Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis

Resenhas - Dom Casmurro

juu 29/03/2024

Dom casmurro!
Primeiro clássico da literatura brasileira que li e é perceptível do porque ele é tão famoso,machado de assis é um gênio!!apesar de nao estar acostumada com esse tipo de leitura,gostei mais do que esperava,porém achei que por conta dos diversos detalhes da escrita acabou sendo um pouco parado.pra mim o fato mais interessante foi que nem tudo que lemos pode ser verdade,porque afinal foi tudo escrito pelo ponto de vista do bentinho.enfim,é um bom livro,provavelmente farei uma releitura quando estiver mais velha,e capitu não traiu!!!!!

jekissa 20/02/2024

Capitu traiu ou não traiu Bentinho?
Em 2008 assisti ?Capitu? minissérie da Globo e tive a convicção de que Capitolina não havia traído Bentinho.
Mas após ler Dom Casmurro confesso que me ficou uma pulga atrás da orelha!
Agora aqui estou com essa interrogação pontuando minha mente kkkkkrying.

Diogo 18/02/2024

Bentinho, um clássico neurótico obsessivo.
Não há dúvidas de que Machado de Assis, se não é o maior, está entre os maiores escritores da literatura brasileira.

Dito isso, Dom Casmurro reflete todo brilhantismo de Machado. É satírico, cômico e trágico. Desenvolve seus personagens muito bem, de maneira que queremos saber e saber a cada capítulo o que irá acontecer com essa relação. Bentinho é um manipulador, possessivo e que nunca deu espaço para Capitu, tanto que o narrador da história é o próprio bento. Traiu ou não traiu? Não é a discussão que o livro se propõe.

Ademais, livro genial do nosso querido machado!

Luis1068 18/02/2024

Traiu ou não? O maior mistério da literatura brasileira
É uma obra-prima da literatura brasileira que nos transporta para a atmosfera melancólica e introspectiva do protagonista Bento Santiago, conhecido como Dom Casmurro. Narrado em primeira pessoa, o livro nos conduz pelos labirintos da mente de Bentinho, enquanto ele relembra sua vida, suas paixões e suas obsessões. Machado de Assis habilmente explora temas como ciúme, paranoia, memória e subjetividade, desafiando o leitor a questionar a veracidade dos eventos narrados. Com uma prosa elegante e repleta de ironia, "Dom Casmurro" é uma leitura fascinante que permanece relevante e instigante desde sua publicação até os dias atuais.

Karina.Rocha 17/01/2024

Não confie no narrador imaginativo
"A imaginação foi a companheira de toda a minha existência, viva, rápida, inquieta, alguma vez tímida e amiga de empacar, as mais delas, capaz de engolir campanhas e campanhas, correndo."

Deivisson.Amaral 18/12/2023

Achei Dom Casmurro muito novelesco. Antes de lê-lo já o considerava inadequado para ser indicado no ensino médio. Mantenho e fortaleço essa opinião após a leitura. Um livro leitura rebuscada e antiga afasta os mais jovens de adquirir o hábito da leitura, tanto pela linguagem rebuscada, quanto pelas divagações do narrador-personagem durante a obra. Por vezes me perdia e tinha qur voltar a leitura. Obviamente o meu gosto pessoal influencia essa opinião, todavia, acho o livro Torto Arado infinitamente melhor que Dom Casmurro, embora acho que ambos afastam aos jovens o gosto pela leitura. Que sempre foi um grande problema em nosso país.
campeloreadings 18/12/2023minha estante
concordo com você, mas não é justo diminuir a avaliação do livro só porque ele é indicado para o ensino médio. isso não é culpa do autor e não altera a qualidade do livro.

Maricarla0 18/12/2023minha estante
Concordo plenamente

Camila 16/12/2023

Dom casmurro
Eu comecei a entender a partir do capítulo 30,kkkk,mas o livro tem 130 e poucos.
É bem enrolado,não me lembrou o realismo mas vou fingir que sim,eu não odeio tanto o Machado de Assis agora,mas podia ter sido melhor.

~realismo~romance~seminário~

+12(não tem gatilho mas é tão descritivo que uma criança menor não iria querer ler)

Let 20/10/2023

Mais uma leitura universitária concluída
O livro me surpreendeu muito. A história que tanto chega aos nossos ouvidos, sobre Capitu ter traído ou não, blabla, só acontece de fato nas últimas 60 ou 50 páginas, aos 45 do segundo tempo. Achei essa uma parte diminuta da história. Achei Bentinho, antes das páginas derradeiras, tão melhor que outros protagonistas de Machado, em sentido de caráter, que fui verdadeiramente me afeiçoando ao casal, a Escobar, a Ezequiel? O esfacelamento daquela dinâmica familiar me deu tristeza. Achei o fim muito mais triste do que revoltante. Os últimos capítulos parecem-me uma tragédia.

Lidiany.Mendes 16/09/2023

Melhor a cada leitura
Fiz a releitura deste clássico da literatura brasileira depois de muitos anos e encontrei uma história ainda melhor do que me lembrava. É certo que o amadurecimento da leitura influenciou em sua nova percepção da obra.
Na primeira leitura lembro do impacto que as descrições de Capitu tiveram em mim. Sigo, nesta nova leitura, impactada com a força de Capitu, mesmo consciente de que a narrativa é parcial. Ora sob o olhar do apaixonado e inseguro Bentinho, ora sob o olhar amargurado do ciumento Dom Casmurro.
Também percebo novas nuances psicológicas da personalidade de Bento Santiago e dos impactos perversos do ciúme em sua triste vida.
Certamente irei ler novamente. Quem sabe o que irei encontrar na próxima leitura?

laís 14/09/2023

Narrador não confiável
Eu diria que o ponto mais interessante de dom casmurro é perceber que nem tudo que sabemos é a verdade absoluta, afinal, todos acontecimentos são mostrados pelas lentes de bentinho.

clara. 14/09/2023

O livro é ótimo mas acho que não tava no momento certo pra ler e compreender a genialidade dele e a ligação dele com as características do realismo e bla bla bla