Sumchi

Sumchi Amós Oz

Resenhas - Sumchi

Jorge 25/04/2023

Fábula judaica
Fazemos muitas trocas na vida. Na verdade fazemos trocas o tempo todo, algumas são trocas boas, outras, ruins. Trocamos coisas velhas por coisas novas, trocamos cumprimentos, trocamos felicitações, xingamentos, experiências…

O mundo a nossa volta vai se trocando também. A começar pelo céu que queima lá em cima, passando pelo frescor do fim da tarde, pelo vento que sopra nuvens à noite, folhas que lentamente secam e caem das árvores para que novas folhas possam nascer...

Na novela infanto-juvenil Sumchi, escrito pelo escritor israelense Amós Oz, o leitor se depara com uma protagonista de onze anos que vive na Jerusalém ocupada pelos ingleses. Sumchi não sabe ainda, mas ele terá que fazer quatro ou cinco trocas num único dia, sendo que cada uma delas representará uma reviravolta que deixará lições importantes em sua vida. Uma história sobre desprendimento, amadurecimento e desilusão. Sobre a dor que sentimos quando abrimos mão de coisas que amamos.

Super vale a leitura.
Daniel 25/04/2023minha estante
Uau!

Leila 22/08/2022

Ahhh como é bom ser criança, como é bom fugir de casa e melhor ainda amar puxando as tranças da amada, né não? rs
Quem dera pudéssemos quando adultos resolver os problemas tão facilmente quanto às soluções encontradas por nós ainda crianças.
Essa é a mensagem do meu queridíssimo Oz nessa fábula para "crianças e jovens velhos" rsrs.
Livro para espairecer e ser feliz.
Vá ler um livro assim para espantar a tristeza e a "ruindade" da vida.
#ficaadica

layra.carolina.5 07/03/2021

Achei a coisa mais fofinha esse livro!
Ele conta uma história sobre o amor na infância e a sua simplicidade de uma forma encantadora. O livro todo demonstra como os nossos problemas do coração poderiam ser facilmente resolvidos se pensássemos como crianças, talvez as coisas não sejam tão difíceis quanto a gente imagina, talvez tudo possa ser resolvido com uma demonstração de amor magnífica, ou nesse caso, com um apontador qualquer que mudou simplesmente tudo...

nobre15 06/03/2024

Sumchi
Não entendi direito o propósito do livro só sei que conta uns acontecimentos de uma tarde e fim ?? (livro da escola?

Edison.Eduarddo 17/11/2022

Todo menino é apaixonado...
Viva! Este livro fez-me voltar no tempo e sentir (quase) todas as mesmas coisas que sentia quando era um pequeno menino apaixonado na escola. A sorte do amor entranhada num amuleto, um mísero apontador... Entrar na casa da (minha) menina amada foi uma conquista demorada de alguns anos depois. Enfim, uma singela (com muita coragem adolescente) história apaixonada...

Leila de Carvalho e Gonçalves 21/05/2019

O Primeiro Amor
?Tudo se troca. Por exemplo, a maioria dos meus conhecidos e amigos trocam uma casa velha por uma casa nova, trocam entre si cumprimentos de bom-dia, trocam ações por títulos de renda fixa, ou, ao contrário, trocam bicicleta por motocicleta e motocicleta por automóvel. Trocam selos e moedas, trocam de cortina e de profissão, trocam cartas, trocam ideias e opiniões, e há quem troque sorrisos.?

Este trecho introduz a novela ?Sumchi? que, lançada em 1978 em hebraico, acaba de seu publicada no Brasil por iniciativa da Companhia das Letras. Uma justa homenagem a Amós Oz, seu autor, que já falecido, completaria 80 anos em maio deste ano.

Sua história transcorre num único dia do verão de 1947 e tem como cenário a cidade de Jerusalém ocupada pelos ingleses. Quanto ao protagonista, seu apelido dá título a novela e trata-se de um menino esperto, de onze anos, dotado de imaginação fértil e espírito aventureiro.

Tais características fazem com que ele viva metido em confusão e Sumchi não demora a meter-se em mais uma, quando ganha uma bicicleta usada de seu tio Tsemachi. A bem da verdade, uma bicicleta de menina capaz de atrair a chacota dos colegas, mas também de levá-lo para onde sua imaginação mandar, do Himalaia ao coração da África.

Enfim, ?Sumchi? aborda a transitoriedade de nossos sonhos e a importância das decisões que tomamos por mais insignificantes que pareçam. Também remete ao primeiro amor, à importância familiar, à rivalidade política e, permeado de nostalgia, lança um olhar para a velhice. Enfim, de agradabilíssima leitura, é um livro que recomendo para ler e presentear, já que é capaz de seduzir o mais empedernido leitor.

Nota: Optei pelo e-book que atendeu minhas expectativas.

Cucco 02/03/2023

Todos deviam ler Amós Oz
Apesar de ser envolvido em algumas polêmicas você não pode passar uma vida sem ler algum livro desse autor.
O livro Sumchi, é uma linda e breve história sobre um menino que encontra o amor.
O livro é muito bem escrito e traz leves reflexões sobre a vida, sobre amar e sobre mudanças.

?tudo passa e se troca no mundo?

