Nightflyers

Resenhas - Nightflyers

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabio Pedreira 26/08/2020

Uma Novela Espacial
Os Volcryn são uma raça que já estava no espaço antes de qualquer outra civilização começar a pensar em explorar as estrelas.⁣

Em todos os planetas existem histórias, lendas ou outras informações que comprovam que eles existem, porém também existe a certeza em todas elas que ninguém nunca se encontrou com eles, apenas sabem que eles estão lá, sentem de alguma forma sua aproximação.⁣

E é aí que entra a tripulação da Nightflyer, comandada pelo capitão Royd Eris, um sujeito que prefere não se misturar com seus passageiros, mantendo-se em seu próprio aposento e entrando em contato com os outros apenas pelo sistema de comunicação.⁣

O problema é que um jovem telepata chamado Thale Lassamer começa a sentir que existe um perigo rondando a nave, e aí as coisas começam a esquentar.⁣

Antes de mais nada aviso que se você for fazer essa leitura, deve ir ciente de que ela é na verdade uma novela (maior que um conto e menor que um livro). Então não vá cheio de expectativas esperando uma super trama que aí você não irá se decepcionar. É algo mais compacto, mas que não deixa de ter o seu brilho.⁣

E com isso em mente, saiba que achei uma boa leitura, carregado com um suspense duplo, tanto sobre os Volcryn como sobre o perigo na nave. Todos dois para mim tiveram resoluções satisfatórias.⁣

Um ponto fraco na minha opinião foram os personagens, onde consegui me conectar apenas com 3 deles. Os outros acabaram sendo descartáveis, apesar de terem sua devida importância para a leitura.⁣

Mas no fim Nightflyers mostra que o velho Martin consegue criar boas histórias não só no âmbito da fantasia como também na ficção científica, com aquela trama cheia de conflitos e reviravoltas interessantes. ⁣

Recomendo a leitura. É rápida e também com uma edição muito bonita, cheia de ilustrações belíssimas. O livro conta com uma adaptação para a Netflix, mas que foi cancelada com 1 temporada. Ainda não vi. Mas é isso e até a próxima.

Joana 30/04/2023

Não é a minha vibe
Esse livro definitivamente não é pra mim. Adoro ficção científica, mas essa história, por mais curtinha que fosse, me deixou bastante entediada e eu não conseguia ler mais que 20 páginas por dia.

É muito personagem pra pouca história e é tudo muito confuso. Os nomes são estranhos pra c*ralho, não consegui distingui-los.

Quando finalmente a história estava começando a fazer sentido, acabou. E é isso.

Nazli.Dias 12/02/2023

Bom, mas não excelente.
Para uma leitura despretensiosa, funciona. É direto ao ponto e curto, com ilustrações lindas ao decorrer das páginas.
Muito bem escrito, mas com personagens demais que não são desenvolvidos. O final, apesar de satisfatório, é um pouco clichê.
Mas se você é fã de Alien Oitavo Passageiro, vai na fé!
Pedro 20/08/2023minha estante
Sim, eu sou fã de Alien, O Oitavo Passageiro. ?

Nazli.Dias 20/08/2023minha estante
Kkkjkkk não é uma leitura ruim, mas controle as suas expectativas

Pedro 20/08/2023minha estante
Poxa, eu amo o Martin, assim como amo ficção-científica, então não tem como diminuir minhas expectativas...kkkkkk

Maiara W 12/04/2024

Muito babado e confusão no espaço
"Nightflyers é um Sci-fi na pegada de "Alien". O livro é curto e a leitura é rápida. Acabei descobrindo que esse livro deu origem a uma série da Netflix de mesmo nome."

Segue link do audiobook para quem quiser ler tbm:https://www.youtube.com/watch?v=glcZZ3Yu198&list=TLPQMTIwNDIwMjQbJlqJ9skYyg&index=5&ab_channel=LivelivrosAudiobooks

hércules 03/07/2021

Sci-fi de qualidade
Mesmo em poucas páginas, é notável a capacidade do George de criar histórias que, mesmo fora da sua zona de conforto, são capazes de nos levar a aventuras incríveis que possuem uma grande inteligência por trás de tudo. Não é um livro que se propõe a detalhar todos os organismos, seres e tecnologias envolvidas, porém, Martin sabe dosar todas essas informações de forma que possamos entender o enredo da história contada e consigamos entender a mensagem que ele tentou nos passar. Mais uma vez, George nunca decepciona!

