O Embuste Populista

O Embuste Populista Gloria Álvarez...

Resenhas - O Embuste Populista

Félix Lima 29/06/2023

Os autores conseguem abordar o assunto com uma linguagem muito acessível, todavia não deixa de ser um livro profundo sobre as mazelas deixadas pelo populismo nos países latinos. Muito bom pra quem quer conhecer os motivos sócio-culturais que levam a America Latina a ser uma terra fértil para proliferação de políticos populistas. É importante mencionar que o livro não trata somente do atraso que é o populismo para nossa região, mas oferece alternativas, que segundo os autores, nos direcionarão para um sociedade de mercado livre e republicana.

LisboaPB 04/05/2022

Terminei esta leitura e achei bem interessante. Mesmo com todo o ideologismo como resposta ao populismo desenfreado na América Latina, os pontos históricos e as razões para o levante do populismo latino são muito bem pontuados e mapeados. O que se perde aqui é a ausência de se abordar o populismo de direita, já que mais uma vez a ideologia dos autores atrapalham essa análise mais profunda, caracterizando o populismo como algo ligado estridamente ao socialismo e somente casos esporádicos ao conservadorismo radical. Porém, é uma leitura essencial e complementar.

Well.Barros 27/04/2020

Segmentado, mas muito bom
Embora foque na descrição, relatos e consequências do populismo de esquerda, deixa evidente que esse comportamento está presente nos dois lados.
Traz uma rica referência bibliográfica para cada análise apresentada.