NA BOCA DO LEAO

NA BOCA DO LEAO ANNE HOLT

Resenhas -

Paloma 22/06/2021

Ética jornalística
Primeira vez que consumo algo norueguês. O enredo me lembrou aqueles filmes norte-americanos de investigação. A trama vai se desenrolando aos poucos por boa parte do livro, até que no final fatos são jogados na sua cara. Não tão previsível, mas parecido com histórias familiares. O que mais me chamou atenção foi o comportamento de uma jornalista do livro. Naturalmente porque sou da área. A forma que ela trabalha me fez pensar um pouco sobre a ética jornalística e sobre o "preço" do sucesso.

Elizabeth 04/04/2020

Primeiro livro que leio da autora Anne Holt. Achei interessante a forma como ela escreve, como desenvolve a história e os personagens. A leitura fluiu.
O livro mostra como os seres humanos são complexos, como ninguém é completamente bom ou mau, e como às vezes um acontecimento marca toda uma vida.

Isa 15/08/2021

Plot twist
é um livro bem difícil de ler, tem uns nomes complicados, demorei horrores para conseguir decorar os personagens, cheguei ao final e ainda nem tinha decorado.
mas tem um plot twist legal, é uma coisa que já acaba esperando, então acabada desanimando um pouco.

clayci 29/04/2019

O que eu gosto da Holt é que ela não tem medo de criar personagens fortes, problemáticos e desagradáveis. São personagens que incomodam, trocam ferroadas e gostam de ser como são. Na boca do Leão explora os erros e acertos da sociedade. Além das implicações de poder, corrupção e nepotismo.

Mesmo com termos políticos a leitura é bem envolvente. Me interessei pela vida pessoal de cada personagem e deu para sentir o quanto é tóxico o ambiente na política. Eu gosto da agilidade e de como o Billy T. apura os fatos, contudo não gosto da forma que ele trata as mulheres.

Outra coisa interessante nessa história é a forma que a imprensa trabalha com a política. Tem uma jornalista na história que me deixou extremamente irritada, ela não respeita e nem se preocupa em ser ética. Mas como eu disse, Anne Holt cria personagens para desagradar mesmo.

Gostei do desfecho e da resolução do crime. A leitura fluiu muito bem por aqui; e mesmo Hanne não tendo tanto destaque nessa história, ela foi importante e ajudou muito com o seu raciocínio. Quero ler mais dessa autora maravilhosa!

@biaentreleituras 22/05/2019

A primeira-ministra da Noruega é encontrada morta em seu gabinete com um tiro na cabeça, o acesso à sua sala é muito restrito e há uma série de verificações para que o visitante consiga uma reunião com ela, sendo assim, a polícia está diante de um dos casos mais difíceis de solucionar. O último a ver a primeira-ministra com vida foi o juiz Benjamin Grinde, a polícia descarta a possibilidade de que ele seja o assassino, mas emite um mandado de prisão mesmo assim e isso faz as coisas para ele virarem um caos a partir de então.

Quando a imprensa é informada sobre morte logo começa uma enxurrada de questionamentos e todos querem uma resposta da polícia. A jornalista Little Lettvik não fica esperando um posicionamento oficial e começa a investigar por conta própria, ela tem muitos contatos e vai usar a sua influência para chegar aos seus objetivos e o que ela descobre traz à tona segredos do passado que podem mexer com toda a nação. Em 1965 houve uma taxa de mortalidade de bebês extremamente elevada e a verdade por trás dos fatos é assustadora.

A detetive Hanne Wilhelmsen está em um período sabático e quando vê na mídia sobre o assassinato de Birgitte Volter entra em contato com o seu amigo Billy T. imediatamente, ela não poderia deixá-lo sozinho nessa. Anne retorna das suas férias para ajudar seu amigo a solucionar o caso e juntos eles vão procurar por pistas que levem à identidade do assassino. Mas esse caso só se complica, a cada nova pista mais dúvidas surgem.

O assassino usou uma arma de calibre baixo e aparentemente não tinha a intenção de matar e a polícia se pergunta o que aconteceu de errado para que Birgitte acabesse morta. Durante seu depoimento a secretária da primeira-ministra informa que deu falta de dois objetos que nada têm em comum e tampouco seriam importantes, mas achou melhor avisar. Ela tem certeza que os dois objetos estavam no gabinete no dia do assassinato e não viu ninguém sair com eles.

Durante as investigações a Billy T. descobre que Birgitte estava com problemas familiares e ainda que muitas pessoas seriam beneficiadas na política com a sua morte. É certo que alguém quis pará-la e em sua posição de poder é preciso se levar em consideração um ataque terrorista. Há muitas possibilidades e a polícia tem algumas linhas de investigação a seguir, todas parecem certas e ao mesmo tempo nenhuma delas parece se encaixar no caso.

Anne tem certeza de que para resolver o problema vai ser necessário analisar todo o passado da primeira-ministra e encontrar lá a motivação para alguém querer matá-la, Billy T. terá que unir passado e presente na tentativa de encontrar o assassino.

*Resenha completa lá no blog > http://bit.ly/2X0NvXk

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Edilaine 27/07/2020

Não recomendo
Livro ruim. Os personagens não geram empatia e o final é realmente decepcionante.

Milena 08/01/2023

Leitura interessante
Uma leitura interessante, pois a narrativa te prende, te instiga a ler o livro para poder descobrir mais sobre o caso.

Senti uma grande dificuldade até metade do livro, na questão de identificar os personagens, já que como o livro é norueguês tem muitos nomes difíceis, mas no momento em que a autora começou a se referir "a primeira ministra", "a ministra da saúde", "o guarda" e por aí vai, ficou muito mais fácil...

Sobre o final... Quando comecei o livro passou pela minha cabeça qual seria o desfecho e eu acertei! Por um lado achei demais as suposições que fizeram pela morte da primeira ministra, para algo tão simples como foi, mas visto que ninguém imaginava era justo ter tido muitas linhas de investigação, o que na minha opinião foi bem legal, pois tudo ia fazendo sentido entre si. E até mesmo nas últimas páginas as suposições entram de uma forma indireta na explicação final da autora.