Bit 21/08/2021

????
Esse livro é diferente de tudo que já li, é extremamente doido, muito viajado, muito bizarro e bastante perturbador. Mas é um livro que provoca, me prendeu completamente e a atmosfera de tensão e suspense é muito envolvente e de dar nos nervos de qualquer um. Ao longo da leitura nos deparamos com várias ilustrações que são bem úteis principalmente para quem não tem imaginação tão fértil e esse foi o único livro que li sem ter uma divisão real de capítulos e achei surpreendentemente apropriado. Nightflyer têm uma escrita perfeita: nas curtas páginas já conseguimos nos conectar em algum nível com os personagens - outra coisa que marcou no livro, a diversidade de uma protagonista negra e de alguns baixos ou altos, gordos, heteros ou bissexuais, - e toda atmosfera de terror que provamos ao longo do livro, juntamente com o universo criado, tão cheio dos mais impensáveis seres, criaturas, planetas, tecnologia e galáxias; é simplesmente brilhante. Além disso, a naturalidade com que tudo é narrado só faz parte para criar esse ambiente de suspense e terror. É claro que não chega aos pés de crônicas de gelo e fogo, saga do mesmo autor George R. R Martin, mas é um bom livro, fascinante e muito criativo.

Daniel Andrade 23/10/2023

Uma novela ok.
Leitura rápida, devo ter concluído em duas ou três horas. Várias qualidades do GRRM aparecem aqui (diferente de "a morte da luz"), apesar de não conseguir desenvolver muito os personagens pelo tamanho do livro.

Pamella.Costa 21/01/2021

Peguei esse livro para ler após assistir a série na Netflix e comparar as diferenças entre ambos. Esse livro é bem curto e dá até para ler em um único dia, pois ele te prende na história, te faz querer continuar lendo para descobrir os mistérios sobre os Volcryns e sobre o próprio capitão da nave.
Apesar de serem poucos personagens, alguns deles ficam bem de fundo, não aparecem tanto e tem pouquíssimo destaque. Basicamente a história gira em torno de 3 personagens apenas.
Apesar de ter visto a série, não lembrava do plot e isso foi muito bom, pois eu me ficava tentando descobrir o que estava por trás dos acontecimentos na nave.

Se quiser ter uma leitura rápida e diferente, recomendo esse livro por ter uma história que te prende e faz querer ler mais e mais!

Valesi 08/12/2022

Suspense espacial
Um bom livro do início da carreira de Martin, você consegue percebe-lo burilando suas ideias. O suspense funciona bem, e alguns personagens são muito bem escritos e tridimensionais, embora outros praticamente não façam sentido para a história e acabem se confundindo entre si.
O desfecho não é dos mais satisfatórios, mas como é uma obra curta e objetiva, isso não incomoda tanto.

Paula Santos 18/03/2021

Todo entretenimento é válido, né?
Fiquei bem na dúvida de quantas estrelas poderia dá ao livro. Confesso que tinha muitas expectativas em cima dele e talvez por isso tenha ficado mais decepcionada. A estória em si, tinha tudo pra ser muito boa. Mas, a meu ver, foi tudo muito superficial. Achei o plot twist meio besta e até previsível, personagens pouco trabalhados, senti falta de um desenvolvimento maior, mais a nível George RR Martin. Enfim, não me arrependo da leitura, mas sinto que daqui uns dias não vou lembrar de absolutamente nada que tem no livro (o que eu espero que realmente aconteça, pois pretendo dá outra chance a ele). Quem sabe o livro não funcionou pra mim agora, mas em outro momento eu acabe gostando mais?! Acredito que potencial ele tem.

Santos 30/04/2021

Um grupo pouco convencional, composto de cientistas e especialistas, embarca em uma viagem aos confins do universo em busca de uma antiga raça alienígena chamada volcryn, e que supostamente viaja eternamente pelo espaço. Logo no início da jornada,  a equipe  se depara com o estranho  Capitão Royd, que notavelmente consegue guiar e operar a super moderna Nightflyer sozinho, mas em nenhum momento aparece pessoalmente em frente aos seus tripulantes, enervando esses últimos por se fazer presente através de hologramas e estar sempre vigiando a tripulação por câmeras de segurança. Logo, o grupo instalado na Nightflier percebe estranhos e suspeitos acontecimentos relativos à nave e ao capitão.
No início achei muito chato, mas do meio ao final é muito empolgante, foi uma leitura bem rápida. Pretendo assistir a adaptação da Netflix.

Livrendo 26/07/2023

Amei muito.
Os Volcryn, uma raça desconhecida, dita superior em inteligência e conhecimento por um dos acadêmicos na nave Nightflyer, encontrá-los revolucionaria tudo na humanidade, respostas para perguntas que intrigam a humanidade desde sempre seriam encontradas, nossos protagonistas têm uma missão incrível pela frente, sendo sincero, só esse enredo já me faria ler esse livro, a forma como foi escrito só confirmou minhas expectativas a respeito do conto.

