho?

hugofreitas 22/07/2022

O papel do historiador
O autoritarismo é definido como "uma forma de governo que é caracterizada por obediência absoluta ou cega à autoridade, oposição a liberdade individual e expectativa de obediência inquestionável da população" e a professora Lília tem a missão de contar a história do Brasil, desde a colonização portuguesa até os dias atuais, de como o autoritarismo esteve e está presente no núcleo de toda a sociedade brasileira.

A leitura é fluída, direta e de fácil compreensão, embora seja muitas vezes exaustiva porque a autora se utiliza de uma dezena de gráficos, pesquisas e indicadores para estruturar sua argumentação.
O livro é dividido em vários capítulos que são completamente independentes. Violência, raça e gênero, mandonismo, patrimonialismo... Todos podem ser lidos separadamente e isso não afetou minha experiência de leitura.

Um incômodo que tive durante toda a leitura é a sensação de que o Brasil não vale absolutamente nada. Na perspectiva da autora, está tudo errado. A educação não presta, a política é corrupta, a violência é uma das maiores do mundo... É desesperador e desanimador.
Porém, ao final do livro você percebe que essa é a função do historiador. Mais do que relembrar o passado, é ser um incômodo. É cutucar as feridas e deixá-las expostas, para que não esqueçamos.
"A função da história é, assim, "deixar um lembrete" sobre aquilo que se costuma fazer questão de esquecer", somos lembrados pela professora Lília.

Uma obra necessária, embora dura de ser lida. Vai ver é exatamente isso que a autora quer estimular: um pouco de coragem para enfrentar a vida.

Fabio Henrique 14/06/2019

"(...) quanto menor o índice de escolaridade, maior a aposta em soluções autoritárias e pouco afeitas ao diálogo".

Brasil contemporâneo explicado em uma frase.
regifreitas 17/06/2019minha estante
não discordo, Fábio. mas, infelizmente, vejo também tanta gente escolarizada, que teve acesso aos melhores colégios e à melhor educação, acreditarem em saídas autoritárias e antidemocráticas para resolverem os problemas do país! a falta de diálogo está presente em todas as classes. fala-se muito, mas ouve-se pouco hoje em dia!

Coruja 23/12/2022

Fui atrás desse livro influenciada pelo Fagundes e pelo noticiário aterrador que tivemos por boa parte do ano. Não demorei a chegar a conclusão que Sobre o Autoritarismo Brasileiro deveria ser uma daqueles títulos obrigatórios - nas salas de aula, no debate público, em todo e qualquer lugar que se pense e reflita a nossa História como país.

Schwarcz aborda nossa jornada política desde nossa concepção como colônia portuguesa. Cada capítulo trata de um tema específico do nosso contexto social e histórico, com seus desdobramentos ao longo dos últimos cinco séculos. Escravidão e racismo, mandonismo, patrimonialismo, corrupção, desigualdade social, questões de gênero e intolerância de uma maneira geral são algumas das questões que ela aborda, com abundância de dados e números, mas sem a linguagem técnica de um livro didático, o que torna a leitura muito mais acessível (e aguda) para o leitor leigo em nossa historiografia.

É um bom ponto de partida para qualquer um que queira entender como chegamos a nossa situação atual. Talvez não agrade tanto aos especialistas, que poderiam querer um texto mais robusto (li críticas nesse sentido), mas é exatamente o recomendado para o leitor comum.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/12/o-resumo-da-opera-preparem-as-cortinas.html

Mariza.Stos 29/01/2021

? Andamos precisados de menos líderes carismáticos e de mais cidadania consciente e ativa?.

Arthur 20/02/2021

Mazelas históricas do Brasil
Em "Sobre o autoritarismo brasileiro", Lilia Moritz Schwarcz viaja pelo pensamento histórico brasileiro para explicar processos e características nacionais que funcionam como entrave para o desenvolvimento do país em diversos aspectos, sobretudo sociais.
Antes de tudo, a autora lembra da aplicação política da História, e que essas armadilhas devem ser desarmadas utilizando-se justamente da análise criteriosa da própria história.
O livro é dividido em 8 elementos, com origem no período colonial, que repercutem e se reproduzem até os dias atuais. São eles: escravidão e racismo, mandonismo, patrimonialismo, corrupção, desigualdade social, violência, raça e gênero, e intolerância.
Além da criteriosa análise histórica e sociológica, devidamente referendada, o texto é enriquecido com muitos dados e resultados de estudos, todos também com suas respectivas referências.
A leitura é fluida e deve despertar o interesse para o aprofundamento de diversos temas.
Recomendo muito a leitura dessa obra.
Suéllen 21/02/2021minha estante
??????

mari 14/07/2021

lilia moritz
Uma obra fantástica de uma das minhas antropólogas nacionais favoritas. Um livro que transmite um panorama geral da história social do Brasil e a realidade de nossa sociedade. Publicado após as eleições de 2018, o livro aborda temáticas como o racismo, corrupção, violência e intolerância, e cria uma teia de abordagem em que todos esses fatos estão interligados desde 1500. Achei uma leitura fluída, munida de dados e referências, e sem dúvida uma das melhores publicadas desde a última eleição, abordando o que é o Brasil e como realmente é ser brasileiro.

Laura.Machado 13/07/2020

Um livro para todo brasileiro ler
A maior sensação durante e após essa leitura é a de que Lilia formatou tudo o que acredito em livro. Este é um livro para ser lido por qualquer brasileiro consciente do momento político, em que vivemos. É crítico, mas não cansativo, traz referências históricas relevantes, mas não se torna repetitivo, é denso, mas palatável simultaneamente. Muito interesse a divisão que a autora fez dos capítulos, por temas, me remeteu um pouco ao 21 lições para o século 21, no entanto, não conteve o que me incomodou um pouco na obra de Yuval, que foi a falta de uma conexão entre os temas escolhidos. Em "Sobre o autoritarismo brasileiro" a construção desses temas é conexa, vão sendo somados os conceitos trabalhados até o último que culmina na "Intolerância". O epílogo da autora, para mim, fecha com chave de ouro uma obra que tem muito a ensinar e a revelar sobre o momento difícil pelo qual a política brasileira passa desde 2018, sem, no entanto, finalizar com um ar pessimista, mas reiterando a importância de sermos resilientes para com nossa Democracia e o nosso País. (Um país para todos, verdadeiramente).

Bianca.Marinelli 24/03/2021

Leitura essencial
Aborda diversos temas como racismo, corrupção, desigualdade social, desigualdade de gênero, violência e intolerância, apresentando dados históricos e numéricos.
Apesar de ser um livro curto, consegui entender melhor esses assuntos que são de extrema importância.
Todos que não possuem conhecimento sobre esses temas deveriam ler para entender a realidade do nosso país, principalmente aqueles que não reconhecem a existência desses problemas.
Como a autora bem pontou a frase de George Santayana, ?Um povo que não conhece sua história está condenado a repetí-la?.