Sal

Sal Tessa Reis

Resenhas - Sal

eliteraria 10/11/2023

Pode dar mais de 5 estrelas?
Impossível ler esse livro e não ficar com vontade de uma roadtrip por aí. Sou amante de praia, surf e afins e nunca achei que ia me identificar TANTO com um livro. Me vi na Rafaela tantas e tantas vezes que foi impossível não me apegar sentimentalmente nela. É incrível como a gente vai aprendendo e absorvendo todo o conhecimento e experiências que as duas tem juntas. Toda a jornada de autodescoberta da Rafaela em paralelo com a Arantxa passando por quase o mesmo e aprendendo com a coragem da irmã. A Lara e a Manu com a leveza delas, gente... Tudo perfeito!
Achei muito legal que a Tessa não foca só na vida e no desenvolvimento das protagonistas. Todos os personagens da história tem seu espaço, seus problemas, suas próprias questões e tudo é muito bem trabalhado. Achei um livro impecável. Foi o primeiro que eu li da Tessa, sempre evitei começar por serem muito extensos, mas agora vejo como eu tava perdendo tempo. A história foi toda tão envolvente e gostosa de ler que eu simplesmente não conseguia parar e devorei em 5 dias. A história não ficou cansativa em nenhum momento, sempre algo novo rolando em vários núcleos diferentes.
E gente, o que foi esse final, sabe? Elas duas não mereciam nada menos que aquilo. Na verdade a história em si não merecia um final melhor que esse!
ZERO DEFEITOS!!

deysebz 28/09/2022

Sal
Primeiro livro com mais de 1000 páginas que eu leio. Leitura que deixa muita brecha para ser maçante e repetitivo mas que conseguiu me prender até o final pelo fato de haver tantos acontecimentos e personagens que somam a história. Além de ter sido indicação de uma pessoa mais que especial. ??

carolina 28/06/2022

acho que esse foi uma fic mal construída. quando estou lendo sobre a vida real gosto que tenha esse aspecto que represente a realidade de fato, o livro trata as relações de forma tão irreal e idealizada que fica difícil dar alguma credibilidade. algo que me incomodou também é a liquidez das relações, ciúmes desproporcionais e até a influência heteronormativa que é tratado os relacionamentos homoafetivos. enfim, algo positivo que tiro daqui é que eu preciso me arriscar mais e viajar mais. no geral foi uma leitura arrastada e com partes que me entediaram muito pela previsibilidade das cenas

Jeh Silvério 08/04/2022

Tô triste! Amei!!
Um livro lindo, com histórias complexas, cheias de problemas, superações.... Mas tão fofinho, tão amorzinho!!! Tô encantada!
Porém, estou triste! Vou morrer sozinha!?

bia 21/10/2021

PERFEITO
eu só sei chorar a Tessa Reis é a melhor, melhor melhor de todas as escritoras, já era apaixonada pelo livro Havana, agora que conheci Sal sinto que nenhum livro vai tomar o lugar que este livro tomou. Eu amei acompanhar tudo. Quero ressaltar o desenvolvimento que todos os personagens tiveram é de morrer de orgulho.

bom e para concluir "a cura para todas as coisas é água salgada: suor, lágrimas ou água do mar."

notmuchcompany 22/09/2020

Levei cinco meses para ler, mas aguentei firme. Não é de todo mal, mas tem pequenos problemas que prejudicam o conjunto:

O primeiro seria a narrativa apressada. Não só no ritmo afobado que parece que a narradora quer enfiar coisas na nossa mente a 300km/h, mas porque abusa bastante do sumário narrativo e muitas passagens poderiam ser mais mostradas ao invés de contadas.

Outras pessoas já comentaram e eu concordo: não há diversidade alguma. As personagens são "lindas", "deslumbrantes", brancas, magras, loiras, esportistas natas, com olhos claros e é dada muita ênfase a isso. Demais.

