Druuna vol. 1

Druuna vol. 1 Paolo Eleuteri Serpieri

Resenhas - Druuna, Vol. 1

Jon 22/05/2023

Arte sensacional.. conteúdo nem tanto
O sci-fi é bom e os traços são sensacionais (os melhores que já vi). A arte gráfica impressiona, muito linda mesmo, qualidade do papel, gramatura, cores, tudo de primeira linha.. o conteúdo é bem adulto, e o tema bastante comum no "submundo" audiovisual. Nesta HQ, o corpo feminino é fortemente explorado, a trama se desenrola, vai pra um lado, vai pra o outro e acaba sempre na mesma (Druuna violentada), é maçante e previsível.. não é uma obra pra qualquer um(a), apesar da fantasia e ficção, ela é polêmica. É preciso ter a mente muito aberta pra filtrar aspectos positivos.. Como um todo eu recomendo a leitura, mas com ressalvas.. é preciso ter noção do que irá ver em Druuna e ainda assim não é garantido que vá apreciar a obra.

Paulo Habermann 24/06/2022

Luxurioso, violento, cruel e sem regras...
Seja pela admiração ou pelo desdém, uma coisa é certa quando se trata de Druuna! Estamos falando de uma obra que tem muito material para discussões intermináveis. Sejam elas pelas polêmicas ou mesmo pelo conteúdo da obra.
Quando comecei a mergulhar no universo criado por Serpieri, o primeiro ponto foi abrir mão de achismos e conceitos pré-definidos. O Certo ou Errado de nossa realidade não se encaixa aqui.
Drunna é um sonho luxurioso, violento, cruel e sem regras. Com uma trama complexa e até mesmo surreal em alguns pontos. Um quadrinho erótico/sci-fi em um mundo "bestial", onde o prazer e a dor muitas vezes caminham lado a lado. Em suas páginas descobrimos um mundo terrível, devastado pela "doença", perdido em algum ponto longínquo do espaço/tempo, longe de tudo que conhecemos. Druuna é nossa guia neste mundo de dor, medos e instintos a flor da pele. Com ela seguimos acreditando em algo além. Um fim para essa jornada através do desconhecido, da dor e do "prazer".

Apesar de todas as polêmicas em torno desta obra, Druuna entrou para meus favoritos dentro de seu gênero, pois além de belissimamente ilustrada por Serpieri (o traço dele é realmente fantástico), é uma experiência única dentro de tudo aquilo que se propôs a oferecer.

Bruno Oliveira 20/04/2024

QUANDO O PRAZER É A ÚNICA COISA QUE TE FAZ NÃO QUESTIONAR A ABOMINÁVEL REALIDADE
Druuna – volume 1, do italiano Paolo Eleuteri Serpieri é um convite, e um espelho, para você, que o lê, se ver como um verdadeiro monstro!! Não há como negar: quem pega um quadrinho erótico pra ler, no mínimo, tem uma certa curiosidade que foge do padrão moral aí em voga... E aqui isso não é diferente! Além de fazer esse jogo narrativo que quebra a quarta parede, Serpieri sempre nos mostra sua heroína Druuna, que é, óbvio, a imagem mui saudável da perfeição em carne, osso e maciez, em situações pra lá de absurdas, insanas e horríveis dignas dum bom (ou mau?) pesadelo. Druuna é usada, abusada em vários momentos, mas também sabe bem como se virar nesse mundo futurístico pós-apocalíptico de ficção científica imaginado entre os anos 1980 e 1990 — ela sabe como sobreviver, afinal, é uma invenção excitante que tem, ao longo das histórias, mais de uma ajudinha masculina. Essas ajudas, aliás, são avatares do próprio autor, seu criador. Eh, a metalinguagem em um quadrinho erótico é uma descarada surpresa! Ah, outra coisa: as criaturas, os monstros são uma variação daquela gravura famosa do Hokusai, sabe (O Sonho da Mulher do Pescador)? Concorda? Não?! Então vai lá na página 48 e repare melhor: é um sonho ou não??
Carolina.Gomes 20/04/2024minha estante
Amoooo!!

Ígor Ferneda 15/11/2019

Clássica na mesma medida que polêmica.
A obra-prima de Paolo Eleuteri Serpieri nos convida a acompanhar a jornada de uma beldade chamada Druuna por terríveis cenários distópicos e devaneios existenciais, em uma bela mistura de ficção científica, horror espacial e erotismo.

O grande destaque é a arte do italiano, uma das mais bonitas que já foram feitas numa HQ. Irretocável e impressionante até hoje. A história também é bem interessante, se você decidir embarcar nas viajadas que o Serpieri dá, que ficam mais estranhas e bizarras a cada álbum. Eu curti e tracei vários paralelos com outras coisas, como Alien e Mad Max.