O autor criou personagens bem interessantes e diferentes em termos de personalidade apesar de serem todos estudiosos de alguma área, com exceção de Thale Lasamer, ele é um telepata poderoso e sua missão é usar esses poderes para entender a linguagem dos Volcryn, Thale é instável mentalmente e isso trás alguns problemas durante a viagem. Um outro mistério é o capitão da nave, por motivos não explicados ele só se apresenta aos demais por meio de um holograma de si mesmo, e ninguém sabe onde ficam seus aposentos, colocando dúvidas na cabeça dos passageiros a respeito inclusive de sua existência. A trama avança de forma rápida e o autor vai jogando informações e revelações no leitor a cada capítulo e isso me prendeu demais, ficava com a sensação de que precisava descobrir o que estava acontecendo ali.

George R.R. Martin deixou sua marca no livro com a pegada de terror que acrescentou no conto, os problemas vão se acumulando, vários resolvidos de forma violenta, o que não é surpresa vindo dele, mas nada disso me fez querer largar o livro, muito pelo contrário, eu acabei ficando da mesma forma que o acadêmico que lidera a pesquisa, querendo saber quem eram os Volcryn, de qualquer forma e independente do que acontecesse, e se tornou uma das melhores leituras do ano até agora.

É um pouco difícil falar muito da trama sem dar spoiler por ser um conto bem curto, mas, a edição da Suma ficou bem caprichada apesar disso, versão com capa dura mostrando uma das personagens mais importantes da nave, entre os acontecimentos, existem ilustrações em cores com as cenas mais importantes, algumas bem tensas por sinal, dignas de um filme de terror/sci-fi, a fonte tem um bom tamanho e não encontrei erros durante a leitura.

Bem pessoal eu vou ficando por aqui, o conto sem dúvidas tem a assinatura do Martin, percebemos na escrita, nas descrições e nos personagens, é uma leitura fantástica para fãs do gênero na minha opinião, recomendo demais com certeza!

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Davi Busquet 16/06/2021

Um vôo fantasioso
Diversidade de personagens; uma gama de mundos, reinos, espécies e civilizações; um mistério que cerca uma grandiosa viagem; um anfitrião cuidadoso e passageiros aventureiros. Não é bem algo do gênero da fantasia, embora carregue em si muitas de suas características, mas sim ficção científica atrelada ao mistério, em uma curta história de George R. R. Martin.
Mais conhecido por seus escritos fantásticos, o autor, que no início de sua carreira se aventurou na ficção científica, procurou trazer um pouco dos antigos contos de suspense e ficção científica combinados.
A receita não é exatamente original — um percurso longo, solitário e repleto de mistérios, quando uma nave automatizada leva seus passageiros através das vastidões inexploradas do espaço profundo.
A viagem, que tinha propósitos científicos, rapidamente descamba para uma sucessão de mortes sombrias e sem solução, que se misturam (talvez não com tanta precisão) com as meias-verdades do capitão (e único tripulante funcional) da nave Nightflyer.
A narrativa, que, como muitos clássicos da fantasia, no início apresenta vários personagens e um fundo histórico do mundo vigente bastante amplo (e, de certa maneira, desnecessário para a trama), tenta induzir tensão, suspense e falsas conclusões na cabeça do leitor, porém sem grandes sucessos.
O livro, com muito mais possibilidades do que as apresentadas, talvez funcionasse melhor como parte de uma trama mais ampla e melhor elaborada. É ousado e curioso (apesar dos personagens rasos), e um pouco injusto com seu excelente autor. Ou, talvez, seja apenas um pouco dos moldes da fantasia contaminando negativamente as formas tradicionais da ficção científica.

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_br

Luisa 18/09/2020

Queria que essa novela fosse um romance.
Minha primeira leitura do Georginho fora de Asoiaf.

Nessa novela espacial de "terror" conhecemos um grupo de acadêmicos que esta fazendo uma expedição na nave Nightflyers afim de encontrar uma raça alienígena misteriosa e estabelecer comunicação com eles.

Já tinha visto a séria do Syfy e gostei bastante apesar do elenco ser horrível, motivo provável do cancelamento da série após 1 temporada. Visto isso os momentos de suspense simplesmente não tiveram reação em mim.

Como esse livro também foi meu primeiro contato com histórias que se passam no espaço tudo a cerca disso me entreteve bastante. Fiquei as 144 páginas pensando o que é empuxo estelar?

Os personagens são promissores mas por ser uma novela não houve uma construção de personagens nem de história muito extensa.

No final eu só queria que essa novela fosse um romance.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6