Não bastasse isso, elas têm vozes superficiais que soam exatamente as mesmas. Tanto que em inúmeros momentos é impossível saber quem está falando o quê sem a ajuda de tag verbs. Elas têm o mesmo vocabulário, as mesmas expressões, o mesmo jeito de falar. Na última parte do texto, a narradora usa "cadafalso" e dali duas ou três personagens usam a mesma palavra.

E há inverossimilhanças nos comportamentos. Sim, sei que elas passaram por inúmeras mudanças, amadureceram, viveram... Mas, de alguma forma, muitas ações parecem repentinas e descabíveis. Não é uma impressão favorável.

Os vícios de linguagem da narradora também cansam. "Fulana é assim, já sabemos disso". Atalhos. Ok.

A história é boa, e a autora faz uso de boas técnicas, mas parece que faltou estrutura e planejamento. Há elementos que surgem do nada e conferem um pouco de deus ex machina, algo que pode ser encarado como apelativo, uma saída fácil.

Uma coisa que me incomodou demaaaaais: a premissa é sobre Rafaela, a sinopse é sobre ela e a relação com a Ali, mas ela perde bonito o papel de protagonista. A irmã, Arantxa, invade muito do tempo - em uma história paralela que poderia ter virado um livro próprio. Aí a outra irmã, Lara, tem pouquíssimo destaque, e só mais ao fim.

Os personagens masculinos, então...

O enredo se arrasta de forma exaustiva. Chegou um ponto em que eu só pensava que já deveria ter terminado. E olha que gosto de longas narrativas. Muita tensão desnecessária foi criada só pra conferir teor dramático, textura. Mas não acho que foi bem sucedido.

E por fim, mas algo que tá se tornando quase uma marca registrada de auto-publicações: falta de revisão. Gente. Básico. Revisão e leitura crítica, vale a pena investir (lançando a campanha, haha). Pontuação, síntaxe, parágrafos, estruturação das frases... Quando a gramática falha, muita coisa falha junto. Juro que quase desisti quando já na primeira página vi as aplicações errôneas da vírgula. Dá um cansaço, sério mesmo.

Mas como disse no início, aguentei firme. Foi meu primeiro contato com a autora e sou total a favor do benefício da dúvida.

Também como eu disse, não é de todo mal, há uma boa história por trás. A mensagem é interessante, as cenas de sexo são boas, envolventes, e a arte do livro é muito lindinha. Os detalhes sobre os locais, os esportes, as comidas, foram muito bem executados. Há imersão.

Infelizmente, foi tudo conduzido de uma forma que deixou passar muito do potencial e lamento, porque a autora teria muito mais força no mercado se prestasse atenção nisso.

Nath 30/06/2020

Novela das 9 mudando apenas que é LGBTQIA+
O livro tem MUITOS personagens, e muitos deles tem um aprofundamento muito bom, e eles amadurecem e mudam muito enquanto estamos lendo. Então de cara acho que um dos pontos positivos foram as lições de vida que você vai aprendendo com cada. Além disso, ele fluiu muito bem também. Li em uns 5 ou 6 dias e foram mais de 1200 páginas.

Eu adorei a irmã da Rafaela (protagonista), ela é muito de verdade. Seus erros e suas qualidades são muito bem delineadas, muito claras, você entende e os vê claramente dentro dela, mesmo antes de entender ela completamente. E a forma como você vai a conhecendo é incrível. Ela é daquelas personagens que você começa não gostando, mas que no fim se apaixona. No começo você não consegue compreender ela, e não é porque a autora não quis te mostrar a verdadeira ela pra poder fazer esse sentimento de catarse, fazendo você não gostar e depois amar. Mas o que a esconde é parte da personalidade dela, faz parte de quem ela é.

Tem uma outra personagem no livro que me surpreendeu ao conhecer melhor, que é a mãe delas, mas isso eu não posso falar porque é bem adiantado já no livro, então seria muito spoilers.