Sobre as controvérsias e polêmicas que envolvem a obra, dariam um texto a parte, e seria impossível comentá-las brevemente por aqui. Mas geram discussões bastante válidas. Algumas abordagens feitas pelo autor incomodam, mas ao meu ver não estragam e nem tiram os méritos da HQ.

A coleção ficou maravilhosa e as edições estão repletas de conteúdo extra, como ilustrações (pin-ups) da Druuna, esboços a lápis, etc… Mais um trabalho caprichado da editora Pipoca e Nanquim!

lexsouza 11/03/2020

Edição caprichada do Pipoca
Visão erótica de uma ficção punk apocalíptica que não vai agradar muita gente, mesmo com a arte incrível de Serpieri.

harry caine 16/12/2022

Arte e edição incríveis, já a história?
A arte de Druuna é primorosa, e a edição, como já é de se esperar dos caras do Pipoca, é incrível.
Serpieri desenha bem demais, tanto os corpos femininos como masculinos (destes últimos ele bem que podia mostrar um pouco mais né, mas entendo).
O enredo nas primeiras três histórias é de fácil entendimento e bem simples até, ficando mais complexo na última parte, ?Carnívora?, que achei a melhor das quatro, apesar dos diálogos extensos e rápidos demais em explicar teoria cansarem e confundirem um pouco.
Engraçado demais como toda vez que a Druuna se depara com algo intrigante ela pensa literalmente ?vou pensar nisso amanhã?, eu ri demais todas as vezes que isso aconteceu, e foram várias, tanto que me chamou a atenção.
A questão das violações constantes é delicada mesmo e parece que o autor tem uma preferência pela coisa mais violenta, em fazer as personagens femininas serem degradadas, o que entendo que faz parte do contexto e não me afastou da leitura, mas tira qualquer tipo de excitação ao ler tais cenas e as constantes situações desse tipo me parecem desnecessárias (mesmo que de alguma forma as mulheres acabem sentindo prazer nas situações, o que fica claro na história). Provavelmente a ideia nem é excitar o leitor, mas po***, estamos falando de quadrinho erótico aqui.
A cena de sex0 com o Comandante na quarta parte, totalmente consensual, foi a única que gostei mesmo e poderiam ter mais assim.
Enfim, para mim vale mesmo pela arte.
Vou pensar bem antes de adquirir os próximos volumes nas reimpressões que estão chegando. Parece que a história vai ficando cada vez mais louca. De repente acabe comprando.

Nerdilizando Tudo 17/04/2022

Ficção e erotismo de qualidade.
Nesta obra composta de 3 volumes, a editora Pipoca e Nanquim nos trás a obra máxima de Paolo Eleuteri Serpieri. Repleto de ficção de altíssimo nível e erotismo com traços e desenhos simplesmente ESPETACULARES!!!

Kleber 31/08/2020

Referências a Classicos da scifi e terror e erotismo
Druuna mais um dos grandes materiais que a editora Pipoca e Nanquim lançaram no pais, uma compilação de todas as histórias da personagem de Paolo E. Serpieri.

Lendo esse material décadas depois de meu primeiro contato pude perceber a grande influência de filmes como Alien, The Thing e outros classicos, no enredo elaborado por Serpieri. O Primeiro Volume traz quatro das obras que Serpieri produziu, inegável a qualidade do traço de Serpieri.

Mas confesso que percebi que a narrativa grafica dele um tanto truncada, as posições dos quadros muitas vezes interrompiam a fluidez da leitura, o que me incomodou bastante neste volume.

É necessário lembrar que se trata de uma obra scifi mas cheia de erotismo nudez e cenas de sexo.

Druuna em muitos momentos uma personagem rasa cujo o unico propósito parece ser penetrada por seres humanos e outros não humanos. Isso pode incomodar a muitos.

Se vc conseguir assimilar isso , pode ter uma agradável leitura.

Felipe SR 08/04/2021

Viagem na maionese
Tem que ser muito, muito fã de ficção científica para gostar totalmente dessa obra, até tentei ao máximo me envolver na história, mas não me pegou, se fosse só pelos desenhos, era nota 10, são muito bem detalhados e tudo mais, uma verdadeira obra de arte realmente, cada desenho uma pintura, mas o enredo em si não agrada fácil a qualquer pessoa.

