Manifesto comunista em quadrinhos

Manifesto comunista em quadrinhos Friedrich Engels

Resenhas -

Paje 19/10/2021

a historia da humanidade é a historia da luta de classes
A leitura e as ilustrações são magníficas, contempla bem a obra original.
É importante lembrar que o manifesto comunista em si é um manifesto político de um partido do seculo 19 na Alemanha, então, apesar das máximas importantes apresentadas por Marx e Engels e da ótima introdução ao comunismo, o manifesto do partido comunista não consegue expor nem um décimo do que seria o pensamento, métodos e teorias MARXISTAS.
Cami 20/10/2021minha estante
amei!!

sofia.ivankio 21/10/2022

Manifesto comunista em quadrinhos
É uma leitura rápida e também não utiliza uma linguagem muito difícil. Gostei das imagens.

No início do livro o desenhista fala que Marx é um Hegeliano vendido, SÓ QUE Marx é contrário totalmente ao idealismo de Hegel.

Eu gostei se não fosse pelo o início do livro, mas enfim eu gostei.

fellipe! 12/07/2020

"Um Espectro assombra a Europa..."
12/07/2020

A editora Veneta traz um provocador título ao catálogo nacional, a impactante adaptação do famoso texto de Marx/Engels em quadrinhos. Com paneis detalhados num suprassumo da mais pura 'Arte Sequencial', Martin Rowson evoca toda a energia do original em uma representação cômica aterradora. O poder de síntese e a maneira como a imagem (re)significa o original, demonstra a atemporalidade da obra, além de evidenciar a melancolia de vivermos tempos onde Utopias já parecem mortas.

"(...) Como sabemos, a história -- até agora, pelo menos -- não se desenvolveu como Marx esperava ou profetizava. Mas não é culpa dele que, na maioria das revoluções, os aríetes apontados contra as fortalezas da elite tenham se envergado, acabando por servir de escoras a muralhas de novas elites, mais sedentas de vingança"
(Trecho da introdução do próprio Rowson)

Emanuel 22/05/2021

Manifesto Comunista em Quadrinhos
Descobri a existência de uma versão em quadrinhos do manifesto comunista a um tempo atrás enquanto lia Persépolis (Publicação pela Quadrinhos na Cia), então sai procurando pela internet uma publicação brasileira até que me deparei com essa da Veneta.
Nessa publicação o cartunista Martin Rowson adapta o famoso texto de mesmo nome de Karl Marx e Friederich Engels.
O quadrinho conta com uma brilhante arte sequencial adaptando o texto, de maneira crítica e sarcástica, usando uma representação pavorosa e cruel da opressão com uma característica meio "steampunk" e um contexto "meio guerra dos mundos" representados por um estilo que lembra bastante as charges de jornais (Você pode estar meio ????? Mas pode ficar tranquilo que a arte acaba casando muito bem com contexto).
Quando ao texto, o mesmo não visa facilitar o entendimento da obra, visto que o original já é um tanto quanto fácil, mas sim encaixa-lo na arte de uma maneira harmônica. As páginas trazem Marx e Engels introduzidos no meio do ambiente ilustrado por Rowson enquanto caminham pelos quadros e citam o texto em um tom de discurso.
O gibi trás uma leitura rápida, divertida e um tanto irreverente com ilustrações maravilhosas, exuberantes e ao mesmo tempo aterrorizantes.

Carina143 09/02/2020

null
Confesso que minha expectativa era um pouco diferente do que me foi apresentado, mas isso não é necessariamente ruim. Gostei muito das ilustrações, mas achei o texto bastante raso. Ainda recomendo, no entanto.

Ju Duarte 23/01/2021

Simplesmente perfeito
Simplesmente perfeito! Os desenhos de Rowson são um show a parte.

Zé Wellington 02/03/2021

Que arte!
Independente de sua corrente política, não há como folhear este álbum e não ficar embasbacado com a arte e a forma como Martin Rowson adaptou o Manifesto Comunista.
Dickson 06/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Ricardo.Barroso 04/03/2021

Arte perfeita e pesada, mas o texto poderia aprofundar mais
Arte perfeita e pesada, mas o texto poderia aprofundar mais. Lembra as animações de Gerald Scarfe do filme The Wall do Pink Floyd. O final fica muito superficial, talvez apenas como complemento para quem leu os textos originais.

Marcelo 27/08/2021

Não há muito o que falar do Manifesto, em si. O texto é conhecidíssimo e a intenção aqui não é se aprofundar no mesmo. Ainda assim é bem ilustrativo em todos os sentidos.
A parte gráfica é primorosa. Os desenhos são incríveis e casam perfeitamente com o conteúdo do texto.

Dans.Castelhano 09/01/2023

Proletarier aller Länder, vereinigt euch!
Ganhei esse quadrinho de presente, o que faz com que tenha um pontinho a mais ali na hora de julgar porque foi com carinho que recebi.

No entanto, logo no começo já coloca Marx como um Hegeliano, mas claramente o cartunista Martin Rowson não conhece assim tão bem nosso querido Carl...
A leitura é rápida e super fácil, mas temos que levar em conta de que não é o manifesto político escrito no século retrasado, neste quadrinhos ele apenas diz o que todos que já leram o manifesto estão acostumados, não sendo capaz de mostrar o que realmente é o Comunismo Marxista.
Para os de primeira viagem, esse quadrinho TALVEZ seja um bom começo (de fato, é um começo, porquê é muito, mas MUITO SIMPLIFICADO as ideias neste cartoon), não percam a chance de ler o real Manifesto (Das Kommunistische Manifest) de Engels e Marx e caso houver interesse, acabe indo mais a fundo nas teorias e métodos Marxistas (e eu, particularmente ainda diria para ir atrás do que Lenin escrevia).

Por fim, de fato todos os traços, cores e linhas feito pelo Rowson foram feito de formas belíssimas e por isso finalizo a analise com essa nota.

Sofia136 30/03/2024

Ler o manifesto agora seria muito denso pra mim, esse, em quadrinhos é muito mais simples e rápido. amei

Lu Lu Lu 11/03/2023

As ilustrações contam muito
A estética do livro traz o peso real da necessidade de se extinguir os bilionários e as diferenças absurdas que o capital cria na sociedade