Outro ponto positivo é que a evolução de todos os personagens principais, salvo apenas o pai, foram entre muito bom a inacreditável. Tenho certeza que, apesar de todos os problemas que tive com o livro, jamais me esquecerei de nenhum deles.

Uma coisa que pra mim não foi boa nem ruim é que o livro fala muitas coisas sobre surf e as muitas modalidades, e explora a paixão pelo mar. E eu não tenho interesse nisso, então eu li essas partes sem prestar muita a atenção.

Agora em relação aos pontos negativos, o meu principal é que o livro me deu a impressão de não ter sido revisado. Tinha muitas frases quase infinitas, que você fica sem ar se tentar ler com a pontuação original. Isso acabou por me tirar um pouco do livro, da imersão, porque eu tinha que mentalmente trocar pontos por vírgulas para ler normalmente.

Outro problema técnico é que como o livro tem diferentes narrações, os momentos em que o livro troca o ponto de vista fica mudando durante o livro. Para dar exemplo, vou usar Trono de Vidro. Quando tem saltos temporais ou mudança de ponto de vista, o livro insere uma imagem que parece um desenho de um trigo. Então quando vemos a imagem, você já sabe que um das duas coisas vai acontecer. Em Sal o ponto de vista no começo muda com uma frase em negrito, depois muda com uma frase em itálico, depois não sinalizava de forma alguma e lá pro fim ele começou a colocar um desenho de uma ondinha, mas as vezes parava e voltava a ter nada e as vezes colocava o nome do personagem em negrito tipo em A Guerra dos Tronos. Isso me deixava meio confusa.

Outro ponto que me incomodou, mas é mais pessoal é que só tem pessoa dentro do padrão de beleza. Todo mundo branco, bronzeado de sol, corpo perfeito, uma exaltação no loiro e no olho azul. Eles foram em não sei quantas praias brasileiras ao longo da estória, em uns 8 estados brasileiros, estados multiculturais. Mas não citaram nenhuma pessoa que não fosse o padrão perfeitinho. E isso é algo que me incomoda de verdade, porque eu fico triste ao ver representatividade seletiva.

Como eu disse no título, esse livro é uma novelona da globo só que com personagens homossexuais (ou bissexuais). E isso não é uma crítica, até porque eu gosto de novela. Tinha muita coisa que acontecia que eu pensava, isso é muito novela das 9. É tudo muito novelesco, as intrigas, algumas personalidades meio excêntricas, as motivações, as mudanças meio rápidas em alguns pontos, todo mundo rico, bonito. O final feliz, redenção de personagens, a... não sei mais. Mas achei meio novela.

Eu fiz uma resenha sobre o livro no meu canal:

site: https://www.youtube.com/watch?v=pyQWOfb0kts&t=2s

Lary 16/06/2020

FUJA. SE PERCA. SE ENCONTRE. ACONTEÇA. REPITA
FUJA. SE PERCA. SE ENCONTRE. ACONTEÇA. REPITA

Eu ameei o livro a historiaa a intensidade de como tudo acontece que nada é questão de tempo e sim de conexõess... eu não queriia que acabassee eu fiquei com uma vontade do maar, de romances intensos, de pessoas que decidem ficar... ❤❤❤
Tudo que mencionava lugares musicas eu ia atras pra me sentir ainda mais ligada com essa historia. Eu leria mais 1000 paginas só pra continuar dentro dessa historia submersa!

Beatitude é o termo para a felicidade filosófica, feita de plenitude e perfeita satisfação com a alma e a vida. Ou seja, follow your bliss é algo como “siga a sua plena felicidade”.

"A cura para todas as coisas é água salgada: suor, lágrimas ou água do mar"

buah hati, tidak ada yang lain dihatiku kecuali kamu...
Baby, ninguém mais no meu coração exceto você

Eu fico pensando em você até quando você está do meu lado

É parte de viver, ficar desconfortável, se machucar, perder uns pedaços,

Quando se trata de você, ninguém sequer se qualifica como opção.

eu só quero beijar ela desde a hora que nos conhecemos. Ela é um tipo que não permite covardias.