Aguinaldo 09/09/2019

sumchi
Lê-se esse pequeno livro com uma alegria incontida, página a página, nas quais acumulamos surpresas e espantos. Amós Oz registra em livro, numa linguagem que é ao mesmo tempo rica e acessível, especialmente ao público mais jovem - a quem o livro é direcionado - o que talvez seja mesmo um fragmento de sua memória, um recorte de sua própria vida. É quase um conto de fadas. Amós Oz descreve o que talvez tenha sido o momento vivido de sua metamorfose para ser um contador de histórias, sua transformação em um inventor literário, um escritor. O leitor encontra um narrador que vive em um Israel ainda administrada pelos ingleses. O narrador sabe que sua história é banal, poderia ser resumida em uma única frase, todavia, ao longo das poucas horas deste dia, para ele especial, o sujeito descobre os desdobramentos do amor, da amizade, das relações comerciais, da ética, da vida em sociedade, da estranheza que há entre pais e filhos, da existência do acaso, dos azares e das sortes. Livro realmente bem bacana. Li em um dia aziago, mas que me fez sonhar na noite seguinte como uma criança, como alguém liberto de toda culpa e preocupação. Recomendo. Vale!
Registro #1432 (infanto-juvenil #48)
[início: 29/06/2019 - fim: 30/06/2019]
"Sumchi: uma fábula de amor e aventura", Amós Oz, tradução de Paulo Geiger, São Paulo: editora Schwarcz (Companhia das Letras / Penguin Random House), 1a. edição (2019), capa-dura 12,5x18 cm., 128 págs., ISBN: 978-85-359-3214-0 [edição original: 1978]

site: http://guinamedici.blogspot.com/2019/07/sumchi.html

Ana 15/12/2019

Não consigo esconder minha paixão por livros infantis. Por mais simples que as tramas pareçam, sempre há uma mensagem forte ou um personagem que a gente carrega para sempre. Foi assim com a história do israelense Amós Oz, Sumchi, que apesar de ser singela, é quase como um conto de fadas. Com uma linguagem rica — e acessível, ao mesmo tempo —, o autor nos apresenta a história de Sumchi, um menininho de 11 anos que vive na Jerusalém ocupada pelos ingleses.

Tudo começa quando ele ganha uma bicicleta de seu "tio maluco" que ele tanto ama e admira. Parte dessa admiração vem, imagino, pela identificação que Sumchi tem com ele, já que é um garoto de espírito aventureiro e corajoso. É por causa dessas características do protagonista que conseguimos acompanhá-lo durante um dia inteiro, período de tempo em que se passa a trama, onde as teias do destino o levam para a companhia de Esti, a garota que tanto gosta.

É realmente uma história de amor, mas obviamente diferente dos livros de romance — afinal, é direcionado ao público juvenil —, pois mostra como esse sentimento é puro entre as crianças. O livro inteirinho é a própria definição do primeiro amor, pois Sumchi não tira Esti da cabeça por um momento sequer, inclusive aqueles em que está metido em alguma confusão.

Então, acredito que Sumchi é uma história sobre ritos de passagem: a história de um menino que está na iminência de deixar a infância para trás para mergulhar num mundo inteiramente novo, onde qualquer decisão pode mudar o curso de um dia inteiro — consequentemente, de uma vida inteira. De forma geral, é uma bela reflexão sobre o tempo e o que podemos fazer com ele.

Amós Oz foi o único escritor israelense a ter obras traduzidas para diversas línguas, além de ter recebido diversos prêmios pela sua vasta bibliografia. Sumchi foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras em maio de 2019, uma maravilhosa homenagem para o autor, que completaria 80 anos caso estivesse vivo.

site: http://www.roendolivros.com.br

Rosane 02/06/2021

Sumchi, uma fábula
Escrita em primeira pessoa, por uma criança de onze anos, na Jerusalém sionista do pós-guerra. A história se passa em um único dia e é contada de forma delicada, simples e com uma ternura emocionante.
O personagem principal fala do seu amor por uma menina de sua escola, da sua família, amigos e das dificuldades que enfrenta com os meninos maiores.
Enfim, uma fábula de amor, amizade e amadurecimento.
Nos faz pensar na simplicidade com que as crianças veem a vida em contraponto com o modo como nós adultos a encaramos.
Indico a leitura.

_lara_borges_ 10/12/2021

Livro leve, curto e bem gostosinho de ler. Bom para ajudar na ressaca literária e conhecer um pouco da cultura judia.

Thais645 20/11/2022

Cativante
Primeiro livro do Amós Oz que leio, achei simplemente cativante. Li do começo ao fim em uma sentada. A forma como ele costura a fábula, em um contexto histórico da ocupação britânica de Jérusalem e com um tom de nostalgia de infância é maravilhoso.

shay.barbosa 26/11/2022

só terminei o livro por ser curtinho, mas a escrita não me agradou muito. mas por ser curtinho ainda valeu a pena

Welma 22/01/2023

Uma fábula de amor e aventura
Um livro leve e doce sobre a paixão e as aventuras de um garotinho de 11 anos.
Aquela rápida e divertida para ler enquanto espera pra uma consulta ou num domingo pela manhã.

marocas0 10/11/2023

Encrencar com nossa quedinha da escola e planejar fugir para nunca mais voltar depois de um tabefe, quem nunca? o protagonista é um fofo e o seu tio, que faz uma ponta mas que molda o rumo da estória, é um personagem interessante.

em especial, para mim, fica a reflexão do tio sobre como as datas comemorativas estavam enraizadas e ligadas com a raiva de um povo.

emfim, o livro é bom, escrito de uma forma que a leitura flue facilmente e que tem alguns trechos que faz você refletir.