Felipe Mello 22/04/2021

A Pornografia(Sci-fi) como Forma de Arte!
Serpieri demonstra toda a ternura de sua personagem principal ao longo deste opressivo mundo pós-apocalíptico, visto que por trás de sua deleitosa sensualidade, Druuna representa um pequeno vislumbre de esperança em que o autor deseja acreditar nesta bestial espécie que se chama humanidade. Pois, além de sua sombria visão de mundo ser visceralmente ostentada neste Hard/Cyberpunk/Sci-fi, o seu deslumbrante visual foi sublimemente capaz de me deixar excitado com as suas maravilhosas cenas de sexo, como também foi capaz de me deixar revoltadamente indignado com as inúmeras cenas de violência(tanto psicológicas como sexuais) que a protagonista é covardemente subjugada por estes monstruosos humanos, uma vez que as suas complexas narrativas fizeram-me literalmente explodir a cabeça com as suas inteligentes reviravoltas e referências(desde Alien até Westworld), após me provar que os quadrinhos pornôs e eróticos podem ter uma baita estória para contar. Posso facilmente dizer que este clássico se tornou a minha HQ favorita!

leonel 30/05/2019

Druuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuna
Bella edição, mas o formatinho não deixa de decepcionar. No original grandão o leitor podia apreciar todas nuances artísticas e detalhes como o esplendor das pregas da Druuna em sequencias como a suruba do capítulo 3 (creatura), que aqui ficam ofuscadas. O quadro na contracapa com aviso de gatilho por violência sexual é outro detalhe sensacional EXCLUSIVO desta edição da vigorosa pipoca e nanquim.
Breno130 04/06/2019minha estante
Qual era o tamanho da edição original?

leonel 14/06/2019minha estante
dá uma olhada aí nas imagens:
era mais larga e alta, tipo magazine. da pipoca ficou mais tipo formato americano.

mariorsano 27/07/2022

Eu gostaria muito de conseguir acompanhar essa história, pois o lado de ficção científica nela é realmente bem interessante. Porém, a história se perder e me da ate desanimo de ler devido a quantidade de cenas de estupro e como se já não bastasse isso ainda há a romantização dele... Eu entendo que se trata de obra uma obra erótica, mas creio que algo pra ser erótico nao precise de estupro envolvido. Não querendo ignorar o fato de que esse tipo de coisa acontece, pois ela acontece, mas a fetichização e romantização disso não me desce.
Se contar que a personagem principal é lerda demais, mas eu entendo o pq, pois sei que se trata de uma fantasia masculina (mulheres gostosas e lerdas).

Jon 16/11/2021

Recomendo mesmo.
Uma obra de arte com uma história intrigante e fascinante, além de erótica, claro. Não é vulgar, é provocativo. Druuna é uma bela jovem que se vê fadada a lutar por sua vida em um mundo degradado e creio de criaturas é mutantes, além de ter de perceber se o que está vivendo é, ou não, real.

nmstoppa 21/01/2021

A história não é ruim, só não é pra mim, teve partes que gostei, achei interessante, mas achei a Druuna bem burrinha, além de ter sido explorada o quadrinho todo, sei que é uma HQ erótica, por isso tem tanto sexo, e afins, e sempre tem brecha pra acontecer alguma coisa... O erotismo me chamou bastante a atenção, e gostei, a história achei legal, mas não a melhor sobre ficção científica, foi algo que gostei de ler, mas apenas uma vez.

Otávio Oliveira 29/05/2021

Magnífico
Espetacular a inventividade de Paolo Serpieri. O cara consegue fazer 4 histórias que se entrelaçam e são continuações umas das outras mas que, ao mesmo tempo, são por completo distintas. Todas elas possuem os próprios arcos de início-meio-fim, e apresentam um pedacinho daquele universo tenebroso, que cresce mais e mais à medida que você avança a leitura.

Eu nem tenho muito interesse em ficção científica, mas a maneira como a narrativa é conduzida me deixou super intrigado. O quadrinho tem uma construção ascendente, que, em cada "álbum", começa lá embaixo e vai crescendo até chegar ao seu ápice, e EXPLODIR a sua cabeça. É disso que eu falo quando elogio a inventividade do autor, a capacidade de prosseguir te impressionando, mesmo que você já esteja à espera dos plot twists.

Sobre as questões polêmicas em relação ao teor erótico da obra... bem, inegavelmente é bastante pesado. Mas não vejo como um defeito. Isso favorece muito o lado de terror da obra. As cenas de estupro ou coisas do gênero não dão tesão, elas são horrorosas, assustadoras. É claro, existem, sim, cenas de sexo amoroso, mas, nesse caso, qual o problema? Até aí, 90% da cultura pop também possui.

Só não presenteio a HQ com um belíssimo 5/5 por sentir um pouquinho de lentidão demais no desenvolvimento de vez em quando. Não chega a torná-la chata, como vi pessoas comentando, mas arrasta a trama, sim. De resto, adorei.