“O mar é tudo. Ele cobre sete décimos do globo… O mar é um receptáculo para todas as coisas prodigiosas, sobrenaturais que existem dentro dele. É to e amor; é o infinito vivo" - trecho livro Toda Luz que não podemos ver

Nira Gerrari

Você é louca, mas que não deve ser mais louca do que eu sou por você...
Se eu me apaixonei, a responsabilidade é minha e isso significa que eu não vou ficar atrás de você, grudada em ti, aparecendo do nada se você não quiser que isso aconteça. O que também não significa que eu não vou lutar por você.

assim como nada dói mais do que não dizer, nada dá mais prazer do que dizer tudo o que está preso e louco para sair.

O amor era necessário. O amor recíproco era necessário o tempo todo.

lhe deu todas as chaves da liberdade que lhe faltavam, lhe deu coragem para corrigir os erros, coragem para falar alto todas as coisas que seu coração dizia.

“Lidar com o medo é uma operação diária, mas a maioria de nós tende a parar essa operação ao se perguntar ‘por que mesmo que eu preciso arriscar tanto?’. Eu nunca me pergunto, petit, porque já sei a resposta”. “E qual é a resposta?” , Rafaela havia retrucado. “Conquistar o medo, Rafa. Se conquistamos o medo, não há montanha que nos pare...”.

paloma 07/05/2020

então...
Esse é o terceiro livro da Tessa que leio e sem dúvidas ela é uma das autoras de romance LGBT que mais gosto. A escrita é fluida, as histórias são bem profundas, há uma riqueza de detalhes impressionante, seja sobre diversos lugares e culturas, isso é impressionante; impressionante o empenho, a pesquisa feita para tornar as histórias mais verosímeis possíveis. No entanto, não poderia deixar concluir que apesar de todas as boas reflexões que "Sal" nos traz - algo também característico nos livros da Tessa - foi a obra que menos me agradou. Amei "Bali", amei "Havana" e apenas gostei de "Sal". O livro tem uma quantidade considerável de páginas, quase 1300, mas esse não é a questão fundamental do meu "descontentamento", Tessa tem "bala na agulha" pra fazer um livro com 1300 páginas bem escritas, a grande questão é: a história se alonga de forma desnecessária e situações repletas de dramaticidade acontecem com a finalidade de trazer uma grande carga emocional para obra. Infelizmente tal abordagem "quebra" um pouco do encanto. A postura adota por algumas personagens em certa atura da narrativa é totalmente contraditória, descabida e infantil, foge de toda maturidade e todo enredo criado e isso me deixou um tanto decepcionada. É fato que não há formula para o amor, mas a romanização do sofrimento no amor me incomoda. Porque sim, pode-se sofrer, nada é um conto de fadas, coisas ruins acontecem, mas uma grande carga de sofrimento não é pré requisito para encontrar o amor e se estabilizar.

De qualquer forma, recomendo a leitura, os livros da Tessa são ótimos e trazem boas reflexões. O meu "descontentamento" talvez esteja atrelado as expectativas que criei por ter lido outras narrativas da autora.

Jan Cortez 03/05/2020

Uau! Faltou fôlego. Quanto mais eu lia mas eu queria ler, menos eu queria que terminasse o livro.

Como a escrita prende a gente, como ela faz faltar ar e ao mesmo tempo faz sorrir.

Nana 07/10/2019

Mais que um romance
Eu amei esse livro do início ao fim. É um livro longo, o que foi ótimo, porque eu não queria que ele acabasse..
Encontrei em Sal muitas reflexões sobre vida, relacionamento, superação e cura. Encontrei também vários destinos de viagem para a minha listinha mental, mas acima de tudo, Sal foi uma surpresa maravilhosa porque eu estava procurando apenas um romance leve para passar o tempo e encontrei esse livro lindo, cheio de reflexões importantes, além de muito amor.